Seguidores

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

V Projeto de Publicação Premiada XVI







31/8 12:36] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:35
Do dia de hoje:03
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento


Há Sempre uma Luz Verde para o Amor

Há sempre uma luz verde para o amor seguir,
Nos caminhos tortuosos que a vida desenhou,
Mesmo quando o céu escuro parece insistir,
O coração encontra a rota que iluminou.

Nos semáforos da vida, o amor tem sua vez,
É a força que avança, não para ou recua,
Mesmo entre as incertezas, ele se refaz,
E brilha na noite, feito estrela que flutua.

Se as dores bloqueiam, e o medo faz parar,
Lembre-se da luz verde que acena adiante,
Pois o amor, em essência, nunca deixa de pulsar,
É farol que guia, constante e radiante.

Nos cruzamentos da alma, onde o destino se faz,
Há sempre uma luz verde, esperando acender,
Para o amor passar livre, sereno e em paz,
Rumo ao horizonte, onde sonhos vão crescer.
[31/8 12:36] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:33
Do dia de hoje:01
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento

Não Mate-lhes os Sonhos

Não mate-lhes os sonhos, tão puros, tão reais,
São asas invisíveis, que os levam a voar,
Na infância ou no futuro, nos dias triviais,
São chamas que iluminam, o mundo a encantar.

Não corte-lhes as asas, por medo ou desdém,
Pois é nos sonhos livres que a alma se refaz,
Deixe que se aventurem, por mares além,
Onde o impossível é porto que se faz.

Os sonhos são sementes, em solo a germinar,
Desabrocham em flores, nas mentes a brilhar,
Cuidado ao pisar neles, ao tentar podar,
Pois podem ser o alento, pra alguém se levantar.

Permita que sonhem, no escuro ou na luz,
Não mate-lhes os sonhos, que a vida conduz,
Pois neles se encontra, a força e a paz,
Que o mundo tanto busca, mas raramente faz.
[31/8 12:36] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:34
Do dia de hoje:02
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento


Ajuda-me a Te Ajudar

Ajuda-me a te ajudar, a mão estendo ao céu,
Nas curvas dessa vida, a jornada é incerta,
Se o caminho é escuro, ilumino com o véu,
De esperança e força, numa fé que desperta.

Permita-me guiar-te, se o fardo for demais,
Pois em dois, o peso se faz mais leve,
Nos passos compartilhados, o medo se desfaz,
E a estrada solitária se torna breve.

Não temas mostrar tua dor ou teu cansaço,
Que a dor dividida se dissolve no ar,
Em cada gesto simples, constrói-se o laço,
De quem estende a mão pra te ajudar.

Ajuda-me a te ajudar, na luta que é tua,
Pois juntos somos fortes, no brilho e na escuridão,
E nessa caminhada, a coragem flutua,
Fazendo do nosso amparo uma única canção.
[31/8 12:36] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:37
Do dia de hoje:05
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento


Um Copo de Saudades

Um copo de saudades, eu bebo devagar,
O gosto amargo e doce, que o tempo me deixou,
Cada gole é um instante, que volta a me tocar,
Memórias de um passado, que nunca se apagou.

No fundo desse copo, há risos e prantos,
Os dias que passaram, as noites sem dormir,
E cada gota traz de volta os encantos,
Dos momentos vividos, que não vão mais sair.

Um copo de saudades, que nunca se esvazia,
Sempre cheio de lembranças, que não quero esquecer,
É nele que me perco, na noite e no dia,
Buscando na saudade o que me faz viver.

E assim vou sorvendo, esse copo sem fim,
Com o sabor das histórias que o tempo me traz,
Cada gole me prende, me faz sentir assim,
Que a saudade é o vinho que o coração refaz.
[31/8 12:36] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:36
Do dia de hoje:04
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento

Me Leva para Casa

Me leva para casa, onde a paz se aninha,
Nos braços do silêncio, onde posso descansar,
Longe das tempestades, das ruas e da neblina,
Quero encontrar o porto, onde o amor possa ancorar.

Me leva para casa, onde o tempo não corre,
Onde o coração pulsa num ritmo sereno,
Longe do mundo lá fora, que grita e que morre,
Quero apenas o aconchego de um abraço pleno.

Me leva para casa, onde a saudade não dói,
Onde o riso é sincero e as lágrimas são raras,
Longe dos dias frios, que o inverno constrói,
Quero sentir o calor das memórias mais claras.

Me leva para casa, para o lar que sonhei,
Onde o amor é abrigo, e o medo não entra,
Longe da solidão, dos caminhos que andei,
Quero voltar ao começo, onde a vida se encontra.
[31/8 13:13] +55 27 99619-1363: V Projeto de Publicação Premiada
Texto 24
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*MENTIRA É COISA DO MAL*
(José Carlos do Carmo)

Tem uma ave lilás
Num galho cantando
Junto com sabiás
Indo pra lá e voltando
Como se também fosse
Dá mesma espécie, raça
Mas parece mais doce
E com muito mais graça.

Fico olhando suas penas
E imaginando o que é
Sinto não ser apenas
Mais uma ave no pé
Do limoeiro florido
Com sabiás laranjeira...
Tem o corpo colorido
D`uma cor não costumeira.

Para mim é novidade
Nunca vi coisa igual
Quero saber a verdade
Mentira é coisa do mal
Caso alguém sabe dizer
Venha aqui no meu jardim
Estou querendo saber
Traga informações pra mim.
*(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 31 de agosto de 2024)*
[1/9 12:06] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto num:39
Do dia de hoje:01
Autor: Silénio Elves 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento
*Diga não!*
(Silénio Elves Mainga)

Diga não ao suici...
A o quê?
Ao fim da dor 
De uma libertação 
E talvez quem sabe da conquista da paz interior 

Diga não ao suici...
Ao fim de um ciclo 
Ao término sem mais reinicio 
As buscas por melhorias 

Diga sim
Ao fim de uma busca constante por saúde mental 
Sabes o que é procurar -se e não se avistar em algum lugar?

Acordar todos os dias 
Pensando na sua própria vida tirar?
Viver sem prazer?
Chorar toda noite
Inclusive ao amanhecer?

Eu acho que não 
Pois se soubesses
Dirias Sim

Pra mim não é amarelo 
E sim cinza 
Olho para o azul que nos aguarda 
Enquanto depois de uma faca enfiada
Um líquido vermelho saí de dentro de um corpo portador de uma alma quebrada 

Eu disse Sim
Eu disse Sim
Eu disse sim ao Fim de um ciclo 
Mas tu ainda podes dizer não
Tu ainda podes dizer não 
Mesmo que viver pareça um sacrifício 
Diga não ao suicídio!
[1/9 13:56] +55 27 99619-1363: V Projeto de Publicação Premiada
Texto 25
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*TODO MUNDO É BELO*
(José Carlos do Carmo)

Existem diversos sóis
Bordados no Universo
Assim como girassóis
Aqui onde converso...

Enfim, onde conversamos,
Pois juntos estamos!

Nosso Sistema solar
É o que mais conhecemos
Vamos nos consolar
Pois unidos venceremos...

Lutemos lado a lado
Diante do mar azulado!

Sob os céus azuis
Todos temos brilho 
Cada um de nós é luz
Cada um de nós é filho...
 
Então, todo mundo é belo,
E, por isso, o Setembro Amarelo!
*(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 01 de setembro de 2024)*
[1/9 15:59] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:39
Do dia de hoje:02
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento

Te vejo no natal

Te vejo no Natal, entre luzes e cores,
Nas ruas enfeitadas, nas casas a brilhar,
No riso das crianças, nos olhos sonhadores,
Onde a magia do tempo nos faz recordar.

Te vejo no Natal, nas mesas fartas de amor,
No cheiro de comida, no doce preparar,
Na troca de abraços, no calor do fervor,
Onde cada presente é uma forma de amar.Te vejo no Natal, na fé que nos une,
Nos cânticos suaves que ecoam no ar,
Na chama da vela que em silêncio reluz,
Trazendo a esperança de um novo recomeçar.

Te vejo no Natal, nas lembranças queridas,
No tempo que passa, mas nunca se vai,
No brilho dos olhos, nas almas envolvidas,
Pois em cada Natal, te encontro em paz.
[1/9 15:59] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:38
Do dia de hoje:01
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento

Olhe por nós

Olhe por nós, que vagamos na estrada,
Com sonhos partidos, sem rumo ou guarida,
Corações que se perdem na noite calada,
Buscando na sombra um pouco de vida.

Olhe por nós, que enfrentamos a dor,
Na pele marcada, na alma cansada,
Esperança é brasa que arde em fervor,
Mesmo no frio da noite gelada.

Olhe por nós, na solidão do caminho,
Onde o vento sussurra histórias esquecidas,
Guiando os passos, embora sozinhos,
Na fé que nos une e acalma as feridas.

Olhe por nós, que clamamos em prece,
Por um raio de luz, por um pouco de paz,
Que a vida renasça, que o amor floresce,
E que em seu olhar, o consolo se faz.
[1/9 15:59] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:41
Do dia de hoje:04
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento


Seu cantar 

O seu cantar é melodia meu amor 
Que ecoa na alma e me faz sonhar,
Em cada acorde, uma paz tão amena,
Que o mundo se aquieta só pra escutar.

O seu cantar é vento suave,
Que leva pra longe a dor e o pesar,
É como uma prece, um carinho que invade,
E faz renascer o desejo de amar.

O seu cantar é estrela no céu,
Brilhando na noite com brilho sem par,
Guiando meus passos, me dando o troféu,
De crer no impossível e sempre tentar.

O seu cantar é amor que se espalha,
Em notas de vida, em sons de luar,
É força que inspira, que nunca se cala,
No doce mistério que é te escutar.
[1/9 15:59] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:42
Do dia de hoje:05
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento

Vivo a poesia 

Vivo a poesia em cada manhã,
No orvalho que brilha na luz do sol,
Nas cores vibrantes que a vida me dá,
E na dança suave do vento ao farol.

Vivo a poesia no riso inocente,
Na criança que corre sem rumo e sem fim,
No olhar que se perde, mas sempre contente,
Descobrindo o mundo que existe em mim.

Vivo a poesia no cair da tarde,
Quando o céu se tinge de puro coral,
Nas palavras doces que o coração arde,
No silêncio que fala de forma leal.

Vivo a poesia em cada momento,
No amor que floresce e se faz canção,
Na eterna busca, no breve alento,
De fazer da vida uma inspiração
[1/9 15:59] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:40
Do dia de hoje:03
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento

Seu lindo sorriso 

Seu lindo sorriso é sol a brilhar,
No meio da tarde, em pleno verão,
Ilumina o dia, me faz flutuar,
É como uma brisa acalmando o coração.

Seu lindo sorriso é raio de luz,
Que afasta a tristeza, dissipa a dor,
É ponte de esperança que ao céu me conduz,
Um gesto singelo, mas cheio de amor.

Seu lindo sorriso é como um encanto,
Que desperta alegria, faz tudo mudar,
Em cada momento, é puro acalanto,
É doce promessa que insiste em ficar.Seu lindo sorriso é tudo pra mim,
Reflexo de vida, de paz e calor,
Nos dias escuros, é meu querubim,
Guardião dos meus sonhos, meu eterno amor.
[2/9 11:43] Marcelo escritor: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:43
Do dia de hoje:01
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento


Comboio da Poesia

No trilho das palavras, segue o trem,
Levando em seus vagões versos e rimas,
Na viagem da alma, ninguém fica além,
A poesia é o motor, a vida em linhas.

Cada estação guarda um novo sonhar,
Em cada parada, uma nova canção,
Nos trilhos da mente, o comboio a vagar,
Desliza suave, trazendo emoção.

As janelas revelam paisagens do sentir,
Montanhas de sonhos, vales de dor,
No horizonte distante, o futuro a fluir,
E no presente, o agora, o seu esplendor.

Neste comboio, o bilhete é a alma,
O destino? As páginas do coração,
Em cada curva, o verso que acalma,
E no fim da jornada, a eterna criação
[2/9 11:43] Marcelo escritor: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:44
Do dia de hoje:02
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento


Não Espere Mais o Pai Natal

Não espere mais o Pai Natal chegar,
Com sacos de sonhos e promessas vazias,
Acreditar que ele vem, é só se enganar,
Nessa noite fria, o tempo se esvai.

As renas não trarão o que o coração clama,
E a chaminé não verá mais fumaça,
Os presentes que desejas, ninguém os trama,
Pois a vida, por si, já é uma graça.

Desperte desse conto, liberte-se do mito,
A magia não está no velho de vermelho,
Mas no que cultivamos, em cada rito,
No calor dos que amamos, no espelho.

Não espere mais o Pai Natal voar,
O verdadeiro presente é a presença,
De quem ao teu lado escolheu ficar,
A verdade brilha, mais que a crença
[2/9 11:44] Marcelo escritor: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:45
Do dia de hoje:03
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento


Lua de Mel

Sob o brilho da lua, dois corações a pulsar,
Na doce entrega de um amor sem fim,
Cada beijo é promessa, cada toque, o luar,
Que ilumina a noite e aquece o jardim.

As estrelas dançam, testemunhas silenciosas,
Do enlace sagrado que o destino traçou,
Em lençóis de ternura, juras tão preciosas,
Desabrocham flores onde o amor se instalou.

O mar sussurra segredos ao casal,
Enquanto as ondas embalam o desejo,
Na areia, as pegadas de um amor sem igual,
De mãos entrelaçadas, selam o ensejo.

Nesta lua de mel, o tempo parece parar,
Cada segundo é eterno, cada olhar, poesia,
No abraço do outro, encontram o lar,
E o futuro se desenha em pura harmonia.
[2/9 11:44] Marcelo escritor: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:46
Do dia de hoje:04
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento

Me Espera na Próxima Estação

Me espera na próxima estação, querida,
Onde os ventos sopram promessas e paz,
Lá deixarei para trás o peso da vida,
E em teus braços, enfim, encontro-me capaz.

O trem que me leva carrega saudade,
Mas sei que teu sorriso estará lá,
A iluminar meu caminho, dar-me-claridade,
Na estação onde o tempo não ousa passar.

Cada trilho que cruzo me aproxima de ti,
No compasso da espera, meu coração canta,
E o eco dos sonhos, que nunca esqueci,
Traz tua voz suave, que tanto me encanta.

Me espera na próxima estação, amor,
Com flores nos cabelos e o olhar de verão,
Pois no fim da jornada, só quero o calor,
De quem sempre soube guardar meu coração.
[2/9 11:45] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto numero:47
Do dia de hoje:05
Autor: Taido Vilanculos 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento


Dê-me Mais um Minuto

Dê-me mais um minuto, só mais um instante,
Para guardar no peito o que ainda não disse,
Nessa dança do tempo, sou eu o errante,
Que busca na memória o que a vida omite.

Um minuto apenas, para tocar tua mão,
Sentir teu calor antes do adeus chegar,
Que o tempo congele nossa emoção,
E em silêncio, possamos nos abraçar.

Não peço eternidade, nem um dia a mais,
Só um breve segundo para respirar,
Entre o agora e o nunca, me dê paz,
Deixe que nossos olhos possam falar.

Dê-me mais um minuto, não deixe acabar,
O momento que temos, tão raro, tão puro,
Pois na brevidade do tempo, vou guardar,
Esse último suspiro, um amor seguro.
[2/9 13:39] +55 27 99619-1363: V Projeto de Publicação Premiada
Texto 26
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*...E AGUARDAR A PRIMAVERA COM EMOÇÃO*
(José Carlos do Carmo)

A Primavera está chegando
Pois a rosa dos ventos
Já está até perfumando...

Com o consentimento
Do Inverno passando
Pra voltar noutro tempo.

Demora ainda um pouquinho
Pra chegar a Primavera
Pondo flores em nosso caminho.

E a gente a espera
Com o máximo de carinho
Sobre "nossa esfera".

Agradecer a estação
Já a se preparar
Para sair do chão

E também aguardar
Com muita emoção
A que está pra chegar.
*(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil,   de setembro de 2024)*

Nenhum comentário:

Postar um comentário