Seguidores

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Projeto de Publicação Premiada XXXVII







[7:40 AM, 26/08/2020] marceloescritor: Projecto publicação premiada
Autora: Esperança Cuco

Texto NR:9

Autorizo a publicação.

Ser moçambicano

Ser moçambicano é bom como a luz do sol
Ser moçambicano é bom como o caracol quando vai atrás do anzol
Ser moçambicano é como as estrelas brilhantes lá do céu

Moçambique mãe dos moçambicanos
 Terra de vastas riquezas, para além dos tesouros, mineiras, lacustres.  Abunda a comida que derrete o paladar...

São pratos deliciosos com um sabor inesquecível, preparados con
Temperos agradáveis e tipicamente moçambicanos

Moçambique orgulha-se por ter boa gente...!
Cores transparentes como o brilho de diamante
Mar azul, céu azul vê como é linda essa cor

Vencer é tudo que moçambicana quer
Trabalha dia e noite procurando o sabor do suor.
Flores crescendo dizendo…
[7:40 AM, 26/08/2020] marceloescritor: Projecto publicação premiada
Autora:  Esperança Cuco
Texto NR:10

Autorizo a publicação

Porque disseste sim

Porque disseste sim?
Se nada fora de coração.
Porque disseste sim se tudo fora em vão.

Quando nos conhecemos, parecemos tão felizes
Andávamos de mão dadas...
Todos olhavam e invejavam o nosso love...

Porquê disseste sim, se nada foi de coração? Me entreguei completamente a si.
Agora me diga como eu vou viver sem você.
Sinto como tu fosses a minha vitamina, no amanhecer e no pôr do sol...
 
Não sei qual foi o meu erro. Sempre cuidei de si como uma bela dama e rainha.
 
Levei-te ao altar como noiva e parte de mim.
Meus pais tinham dificuldades de chamar-te nora.

Lutei contra tudo e todos, porque meu mundo eras tu...

Porque disseste que sim, diante …
[7:40 AM, 26/08/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 150
Autor: Mafala Ya Mbumba 
Autorizo Publicação. 


VOLTA PRA MIM AVÓ 


Minh'alma
está inconsolável!!!
As lágrimas!!!
Invadem minhas
pálpebras!!!

Minha fisionomia,
ressuma lamúrias 
ininterruptas!!!

Ah, minha avó.
Quem vai embalar-me
no colo?
Volta pra mim.
Quem vai amimar-me?

Meu peito dói!!!
Minh'alma lastima e rói!!!

Volta pra mim

Não me deixes,
tão só nesse mundo
pérfido!!!

Vó quem vai equilibrar
os meus passos?

Volta pra mim.
[7:40 AM, 26/08/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada
Texto 45
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

Juntos Sol e Girassol

Bom dia dia:
Manhã com girassol!

Bom dia poesia:
Tarde com o sol!

Juntos sol e girassol aquecem  mais...
E a a luz e bem maior!!!

Assim que eu me lembre de semear a paz
E ser uma pessoa bem melhor!
(25 de agosto de 2020)
[7:40 AM, 26/08/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 151
Autor: Mafala Ya Mbumba 
Autorizo Publicação. 



PALAVRAS ULTRAJANTES



Do jeito que loquelas...
Apertas o meu peito!!!
Nublas os meus pensamentos!!!
Tartamudeio!!!

Tuas palavras...
Estrompam os meus sentidos!!!
Meu coração
perde o ritmo!!!

Frustras o meu ser!!!
Quando loquelas desse jeito...
[7:40 AM, 26/08/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada.
Texto 85
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo publicação.

Em Direção Ao Futuro

Em direção ao futuro
Levando esperança e sonhos, irei.
Lá chegarei, e ser feliz tentarei.
Não preciso correr atrás do futuro
Pois, mesmo ele sendo incerto
Nunca fugirá de mim.
Porque se me pertencer
Eu o alcançarei.
Só não posso ficar
Aqui parada esperando
Que o futuro se prepare
Para me receber
Eu é que tenho que estar preparada
Para encará-lo quando chegar lá.
Por isso, irei lutar sempre
No trageto entre o futuro e eu
Para que lá eu encontre 
Tudo aquilo que sonhei.
A felicidade esperada
A paz necessária
Para uma vida sem dor.
As bênçãos do Pai Eterno
A alegria de ser gente
E que nunca me falte amor.
Quero sorrisos e risos
Cantarolar e dançar sem …
[7:40 AM, 26/08/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada.
Texto 18
Autora: Ieda Thomé
Autorizo publicação

Não quero mais você

Foi você que feriu meu sentimento
Jogou no vento o meu amor
Me iludiu, me magoou
Nem adianta me telefonar
Que eu não vou te atender
Atender pra quê?
Se eu não quero mais você...

Existe em minha vida um outro alguém
Que me ama, me respeita e me quer bem
E eu não vou deixar fazer chorar
Quem só me trouxe paz,
Me ama e faz feliz assim...
Tem dó de mim,
Você não merece a minha do


[7:32 AM, 27/08/2020] marceloescritor: Projeto PublicaçãoPremiada
Texto: 158
Autor: Mafala Ya Mbumba 
Autorizo Publicação. 


ONDE ESTÁS POETA?


Estou no autocarro,
rumo à casa.
Estou enfileirado
na paragem do ponto final.

Estou aqui onde os cobradores,
fazem a selecção
das moças mais belas, 
para rumarem ao destino.

Estou nessa paragem...
Onde sou vexado 
e forçado
a jornadear apertado!!!
Pelos cobradores.

Estou aqui na Baixa 
da Cidade de Maputo, 
emboscando o autocarro!!!
[7:32 AM, 27/08/2020] marceloescritor: Projecto publicação premiada 
Autor: Esperança Cuco
Texto NR: 11

A minha condição

A minha condição, me tornou um eterno sofredor
 Todo santo dia sou companha pela dor.

 Desde o  dia que vim ao mundo, tudo fora tão cruel.

Haaasim...a vida tem me brincando com tanto sofrimento, Desprezo e solidão
Deve ser o preço que pago pela minha condição

Áh! eu te digo, são anos colhendo, muitos, chutes, insultos e rejeições.

A minha condição não me permite que eu tenha um  pão 
Sou aquele que quando me vêem, me chamam suca suca. Nem nome me dão

Deve ser pela minha condição.
Sou um pobre menino, mendigo  e cego
Nas ruas  me cubro de papelão
E sou enchotado como um cão.

Deve ser pela minha condição 
Fui largada nas amarguras da vida, sem tecto sem chão
Sou um azar p…
[7:32 AM, 27/08/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 159
Autor: Mafala Ya Mbumba 
Autorizo Publicação. 


SOU MOZANGOLANO


Manei nas duas terras.
Sou moçambicano
e angolano.
Sou...
Da terra da capulana,
da Palanca Negra,
da marrabenta,
da kizomba.

Sou das terras do Metical 
e do Kwanza.
Da samankaka,
da Gorongosa,
da Kissama,
da Kissangua.

Sou das terras 
do Embondeiro,
da Massaniqueira.
Do tatenda,
do nga sakidila,
da Magumba,
da Lambula,
do Madjolidjo,
do Bacagueiro.

Sou da Caotinha,
da Ponta do Ouro,
da Chicala,
da Macaneta.

Sou da terra
onde a Mãe embala
o seu filho no colo
e zunga no Golfo 2!!!
Em busca do sustento 
da família!!!

Sou das terras do malambe 
e da múcua,
da terra de um só País 
e uma só Nação.
Terras do meu coração.

Sou …
[7:32 AM, 27/08/2020] marceloescritor: 🤔Projeto Publicação Premiada 

🤔Participantes 

01. Lindaiá🇧🇷✌️✌️✌️
02. Maria  Pinto🇧🇷🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️
03. Mafala 🇲🇿🏆🏵️🖐️🖐️✌️✌️🚀
04. Ieda 🇧🇷🖐️🖐️🖐️✌️☝️
05. Jandira 🇧🇷🖐️🖐️🖐️✌️✌️
06. José do Carmo 🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️☝️
O7. Nilton Azevedo 🇧🇷☝️
08. Rosana 🇧🇷✌️
09. Luzia Lina🇧🇷 ✌️☝️
10. Roselena 🇧🇷🖐️✌️
11. Caetano 🇦🇴🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️✌️
12. Tchossi 🇦🇴✌️
13. Pascoal Cumprir 🇲🇿🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️
14. Ubiracy 🇧🇷✌️☝️
15. Marcos Carvalho 🇧🇷✌️✌️
16. Wilton 🇲🇿☝️
17. Efrem🇲🇿 ✌️
18. Yadhi 🇦🇴🖐️
19. Samuel 🇦🇴🖐️🖐️🖐️
20. Esperança 🖐️🖐️☝️
21. Bento Matola🇲🇿✌️
22. Rita Chiure 🇲🇿🖐️🖐️☝️

🤔Premiações: Livro + Uber + Medalha de Honra+ imã Literário  
🤔Final da publicação 06/11 18h.
🤔Não pode rep…

Nenhum comentário:

Postar um comentário