Seguidores

quarta-feira, 11 de maio de 2022

III Projeto de Publicação Premiada XIII



[7/5 20:26] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 80
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

ALI ESTÁ COM OS QUARENTAS VAGÕES

Somos duzentos e trinta e dois passageiros
Distribuídos em quarenta vagões de luxo
No trem da nossa literatura.

São vagões bem espaçosos, confortáveis
Aonde podemos transitar à vontade
Com liberdade mas também com responsabilidade.

Acho que não tem outro trem como este que a gente tem
Nele a gente se entende, se combina;
A gente aprende e até mesmo ensina.

Alguém passava com alguém e apontou dizendo:
Ali está com os seus quarenta vagões
Aquele trem onde se aprende lições!

E o alguém exclamou para o alguém:
Interessantíssimo-importantíssimo hein!
Então, o lugar de gente feliz é alí!

Sim! Sem sombra de dúvida!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 07 de maio de 2022)
[7/5 22:35] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 81
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

QUANDO CHOVE e QUANDO NÃO CHOVE...

Como ontem amanheceu chovendo,
Um pouquinho só
Mas com um friozinho com dó;
O meu serviço não rendeu.

Já hoje amanheceu só querendo,
Então nada pior,
Ao contrário, tudo melhor;
Rendeu bem o serviço meu.

Amanhã eu nem vou lá.
Domingo é dia de guardar.
É dia de descansar no lar.
Também é dia de rezar.

Assim na segunda-feira
A gente vai sem canceira:
Faz a tarefa inteira,
E cansa mais é na sexta-feira...

Mas ainda trabalha no sabadão
E não é desanimado não:
Sempre a força da oração
Acompanha a gente com precisão...
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 07 de maio de 2022)
[8/5 06:50] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 82
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

PARABÉNS MAMÃES QUERIDAS

O dia hoje é para lembrar
Que Dia das Mães é todo dia
Estejamos presentes em seu lar
Para a sua maior alegria;
Façamos até "os impossíveis"
Para não lhe ser insensíveis.

Vamos pedir sempre a Deus
Que ilumine os passos seus,
Como elas sempre o fazem
Para que estejamos bem;
Se em orações estivermos juntos,
Abençoados nós seremos muito!

Parabéns mamães queridas!
Felicidades para todas vocês!
Tenham muitos anos de vida!
Que tenhamos juntos, Sensatez!
Ontem e hoje e amanhã
E sempre, serei seu fã.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 08 de maio de 2022)
[8/5 14:49] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 83
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

ÁRVORE QUE NASCEU NO CÉU AZUL

Acho que não falei ainda da outra árvore de caule azul.
Ela fica no chão mas não vou falar dela agora não.
Agora eu vou falar resumidamente
É desta que não fica no chão.

Nasceu lá no céu azul.
Pelo jeito seu caule é de um tamanho quilométrico.
Não é visto por ninguém pois sua côr é a mesma do céu.
Sendo assim, céu e caule se misturam.

Sua copa de cabeça para baixo
Geralmente está abaixo das nuvens.

Não minha opinião, é uma copa pequena.
E a minha conclusão é que estando
A copa abaixo das nuvens e o caule acima,
O caule é dispropocional à copa.

É quase certo que ninguém tenha visto aquela árvore.
E igualmente ninguém deve ter enxergado esta.
Certas coisas parece que são exclusivamente
De um único poeta no mundo.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 08 de maio de 2022)
[8/5 21:52] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 84
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

OS PERNILONGOS e AS PERNILONGAS

Com aquele vestido longo?
Não é não um pernilongo.
É uma pernilonga, então.
Macho não veste assim não.
Veste camisa e calças
Nos sambas, nas valsas...

Importante é que todos tocam em seus momentos.
Interessante que meninas e meninos,
Todos, se excessões, os mesmos instrumentos:
Os "ditosos passivos pacientes" violinos.
Nem sei se eles sabem
O que eles mesmos fazem.

Umas vezes a impressão que tenho é que sabem tudo.
Outras vezes tenho impressão é que não sabem nada.
Pode ser que eu me iludo
Com eles nessa parada.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 08 de maio de 2022)
[9/5 22:54] José Do Carmo ES: Projeto Publicação Premiada
Texto 85
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

"MISTÉRIOS MUSICAIS"

Lá vai um músico, uma musicista...
Logo logo passarão na rua
Numa banda sob o olhar da lua
Ainda nesta manhã.

Já à noite, orquestra sinfônica, filarmônica...
Apresentar-se-ão cidade afora...

Talvez em catedrais...

Regentes, maestros... e "todo o corpo"
Preparam tudo nos mínimos detalhes...
Ma-gi-ca-men-te...
Para mim nisso tudo há um indecifrável mistério.

Nunca que eu seguraria umas lágrimas...
E se eu eu tivesse precisando, então,
Choraria copiosamente...

Já nos morros em volta,
O vento no eucalipto é uma música,
O vento na palmeira é outra...
E vão seguindo as músicas para
Completar as emoções na gente...

A cachoeira é um disco girando
Sob a agulha a cantar o tempo todo...
O vento é que troca a agulha no disco
Determinando cada música...
A mudança do vento é a mudança do música...
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 09 de maio de 2022)
[10/5 06:36] marceloescritor: lll Projeto Publicação Premiada
Texto 20
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação
Concordo com as normas do evento

DIFERENÇA IMENSA

Era lindo o sonho
Que eu alimentava.
Certeza eu tinha
De realizá-lo...
Sem saber me enganava.

Sonho de menina
Que logo cresceu.
Viu que era ilusão
Tudo que sonhou
E se entristeceu.

A metamorfose
Mostrou-lhe a verdade.
Diferença imensa
Do que ela sonhou...
É triste a realidade!

Se pudesse voltar
Denovo ser criança
Para sempre menina
Eu queria ser...
Sonhar colorido e ter esperança.
          Maria Pinto da Silva: 28/03/1989
[10/5 07:42] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto: 51
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

EU ESTAVA LÁ

Deixou-me ver seus últimos sinais vitais
Parou de mexer-se
O coração não batia mais
E a mão parou de acenar.
Mas antes
Segurou-me fortimente
Chorando pela dor de morte
Reclamando por falta de sorte
Da boca, só tirava as palavras
"Estou a morrer! 
Como posso evitar
Será que de lá vou poder vos escutar?"
As palavras fugiram-me
Eu ali, sem resposta
Com a sua mão em mim
Não consegui te bajular
Apenas esperei que parasse de respirar.
[10/5 07:42] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:52
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

A guerra

Arrastou tudo de mim
Arrancou-me de si
Nos meus projectos colocou um fim.

Estávamos na festa 
Quando os meus olhos 
Juntamente com o meu cérebro 
Decidiram apreciar o céu. 

Vi a chuva de balas caindo 
Eu deveria estar rindo 
Sim, seria despedida do meu sorriso 
Pois nunca mais viria. 

Mas quando despertei 
Já estava tudo limpo 
E o céu estava tão lindo 
Encontrava-me no deserto 
Das almas perdidas.
[10/5 07:42] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:54
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Se eu pudesse voar

Voar até onde há paz
Onde os inimigos fazem as pazes
Sem guerras
Onde alguém quer ver o sorriso deste pobre rapaz.

Se eu pudesse voar até lá, onde há luz
Que respeitam os meus direitos
Cuidam de mim com zelo
Lá, tudo é belo.

Onde não vou poder pegar arma
Para matar quem não sei
Apenas disparar
Cumprindo o recomendado.

Se eu pudesse voar até lá
Onde vou ser verdadeiramente criança
Sem trabalhos pesados
Lá não carrego o pesado
Queria estar lá 
Onde vou poder colocar sorriso neste rosto.
[10/5 07:42] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto: 53
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Carta para minha mãe

Mãe fui-me embora
Eu estava cansada de ver-lhe toda hora
Chorando e lamentando
Sei que sofria por dentro
Pois o pai deixou-nos sem conforto 
Mas mãe, ele já era um pau torto 
Sei que pediu ajuda nos vizinhos 
Ninguém preocupou-se com o seu ninho
Alguns nem lhe deixavam falar 
Da sua miserável vida 
Suas lágrimas caiam no rosto
Perdia forças 
E juntamente chorava consigo 
Ao ver que não tinha solução 
Tive que sair para terra do Rande
Quem sabe, algum dia 
Alguém lambe os seus pés
Por melhores condições de vida
Não chore mais mãe 
Troque lágrimas em espera 
Pois eu não quero te ver caída.
[11/5 11:21] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:06
Autor: Rafael Machado Kluwe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Amiga Dor

As dores são minhas amigas!!
Por que te atreves a dizer sentir-las?
Vou apresenta-las então,
para que não fales em vão.

Dores são sentinelas.
Alertam, na porta entreaberta, de nossas ações, que na corda bamba das emoções, nos conduzem pelos caminhos da sanidade ou da loucura.

Estas Dores, minhas meninas, não tem hora, nem dia para mostrar sua ousadia, em dizer-me baixinho, 
ou aos gritos, seus mais belos sentimentos, em meio aos meus lamentos.

Quem ousou dizer-te que estes lamentos são de sofrimento?
Se nem mesmo conheces minha história, como ousa julgar meus sentimentos?

Vida, construída de glórias, 
vitórias, conquistas, lágrimas de amor, mas sem medo, nem receio de esquecer da amiga dor.

Conselheira para reencontrar o caminho que me devolva ao seio farto da Vida.
Dores, odiada e repudiada
é minha consiência, que com palavras duras, chama e reclama atenção, de minhas bravuras, sem deixar esquecer-me dos meus deslizes infelizes.

Tua imprevidência em ausentar-te do amor, te leva ao rancor que trás amargor. 
Ai vem a dor!! 
Ahh...Ela vem veloz,  te presenteando com a ansiedade, irritabilidade, que não escolhe idade.

Com o tempo e sem lamento, de mãos dadas com tua insaniedade, te leva para passear nas margens, ou abismos, de outros universo da mente.

Sinais da necessária cura, que tua amiga dor, num ato de compaixão,
suplica teu retorno ao Amor. 

Amar-te para Amar e num vai e vem Newtoniano ser Amado.
[11/5 13:30] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 86
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

ISSO é CERTO LONGE e PERTO

Alguém me pediu sementes de crista-de-galo
Que ficam bem na flor, próximo do talo.

E eu não tirei um tempinho ainda
Para levar as sementes da flor tãolinda.

Eu tinha que levar sem muito demorar:
Têm coisas que não pode tanto esperar.

Afinal, ela pediu foi sementes de crista-de-galo
E não o galo de crista e nem a crista dele.

Temos que plantar replantar enfeitar...
Principalmente temos que evangelizar...

Isso é certo
Longe e perto.

Alto Várzea Alegre e Várzea Alegre é
Tudo uma grande várzea de fé!

Que deve ser muito cheia de vida
E por muitas flores colorida.

Temos que profetizar e também poetizar...
E nosso mundo desdrogar...
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 11 de maio de 2022)

🤔 III Projeto de Publicação Premiada
Inscrições gratuitas

📌Placar:
01. José do CarmoES🇧🇷 🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️☝️🚀
02. Maria Pinto SP🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️
03. Sanjo Muchanga🇲🇿✌️
04. Jonas Muchanga 🇲🇿🖐️✌️
05. Leonardo HolderbaumRS🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️
06. Olinda Máina🇲🇿🏵️✌️✌️
07. Egas Tembe🇲🇿🏵️☝️
08. Taido Alcidio TAV🇲🇿🖐️
09. Rafael Machado RS🇧🇷🖐️☝️








📌Máx de até 🖐️ textos/dia
📌Prêmio extra ao melhor estrangeiro se chegar até o final do evento.🇦🇴🇲🇿
📌Não esqueçam de fazer suas anotações num caderno, se repetir texto ou numeração: *eliminado* !
📌Confiram seus textos no blog:http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

Premiação para o 1° lugar: um certificado + troféu em forma de azulejo + livro Espantos & Esperanças.

Legendas: 🏵️ 50 textos ; 100 textos 🏆
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Instagram:marceloescritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário