Seguidores

sexta-feira, 29 de abril de 2022

III Projeto de Publicação Premiada X


[27/4 20:19] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 49
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

ASSIM DO NADA

Ao tirar dos pés de café os brotos,
Do nada eu me lembrei dos botos...
E logo daqueles côr-de-rosa
E aí foi surgindo minha prosa.

Lembrei-me algumas flores
E consequentemente de cores
E a minha imaginação saiu
Vagando como nunca se viu.

Foi assim que eu vi um pirilampo
Piscar em São Bernardo do Campo.
E vi também numa praia em Salvador
Na areia escrita uma poesia de amor.

Avistei em Presidente Epitácio, o Rio Paraná
Sem a Maria Poesia a pescar mas a poetisar.
Em Cubatão, ao procurar por toda parte,
Vi a Rainha Neiva fazendo muita arte.

Vi Leonardo lá no Rio Grande do Sul
Ouvindo músicas boas. O céu estava azul.
Vi tudo daqui de Santa Teresa, Espírito Santo
No meio da natureza que eu amo tanto.

E ao esticar mais o pescoço
Fazendo um maior esforço,
Tendo lembrado de Olinda, cidade linda
Vi na África a poestisa Olinda...
E os demais africanos
Com seus bons planos!
(Santa Teresa-ES, 27 de abril de 2022)
[27/4 21:20] Ma P Da Silva: ||| Projeto Publicação Premiada
Texto 15
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação
Concordo com as normas do evento

NASCI PARA ACREDITAR

Hoje chorou minha alma
Meu silêncio pediu calma
Para não se manifestar
Mas eu lasquei um sorriso
Daquele jeito preciso
E botei tudo no lugar.

Aqui não, dona tristeza!
Meu soco não tem leveza
Foi feito pra derrubar.
Me armo de boas risadas
E expulso com gargalhadas
O que de mal se aproximar.

Coisa ruim não me envenena
Penso que a vida é pequena
E procuro à aproveitar
Não me envolvo com intrigas
De ninguém sou inimiga...
Porém, aprendi brigar!

Brigo contra o desamor
Que sempre me causa dor
E faz minh'alma chorar
Mas na esperança da paz
O meu choro se desfaz...
Nasci para acreditar!
           Maria Pinto da Silva: 06/04/2022
[27/4 21:44] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 50
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

UM ACORDO PARA NÃO GUERREAR

       O presidente do País Bonito reuniu seus ministros para tratarem de uma guerra prestes a acontecer, onde o presidente do País Esquisito tinha pretensão de invadir e tomar uma ponta de seu País.
        Um dos ministros, Sensato, tomou a palavra dizendo que tinha uma solução para o problema. E aconselhou a se fazer um acordo, cedendo metade do que queria o adversário. Ao que o presidente discordou falando que não faria acordo algum, não abriria mão de de um só palmo de seu território, até porque combateria seu adversário em dois tempos.
         Concordo, disse  o ministro, que não conseguirão nos vencer, contudo, a gente vencendo ou não, vidas seriam ceifadas de ambos os lados. E vidas importam: as de cá e as de lá. E é melhor não ter nem um País inimigo.
          Tentaram resistir mas acabaram se rendendo e ouvindo a voz da Sensatez ...
           Mas quando foram fazer o bendito acordo, do outro lado foi a mesma ladainha... Até que com muita dificuldade foram se desarmando e chegando a conclusão de que realmente ter apenas uma parte sem ter que pessoas morrem num combate.
         E assim fizeram e não se falou mais em inimizade entre os Países. 
(Santa Teresa-ES, 27 de abril de 2022)
[28/4 06:22] marceloescritor: III Projeto Publicação Premiada
Texto 24
Autor: Leonardo Holderbaum
Autorizo a publicação
Concordo com as regras do evento

Sem nexo

Roubou meu coração,
Numa noite de verão,
Enquanto ainda observava as estrelas lá do céu,
Veio um homem e a chamou,
Minha cara de espanto já explica a situação,
Aquele era o seu namorado
E eu fiquei com a cara lá no chão.

Achei que tinha gostado de mim,
Mas penso que não fui correspondido,
Como a carta devolvida pelo carteiro ao remetente.
Ninguém encontrado no endereço de destino.
Ou apenas não quiseram receber.

Certo dia eu descobri,
Não era namorado nem nada,
Ela apenas não queria,
Ficar amarrado a algo e nem ninguém,
Prefere viajar a viver em porto seguro.

Leonardo Holderbaum
[28/4 06:44] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 51
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

O QUE EU SERIA?

Moro no Brasil que amo tanto
No estado do Espírito Santo
E admiro os heliantos...

Sim, com girassóis me encanto!

Nessa estrada da vida tão longa
Se eu morasse em Ecoporanga
Talvez seria uma araponga...

Com penas e asas longas!

Mas se eu morasse em Sooretama
Talvez seria um gaturama
Ou viveria com quem me ama...

Ou seria um peixe de escamas!

Se bem que em Santa Teresa
Vivendo entre a Natureza
Quase não tenho tristezas...

Aqui se encontram muitas belezas!
(Santa Teresa-ES, 28 de abril de 2022)
[28/4 08:33] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 52
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

VIVE LIVRE A NATUREZA

Eu não armo arapuca
Em floresta da Tijuca
E nem armo arataca
Em matas de Arapiraca
Não quero tapa na nuca
Amigo eu não sou babaca...

Tenha também esperteza.

Na verdade é o contrário
O que eu faço nas trilhas
Eu saio em qualquer horário
Pra desarmar armadilhas
Neste meu itinerário
A fauna não tem "presilhas".

Vive livre a Natureza.

A fauna me agradece
E a flora diz "obrigado"
Caçador se entristece
Depois fica conformado
Anoitece ou amanhece
Tudo segue animado...

E com tamanha beleza!
(Santa Teresa-ES, 28 de abril de 2022)
[28/4 15:50] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:34
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Eu vim de lá

Onde o sol brilha para todos
Menos para o Zé ninguém
Os prisioneiros não vêem a mudança do dia
Os raios solares nem a beleza da lua.

Eu vim de lá
"Onde o rico fica mais rico
E o pobre fica mais pobre"
Não se fala dos chefes
Pois eles têm poderes.

Eu vim de lá
Onde não basta quem você é
Precisa ser celebridade para te evocarem
Das patências para te respeitarem
Onde as coisas funcionam de família à família
E se não ter, são os valores que funcionam.

Eu vim de lá
Onde eles fazem leis
E quebram os mesmos
Eu vim de onde você não pode reclamar
Apenas te basta murmurar
Eu vim de lá.
[28/4 22:12] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 53
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

TEMPO ANTIGO

Ao pensar em antigamente,
Lembro-me do frio que fazia;
E do pé de limão da gente,
Também da chuva que caia.

Ao relembrar-me o tempo antigo
No qual eu bem jovem era
Recordo-me do pé de figo
Perto do qual eu ficava a espera...

Da vinda dos sanhaços:
Os amarelos e os azuis
Vir comer seus pedaços
Sob um céu com muita luz.

Falava com eles "não ligo
Podem comer à vontade
E voltem de novo, eu não brigo
Sentirei até saudade".

A luz eu não desligo
Deixarei a claridade...
(Santa Teresa-ES, 28 de abril de 2022)
[29/4 07:29] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 54
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

VAMOS SEGUIR O CLIMA

Vamos colorir o placar
De medalhas e troféus até;
Queiram me acompanhar
Ou queiram passar o José:
Se eu primeiro não chegar
Um de vocês chegará!

Vamos seguir com empenho
Talvez devagar com o andor
Porque se uma dor eu tenho
O outro pode também ter dor,
Portanto muita atenção
Minha irmã, meu irmão!

Tenhamos "muitos cuidados"
Para não perdermos nota
Pois seremos eliminados
Se nós perdermos a rota...
Que sigamos com carinho
E não fiquemos pelo caminho!

Já há uma medalha lá em cima...

Vamos seguir o clima...
(Santa Teresa-ES, 29 de abril de 2022)
[29/4 08:11] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 55
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

DOIS ANÉIS, DUAS ALIANÇAS...

Eu vou explicar o porquê de eu ter
Dois anéis e duas alianças iguais
É porque, como você bem vê
Eu uso as luvas demais:
Anel e aliança para usar sem elas
E os de usar por cima delas.

Mas na verdade não são iguais
Esse e essa pequenos são
E não caberiam jamais
Estando com a luva na mão:
Encontrei a solução
Com a minha invenção!

Invente você também algo
Para solucionar um problema
Esse é dos degraus que galgo
Os dos seus tem outro tema:
É necessário muita teima...
E às vezes até perder cinema...

Siga o esquema!!!
(Santa Teresa-ES, 29 de abril de 2022)
[29/4 09:07] Ma P Da Silva: ||| Projeto Publicação Premiada
Texto 16
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação
Concordo com as normas do evento

MAIS UM POEMA DE AMOR

Hoje resolvi fazer
Mais um poema de amor
Daqueles que não têm lágrimas
E nenhuma sombra de dor.

Só uma saudade bonita
E gostosa de sentir
Daquelas que fazem a gente
Ficar feliz e sorrir.

É que lembrei de você
Quando o dia amanheceu.
Meu primeiro pensamento
Foi um sorriso que é só seu...

Fiz um poema de amor
Porque foi o que senti
Ao ver o seu lindo rosto
Quando meus olhos abri!
         Maria Pinto da Silva: 27/04/2022
[29/4 12:42] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 56
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento. 

AGRADECER ERGUENDO OS BRAÇOS

O TAV tava animado
O TAV um pouco parou
Não fique TAV parado
Continue a compôr
É só ficar bem ligado
Com as regras ao dispor.

Assim como Sanjo e Jonas
Os dois Muchanga daqui
Que estão "nas caravanas"
E são convidados a prosseguir...
O rumo não são as savanas
E muito menos é o "desistir".

Nós estamos no caminho
É só continuar dando os passos
Pode ser bem devagarinho,
Com intervalos, com espaços...
O importante é ir com carinho
E no final não negar abraços...

E agradecer erguendo os braços!
(Santa Teresa-ES, 29 de abril de 2022)
[29/4 13:36] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 32
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Vontade de te ter*

Gigantesco como o mar
Que a mim deixa fascinado
Meus olhos lindos a brilhar
Na cara de um ser apaixonado

Sentado na alfa da margem
Onde a vista é monumental
Admirando sua bela paisagem
Num momento sem igual

Sua cintura é como as ondas
Bailando num sobe e desce
Suas danças são profundas
Ainda quando o ritmo cresce

Tal como a lua lá no céu
Brilhante como uma estrela
Que dá cor ao teu branco véu
Deixando-te ainda mais bela

Quero tanto levar-te a Marte
Que esposa minha possas ser
Seu corpo é uma bela arte
E minha Vontade é de te ter.
[29/4 13:55] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:34
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Eu vim de lá

Onde o sol brilha para todos
Menos para o Zé ninguém
Os prisioneiros não vêem a mudança do dia
Os raios solares nem a beleza da lua.

Eu vim de lá
"Onde o rico fica mais rico
E o pobre fica mais pobre"
Não se fala dos chefes
Pois eles têm poderes.

Eu vim de lá
Onde não basta quem você é
Precisa ser celebridade para te evocarem
Das patências para te respeitarem
Onde as coisas funcionam de família à família
E se não ter, são os valores que funcionam.

Eu vim de lá
Onde eles fazem leis
E quebram os mesmos
Eu vim de onde você não pode reclamar
Apenas te basta murmurar
Eu vim de lá.
[29/4 15:06] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:01
Autor: Rafael Machado Kluwe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Gaiolas

Aberta a gaiola permaneceu a cantar.
No seu mundo permanecia a voar.
Se perguntava, sempre a cantar,
porque deveria para fora da gaiola voar.

Não alcançarei as alturas!!! 
Com minhas asas, daqui não saiu.
Nesta pequena gaiola, não enfrento tempestade, dor e nem maldade.

Naquela passagem não levarei minha bagagem, pois quem me garante que neste instante, no transpor a passagem, não será o fim do mundo que me acolheu.

Só conheço está gaiola!
Porque sair para o desconhecido?
Aqui, nesta pequena gaiola, canto, me alimento, reproduzo e vivo. Vive???

Esta é a Vida de milhões e milhões de pessoas no mundo.
Vivem num mundo criado para acreditarem que é só isso.

Nossa gaiola mental esqueceu que nosso verdadeiro lar é o céu, as montanhas, os rios, as planícies e a eterna busca pela verdade.

Esta verdade nunca estará aprisionada e engaiolada.
Nascemos águias, e um dia como águias voltaremos, ao cume da montanha.
[29/4 15:09] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 33
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Pátria Que Me Pariu*

Uma linda jovem aprendiz
Dos seus poucos e tantos anos
Infelizmente tornou-se meretriz
E seus filhos sofrem os danos

Dizem que a culpa é órfã de pais
Os mais abalizados á política
Que é tristonha no meu país
Sendo merecedora de uma crítica

Sou filho desta nobre pátria
Prostituída por cada dirigente
Ou melhor, elementos da máfia
Que roubaram o pão de nossa gente.

Já não há notícias para relatar
Ficaram apenas heranças do lamento
Sem escrúpulos estão a roubar
O pão que o povo adquire com sofrimento

Não há mais respeito nesta nação
Nem um pingo de vergonha,
Quando chega o tempo de eleição
O diabo atormenta quem sonha.

Vários são os que prostituíam-se com ela 
De noite e vários fizeram-no de dia
Massacraram inocentes em moeda
Mas nenhum dólar vos trouxe alegria

Pátria lamentavelmente contaminada,
Tantos jovens honestos desempregados
Por causa da maldita e infame bolada
Tantos de nós que por vós são humilhados.

Ahh meu Deus, mas onde já se viu
Pedir suborno por uma vaga de emprego.
E assim vão nos enfiando o prego 
Não no dedo. Na pátria que me pariu.
[29/4 15:26] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:02
Autor: Rafael Machado Kluwe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Fruta

Sou a fruta.
A árvore e sua madeira.
Sou a seiva.
Raiz profunda, 
que rompe o solo para levar alento ao fruto.

Lá do alto, na espera, sabe que mais cedo ou mais tarde será saboroso, pois no ciclo da natureza,
é certeza da grandeza de gaia.

Fui semente, na lua nascente.
Cresci faceira em direção ao Sol,
que todo contente, me esperou sorridente.

Banhei-me nas chuvas.
Cresci contente, tornei-me madeira, folhas, frutas e sombra.

No meu frescos, a menina faceira,
agarrada a fruta, se lambuzava com a doçura, 
daquela que um dia começou semente.
[29/4 15:26] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:03
Autor: Rafael Machado Kluwe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Onde estás não estou

Diferente, as vezes ausente. Menos influente ou fluente,
não perco o encanto de ser resplandescente.

Sou clarão e escuridão.
Medo, solidão e amor e paixão.
Sou tua guia em noite fria. Queria ser teu sol, mas sou  luz que teu coração conduz.

Apareço e desapareço, num eterno vai e vem, sempre com o mesmo endereço.
Sofro do eterno desencontro da metade do que amo que é a luz radiosa que no teu corpo se irradia.

Este, sem pedir licença, sabe que sua presença é sublime e sua aparição, início/ fim de mais um ciclo, de tua na tua atuação no palco da vida.

Tenho uma inveja gostosa e amorosa de ti.
Sol, sei que mesmo sendo Astro Rei, a mim não me enganas.
Sonhas em estar ao meu lado, num banho de luzes tênues e radiantes, para que mesmo em sonhos distantes, venhamos a surgir, aos olhares distantes para todos os amantes.

Num só momento, dizer-lhes que nossa natureza é brilhar em horas, formas, cores e luzes em momentos distantes.

Quem sabe assim, aprendam que verdadeiros encontros, também nascem dos desencontros, para unirem-se na unidade da visão celeste.
[29/4 16:01] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:04
Autor: Rafael Machado Kluwe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Não quero migalhas

Cansei de ser Bonzinho,
bonitinho,
queridinho..

Prefiro a feiura, 
a amargura,
a antipatia...
Adoro suas autênticidades e verdades.

Se a princípio doem, 
não se preocupem.
Tudo passa,
mesmo em pessoa desavisada.

Palavras, com "inho",
só parecem , mas não...
Para mim com "inho", bom é cam - inho,
car - inho e até estar soz - inho, 
pois são nestes momentos que cortinhas caem e o mundo se mostra inteiro e sem rodeios.

Não me considero simpático.. Ufa...
Palavras assim, são superficiais e mesmo em minha imperfeição, prefiro até palavra nenhuma.

Prefiro paixâo,
emoção,
desilusão e até decepção.
São os "ão" ou NÃO que te elevam e
te empurram.
Te sacodem para acordares do teu son - inho.

Te conduzem a reflexão e "só assim então, serei feliz bem feliz" (Cartola). 
Somente SIM não muda tua Vida e nem tua forma de Viver.

Quem sabe o silêncio e um abraço? 
Amo este genuino ato,
que acaricia minha Alma, que muitas vezes, sangra sozinha.
[29/4 16:10] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:05
Autor: Rafael Machado Kluwe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Sombras do Amor na Dor


Eu me encontro no negro véu das ilusões,
no limite do ódio ou 
na profundaza das paixões.

Eu me chamo solidão ou somente presença.
Vivo na escuridão e me alimento  do veneno das ilusões do Amor, sem limites.

Sem temer o amanhã, me arrasto nas chamas das tuas paixões, 
para viver ou morrer sem arrependimentos e lamentos.

Lamentos de ter vivido uma vida simplória, com rimas sem sentido e melodia fraca,
sem graça e puritana.

Paixão não tem graça, 
mas tem a mágica energia da pele em brasa.
Eu sou chama.
Verdadeira brasa.
Desabo no ilimitado,
dando vida a quem não me limita.

Combustivel para a dor que nos ilumima e arranca os mais belos sons e gemidos de uma melodia que para ti não tem sentido, 
mas para mim tambem é AMOR.
[29/4 16:11] marceloescritor: 🤔 III  Projeto de Publicação Premiada
Inscrições gratuitas

📌Placar:
01. José do CarmoES🇧🇷 🏵️🖐️☝️🚀
02. Maria Pinto SP🇧🇷🖐️🖐️🖐️☝️
03. Sanjo Muchanga🇲🇿✌️
04. Jonas Muchanga 🇲🇿🖐️✌️
05. Leonardo HolderbaumRS🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️
06. Olinda Máina🇲🇿🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️
07. Egas Tembe🇲🇿🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️
08. Taido Alcidio TAV🇲🇿🖐️
09. Rafael Machado RS🇧🇷🖐️








📌Máx de até 🖐️ textos/dia
📌Prêmio extra ao melhor estrangeiro se chegar até o final do evento.🇦🇴🇲🇿
📌Não esqueçam de fazer suas anotações num caderno, se repetir texto ou numeração: *eliminado* !
📌Confiram seus textos no blog:http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

Premiação para o  1° lugar: um certificado + troféu em forma de azulejo +  livro Espantos & Esperanças.

Legendas: 🏵️ 50 textos ; 100 textos 🏆
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Instagram:marceloescritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário