Seguidores

terça-feira, 4 de maio de 2021

II Projeto de Publicação Premiada XLVII

 



|| projeto publicação premiada texto: 84

Autora: Arlete Medeiros 

Autorizo publicação 


         CANSADA


Cansada, estou de tudo

Não aguento mais nada

Os tropeços da vida

Que me deixa enfesada


Cansada, agora estou

Por tudo resolver

Ninguém dá o valor

Não sei porque sofrer


Cansada vou seguindo

Sinto vontade de parar

Jogar tudo para o alto

E a vida, recomeçar 


Cansada sigo em frente

Sem prestar atenção no presente

Não vale á pena sofrer

Por pessoas, que não ligam para a gente


A vida me ensinou

Não olhar para traz 

Mais lá atrás, era feliz

O presente, ja não satisfaz


Cansada, fico agora

Com problemas sem fim

Peço à Deus, todo dia

Que tenha misericórdia de mim


Cansada até de pensar 

Se fosse um pássaro, ia voar

[06:43, 04/05/2021] marceloescritor: Por família desunida

Não vejo mais, nenhuma saída 


Que adianta ter tudo

Ao mesmo tempo,nada

Cansada resolvendo tudo

Cansada, segurando a barra


Cansada, de prosseguir

Cansada, para agir

Até mesmo para fingir

Que todos gostam de mim



Arlete Medeiros

[06:43, 04/05/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 138

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


MINHA LINDA FLOR DE MAIO


Minha linda flor de maio

Dona da maior beleza.

Do meu mais sincero amor

Meu tesouro, minha riqueza.


Seu é o melhor perfume

Fragrância que me embriaga

De amor e de carinho

Nas mãos que melhor afaga.


Minha linda flor de maio

Tem o cheiro da bondade.

De esperança e consolo

De paz e felicidade.


Suas pétalas são de fé

No olhar que alimenta.

No sorriso que acalma

E no colo que sustenta.


Minha linda flor de maio

Formosura do jardim.

Me encanta com seus encantos

És a mais bela para mim!


És a razão do meu ser

Vida da minha vida

E do meu coração és

O som de cada batida.


Minha linda flor de maio

Rainha do meu amor.

Te amarei eternamente

Minha mãe, minha linda flor!

         Maria Pinto da Silva: 07/05/2014

[06:43, 04/05/2021] marceloescritor: II projeto de Publicação Premiada

Autora: Leonice Teixeira 

Texto número: 48

Autorizo Publicação



NÃO DESISTA DE MIM


Não desista de mim,

Mesmo que o céu chore o desamor.

O sol tímido se esconda

E o arco íris perca a cor.


Não desista de mim,

Se a flor não se abrir

E mesmo que o seu coração,

ainda não esteja apaixonado por mim.


Não desista de mim..

Nem um minuto,

nem um pouquinho,

Pois sem ti, meu coração fica miudinho.


Fico tênua de emoção,

só de te imaginar

Pegando em minha mão.


Sou criança órfã

Sou semente sem chão

Sou borboleta sem flor

Sou nascente sem ribeirão.

Vem, olha em meus olhos,

Aqueça meu coração,

Me regue com carinho

Me faça crescer e construa

em meus braços o teu ninho.

[06:43, 04/05/2021] marceloescritor: II projeto de Publicação Premiada

Autora: Leonice Teixeira 

Texto número: 49

Autorizo Publicação

 


    A VOZ DO SILÊNCIO


 


Uma pessoa que se sente sozinha geralmente está mais angustiada, deprimida e hostil, e tem menos probabilidades de realizar atividades físicas ou culturais. Pessoas solitárias tendem a ter mais relações negativas com os outros, perdem a vontade pra tudo e a cada dia se isola mais. E os efeitos prejudiciais da solidão não terminam quando se apaga a luz: a solidão é uma doença que não descansa, que aumenta a frequência dos pequenos despertares durante o sono, e faz com que a pessoa acorde esgotada.

 

João teve tudo na vida: dinheiro, fama, mulheres e muitos amigos. 

Todos lhe bajulavam, era muito querido. Veio do nada e teve tudo do bom e melhor na vida, e, a vida lhe escancarava belo sorriso e lhe presenteava com roupas caras, festas e muita euforia. Entretanto, não lhe disse que um dia cobraria.

O tempo passou, a juventude, a saúde e o dinheiro se foram, e levaram juntos o sucesso e os amigos. Ademais, João não se preparou para a velhice, não construiu amizades sólidas, não construiu família...Assustado, percebeu que pouco lhe restou e o que ganhou na vida, foi um grande fantasma chamado "vazio", que lhe agarra com fortes braços e sem piedade lhe castiga.

Ele caminha a passos indecisos, teve mil amigos e nenhum contigo. Senta-se no sofá da sala, olha o vazio, nenhum barulho, nenhum sorriso... vai até a janela e olha o infinito, o vento lhe beija o rosto e acaricia sua pele flácida, enrugada pelo tempo e nenhuma resposta lhe traz. 

Então, perambula até o quarto e o silêncio dá um grito que lhe corta o coração e nada mais lhe resta que um sombrio colchão e tentar dormir, abraçado com a solidão. 

Se recorda dos tempos felizes que o passado lhe dera e por um orgulho maldito, não valorizou o que tinha valor. João foi inconsequente, assim, como muitos outros Joãos e Marias desta vida. Ele jogou ao léu, boa parte de sua vida. Agora, resta-lhe a voz do silêncio que lhe tortura e o murmúrio dos acordes de violão amigo, que mais parece um triste lamento. 


Em suma, ainda haverá tempo para uma mudança de vida. Tempo para jogar para longe a nostalgia do passado, juntar o pouco de forças que lhe sobraram e fazer diferente. 

Ainda haverá tempo de abrir o coração para amar e deixar-se amar. 

Conhecer novos horizontes, conhecer gente, criar laços e se abrir para um mundo diferente. Enfim, sempre haverá tempo para perder o medo de se mostrar como pessoa, pessoa de alma leve, verdadeira, sem apetrechos, sem aparatos, sem se esconder atrás de bens materiais que o tempo corrói.


Sempre haverá tempo para sorrir, abraçar, se deliciar com a luz do sentimento verdadeiro e a voz do silêncio, jamais será obstáculo, para vivenciar da vida, os bons momentos

[06:43, 04/05/2021] marceloescritor: II projeto de Publicação Premiada

Autora: Leonice Teixeira 

Texto número: 50

Autorizo Publicação



VENTO


Hoje, o vento passou por mim, 

Não como de costumeiro, 

Sacudiu-me com tanta força 

Que quase despiu-me por inteira. 

Oh! Vento, quanta crueldade!

Passei a vida sendo correta, 

E tu me castiga?

Desfolha-me, quantas vezes tu quiseres,

Eu folharei ainda mais bela. 

Hoje, despedaça-me, 

deixa-me negra como a noite! 

amanhã, o sol me iluminará 

e tu serás tão somente a recordação 

Daquilo que não mais existe,

E, eu estarei pronta, 

Para recomeçar e 

Deixar de ser triste

[06:43, 04/05/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada

Texto 90

Autor: José Carlos do Carmo

Autorizo Publicação.


O CASO DE FERNANDO JOSÉ


Fernando José tinha todo degrau por livros;

Uma escada por biblioteca, por livraria.

Não galgava mais escadaria alguma, calçado:

Tirava os sapatos, tirava as meias.


Nunca subia um andar pelo elevador

Para não deixar de ver nos degraus

Pilhas de livros;

Para não deixar de sentí-los, de apreciá-los.


Lia livros: poesias e outros.

Fazia suas poesias, imaginava seus livros.

Talvez escrevesse mais do que lia.

Mais, certamente, do que lia, escrevia.


Era a última década do último

Século do milênio segundo.


........................................................


É a primeira década deste primeiro
Século deste terceiro milênio
E Fernando José ampliou muito
Pelos degraus seu apreço.

É que tanto subindo-os quanto descendo-os,
Imagina-se caminhando rumo a sapiência...
Nunca dá as costas para os livros, seus amigos,
De nenhuma biblioteca, de nenhuma livraria.
(Publicado no jornal "Leitores &   Livros" do Rio de janeiro em agosto de 2001)


Placar do II Projeto de Publicação Premiada
📌inscrições abertas!📌Crie uma lista com seus textos para não repetí-los.
🤔Participantes 

01. José do Carmo   🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✈️🇧🇷
02. Jonas Muchanga 🖐️☝️✌️🇲🇿
03. Ieda Thomé 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷
04. Maria Pinto 🏵️🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️🚀🇧🇷
05.Leonice Teixeira 🏵️🇧🇷
06. Clara Elaine ✌️☝️🇧🇷
07. Admilson Queiroz ✌️🇧🇷
08. Paulo Roberto ✌️✌️🇧🇷
09. Arlete Medeiros 🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️🇧🇷
10. Luciano Soemakib ☝️✌️🇧🇷
11. Amandinha Simpatia☝️🇧🇷
12. Whashington Lanfredi 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷
13. Albino Chairo 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🇲🇿
14. Fátima Gomes 🖐️🖐️🖐️🖐️🇧🇷
15. Hugo Pedro 🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷

🤔Premiações:
Primeiro Lugar : Livro de Antologia Falarj  + Camisa Oficial do Olodum tam G + Medalha de Honra+ imã Literário Dai-vos Luz  + Certificado 
Segundo Lugar : Livro de Poesias Selectas + imã Literário Dai-vos Luz + Certificado
🤔Final da publicação 06/11 18h.📌
🤔Não pode repetir texto com outra numeração .
🤔Resultado 07/11
📌Acompanhem e guardem seus textos .
📌Se não tiver computado seu texto, avisem.
📌 Mínimo três estrofes com quatro versos .
📌Não pode ser texto já postado no grupo.
🌹A lista atualizada é essa quem não está com pontuação / nome , terá que republicar .

🤔Legendas :
🏵️= 50 textos 
🏆 = 100 textos 
🚀 = Primeiro Lugar
✈️ = Segundo Lugar
🛩️ = Terceiro Lugar

🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA
🤔Instagram:marceloescritor
🤔Confiram seus textos no blog:
http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário