Seguidores

domingo, 22 de maio de 2022

III Projeto de Publicação Premiada XV


[16/5 17:31] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 97
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

ATÉ QUANDO A LUA É QUASE NADA

Geralmente quando a lua é meia,
Eu a vejo mais pelo canto de lá.
Do contrário, quando ela é cheia,
Eu a vejo nascer no canto de cá.

Ela nasce e vai fazendo seu percurso
Mas eu vou dormir e a deixo sozinha.
Só às vezes quando dormir eu custo
Eu ainda a vejo ao abrir a janelinha.

Mas até quando a lua é quase nada,
Consegue despertar minha atenção.
Ainda mais quando é noite estrelada.
Sim, aumenta por ela, nossa afeição.

Quem mais fala da lua é o poeta
Juntamente co'a ilustre poetisa.
Porém, toda gente qu'é esperta,
Tira o chapéu pr'a lua e a camisa.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 16 de maio de 2022)
[16/5 20:35] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 98
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

OS CUPINZEIROS E AS CORUJAS

Os cupinzeiros lá no campo
Não podem servir de banco.
Melhor sentarmos nas folhas secas
De algumas das sombras frescas...

Deixemos os cupinzeiros para as corujas
Não é que ficariam nossas nádegas sujas,
É que por ser muito rústico os cupinzeiros,
Iriam assim machucar os nossos traseiros.

Acho que eles combinam é com elas
Mas, não sei porque acho isso delas.
Imagino que elas neles ficam a fim
De saborearem mais que um cupim.

Talvez das nossas sombras aconchegantes
Nós conseguiremos observar as cativantes
Corujas que fazem as limpas
E que são todas boas pintas!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 16 de maio de 2022)
[16/5 22:07] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 99
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

AVENTURINHA

Certo dia fui pegar lenha para assar um peixe.
Aí encontrei um pé de assa-peixe.
Nele estava um alçapão.
Aí resolvi assar também um pão.
De assa-peixes secos fiz um feixe
Pensando: "que ninguém se queixe".
Com o feixe o peixe eu assei.
E assei o pão com o alçapão que quebrei.
Peixe com pão eu comi.
Pão com peixe dividi.
Voltei a buscar lenha e vi
No pé de assa-peixe florido
E carregadinho de abelhas,
Um peixe-frito pousando
Pertinho de um ninho
De não sei qual passarinho
Que havia botado e chocado
E estava com filhotinhos...
E no chão as cascas dos ovinhos.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 16 de maio de 2022)
[16/5 22:08] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 100
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

AS DUAS ÁRVORES E A LUA

Restou apenas uma árvore deste lado na beira do rio.
Eu a fotografei com umas flores amarelas... Você viu.

Ontem eu vi da minha rua
Que nasceu atrás dela a lua.

Não é comum de jeito nenhum.
Ao contrário, é incomum.

Do outro lado tem outra árvore
Firme como um mármore.
Mais distante e atrás da moita de bambú,
Que vai quase encostar lá no céu azul.

Mais tenho visto a lua bela
Nascer ao lado ou bem atrás dela.

É o que mais tenho mostrado
E por demais tenho agradado.

Ainda bem que a linda lua tem
Duas árvores que lhe fazem bem!

E assim ficamos nós também!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 16 de maio de 2022)
[17/5 10:36] José Do Carmo ES: III Projeto PublicaÇao Premiada
Texto 101
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo PublicaÇao
Concordo com as regras do evento.

CAMINHO CERTO

Amigos e amigas, eu ainda estou
Sendo o foguete no espaço,
Mas não sei se no final eu vou
Ser mesmo o rei do pedaço;
Pode ser que outra pessoa
Rema mais rápido a canoa.

Já tenho um troféu representando
Os meus textos no placar:
Que venham outros chegando!
É so não desanimar!
Estamos no caminho certo
Nos afastando do deserto...

Um de nós tem que vencer.
Vamos continuar nesse tento.
Ainda que possa parecer,
Que pedalamos contra o vento.
Nada nadica de ódio
Na corrida para o podium...

Claro que não: nem rimou direto.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 17 de maio de 2022)
[17/5 10:45] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 102
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

SIGAMOS DE MÃOS DADAS

Bons dias e boas tardes e boas noites,
Amigos e amigas de todas as horas!
Ainda que nos tivermos açoites,
Avancemos, certos de que virao melhoras...

E certamente nós venceremos.

Vamos combinar, por favor:
Ninguém solte a mão de ninguém
Continuemos "Paz e Amor"!
Permaneçamos "Paz e Bem"!

Pois assim é que longe iremos...

Vamos seguir sempre em frente
Nos caminhos de escritores!
Sempre lançando boa semente
Das mais variadas flores...

E jamais para trás andemos.

Que ao nosso caminho comprido
Deixemos sempre enfeitado!
Que nenhum de nós seja oprimido!
Que ninguém fique de lado!

Mas nós todos nos Abracemos!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 17 de maio de 2022)
[18/5 15:13] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 103
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

COQUEIROS PALMEIRAS BAMBUZAL

Companheiros e companheiras,
Vejam os coqueiros e as palmeiras
Como estão firmes ao soprar do vento;
Diferentemente da moita de bambú,
Que assim voltada para o céu azul,
Parece gemer soltando um lamento...

A moita assim com a sua voz,
Imita a muitos de entre nós,
Passando extrema dificuldade;
Não está nada fácil não a situação
Que muitos passam nesta nação:
Está é a mais pura verdade.

É preciso companheiras e companheiros,
Ter a firmeza das palmeiras e coqueiros,
Para resistir todo o cruel momento;
Reforçar ainda mais a fé em Deus,
Minhas amigas e amigos meus,
Até que chegue um melhor tempo!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES, 18 de maio de 2022)
[19/5 11:42] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 104
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

PÃO E AÇÃO

Foi passando um avião
Entre as nuvens de algodão
Levando trigo para fazer pão
Talvez em alguma repartição.

Vou adquirir minha porção
E fazer uma oração
Erguendo uma e outra mão
Agradecendo a Deus na imensidão.

Que eu tenha os pés no chão!
E assim, bom coração!
Que eu perceba se o irmão
Está sem alimentação.

Que eu lhe dê atenção
Dando pão e proteção
Porque não é fácil não
Viver nessa situação.

Que eu entre em ação
E qualquer ocasião
É preciso união
Para haver libertação

E perdoar e dar perdão...
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa-ES- Brasil, 19 de maio de 2022)
[19/5 18:22] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 62
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Mãe és Forte*

Tu és tão forte
Que mesmo na tristeza
Me deste o suporte
Com toda a firmeza.
Chorei rios e mares
Prostrei-me na natureza
Para contemplar os feitos
Que ocultam os defeitos

Mãe Tu és tão forte
Para gerar tantos amores
Crialos a própria sorte
Sem demostrar suas dores
Vestida de tanta mágoa
Que a vida te ofereceu

E nós, crescemos sem saber
O quão a vida é amarga
Porque nos ensinastes a ser
Mais doces que a manga
És um exemplo de mãe
Esplêndida só como tu
Quero te ter noutra vida
Pois nesta a mágoa se olvida.


Egas Tembe
19 de Maio de 2022
22:53
[19/5 18:22] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 65
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Dezoito de Maio*
(Dedico a minha Mãe)

Foi neste dia especial
Que nasceu minha mãe
Minha verdadeira Heroína
Uma mulher sem igual

Tenho motivos para celebrar
A passagem deste dia
Transbordando de euforia
Escrevo esta linda Poesia

Para uma verdadeira rosa
Que dá vida ao meu jardim
Da forma mais amorosa
Desde miúdo cuidou de mim

Regou-me de paixão,
Sozinha vem nos criando
Com amor no coração
E ainda nos amando.

Mãe, tu és a nossa luz
E é por ti que hoje brilhamos
Com os olhos azuis
Meio abertos nos amamos

Heroína de verdade
Que nos urdiu e fez crescer
Com amor e humildade
Deu nos sempre o que comer

Obrigado linda mãe
Por tudo o quanto és
És agora o nosso pai
Porque ele foi para o além.

Eu sempre fui o mimado
Desde os tempos de Macia
Estar sempre ao teu lado
Era tudo o que eu queria

Não me farto de agradecer
Pelos feitos seus na terra
Tanto mérito por merecer
Os aplausos de um poeta.

Egas Tembe
19 de Maio de 2022
11:33
[19/5 18:22] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 64
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.


*A Lua Espreita*

Lá no galho mais extremo
Vi um rosto se formando
Era estranho e pequeno,
Mas estava lá sobrevoando

A lua espreita de mansinho
E as nuvens vedam os céus
Escondendo um rosto tão fofinho
Desenhado pela mão de Deus

Luzindo o planeta dos humanos
Com o brilho mais lindo 
As estrelas bailam nos oceanos

O céu está deserto e limpo
Esperando o nascimento do sol
Que vai maravilhar a manhã

Pintando os céus de azul
E sol correndo do norte ao sul.

Egas Tembe
19 de Maio 2022
22:25
[19/5 18:22] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 63
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Bate Coração*

Lá no fundo de mim
uma voz gritando,
Gritaria sem fim
É meu coração batucando
Bate forte como o mar
Em ondas que espancam a rocha

Bate tão rápido
Parece ser um raio 
Ou a corrente eléctrica
Que corre em segundos 
E ilumina as cidades

Bate no passo de camaleão
No suspiro, na respiração
Lentamente vai batendo
E pronunciando o sentimento
Éh, os gritos de lá no fundo, são
Um pedido de socorro do coração

Que bate forte e não para
No semáforo da paixão
Não respeita a luz vermelha
Que é símbolo do amor, e
Na passadeira eu sou o peão.

Egas Tembe
19 de Maio 2022
22:41
[20/5 08:40] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 105
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

MARITACA ALVOROÇADA

Nesta manhã, o que se destaca
É o canto da maritaca
Que está nos campos verdes
Nos quais não há paredes,
Ela passa para lá cantando
E canta quando está voltando.

O céu todo azul bonito está
Com ramificações de nuvem
Com atenção para escutar
Cantares que nos fazem bem
Como ele sempre está esperto
Agora ele se encontra aberto.

Entre outras bocas que cantam
A maritaca não fecha a matraca
Céu e terra e mar se encantam
Com todos os cantares da mata
Mas assim maritaca alvoroçada
Deixa bem mais gente encantada!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 20 de maio de 2022)
[20/5 15:01] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:61
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

NA FLORESTA 

Eu estava ali observando
As andorinhas voando
Pareceu-me estranho
Sei lá se algo significava
Apenas interessava-me vê-las.

Lá, muito distante havia algo
Para ver bem, tive que aproximar
Ao caminhar percebi que abanava
E quando cheguei
Era Chita, tentando tomar à sua presa.

Mais tarde escutei barulho
Enquanto borboletas passava por mim
Abri o meu ouvido para melhor escutar 
Era o macaco que havia segurado o filhote 
Que o coração parou de bater
Enquanto saltavam nas árvores. 

Eu pensando que os animais não tinham sentimentos 
Peguei caneta para escrever sobre eles 
Só admirei 
Pois eu encontrava-me na cama
Tentando tê-los.
[21/5 09:14] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 106
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

MAIS AFRICANOS e MAIS AFRICANAS

Estou imaginando quem fica
Como vencedor lá na África.

Quem sabe seja uma vencedora...
Seja uma poestisa a merecedora.

Mas se for um poeta o vencedor,
Será da mesma forma merecedor.

Se bem que todos serão vencedores
Se estiverem semeando belas flores.

Que venham mais e mais africanos
Bem dentro dos protetores "canos"

Da nossa preciosíssima literatura
Para a lubuta ter mais abrandura!

Que venham mais e mais africanas
Saborear nossas mais doces canas

Desses nossos mundões literários
Nos mais diversificados cenários!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 21 de maio de 2022)
[21/5 18:35] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 66
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*A língua de Camões*

Viva língua portuguesa
E todas outras línguas
Que o homem expressa
Desde o mar até as ilhas

Viva a língua de Camões
Aquela que nos trouxe aqui
Para alegrar os corações
Em versos e poemas sem fim

Viva toda a lusofonia
E todos os poetas
Que nos trazem alegria
Com o papel e a caneta

Viva as línguas maternas
Raízes do nosso expressar
Que elas sejam eternas
E possámos todos falar.

Egas Tembe
21 de Maio 2022
22:40
[21/5 18:35] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 67
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Amor Infinito*

Se o nosso amor acabar
E o teu coração parar
Eu prometo o reanimar
Para voltar a me amar

Este poema de amor
Dedico a minha flor
Que é um esplendor
Dado a mim pelo senhor

E se o nosso amor morrer
Eu vou é ressuscitá-lo
Para que ele volte a viver
E ninguém irá matá-lo

Que acabe o mundo
Que esmoreça tudo
Tudo que nos trás a dor
Mas que não mora o amor

Egas Tembe
21 de Maio 2022
22:12
[21/5 18:35] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto:68 
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.


*Desejos D'Um Órfão*
*(EU)*

Eu,
apenas queria ter alguém
que me chama-se "filho"
me desse um bom dia
em dias de chuva,
me amparasse com seu abraço
transmitir-me seu calor
dar-me a humilde educação
Com amor no seu coração
Que é o meu maior valor

Eu, 
Sou um mísero moçoilo
de um paquete lugarejo
onde a fome predomina
e a tão medonha COVID-19
jamais chegou a ser pandemia,
a fome em meu vilarejo
foi sempre a maior tribulação
um verdadeiro terror
que aniquilou milhares
entre eles, foram os familiares

Eu,
apenas queria ter alguém
que um dia eu chama-se pai
pedisse pelo seu conselho
para ser um indivíduo íntegro
e desenvolver minha aldeia
para poder erradicar a pobreza
que desvincula-nos com a natureza
esses são os paupérrimos desejos
os dejesos de um esmoleiro e órfão.

Egas Tembe
20 de Maio de 2022
20:19
(Hulene)
[22/5 08:03] marceloescritor: ||| Projecto de Publicação Premiada. 
Texto número: 01
Autor: Katalecoh Chalado
Concordo com as regras do evento. 
 
Amor

Queria ter um amor
Que soubesse quem era eu
Me amasse como eu
Deviamos subir para os ceus
Viveriamos aventuras incriveis
Seriam noites imperdiveis
Uma paixão inesquecivel
Ainda te amo perdidamente
Essa saudade me põe inseguro
Faz agir como um imaturo
Adoro quando estas a sorrir
Pareces flor a florir
Brisa do mar escaldante
O sol radiante pela manhã
Tu és a difinição perfeita de amor
Tenho saudades de sentir o teu calor.
[22/5 17:41] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 107
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

CHEGOU E SE MOSTRA ALADO

Usando ou não um jaleco,
Entrou na luta Katalecoh:
Poeta Katalecoh Chalado,
Chegou e se mostra alado...

E não deve ficar calado!

Até já cheguei jaleco usar
Lá na Igreja ao trabalhar,
Mas não tenho profissão
Que caiba essa "vestição"...

Usei jaleco em missão!

Não sei se ele usa terno,
Mas creio usar caderno:
Terno eu jamais usei.
Caderno é quase Lei...

Sempre sempre isso falei!

O nosso poeta em questão,
Chegou com a "sua canção",
Falando do seu lindo amor
Por alguém que é sua flor...

E assim se mostra um doutor!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 22 de maio de 2022)
[22/5 18:19] marceloescritor: 🤔 III  Projeto de Publicação Premiada
Inscrições gratuitas

📌Placar:
01. José do CarmoES🇧🇷 🏆🖐️✌️🚀
02. Maria Pinto SP🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️
03. Sanjo Muchanga🇲🇿✌️
04. Jonas Muchanga 🇲🇿🖐️✌️✌️
05. Leonardo HolderbaumRS🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️
06. Olinda Máina🇲🇿🏵️🖐️🖐️☝️
07. Egas Tembe🇲🇿🏵️🖐️🖐️🖐️✌️☝️
08. Taido Alcidio TAV🇲🇿🖐️
09. Rafael Machado RS🇧🇷🖐️✌️
09. Kataleco Chalado🇦🇴☝️








📌Máx de até 🖐️ textos/dia
📌Prêmio extra ao melhor estrangeiro se chegar até o final do evento.🇦🇴🇲🇿
📌Não esqueçam de fazer suas anotações num caderno, se repetir texto ou numeração: *eliminado* !
📌Confiram seus textos no blog:http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

Premiação para o  1° lugar: um certificado + troféu em forma de azulejo +  livro Espantos & Esperanças.

Legendas: 🏵️ 50 textos ; 100 textos 🏆
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Instagram:marceloescritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário