Seguidores

terça-feira, 3 de maio de 2022

III Projeto de Publicação Premiada XI


[29/4 21:49] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 57
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

POETISA E POETA DA ÁFRICA

Temos uma amiga correndo veloz
Buscando ter mais vez e mais voz!

E temos um amigo também
Que na velocidade nos vem!

Ela é Olinda Máina africana
Dos versos mais doces que cana!

Ele é Egas Tembe africano
Com seus cantos de tucano!

Viva a África com tal poetisa
Que a dureza" na poesia ameniza!

Viva a África com tal poeta
"Da alma viva e inquieta"!

Nosso amigo e nossa amiga
Não desanimem da cantiga!

Cada um vê se consiga!
Cada um pra frente siga!

Nós aqui estamos vendo
Que vocês aí estão correndo!
(Santa Teresa-ES, 29 de abril de 2022)
[29/4 22:51] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 58
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

FEITO O BEIJA-FLOR

Eu espero viver direito
E ir perdendo os defeitos
Até um dia ficar perfeito.

Deitar tranquilo no leito
Com amor dentro do peito
E a todos tratar com respeito.

Viver sempre desse jeito:
De tudo ter o conceito
Mas nunca ter preconceito.

Viver sempre os preceitos
Do Senhor e ser Dele eleito
E fazer sempre o bem bem feito.

Pois assim é que serei aceito
Pelo Mestre em Seu pleito
E tirarei verdadeiro proveito...

Feito o beija-flor, do amor-perfeito!
(Santa Teresa- ES, 28 de abril de 2022)
[30/4 10:43] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 59
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

MEU QUERIDO FILHO DIOGO

Quem tem coração pode ter filho.
Eu tenho um filho assim.
Que Nosso Senhor lhe dê brilho
Nos caminhos do jardim!
Que ele vá seguindo o trilho
Do amor que não tem fim!!!

Diogo Vitório é seu nome:
Que vitorioso ele seja!
Não tem o meu sobrenome,
Mas sou quem mais o beija;
Quem não o deixa com fome,
E quem o leva à Igreja!!!

Peço a Deus pra abençoar
Diogo meu filho querido!
Que ele possa comemorar
Cada ano bem vivido!
E possa sempre estar
Com o seu dever cumprido!

Em 2010 que não era comprido,
No último dia do mês curto foi nascido.

Viva Diogo Vitório Alexandre Martins!
(Santa Teresa- ES, 30 abril de 2022)
[30/4 11:15] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 60
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

COLHER CAFÉ

Hoje já vou preparar a peneira
Pra colher o café de um amigo
Vou dizer que ele é Pereira
Só para rimar com o que digo.

No cafezal dele ganho dinheiro
Pra pagar a outro amigo no meu
O dele amadurece primeiro
O meu derradeiro do seu.

Não dá pra trabalhar sozinho
Tem que pegar o peso em dois
Eu o ajudo em seu caminho
E outro me ajuda depois.

O serviço dele é bem mais
O meu serviço é pouco
Sendo assim eu sou capaz
De lhe ajudar no sufoco.

E todo ano a luta é assim...
Parece que é sem fim...
Mas todo ano a gente guarda a peneira.
(Santa Teresa-ES, 30 de abril de 2022)
[30/4 15:59] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto: 35
Autor: Olinda Vilanculos 
Autorização de Publicação 
Concordo com as regras do evento 

*SOU CURSISTA*

Sou cursista
Sou motorista
Sou ciclista
Serei contabilista
Com os dados registados na lista
E os factos patentes no diário
Sou cursista. 

Com atenção
Muito respeito e dedicação
Seguindo a vontade do coração
Com noção e demonstração
Pretendo seguir a nação
Com a formação
Vou a busca da solução
Sou cursista. 

Aprender, compreender
Aplicar e gerir
Posso progredir
É com controlo e registo
Que lanço no balanço
Os dados obtidos. 

Diferencio o passivo do activo
Com a contabilidade alcanço o sucesso previsto
Sou cursista.
[30/4 16:09] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:36
Autor: Olinda Vilanculos 
Autorização de Publicação 
Concordo com as regras do evento. 

ACTUAL SOCIEDADE

-Minha sociedade
-Que abriga todas as idades
-Dos pequenos aos idosos
-Sociedade dos maldosos e bondosos
-É essa sociedade

-De moças com saias curtas
-Revoltadas e incultas
-Onde a cultura reduzida a metade
-Onde viveram pessoas cultas


-Te procuro minha sociedade
-Onde deixaste aquelas culturas?
-Onde deixaste aquela gente culta?
-Onde tu vais minha sociedade
-De onde? De onde? De onde veio a maldade?

-Traga de volta
-A cultura, respeito e unidade
-Leva de volta
-Sua destruição e má finalidade
-Traga nossa humildade
-Traga nossa asseduidade
-Traga minha sociedade
[30/4 16:36] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:38
Autor: Olinda Vilanculos 
Autorização de Publicação. 
Concordo com as regras do evento. 

ACTUAL SOCIEDADE

Minha sociedade
Que abriga todas as idades
Dos pequenos aos idosos
Sociedade dos maldosos e bondosos. 

De moças com saias curtas
Revoltadas e incultas
Onde a cultura reduzida a metade
E viveram pessoas cultas
É essa sociedade. 

Te procuro minha sociedade
Onde deixaste aquelas culturas?
Onde deixaste aquela gente culta?
Onde tu vais minha sociedade? 
De onde? De onde veio a maldade?

Traga de volta
A cultura, respeito e unidade
Leva de volta
Sua destruição e má finalidade
Traga nossa humildade
Traga nossa asseduidade e a minha sociedade.
[30/4 16:37] marceloescritor: * III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto: 37
Autor: Olinda Vilanculos 
Autorização de Publicação 
Concordo com as regras do evento. 

*HOMEM CEGO* 

-Bem cedo!
-Acordo e não vejo
-Ver algo, eu desejo
-O brilho do sol que não o vejo
-Sinto a transição do dia
-E não me sinto em dia

-Vivo o escuro
-Mas o silêncio é mais obscuro
-Trabalho mas nem duro
-Sencivel como fruto maduro

-Da árvore encostada ao muro
-Com frutos sem lucro
-O cego não vê
-Com dificuldades quando lê

-As vezes me pergunto, afinal quem me vê?
-Com o tacto e o olfacto
-Infrento os obstáculos
-Basta-me ser cego.
[30/4 16:46] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 61
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

ECLIPSE GIRASSOLAR TOTAL

Exatamente agora em que o girassol
Se encontra no seu auge de beleza
Surge na Aurora o esquisito rouxinol
Que quase não visita a redondeza.
E sua aparição nunca é bem-vinda
Porque priva do sol a flor mais linda.

É um rouxinol extremamente diferente
Que vem se pôr entre o sol e a bela flor,
Que por sinal não fica nada de contente;
Ao contrário, fica mal. Diz "que horror!"
É o tal terrível eclipse girassolar total
Que é pior do que um forte vendaval.

Por horas o girassol fica sem ver a luz
E sem o calor do sol na sua bela fronte,
Mas por incrível que pareça a flor reluz
Mais ainda co'o vôo da ave ao horizonte.
Parece que a linda flor a mágoa esquece
Até da impressão que tal dor lhe favorece.
(Santa Teresa-ES, 30 de abril de 2022)
[30/4 17:00] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto: 36
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

 *POMBO FERIDO* 

-Tudo estava mais lindo
-O jardim mais florescido
-Grãos mais crescidos
-Voávamos naquele paraíso
-Na cara com aquele sorriso
-Bem é como estava indo

-O destino tudo cria
-Mesmo que seja uma ferida
-É o que meu amigo dizia
-De paixão vais ao caixão

-Amigo! Controle seu coração
-Eu fazia tudo menos essa canção
-Amar, amar sempre eu queria
-Um dia me fugiu alegria

-Meu amor é essa
-Com quem fazia promessas
-Dum momento tudo mudou
-Cada coração com seu rumo
-Afinal qual é o meu mundo?
-Onde há flechas de cupido
-Para gritar e dar suspiro
[30/4 19:18] Ma P Da Silva: ||| Projeto Publicação Premiada
Texto 17
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação
Concordo com as normas do evento

O QUE FALTA NO MUNDO

Hoje parei para falar com Deus
De tudo o que Ele já sabe
Bem muito antes de mim
Mas eu precisava conversar, desabafar.
Falar dos meus problemas
E de toda a humanidade.
Falar das mágoas, das preocupações
Enfim...de tudo o que o mundo
Está vivendo atualmente!
Olhei ao meu redor e vi tanta gente
Mas todos estavam ocupados demais
Para se juntarem à mim
E nem sequer notaram minha presença!
Ninguém poderia parar para me ouvir
Ou para rezar comigo
Pois não teriam tempo para isso!
As suas ocupações lhes tiram todo tempo
Até mesmo aquele pequeno instante
Que deveria ser dedicado ao Pai Celestial
Porque depois das tarefas diárias
Muitos, ao invés de agradecerem à Deus
Pelo dia vencido e pelas bênçãos recebidas
Preferem ver as curtidas que receberam
Dos milhões de seguidores
Lá nas redes sociais.
Se alegram ao responderem
Todos os comentários
E agradecerem aos amigos pelas curtidas
Em suas bonitas ou divertidas postagens.
À noite dão boa noite à todos
Com florzinhas e corações.
Enquanto Deus protege cada um de nós
E espera da gente um boa noite
E um muito obrigado, Pai!
Mas esqueceram de dizer.
Mesmo assim Ele não dorme
Para cuidar do nosso sono e nos proteger
Dos perigos e males da noite escura
Porque Deus, como bom Pai que é
Nos dá sempre mais uma chance
Para que amanhã possamos lembrar
De orar e agradecer.
Pena que humanidade esqueceu
Que é Deus quem deve está sempre
Em primeiro lugar nas nossas vidas!
Hoje ao falar com Deus percebi
Que o que falta no mundo
É lembrar que Deus existe...
É humildade, união, oração e fé!
        Maria Pinto da Silva: 30/04/2022
[30/4 22:23] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 62
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

CANETA E LÁPIS ACELERADOS

Quando eu ligo o motor da caneta
E piso com força no seu acelerador
Ela parte rapidamente qual cometa
Soltando pelo ar fagulhas de amor.

As vezes com o lápis o mesmo faço
E ele avança na mesma proporção
Espalha pétalas de flor pelo espaço
E ainda desenha um lindo coração.

Costumo acelerar por pouco tempo
Mas o suficiente para êxito eu obter
Quando obtenho, paro e contemplo
E o apresento para todo mundo ver.

Nem sempre se compara a pérola
Só as vezes é de tesouro o formato
Sempre saboroso tal qual pérgola
Que nunca provei, mas ouvi relato.
(Santa Teresa-ES, 30 de abril de 2022)
[30/4 23:09] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 63
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

CANINOS E FELINOS

Muito pouco em meu quintal entra um cão
E quando acontece de entrar, é pelo portão.

Já gatos entrarem em meu quintal
É a coisa do mundo mais normal.

Não é pelo portão, companheiro, eu juro
Eles entram sempre escalando o muro.

E olhe que tem aqui moradores caninos
Enquanto não tem moradores felinos.

Estes que até parecem de casa
Fosse galos bateriam asas.

Dá impressão que os moradores de pelos
Gostam de vê-los, de tê-los.

Portão fechado. Os cachorros olham apenas
E vão embora e parecem que acenam.

Vão saindo e latindo
Não vão indo sorrindo.

Não têm condições de entrar
Embora desolados, partem sem chorar.

Coisas do cotidiano no decorrer deste ano
No decorrer do outro ano, outro cotidiano.
(Santa Teresa- ES, 30 de abril de 2022)
[1/5 11:03] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 64
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

SÃO JOSÉ VOLTA DE NOVO

Digamos que desde o primeiro horário,
Meia noite e quase um minuto,
É dia de São José, agora como Operário.

O homem que trabalhou
Às vezes com Jesus junto
Ao qual muito bem cuidou.

Por isso que neste dia
São José volta de novo
E nunca sai das famílias.

Hoje é o dia do trabalho.
Eu trabalho e a Deus louvo.
Se eu trabalho não falho.

Cumpro os meus compromissos
E sempre na luta da vida
Faço todos os meus serviços.

E assim temos a produção,
Nossa mesa está provida
E nunca há de faltar-nos pão.
(Santa Teresa-ES, 01 de maio de 2022)
[1/5 12:44] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 65
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

NÃO PODE FICAR DE BOBAGEM

O que tem atrás do montanhão
Eu não posso saber.
Nem quem vai naquele avião,
Pois não vai conseguir ver
Estando acima das nuvens assim.

Ninguém vai dizer para mim.
Vou ficar na curiosidade.
Pode ter lá um jardim
E gente com sobriedade
Descansando para amanhã...

Porque logo pela manhã
Terá que ir pro seu serviço
Pelo qual não é tão fã
Mas não pode firmar nisso
Já que tem que ter coragem...

Não pode ficar de bobagem
Aqui e nem atrás do montanhão.
(Santa Teresa-ES, 01 de maio de 2022)
[1/5 15:20] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:39
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

CANTAR DO GALO

É o canto do galo
-Que me levanto e saio
-Saio de repente sem ensaio
-Como todo um do bairro
-Bairro este feito de barro

-É o canto
-Desamaro* com ele saio
-Gado meu, gado meu vou ao trabalho
-Com gado e a charrua eu trabalho
Cultivando e colhendo ao talho

É o canto do galo que me desperta
Do novo dia pela manhã
Colocando-me de pé para o dia desafiador
Com a minha força
Dedicando-me, venço

É o seu canto 
Que serve do meu alarme quotidiano 
Para dias de labuta
Batendo aqui e ali, para ver se alguém abre
Pois estes lugares têm dono.
[1/5 15:20] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto: 40
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

ESCOLAS DE HOJE

Essas escolas de hoje
Onde as mulheres vestem calças
Professoras vestem álsas
Professores promovem assédio
Onde as moedas ditam a média.

Os nossos filhos trocaram lugar de aprendizagem 
Por centro de consumo de drogas 
Quebrado as regras sem limite
Eles fecharam livros 
E abriram mais bares. 

São essas escolas 
Onde você não sabe diferenciar o aluno do professor 
Não pelo nível social 
Mas das palavras tiradas por si
Põe-se lá o anti-social

São essas escolas sem concerto 
Sem as regras à seguir 
Quis dizer, com leis quebradas 
Onde o valor soa mais alto
Não o conhecimento.
[1/5 16:30] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 66
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

O COICE DO COELHO

Esbarrei-me numa foice
Ao tentar pegar o coelho.
E ele me deu um coice
Quase acertou meu joelho.
Naquilo que ele pulou
Suas patas ele jogou.

Não ia me machucar não
Talvez só um arranhãozinho.
Pode tocá-lo com a mão
E até fazer um carinho,
Mas segurá-lo não pode
Porque ele se sacode.

O bichinho come de tudo "na parada"
Ataca a horta da mãe sua
E ela que é uma mãe desnaturada
Quer despachá-lo pra rua
Disse que pretende fazer isso
Sem as crianças saberem disso.

Espero que seja da boca pra fora
Aquilo que ela disse aquela hora...
(Santa Teresa-ES, 01 de maio de 2021)
[1/5 16:43] marceloescritor: III Projeto Publicação Premiada
Texto 66
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

O COICE DO COELHO

Esbarrei-me numa foice
Ao tentar pegar o coelho.
E ele me deu um coice
Quase acertou meu joelho.
Naquilo que ele pulou
Suas patas ele jogou.

Não ia me machucar não
Talvez só um arranhãozinho.
Pode tocá-lo com a mão
E até fazer um carinho,
Mas segurá-lo não pode
Porque ele se sacode.

O bichinho come de tudo "na parada"
Ataca a horta da mãe sua
E ela que é uma mãe desnaturada
Quer despachá-lo pra rua
Disse que pretende fazer isso
Sem as crianças saberem disso.

Espero que seja da boca pra fora
Aquilo que ela disse aquela hora...
(Santa Teresa-ES, 01 de maio de 2021)
[1/5 20:06] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 67
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

PERNILONGOS COM VIOLINOS NOS OMBROS

Deitado em minha rede
Vejo muitos pernilongos
Voando para todos os lados
Cada um com o seu violino no ombro.

Tocam que é uma beleza
Mas ficam se revezando
Para atacar a gente a dentadas...

Querem matar a sua fome
E também a sua sede.

Às vezes a gente fica muito distraído
E realmente eles conseguem
Se alimentar do nosso sangue.

Pernilongos perturbam muito
Com seus violinos desafinados,
Principalmente quando se tem que dormir.

Noutros momentos nem tanto.

Até que é um pouco divertido
Quando se está mais tranquilo
E não se tem muito a fazer.
Ou nada mesmo.

Quando se está a escrever
Eles acabaram nos influenciando...
E até inspiração nos dão.
(Santa Teresa-ES, 01 de maio de 2022)
[1/5 21:03] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 68
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

NOITES DOS CURIANGOS

Está chegando aqueles dias de noites frias
Em que os curiangos dizem todos os dias
"Amanhã eu vou dizer de novo amanhã eu vou".

Porque é tipo assim:
Anteontem ele disse,
Ontem também ele falou,
Hoje ele está dizendo,
Amanhã ele dirá de novo...

E ele vai prometendo e cumprindo.

Interessantes essas aves invocadas
Que vivem camufladas
Sobre folhas secas no chão.

Gosto dessas noites assim.
Pena que chegam ao fim
Com tamanha rapidez.

Às vezes galo bate as asas para cantar,
Mas parece alguém batendo palmas
Para nos despertar de manhã.

Nas noites dos curiangos
Os dias são mais longos
Que as agradáveis noites.
(Santa Teresa-ES, 01 de maio de 2022)
[2/5 09:55] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 69
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

NEM MEU ESPIRRO NEM O CANTO DO GALO

Eu senti que ia espirrar
E já ia até olhar para o sol
Para conseguir dar aquela espirrada,
Mas não espirrei. Sabe por que?
Porque alguém chamou: "ei Zé,
Está na hora. Vem aqui tomar café.

Quando isso acontece a gente se sente
Como se tivesse perdido vidas.

O galo ia cantar
Bateu as asas até
Mas não cantou.
Nem sei porque.
Deve que um ponto piou
Ou uma galinha cacarejou.

Quando isso acontece,
Será que o galo se sente como
Se tosse perdido algo exatamente importante?

Sorte minha é que gosto tanto
De tomar café que até esqueci
O desgosto de não ter conseguido
Espirrar naquela hora.

O que teria compensado ao galo
Pela interrupção de seu canto?
(Santa Teresa-ES, 02 de abril de 2022)
[2/5 10:39] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 34
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.


*Véu Branco*

Na manhã de sexta 
O sol nasce num parto paradoxal
Como se da terra quisesse vingar-se
Alimentando sua fúria em raios
E eu o desafortunado,
Coloco as mãos na cabeça
Com semblante apavorado
Afinal porque perdi as alianças.

São ainda sete da manhã
Lá vem meu cúmplice irmão
Para imiscuir-se nos meus lamentos
Como se não bastasse,
Portava na mão um copo de vidraça
E uma estupenda Jonh Walker
Fiquei com o paladar excitado. Desgraça!

Tentei resistir á tentação 
Mas a fidelidade nossa é monumental
E minha ama junto às amigas fez-se ao salão
Para modelar a beleza já existente.
Por um minuto ou talvez dois
Esqueci-me dos meus problemas
Que viriam eles a mim depois 
Num complexo de altos dilemas.

Não lembro-me como chegamos ao bar
Mas estava lá toda minha malta,
Mal posso crer que amanhã vou-me casar 
E desses dias sentirei falta
Entre copos de wyskie e vodka
Perdí-me e também os anéis
Que fui entregue pela minha sogra,
Muito azar ou pouca sorte, não sei.

Fiquei lúcido e clarividente num piscar
Pois a Malta já não estava e o bar ia fechar
Saí perambulando pelas avenidas 
No cepticismo de encontrar uma ourivesaria aberta.
Até que fui sortudo mas azarado em simultâneo
Encontrei o que tanto procurava
Mas o dinheiro era insuficiente, gastei tudo no bar da Machava.
O tempo passava como um raio,
Sem mais nada a fazer a casa regressei 
Vesti meu fato de Capulana e calsei Safari

Quem diria que havia deixado as alianças
Exatamente onde ninguém pudesse imaginar
Estavam no bolso de meu casaco...
Perfume italiano, caro alemão
Eu estava um verdadeiro espetáculo
Estava ainda mais a mulher que amo
Quando a vi no altar daquele véu branco.
[2/5 10:39] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 37
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Misericórdia*

No dia da misericórdia
Celebramos o amor de Deus
E o sacrifício de Jesus
Para livrar os pecados meus e teus...

Cê-des misericordiosos 
Com os irmãos cá na terra
Pois disse o Senhor bondoso
Amai-vos uns aos outros

Esquecei das diferenças sociais
Ame, brinque e perdoe
Pois o tempo passa e não volta jamais
Então ao teu irmão não magoe.

Dêem as mãos em oração
E exaltei o nome do nosso Senhor
Com fé e esperança no coração

Confiem no verdadeiro salvador
Aquele que nos libertará da tristeza
Dando-nos seu amor como riqueza.
[2/5 10:39] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 35
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Onde Está Meu Amor?*

 Meu mundo sem ti desmorona
Desaba por completo esta obra
 Com o confinamento do Corona
Senti saudades suas até de sobra

Quase virei besta na quarentena
E me alimentei de tanta calmaria
Vi gente morrendo e até dava pena
Milhares morreram tragicamente

Eu, as minhas saudades suportava
Perguntando sobre o meu amor
Mal podia sentir quando me abraçava
O abraço virtual não tem calor.

Uma triste realidade por nós vivida
No mundo infestado pela pandemia
Que de tantos amores robou a vida
E deixou lamentos a nossa família.

Onde está você meu grande amor?
Sinto frio...febre de saudades
Sem você minha vida não tem valor
Moro a cada segundo de vontades...
[2/5 10:39] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: *36*
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Pessoas Não são Eternas*

Sabes que meu amor por ti é eterno
Mas tu não viverás o suficiente,
Talvez possamos arranjar um meio termo
Para que eu te ame eternamente...

E que possas sentir meu amor
Como chama da paixão que arde
No coração que transmite calor
E aquece a minha cara metade

Então amor! do que estás a espera?
Ame agora antes que chegue a hora
De largar o mundo e ir-me embora
E ouvir seus choros por baixo da terra.

Amai-vos ainda aqui na terra
Sem medo, sem esperar retribuição
A humanidade não é eterna
Temos só uma vida e um coração.

Temos um tempo tão minguado
Para demostrar o quão amamos,
Que o amor viva em todo lado
Onde houver vida e seres humanos.

Só existe uma vida por se viver
Amemos sem limites nem fronteiras
Não há mais tempo a perder...
Porque pessoas não são eternas.
[2/5 10:39] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 38
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*1º De Maio*

Neste dia tão especial
Celebra-se o dia do trabalhador
Qual for a área laboral
Este se empenha com sangue e suor

Feliz aquele que é
Determinado no seu trabalho
Que o ame também
E sorria neste primeiro de Maio

Tenha orgulho do seu trabalho
Não importa qual for
Mesmo com o pacato salário
Ao seu trabalho dê valor

Um beijo às mamanas do bazar
Com badjias na cabeça
Que tem filhos para sustentar
E a educação é a recompensa

Muitos são hoje licenciados 
Graças a minha avó do mercado
Que enfrenta os camarais
Para ver seus filhos formados.
[2/5 12:30] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 70
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

BATEU COM A CARA NA CARA DA LUA

Resolveu ver a lua de pertinho
A lua estava um fiozinho
Aí foi tirar um fininho
Na lua. Tadinho.

Embalou à velocidade da luz
Partindo para "os azuis"
Para passar dentro da curva...
(Inexistente curva)

Tão logo ao chegar lá
Era tão grande o embalar
Que não teve como desviar
E muito menos parar.

Bateu tão forte a cara sua
Na cara da lua
Que até desmaiou
E abalou a lua sobremaneira.

Despencou das alturas...
Por sorte a criatura
Se desdesmaiou e conseguiu evitar
De se chocar com o chão
E se transformar em nada.
Assim, menos mal.

Coitada da cara da lua e da cara do cara!
(Santa Teresa-ES, 02 de maio de 2022)
[2/5 12:54] marceloescritor: 🤔 III  Projeto de Publicação Premiada
Inscrições gratuitas

📌Placar:
01. José do CarmoES🇧🇷 🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🚀
02. Maria Pinto SP🇧🇷🖐️🖐️🖐️✌️
03. Sanjo Muchanga🇲🇿✌️
04. Jonas Muchanga 🇲🇿🖐️✌️
05. Leonardo HolderbaumRS🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️
06. Olinda Máina🇲🇿🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️
07. Egas Tembe🇲🇿🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️
08. Taido Alcidio TAV🇲🇿🖐️
09. Rafael Machado RS🇧🇷🖐️








📌Máx de até 🖐️ textos/dia
📌Prêmio extra ao melhor estrangeiro se chegar até o final do evento.🇦🇴🇲🇿
📌Não esqueçam de fazer suas anotações num caderno, se repetir texto ou numeração: *eliminado* !
📌Confiram seus textos no blog:http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

Premiação para o  1° lugar: um certificado + troféu em forma de azulejo +  livro Espantos & Esperanças.

Legendas: 🏵️ 50 textos ; 100 textos 🏆
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Instagram:marceloescritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário