Seguidores

quinta-feira, 8 de abril de 2021

II Projeto de Publicação Premiada XXVII


 


[15:33, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto publicação premiada: Autora Fátima Gomes

Texto 04

Autorizo publicação 


Olívia 


Lá no mar de Itapoã

Seu Vinícius a solfejar

Um sambinha pra você 

A Olívia vem dançar 


Que essa noite vai ter

Caruru e vatapá 

Na praia de Itapoã

Mãe menininha está lá 


Venha logo  para ver

O mar calmo solfejar

E o vento  a responder

Que o sol vai se deitar


Dorival vem só pra ver

A Olívia rebolar

Na festa de Itapoan

Dorival vai lá tocar


No final vão nos benzer

Com água benta e patuá

Oxalá vai receber

Oferenda e abençoará 

Todos que são filhos seus 

Deus está aqui é lá

[15:33, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto poesia premiada

Autora: Fátima Gomes

Texto n⁰ 5

Autorizo.publicação


Sentidos


O que você dá 

Que eu possa.recebef

O que você vê 

Que eu também possa olhar


O que você toca

Que eu toque com prazer

O que você come

Que seja meu paladar


O que você cheira

Que seja perfume em mim

O que você fala seja bom pra escutar


Este é o último sentido

Nesse planeta solar

Que este eco seja ouvido 

Para a muitos motivar

Para a muitos alegrar 

Para a muitos recriar

Para a muitos inspirar

Para a muitos transportar

[15:33, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto publicação premiada

Autora : Fátima Gomes

Autorizo publicação locação 

Texto 03


O 5⁰ Canto e os outros cantos


No quinto canto eu ouvia

Os cantos da ladainha

No meio de uma oração 

E era a salve rainha


Tinha um.padre que ungida

O santíssimo e Maria

Olhou pro chão nesse instante

Numa grande agonia


Havia um pingo de sangue

Que caíra do divino

Formava um coração 

E uma estrela pequenina


E o quinto canto dobrou

Em outros cantos que vinham

Do altar de São João 

E São José Peregrino


O povo tava assustado

Com sustenidos bem finos

E um pássaro assustado 

Caiu na taça de vinho


A Catedral dava eco

Que se propagava nos sinos

E pras bandas da estação E Jesus estava vindo


Os santos batiam palmas

Deus na poltrona luzindo

Jorrava paz na mansão 

Do quinto canto bem vindo


[18:16, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada

Texto 60

Autor: José Carlos do Carmo

Autorizo Publicação.


AVANTE IRMÃS E IRMÃOS


Arlete Medeiros não desanima

Vendo que eu sou avião lento:

E assim vai chegar lá em cima

Pertinho da "dona" Maria

Não seu foguete ágil de poesia,

Pois vou indo contra o vento.


Mas não está nada garantido

Ainda nessa competição:

Quem talvez hoje começar 

Poderá ao topo chegar...

Mas nem é nossa ambição...

Nossa meta é fazer parte

Mostrando a nossa arte.

O que vier será tido

Como lucro merecido.


Avante irmãs e irmãos!

07 de abril de 2021)

[18:16, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto de Publicação Premiada

Autora: Leonice Teixeira 

Texto número: 07

Autorizo Publicação



Meu castigo 


Te ver e não poder te tocar 

Te olhar e não te sentir

Eu não consigo 

Meus pensamentos se perdem

Meu olhar vagueia, 

Não encontra a luz que o clareia

A solidão me abraça 

Eu me perco e não me disfarço


O meu céu não têm graça 

Não há caminho, eu não me acho

Meu sol perdeu o brilho 

Meu corpo ficou frio

Meus braços abraçam o vazio

O olhar murcho, desfalece

Como a flor colhida pela manhã 

e que a tarde fenece 


Por mais que eu não queira

Quando percebo, 

meus olhos estão grudados em você  

Como estrelas no firmamento 

Perdidos na imensidão 

Colados em seu coração. 

Meu pior castigo, 

Amar um amor proibido

[18:16, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto de Publicação Premiada

Autora: Leonice Teixeira 

Texto número: 08

Autorizo Publicação



O vazio de mim


Estou precisando de um amor verdadeiro 

Destes que se entregam por inteiro 

Destes que nos tiram do chão 

E te levam até as estrelas.


Sinto-me vazia e perdida

Carente e desiludida...

Necessito da magia para ser preenchida 

Ou nada mais me resta nesta vida


A falta de você me deixa inerte

Sem chão, sem rumo e nem direção. 

Te procuro e não te encontro

Onde se esconde, pois meu rosto 

Está sempre molhado em prantos. 


O vazio de mim que me sufoca

É a falta de você, que não se importa

Vem pra mim e me transborda de ti

Preenche meu ser de amor sem fim

Ou o vazio de mim me devora

Como um leão faminto

Aflorando seu foraz instinto

[18:16, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto de Publicação Premiada

Autora: Leonice Teixeira 

Texto número: 09

Autorizo Publicação



Canção dos amigos 


Dois amigos, dois corações que caminham de mãos dadas, em uma única direção. 

Ele me sorri, eu lhe aceno com os olhos, acalmando seu coração. 


Seu sorriso faz tremer meu chão e me sinto segura, segurando sua mão. 

Vamos amigo, meu irmão, cante comigo esta canção 


A estrada é agreste e longa

Sua canção se transforma em escada rolante sob meus pés. 

Seu coração me abraça, 

me aquece a alma 

e me conduz ao horizonte.


Na força deste teu olhar

Minha'lma se esvanece 

E se finda em teu mar tranquilo e sereno.

Dois amigos, dois irmãos 

Dois corações e só destino: amar até o fim

[18:16, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada

Texto 61

Autor: José Carlos do Carmo

Autorizo Publicação.


PASSEI A ACREDITAR


Eu nunca comprei ternos...

Nem um único terninho.

Mas sempre comprei cadernos...

Muitos e alguns livrinhos.

Para eu mesmo estudar

E para crianças também.

E muitas vezes para poetar

Como alguns amigos fazem!


Tanto me chamam de poeta,

Que passei a acreditar...

E até tenho como meta,

Um pouco de poesia espalhar...

Dizem que planto poesia

E que sou poeta natureza.

Mas de noite e de dia,

Mais que eu, fazem beleza!

(07 de abril de 2021)

[18:16, 07/04/2021] marceloescritor: Projeto poesia premiada

Autora: Fátima Gomes

Texto n⁰ 06

Autorizo publicação 


Como fui feliz um dia


Como fui feliz um dia

Como fui feliz um dia

Tinha tudo é não sabia

Como fui feliz um dia


Tinha tudo e não lhe dava

O amor que merecia

O amor que precisava

O amor que me pedia


Não via tua vontade

Não via tua energia

Não via tua bondade

Nem a tua cortesia


Como fui feliz um dia

Como fui feliz um dia

Tinha tudo é não pensava

Que perder-te poderia


Hoje vivo na saudade

De tudo que tive um dia

Teu carinho tua bondade

Meu amor eterno guia


[19:19, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto poesia premiada

Autora: Fátima Gomes

Texto n⁰ 7

Autorizo publicação 


A cura


A cura é uma roda

De alegria e de prazer

Uma roda de criança 

Fé esperança renascer


Beija flor vem cá menino

Venha ver o meu buquê 

De rosas cravo e jasmim

Que eu fiz para você


Nessa manhã tão bonita

Tô te esperando vem ver

Tem néctar e perfume de rosas

E um sol lindo venha ver

[19:19, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto poesia premiada 

Autora: Fátima Gomes

Texto n⁰ 8

Autorizo publicação 


Dom de Esquecer


O dom de perdoar é possível 

Mas o dom de Esquecer é difícil 

Por mais que nos esforcemos 

A mente ingrata exibe


E o injustiçado passeia

Por seus jardins coloridos

Encontra tanta beleza

Que a dor da injustiça inibe


Porém não cicatrizada

Um dia a ferida rompe

Porque o pé foi pisado 

De novo com mesmo nome


E volta tudo depressa

E o injustiçado se cala

Na sua dor infinita 

Tentando ser educado


E vai aos poucos andando

Para os caminhos da idade

Quando finalmente alcança 

O caminho do meio cruzado

[19:19, 07/04/2021] marceloescritor: II Projeto poesia premiada 

Autora: Fátima Gomes

Texto n⁰ 8

Autorizo publicação 


Dom de Esquecer


O dom de perdoar é possível 

Mas o dom de Esquecer é difícil 

Por mais que nos esforcemos 

A mente ingrata exibe


E o injustiçado passeia

Por seus jardins coloridos

Encontra tanta beleza

Que a dor da injustiça inibe


Porém não cicatrizada

Um dia a ferida rompe

Porque o pé foi pisado 

De novo com mesmo nome


E volta tudo depressa

E o injustiçado se cala

Na sua dor infinita 

Tentando ser educado


E vai aos poucos andando

Para os caminhos da idade

Quando finalmente alcança 

O caminho do meio cruzado

[19:19, 07/04/2021] marceloescritor: || projeto publicação premiada texto:47

Autora: Arlete Medeiros 

Autorizo publicação 


   REVIRAVOLTA 


Um dia eu fiz um gesto nobre

Ajudei quem precisava

Por muita piedade

Tudo eu aguentava 


Pagar aluguel não é fácil 

Disso podes ter certeza

Uma casa eu queria vender

Mais não fiz essa proeza


Ajudando ofereci a casa

Deixei um parente morar

Mal sabia na verdade

Que tudo ia piorar


Não reconheceram meu gesto

Um dia me maltratou

Entraram em minha casa 

E foi ai que começou 


Não gostavam de um filho meu

O qual tinha epilepsia 

Jamais irei esquecer

O que aconteceu naquele dia


Brigaram muito sem cessar

Não sabia que hora aquilo ia acabar

Ameaçaram até de morte

Não gosto disso nem pensar


Hoje nessa solidão 

Com meu coração maltratado 

Perdi muitas coisas

É melhor ficar calado

Por tudo que aconteceu

Das lembranças boas, ficaram somente retratos


E nessa reviravolta da vida

Eu fiquei esquecida 

Por tudo de bom que fiz

Hoje nem sou mais ouvida


   Simplesmente.....

Por ter ajudado demais



Arlete Medeiros


Placar do II Projeto de Publicação Premiada

📌inscrições abertas!

🤔Participantes 


01. José do Carmo   🏵️🖐️🖐️☝️✈️🇧🇷

02. Jonas Muchanga 🖐️☝️✌️🇲🇿

03. Ieda Thomé 🖐️🖐️✌️🇧🇷

04. Maria Pinto 🏵️🏵️🖐️🖐️✌️✌️🚀🇧🇷

05.Leonice Teixeira 🖐️✌️✌️🇧🇷

06. Clara Elaine ✌️☝️🇧🇷

07. Admilson Queiroz ✌️🇧🇷

08. Paulo Roberto ✌️✌️🇧🇷

09. Arlete Medeiros 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️🇧🇷

10. Luciano Soemakib ☝️✌️🇧🇷

11. Amandinha Simpatia☝️🇧🇷

12. Whashington Lanfredi 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷

13. Albino Chairo 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🇲🇿

14. Fátima Gomes 🖐️✌️☝️🇧🇷


🤔Premiações:

Primeiro Lugar : Livro de Antologia Falarj  + Camisa Oficial do Olodum tam G + Medalha de Honra+ imã Literário Dai-vos Luz  + Certificado 

Segundo Lugar : Livro de Poesias Selectas + imã Literário Dai-vos Luz + Certificado

🤔Final da publicação 06/11 18h.📌

🤔Não pode repetir texto com outra numeração .

🤔Resultado 07/11

📌Acompanhem e guardem seus textos .

📌Se não tiver computado seu texto, avisem.

📌 Mínimo três estrofes com quatro versos .

📌Não pode ser texto já postado no grupo.

🌹A lista atualizada é essa quem não está com pontuação / nome , terá que republicar .


🤔Legendas :

🏵️= 50 textos 

🏆 = 100 textos 

🚀 = Primeiro Lugar

✈️ = Segundo Lugar

🛩️ = Terceiro Lugar


🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA

🤔Instagram:marceloescritor

🤔Confiram seus textos no blog:

http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário