Seguidores

sábado, 19 de junho de 2021

II Projeto de Publicação Premiada LXXVIII






[21:23, 17/06/2021] Maria Pinto SP: II Projeto Publicação Premiada
Texto 139
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

A FLOR DAQUI E AS FLORES DE LÁ

Aqui tem uma flor que é linda...
É uma flor bem diferente...
Tem pétalas de rosa e de cravo:
Todas muito perfumantes...

Lá não tem só uma flor...
Tem várias flores que são belas...
Tem rosas e cravos também
E todas com muito perfumes.

Daqui os ventos sopram pra lá
E levam as melhores fragrâncias
Que aqui são produzidas...

De lá os ventos sopram pra cá
Para assim da mesma forma
Aqui ter os benefícios.
((17 de junho de 2021)
[21:57, 17/06/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada.
Texto 174
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

EGOÍSMO

Escolheu o caminho
E seguiu sozinho.
O seu grande erro
Foi o egoísmo.

Percebeu que errou
E para trás voltou.
Engoliu o orgulho
E o seu machismo.

O homem de fria alma 
E de coração duro
Não conhece a calma.

É sempre mau humorado
E ninguém se sente bem
Estando ao seu lado.
           Maria Pinto da Silva: 07/01/2018


Autor: Paulo Lopes
Autorizo Publicação
.
Memórias
.
Os tempos se vão
as lembranças diluirão
em um futuro
construirão
presentes de aptidão
cheios de resolução...

Quando me lembro 
da africa de Muammar 
kadafi adiada...

O meu coração forja labirintos
 de dor, que chafundam
lágrimas de cor...

cores estas que no limiar da caminhada, implantam  cores de florestas
ao actual contexto da África
vivendo de protextos...

Essa lembrança que 
me vêm na memória
abre histórias, feicha
idolatrias...

Encantam a euforia, desdenham
a luxúria, convivem com a
maestria, engrandecem a teoria
para assim alimentarem a sabedoria...

Africa tú lembras-me 
da minha ancestralidade
conviveste com as
adversidades...

Abraço sua singularidade
cultivaste em mim 
autenticidade, para amar
o musseque e a cidade...

As memórias que me vêem
quando abro a janela do
meu quarto....

São de prantos, ensurdecidos
pelo vento, surge-me
desencanto pelo Tamanho empobrecimento das flores...

Desabrochando perfumes
da esperança, de pretos
que aqui dançam e de criânças 
que já mais se cansam...
.
𝐷𝑖𝑟𝑒𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑟𝑒𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎𝑑𝑜𝑠 𝑎𝑜  𝑃𝑜𝑒𝑡𝑎 𝑆𝑒𝑚 𝐷𝑖𝑟𝑒𝑐̧𝑎̃𝑜 (𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜 𝐿𝑜𝑝𝑒𝑠 𝑃𝑎𝑢𝑙𝑜𝑦)
18/06/2021

[17:06, 18/06/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto número 8
Autor Sanjo Muchanga
Autorizo a publicação

Noite de Núpcias

Serafina, venha no meu leito
Rezar a novela
Do são benedito
E bendito seja
A nossa noite de núpcias
Conta-me os segredos
Dos bailes de Recife
Em poucas linhas
Despir a tua poesia de ama
Nos versos meus.
Estou com cede
Sirva-me o teu corpo
Para afogar os medos
Da despedida
Amanhã é sábado
Vou partir.

Sanjo Muchanga
[17:06, 18/06/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto número 9
Autor Sanjo Muchanga
Autorizo a publicação

Quem Eu Sou

No fundo hás de ver
que sou um palácio
de lembranças
do tempo
em que fui criança
Sou um poema
exilado escrito e não lido
Sou um livro editado
e que nunca foi vendido
Sou uma donzela
que sonha em ser estrela
entre os graus de areia
Sou um verso morno
mal conjugado
Julgado pelo ser
negro e poeta
revolucionário
Esse, sou eu.

Sanjo Muchanga
[17:06, 18/06/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto número 10
Autor Sanjo Muchanga
Autorizo a publicação

Desejo

Almira, empresta-me
A gramática do teu corpo
Pretendo escrever-te um poema erótico
A altura do teu beijar.
Hoje a temperatura permite
E a minha esferográfica
Anda muito ardente
De prazer de escrever-te.
Se me permite
Tenho um samba
E uma sambista
Para acompanhar o ritmo.

Sanjo Muchanga

|| Projeto Publicação Premiada.
Texto 175
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

UMA CANÇÃO DE PAZ

Cantei uma canção de paz
Meu coração se alegrou.
Minh'alma se encheu de paz
Comigo também cantou.

Ouvi minh'alma cantando
Meu coração gritando amém!
Estava a paz experimentando
Feliz eu gritei também.

Atrás de uma notícia ruim
Vem sempre uma notícia boa
E ao ver que não era o fim
Eu fiquei sorrindo atoa.

A felicidade são momentos
Não os desperdice, jamais!
Aproveite o contentamento
Viva os momentos de paz!

Cante uma canção de paz
Que fale de Deus e do seu amor.
Agradeça sempre, agradeça mais!
Agradeça à Deus com louvor.
              Maria Pinto da Silva: 20/03/2004

II projecto de publicação premiada
Texto 2
Autor: Paulo Lopes
Autorizo Publicação
Título: Eu Sou Angola


 sou dessa terra onde quem fala política é um jovem frustrado, onde a polícia mata de lado em lado e a impunidade anda totalmente deflagrada...
========================
Eu sou sim dessa terra fértil, onde a agricultura é fútil, a politiquice é sútil sim sou...
========================
Sou das quedas de calandula, cujo as minhas águas afluem o rio Kwanza, esse Kuanza que é benéfico para uma minoria detentora do poder....
=========================
Este Kwanza que faz engordar contas por meio do saque do erário público, pois é, público que ninguém pública...
========================
Sou filho da mamãe zungueira, que busca diáriamente pão pra os filhos, que sente o prejuízo da poeira, a calidez do sol, mas que o contexto social não lhe dá outra escolha....
=============================

Sou filho desta pátria, onde desconhecem a sensibilidade de mátria, onde as pessoas morrem nos hospitais por falta de atendimento...
==============================
Sou dos solos coberto de florestas, e salas de aulas vazias em carteiras,
Sou sim men, eu sou o rapaz com um único tênis, mas sempre presente nas primeiras horas de aulas...
===========================
Eu sou dessa terra onde imbecilizam e adormecem a educação, para perpetuar o regime maquiavélico....
============================
Sou sim desta região onde os livros custam 10 mil kzs e a cerveja é 150 kzs, onde afastam-te dos livros aos criança e te unem às maratonas, onde aniquilam teu espírito de revolta com a igreja....
==============================
Sou deste país onde os jovens não falam de política, mas discutem sobre Cristiano Ronaldo e Messi, onde falam do Kuduro, da TRX e Mobbers e desconhecem seus direitos plasmados na CRA....

Por: Paulo Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário