Seguidores

domingo, 16 de abril de 2023

IV projeto publicação premiada XVI

[15/4 16:49] marceloescritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 68
Autora: Keila Rackel Tavares - Keckel.
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

Poesia: Mistérios 

Os mistérios do meu ser
que o seu eu desconhece são os segredos guardados no fundo dos olhos,
pois a boca o calou
com um beijo de amor.

Quando eu te amei,
era o começo da estação e em mim
se fez verão...

Mas, nada no mundo
é eterno, um dia um
coração apaixonado ri,
em outro lugar um outro
alguém chora, foi um dia machucado, se sentiu sozinho e abandonado.

A vida é feita de mistérios e o que se sabe ao certo que hoje
eu sorri de tudo que vivi
 ao seu lado, pois é passado.
[15/4 16:49] marceloescritor: IV Projeto de publicação Premiada
Texto Número 51
Nome do texto: Povo Chato
Autora: Lélia Salles
Autorizo a Publicação.
Concordo com as normas do grupo

Povo Chato

Minha carência tem nada
a ver com companhia
nem com amor procurado
menos ainda com o desencontrado

Amigos e amigas
Me tomam com estranheza
como se a vida fosse
apenas feita dessa natureza

A natureza do amor à dois
Isso pra mim é perder tempo
E só fico vendo 
no alheio tanto contratempo

Consome dia e noite
a sonharem com alma perfeita
Isso pra mim e bobice
Mais que tolice

Não poderia ser piorado
Não bastasse a procura aflita
Ainda alguns se ocupam
Como vou caminhando

E como se esse sentido
fosse sentido obrigatório
ficam com pena de mim 
cobrando toda hora

Penso eu que chatice
gente nova nasceu
sem ideia e com velhice
[15/4 16:49] marceloescritor: IV Projeto de publicação Premiada
Texto Número 52
Nome do texto: Só Amanhã
Autora: Lélia Salles
Autorizo a Publicação.
Concordo com as normas do grupo


Só Amanhã

esse só vai amanhã
espero que chegue direito
de dia ou de noite
tem que chegar 
o ano inteiro
haja inspiração
mas ainda bem que é
mais a ver com jeito
um pouco de estudo ajuda
até pra alma lapidar
mas todo dia duvido
se esse mesmo vai chegar
e pra chegar direito
penso mais em não pensar
Pois se penso no defeito
esse nunca há de chegar
é que nunca me contento
se o pouco do muito
que consigo elaborar
_e só pra terminar _
não chega direito
[15/4 16:50] marceloescritor: IV Projeto de publicação Premiada
Texto Número 53
Nome do texto: Nuvem
Autora: Lélia Salles
Autorizo a Publicação.
Concordo com as normas do grupo

Nuvem 

Puxa…faltou luz lá em casa ontem
Chuva forte bateu lá
Até o cachorro parou de uivar
quase caiu morro
Árvore, telha, só de imaginar!
Até a nuvem caiu
e não pude trabalhar
porque além disso, 
tudo anda na nuvem ultimamente
também o trabalho que tenho de trabalhar
fica de lá dependente
mas ontem choveu tanto
choveu tão horrivelmente
que fosse nuvem de molhar, 
ou de trabalhar, 
Era indiferente, só de imaginar!
[15/4 17:01] marceloescritor: IV Projeto de publicação Premiada
Texto Número 54
Nome do texto: Nuvem II
Autora: Lélia Salles
Autorizo a Publicação.
Concordo com as normas do grupo

Nuvem II

Pensando de novo
Na nuvem de ontem
Falo de hoje
ela foi transformada

Ciclones são feitos de cabos
que correm pelo mar
depois de algum efeito
vão no ceu parar

e na nuvem se ajuntam
e essas começam a carregar
um monte de pensamento escrito
que qual chuva começam a espalhar

Voltam com maestria
à terra e nem geografia 
conseguiu explicar
onde como e quando
eles vão parar

Isso dá um problema
Não saber onde está
esse monte de pensamento
solto no vento
[15/4 17:01] marceloescritor: IV Projeto de publicação Premiada
Texto Número 55
Nome do texto: Guerra
Autora: Lélia Salles
Autorizo a Publicação.
Concordo com as normas do grupo

Guerra

Quase não acredito
que tudo quanto é benefício
da guerra teve primeiro
o seu ofício

nem me preocupei com rima dessa vez
de tão perturbado que fiquei

quando me foi noticiado
que da guerra 
nasceu muito do bem
que hoje estou acostumado

a tecnologia vem de guerra fria
se bem que isso é desse jeito
desde que o homem sabe que existe
e aqui rima nem surte efeito

humanidade toda gira
em volta de toda arma
seja ela pra planta ou pra caça
e até pra brigar em grande escala

e depois que tudo se acalma
o que vem depois da arma
é o que todo mundo usa

nem sabia disso
mas fui bem informado
pra não ficar desavisado
sobre o mundo em que vivo

uso um monte de coisa
que veio da luta armada
[15/4 18:04] marceloescritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 69
Autora: Keila Rackel Tavares - Keckel.
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

Poesia: A Amazônia.

Hoje grita o meu coração e o som que dele ecoa é a voz da floresta que em festa fica a cada vez que uma
flor nasce e que canta uma ave.

Há muito verde no meu
coração de brasileiro que da Amazônia ao Sertão sabe que não existe melhor lugar que
a Amazônia querida.

Dela tiramos ouro no
passado, mas o nosso
tesouro de fato está
no nosso povo que luta pelo verde que ainda existe em nosso chão.

Nossos rios, mares, nossas flores medicinais, nossos índios, nossos ancestrais, tudo isso faz parte de nós, pois do mundo somos o pulmão.
[15/4 18:06] marceloescritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 69
Autora: Keila Rackel Tavares - Keckel.
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

Poesia: A Amazônia.

Hoje grita o meu coração e o som que dele ecoa é a voz da floresta que em festa fica a cada vez que uma
flor nasce e que canta uma ave.

Há muito verde no meu
coração de brasileiro que da Amazônia ao Sertão sabe que não existe melhor lugar que
a Amazônia querida.

Dela tiramos ouro no
passado, mas o nosso
tesouro de fato está
no nosso povo que luta pelo verde que ainda existe em nosso chão.

Nossos rios, mares, nossas flores medicinais, nossos índios, nossos ancestrais, tudo isso faz parte de nós, pois do mundo somos o pulmão.
[15/4 18:29] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 70
Autora: Keila Rackel Tavares - Keckel.
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

Poesia: Colecionadora.

Era menina, estava virando uma mulher,
saia rodada, trocava
papel de carta.

Às vezes da coleção
uma eu tirava e era
sempre uma das mais
perfumadas, pois naquela rua se encontrava o rapaz com
que eu sonhava.

A juventude foi embora,
eu me lembro agora
que muitas vezes naquelas folhas cor de
rosa se escreveram muitos amores, muitos beijos e cheiros.

Mas, por mais que o
tempo passe ligeiro,
há ainda no espelho aquela menina que colecionava papel de carta.
[15/4 20:25] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada 
Texto 1
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento

 Coração de mãe 

O coração de uma mãe 
Guarda muito segredo 
Para defender a família 
Das qualjdades até aos defeitos 

O coração de mãe carrega
Todo tipo de sentimento 
Carreta muita coisa Boa 
Carrega também tormento


Coração de mãe é generoso
Faz tudo pela família 
Nem todos reconhece
Onde a mãe fica uma pilha

Uma mãe chora baixinho 
Para que ninguém escute
Fica precisando de carinho 
Isso ninguém descute

Coração de mãe ê frágil 
De tudo ela aguenta
Ela se faz de forte 
E de nada se lamenta

Coração que não se cansa
Resolve tudo em disparada 
Trabalhando sem cessar
Para que não falte nada
Ela trabalha em disparada 

Coração de mãe é puro 
Não vê maldade em nada
As vezes acontece 
No coração ficar uma marca

A marca de um fracasso
Ou a marca da dor
Coração continua batendo
Seje do jeito que for

Um coração que bombeia com muito amor 
Não importa a sua dor 

Arlete Medeiros
[15/4 20:58] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada 
Texto 2
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

A dama da noite 

Ela era muito bela 
Adorava passear 
Ela não parava em casa
Todas as noites ela saia sem ter hora para voltar
Muito ela se divertia, porque adorava passear 
Durante o dia não tinha como com ela encontrar 
Era a dama da noite que caminhava para qualquer lugar
Durante o dia dormia
Não tinha como ir lá 
A tarde novamente ela saía 
Não tinha como com ela falar
O nome dela nem sabia
Ela mal eu via
Não tinha como conversar 
Aquele destino que ela levava 
Somente para a todos apavorar 
Todos a viam sair
Não viam ela voltar
Que destino seria aquele 
Que ela ia se entregar
O quê ou o porquê 
Não tinha como decifrar
Todos naquela casa
Pareciam se calar 
Amanhecia o dia e chegava a noite
Todos saiam para onde sei lá 
Era difícil explicar 
Na minha casa não iam
Para nada falar
As datas especiais aconteciam
Eu sempre sem companhia 
Somente ficava a meditar
A dana da noite não chegava lá 
Pensava nem sei o quê 
E tudo deixava para lá 
Por sozinha ficar

Arlete Medeiros
[15/4 22:45] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada 
Texto 3
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Me sinto só 

Eu me sinto muito só 
Sem vontade para nada
Cada um com seu destino
Nessa vida enrrolada

Deus está ao meu lado
Em tudo me ajudando
Com forças para seguir
Mais só entro pelo cano

Me sinto muito só 
À todos vou ajudando
Nunca penso em mim
Meus sonhos vão evaporando

Toda aquela magia
Que eu coloria tudo
As vezes até penso
Que tudo foi um absurdo 

Por onde anda a União 
E também a esperança 
Por onde anda a compreensão 
De todos ao meu redor

Me sinto agora muito só 

Volto a vida de criança 
Com a vida dando um nó 
Porque nesse momento 
Eu me sinto muito só 

Perdi toda esperança 
De mais coisa conquistar
Em tudo fiz a minha parte
Vamos vê no que vai dá 

Nesse mundo de meu Deus
Eu já sofri e chorei 
Sequei todas as latrinas 
E muita coisa já enterrei

Nem sei onde parei 

Na solidão que me encontro 
Quase nada mais eu vejo
Não consegui também 
Satisfazer o meu desejo

Deus já me ajudou muito
E continua ajudando
Para não mais lamentar
Por tudo que estou passando

Não estou tão só 

Arlete Medeiros
[16/4 06:05] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 16
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

...FOI O MESTRE QUE ENSINOU...
(José Carlos do Carmo)

Eu quero olhar os lírios dos campos
E também olhar as aves do céu:
De noite eu vou ver pirilampos,
De dia abelhas colhendo mel.

Mas foi o Mestre que ensinou,
Para não termos preocupações;
Quem veste os lírios é o Criador
E é Ele que dá às aves alimentações.

"O Pai do céu fará muito mais
Por vocês", disse Jesus:
"Dará para vocês completa paz
Para vocês andarem na luz".

Mas Ele deixa muito claro
Que Sua paz não é ausência de guerra...
Ele dará necessário amparo
Em nossa peregrinação na Terra!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 16 de abril de 2023)
[16/4 08:20] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 71
Autora: Keila Rackel Tavares - Keckel.
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

Poesia: Apaixonado por si.

Estar enamorado por si em primeiro lugar é se colocar sempre acima de qualquer coisa, 
é sempre se cuidar,
é se dar por inteiro
e a você mesmo, amar.

Contudo, quero alertar, não posso me calar, é necessário falar.

 Para o outro amar, é necessário antes de tudo, se amar e se colocar em seu lugar.

Sim, sei que o certo é tudo compartilhar, mas se ele, ou ela te pede pra se anular, ou da família e amigos se afastar.

 Acenda o sinal amarelo e pense bem antes de dar o próximo, passo nesta relação, porque quem ama, respeita irmão e não maltrata, não o outro coração.

Não se iluda, quem ama cuida, aceita e sobre tudo divide pra não ficar pesado.

A relação saudável, não ridiculariza, não proibi, tudo suporta e sempre com outro se importa.

Procure alguém que ame suas qualidades, não aponte seus defeitos, te aceite e não tente te mudar.

 Se alguém assim você achar, meus parabéns! Você pode namorar, do contrário só é melhor ficar.
[16/4 08:20] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 72
Autora: Keila Rackel Tavares - Keckel.
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

Poesia: Minha ilha

Moro em uma ilha,
Habito um lugar 
cheio de lendas e mistérios, com poetas,
poetisas, escritores,
amores e tambores.

No meu espaço
encontro a Manguda,
danço Cacuriá, aperto
a estrela na testa do boi,
quando estou a bailar no
São João.


Há muita magia nessa
terra encantada e como é bonito de se ver as saias a rodar quando a
Umbigada estão a dançar.

Não tenho medo da cobra o seu rabo encontrar e a minha ilha afundar, sei que essa é, só mais uma de suas belezas...

Seja pela natureza do lugar, pelas lendas, pela comida ou pela cultura...
Se você aqui nesta ilha aportar, com toda certeza vai gostar e a ilha irá retornar , pode acreditar.
[16/4 09:30] +55 27 99619-1363: IV Projeto de publicação Premiada
Texto Número 56
Nome do texto: Vento da Tirania
Autora: Lélia Salles
Autorizo a Publicação.
Concordo com as normas do grupo



vento da tirania

Conhecia sua ronda escura, 
vagava em semblante pensativo
O vento da tirania

A Terra corria em seu fluxo solitário
Ao lado de sua triste superfície 
jaziam espíritos brancos

Luz com semblante firme, diziam:
"Segure os inimigos rígidos em cada ar inquieto
do vento da tirania"

Escorria das montanhas 
para seus braços,
A tragédia do vento devasso

Luminosos e perfeitos,
Pairavam em sombra escura
Vento da tirania, em toda parte

Estrelas, sóis  e tudo quanto mais verdejante
diminutos em cera
Ante ao vento uivante

Faça de cada agressão
Um ato de pensar em ajuda
Aos humilhados do coração

Empresta a união,
Sorrisos pálidos durante a noite,
de cada inteligência e pensão

Canos de luz 
à prova de noite
vento forte conduz

Ao leito da morte
[16/4 10:18] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 76 . 
Autor Júnior Fioroni.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.


  Dia começou com.
 alegria contar vou.
 levando por onde .
vejo vida nós alegrar.
 pelo caminho seguir .
sem rumo a parar .
por onde esperança .
chegar por todo.
 momento de felicidade.
   prosperar vendo meus.
   amigos chegar na .
minha casa para.
 Conversar com delicioso.
 café tomar sem .
açúcar provar como .
é mais saboroso.
 gosto do pó café para ver 
 poemas começar dentro .
  de nosso coração.
 quero levar um .
bom dia todos lar famíliar.

  
             Júnior Fioroni.


           Júnior Fioroni.
[16/4 11:03] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 77.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.
Autor Júnior Fioroni.

Um grande abraço .
 vem de afetos .
bons  a levar.
para sempre nos.
 fazer chegar para .
felicidade passar dentro.
 de nosso coração. 
guardar por onde.
 vejo bondade levar .
com paz nós .
purificar por onde .
vejo amigo chegar .
para um bate papo .
para nós apreciar.
 ótimo conselhos para.
 vida nos  levar.
 sem pensar em .
nada em troca.
 para ver que  .
amigo nós deveremos.
 lembrar  por todos.
 momento de  nossa.
 vida amor no coração.
 para gente nós .
caminhar sorrindo por.
 onde vamos passar.
 por toda vida encantar.

                       Júnior Fioroni
[16/4 11:34] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 78.
Autor Júnior Fioroni.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.


  Domingo lindo  para.
 Gente ouvir lindas música.
   Para nós alegrar.
 ver coração tocar.
De emoção das melodia.
 linda apreciar por.
 onde vejo coisa linda.
 para compartilhar dentro.
 de nosso sentimento.
 chego apaixonar por .
onde vejo ondas .
do mar para gente .
se molhar por .
 onde vejo paz.
acender esperança, renascer.
 dentro de nosso .
carinho flutuar por.
 onde vamos levar .
sorriso de alegria.
 passar lindas palavras.
 expressar por todo .
lugar que gente sentar.

         Júnior Fioroni.
[16/4 14:18] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 79.
Autor Júnior Fioroni.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.
 

 Tarde nós levar .
por onde corpo mandar .
Vejo vida desejar .
por onde meus .
amigos chamar por.
 toda beleza nós. transformar por onde.
 levo sentimento chorar.
 espero seu amor.
 para me acalmar .
por onde meu coração.
 pedi para falar .
sem você não consigo ficar.
 sem seu corpo.
 não consigo amar .
por onde caminho.
 nós levar falar.
 como é bom vida.
 nos levar por .
onde amor nós fará.
 mais feliz por todo lugar.
      mais alegre por.
 onde vamos chegar .
com paz nós dar .
amizade por toda.
 vida em todo lugar.


          Júnior Fioroni.

           Júnior Fioroni.
[16/4 15:41] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 73
Autora: Keila Rackel Tavares - Keckel.
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

Poesia: O botão do F.

Quando por você ser
mulher, alguém te disser que isso você não pode
fazer, que você tem que
aceitar e a cabeça abaixar, 
aperte o botão do F!

Se alguém te chamar de louca, só porque você abriu a boca, ou porque, foi autêntica e se destacou enquanto os outros atrás de você ficaram e simplesmente se acomodaram.

Aperte o botão do F!

Se você sempre lutou,
foi mãe, esposa, dona de casa e ainda assim ao topo sempre chegou mesmo quando a maioria em você não acreditou, você nunca se acomodou e em si mesma sempre trabalhou.

Parabéns pra você que sempre o botão apertou e nunca a sua cabeça abaixou e nunca aceitou ficar onde queriam te colocar.

Parabéns por que o botão você sempre apertou.
[16/4 15:41] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada 
Número de texto:73
Nome do autor: Paixão Adonai 
Autorizo a publicação e concordo com as normas do evento 

Primeira memória, Primeiro contacto 

Quando amanheceu a noite 
Ia correndo para preparar-me 
E ir logo para a igreja 
No mesmo instante 
Uma campainha tocou 
Era a melodia sobre minha mente 
Me fazendo lembrar 
Do seu sorriso 
E do seu contacto 

Logo fui manejando 
Para achar o coração 
Porque é assim está gravado 
O seu contacto,coração 

Ao anoitecer vou lembrar 
De como eis mimosa 
E também,de como eis linda
Vou me lembrar desse 
Teu sorriso doce
[16/4 15:42] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada 
Número de texto: 74
Nome do autor: Paixão Adonai 
Autorizo a publicação e concordo com as normas do evento 

           Só palavras 

Tão feias se falar 
Não se pode guardar 
No dia morto morrer 
Nossa mente enxaguar 
Não temos sangue à doar 
Só temos nós mesmos a matar 
Nossa sede questionar 
Águas salgadas beber 
Vamos a igreja 
Junto com os anjos louvar 
Uma serenata fazer 
Para uma grande mulher 
E amável amor 
Não vou mais me esconder 
Estarei aqui te esperar 
Onde você for 
Lá irei como uma flor 
Eu vou te amar 
Sobre a ponte atravessar 
No meio ao rio cair.

Só palavras
[16/4 15:42] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada 
Número de texto:75
Nome do Autor: Paixão Adonai 
Autorizo a publicação e concordo com as normas do evento.

            Viajar 

Nas montanhas coloridas 
Nas águas incolores 
Nos montes mantegosos 
Nas fazendas proibidas 
Nos rios malandros 
Nas pontes quebradas 

E nos sentimentos sofridos 
Nas lágrimas caídas 
Nos dias acabados 
Nas noites inclaras 
Nos sonos, sonâmbulos 
Nos gritos,gritados 
Nos beijos,beijados 
Nos abraços,abraçados 
Nas estradas asfaltadas 
 nos momentos lembrados 
Nas memórias apagados 
Nos presentes recebidos 
Nas promessas não compridas 
E nas juras trocadas 
Nós vamos viajar .
[16/4 15:42] +55 27 99619-1363: IV projecto de  publicação premiada 
Número de texto:76
Nome do Autor: Paixão Adonai.
Autorizo a publicação e concordo com as normas do evento 

            Mil Palavras 

Não podem descrever 
A mulher maravilhosa
Que você é 
Nem dois milhões 
De palavras explicaram 
Ou descreveriam o 
Valor que você tem 

Nem as ondas do mar 
Poderiam entender a graça 
Que à em ti
Não é por tua beleza 
Ou talvez pelos olhos lindos 
E o beijar desejado 
E o abraço forte teu 

Sim pela tua capacidade 
Intelectual,virtual e amorosa 
Uma mulher digna 
De competências universais 
Tão bela,mas também imaculada 

Tão pura e inocente 
Mil palavras seria 
Apenas uma introdução 
Porque nem que todas 
Palavras do mundo 
Fossem te descrever 
Não entenderiam o 
Quanto eis preciosa .
[16/4 15:43] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada 
Número de texto:77
Nome do autor : Paixão Adonai
Autorizo à publicação e concordo com as normas do evento 

             Minha caneta 

Meu melhor amigo 
Sou amante do 
Meu melhor companheiro 
Aquele que não 
Me troca por dinheiro 
Ele é digno 
Da minha amizade 

Ele é para mim 
Um verdadeiro amigo 
Um mentor,mestre 
Da magia escrita 
Ele é quem me ensina 
A desenhar e a escrever
Me ensinar a pintar 

É para mim 
Um conselheiro que está 
Sempre me protegendo 
E cuidando de mim 
Não importa onde for 
Ele é para mim 
Um guarda costa 
Também um guarda-chuva 
O meu protector solar 
Que me protege também do vento 

             Minha Caneta  

Por
[16/4 15:52] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 80.
Autor Júnior Fioroni.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.


Flores do meu coração.
   por onde vejo.
 galho balança com.
 meu carinho levar .
por onde desejo passar.
 caminho levar água.
 para molhar vida.
 lhe dar por .
onde amor passar.
Pelo  sorriso que .
Vamos compartilhar por.
 Por onde vejo.
 encanto desejar mil .
alegria quero levar .
por onde espero .
abraçar por ver dois .
Se amar só assim .
vamos nos encontrar.
 por onde pássaro .
cantar cantar vejo.
 alegria no meu jardim.
 deixar por todo .
minuto levar hora .
de agrado passar .
junto pelo momento.
       pelo amor levar.

            Júnior Fioroni.


         Júnior Fioroni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário