Seguidores

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Projeto de Publicação Premiada XC


 [06:34, 27/10/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada

Texto 138
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

ÁRVORES SOB UM ARCO-ÍRIS

Já era uma das últimas tardes de setembro...
Pensava eu não encontrar nenhuma novidade
Para as árvores que para mim passara
Pelo dia 21 despercebidas, quando derrepente,
Eu que já tinha por novidades procurado tanto
Pela terra e pelo céu _ não pelo mar,
Por não ter estado lá_,
Avistei à minha frente, quase no último chão
De Alto Várzea Alegre, as poucas árvores
Que ali ainda restam,
Sob um belo e grande arco-íris...
Fazia um bom tempo que eu não via um (arco-íris).
Eu estava chegando em casa...
Cheguei em casa e escrevi o título
"Arco-íris Sobre Árvores",
Com a intenção de escrever uma poesia.
Hoje mudei o título para
"Árvores Sob Um Arco-íris"
Ao escrever esta poesia.
Penso em escrever sob este título uma outra (poesia).
(Num dos últimos dias de setembro de 2001)
[06:34, 27/10/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada Texto 08* 
 Autora: Cleo Lopes 
Autorizo publicação

 Marco Antônio  Guerreiro . 

Tão forte, Tão frágil 
Apenas um meninho 
Por sua força é Marco Antônio 
Por fragilidade e candura é   Marquinhos 

É Marco Antônio Guerreiro,
Forte e determinado 
Sabe que não é  pioneiro ,
nas lutas que tem travado,
Luta, se joga inteiro 
e tem por foco primeiro ,
jamais se sentir derrotado

Sua força nos ensina ,
homem, mulher, menino menina, 
 quem dele  se aproxima 
tem grande aprendizado.

 Um herói mirim-gigante 
campeão e vencedor .
Sem murmúrios nem lamentos,  atravessa barra do tempo ,
na qual   transcorre sua dor .
Não a leva sobre  ombros 
Pois já lançou  aos escombros
todo mal que o assolou . 
Guerreiro   menino 
Corre e  batalha  como atleta ,
Só almeja um destino 
Tendo a vitoria por meta 
 Cleonice Pereira  dos Santos Lopes
Guanambi  26/09/2020
[06:34, 27/10/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada
Texto 182
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo publicação.

SUGESTÃO

Sou um tesouro para Deus
Ele me ama e me ensinou amar
E o amor que Ele me deu
Me mandou compartilhar.

Por isso lhe peço, amiga
Mulher, cuide de você!
O câncer é um inimigo
Que precisamos vencer.

Para nossa prevenção
Regularmente ir ao médico
É a melhor sugestão.

Examinar-se também
É mais uma sugestão
Que à nós fará sempre bem.
      Maria Pinto da Silva: 25/10/2020
[06:34, 27/10/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada
Texto 183
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo publicação.

IMPERFEITO

Eu sei que acertei
Mas descobri que errei
No que fiz de certo.
Com o coração em guerra
Quem acerta erra...
Atira no incerto.

Mesmo na certeza
Pensa sem firmeza
E sofre outra vez.
Coração não pensa
E paga consciência
Pelo erro que fez.

Em guerra frequente
Coração e mente
Castigam o peito
Que acerta no errado
E erra no acertado...
Eita ser imperfeito!
           Maria Pinto da Silva: 16/04/1990
[06:34, 27/10/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada
Texto 139
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

A Anja e os Anjos

Ah, eu tive boas impressões
Assim que a vi, de longe...
Sentada, bem vestida... debaixo
Dos Arcos da Lapa...
Eu não sabia o que pensar,
Mas tive uma enorme vontade
De ir até lá
E com ela conversar:
Saber o seu nome é ficar...
E ficar lhe  conhecendo.
Mas pensei que não podia;
Achei que não devia...
Porque os Arcos da Lapa
Que encantam são imundos
E não tem o cheiro bom
(Pelo menos pelo chão
Com a urina que um senhor,
Mostrando-se em perfeito juízo,
Acabara de despejar).

Fui mais à frente para
Observar com mais dois
(Temos algo em comum?)
Muitas pombinhas com muitas
Rolinhas num bando incomum.

Ela estava bem grande debaixo
Dos Arcos da Lapa sentada...
Sentada, bem vestida e a comunicar-se
Com pequenos anjos... (imundos?).
Eu não posso dizer muito dela
Mas amarela era ela:
Os meus olhos só vêem negras,
Morenas e amarelas às mulheres.
Só às vezes é que conseguem ver
Dentre elas, brancas mulheres.
Era amarela aquela...
Aquela jovem era amarela.

Hoje tinha mesmo
Que caber num poema
(Mesmo como este)
Os excluídos.

A gente enxerga longe...

Eu poderia dizer muito mais...
Mas a gente olha de longe
E não sabe exatamente...
(14 de setembro de 2005)
[06:34, 27/10/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 63°
Autor: Caetano Domingos 
Autorizo Publicação 

SOL ENCAPUÇADO

Noto o crescer da grama no meu quintal 
E as folhas caíndo num gesto sem igual
Assim tambem cai uma chuva leve!
Seguindo, molhando minha viva sede.

O sol aparece coberto de uma capa preta
Encapuçado, deixando os olhos a espreita
Ininterruptamente visualizo sua timidez 
Neste olhar humedecido de pura altivez. 

Num trêmulo riso tímido, escondendo
o corpo frio que se agita no espaço vão 
A terra em acção resseca, na suspensão 
oiço gritos distantes, aquem deste mundo.

E insisto molhar meu coração profundo 
Ninguem gemeu, foi breve e instantâneo!
Conforme vi o fogo queimar o devaneio 
Chove aqui, cresce a grama, eu aprendo.

Hbo. 26. 10. 2020
[06:34, 27/10/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 328
Autor: Mafala Ya Mbumba 
Autorizo Publicação. 


ALMA DESCONFORME 


Sinto-me desconforme, pelo sofrimento!!!
Que tem vivido os meus irmãos,
na Província de Cabo Delgado. 

Todos os dias, lastima minh'alma!!!
Encharco as minhas pálpebras!!!
Sinto-me tão consternado e desequilibrado 

Hoje subsisto sorrateiro e desgostoso!!!
Cabo Delgado, também é Moçambique.
E a vida dos meus irmãos importam!!!

Minh'alma encontra-se desconforme!!!
Pelos irmãos deslocados da terra Maconde!!!
Pelas vidas massacradas e arruinadas!!!
[06:34, 27/10/2020] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 327
Autor: Mafala Ya Mbumba 
Autorizo Publicação. 


RELAÇÃO AMOROSA 


As vezes invadida por tempestades!!!
As vezes anda sorrateira e consternada!!!
As vezes anda estressada!!!
As vezes and'alegre e atenciosa!!!
As vezes and'ardente!!!
As vezes anda muito turbulenta!!!

Numa relação amorosa, supera-se!!!
Tanta coisa... boa ou perversa!!!
Relação amorosa, nunca foi perfeita!!!
Numa relação amorosa, supera-se obstáculos!!!
Sei que as vezes anda meio indecisa!!!
Mas também a vezes em que anda mais suave!!!
[06:34, 27/10/2020] marceloescritor: Participantes 

01. Lindaiá🇧🇷✌️✌️✌️
02. Maria  Pinto🇧🇷 🏆🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️✈️
03. Mafala 🇲🇿🏆🏆🏆🖐️🖐🖐️🖐️🖐️☝️✌️🚀
04. Ieda 🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️
05. Jandira 🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️☝️
06. José do Carmo 🇧🇷🏆🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️🛩️
O7. Nilton Azevedo 🇧🇷☝️
08. Rosana 🇧🇷✌️
09. Luzia Lina🇧🇷 ✌️☝️
10. Roselena 🇧🇷🖐️✌️✌️
11. Caetano 🇦🇴🏵️🖐️🖐️✌️☝️
12. Tchossi 🇦🇴✌️
13. Pascoal Cumprir 🇲🇿🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️
14. Ubiracy 🇧🇷✌️✌️
15. Marcos Carvalho 🇧🇷✌️✌️
16. Wilton 🇲🇿☝️
17. Efrem🇲🇿 ✌️
18. Yadhi 🇦🇴🖐️
19. Samuel 🇦🇴🖐️🖐️🖐️
20. Esperança 🖐️🖐️☝️
21. Bento Matola🇲🇿✌️
22. Rita Chiure 🇲🇿🖐️🖐️✌️
33. Luiz Poeta 🇲🇿🏵️🖐️✌️✌️
34. Paulo Flores 🇧🇷🖐️
35. Jorge Furtado 🇧🇷✌️✌️
36. Gracinda Cordeiro  🇧🇷✌️
37. Francisco José …

Nenhum comentário:

Postar um comentário