Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2022

III Projeto de Publicação Premiada XVI



[23/5 10:50] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:01
Autor:Wilton Zicas
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.


VOZ DA TERRA NEGRA
 
Rezas por mim, minha África 
Escrava libertada, resoluta de maneiras, mãe rica 
Cuja voz cheia, navega a nuvem enigmática 
Romântica e aromática 
Vieram, não sei donde, essas lembranças 
Dos teus mimos, carinhos, piedades e esperanças 
Aos ritmos de candomblés estrambólicos  
Vibração plana e plena, barulho mudo 
Rechonchudo…
Oh! Ignotos feitiços evangélicos 

Sussurra-me, mãe, que eu gosto!  
Dessa voz sem passado justaposto 
Indecifrável, ontológica, delirante 
Curiosamente… 
Renascida a cada momento, bonita
Doce e amarga ao mesmo tempo, esquisita 
Como as frutas do canhoeiro
À espera do caminheiro 
   
Um menino vai brincando na frágua solar
Sobre a areia negra como a cor dos seus olhos
Com cintilação interstelar 
Rapaz livre, escravo de si mesmo, orgulhos   
Corre, saltita, cambalhota, balanço quotidiano
Mais veloz que o curso da água no rio africano
O sol ígneo mastiga as folhas dos embondeiros 
Prestigiadíssimos herdeiros 
Da paciência que os séculos lhe deram 
E as celeumas desacorrentaram 

Wilton dos Zicas
PRÉMIO NACIONAL DE CULTURA-2020, MOÇAMBIQUE.
[23/5 12:57] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:62
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Vamos recuar o tempo

Se possível eu seguro o ponteiro de relógio
Giro, mas giro mesmo
Até onde tudo começou
Talvez eu veja onde o bom moço falhou.

Esqueça as minhas falhas
Todas as vezes que não dormi em casa
Deixei você esperando-me no jantar
Mas eu não chegava.

Esqueça todas vezes que eu bati em você
Agredi e faltei-lhe respeito
Os meus insultos no público
Querida, esqueça as vezes que eu fiz você chorar.

Vamos continuar de onde as coisas eram de bom agrado
Aprendi com o que eu tinha falhado
Nosso amor terá novas cores
Talvez eu deixa você colorir.

Prometo dar-lhe sempre flores
Fazer de si o meu amor
Cuidar-lhe sempre
Não sentirá a minha falta
Farei até o que eu fazia antes.
[23/5 16:32] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 69
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Poeta É Professor*

O poeta é um professor, 
ele ensina amar a vida, 
as pessoas não as coisas
pois tudo na vida
vai desaguar no mar do amor.

Amor ao próximo
como Deus ordenou
amemos uns aos outros
como Deus nos amou
está na hora de amar

O mundo está preenchido de juízes, 
se as pessoas soubessem amar 
tal como sabem julgar,
teríamos um mundo preenchido de amores.

Mas que bom que os poetas
estão aqui para ensinar 
o quão nós devemos amar
porque o amor é lindo como as borboletas

Sem dúvidas os escritores
são os que mais ensinam
falando de seus amores
ao mundo encantam e admiram.

Cada verso trás ensinamentos
capazes de deturpar
dos homens os comportamentos
os que não os fazem amar.

Egas Tembe
22 de Maio 2022
21:15
[23/5 16:32] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: *70*
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*8 Anos*

Há oitos anos nesta vida
Que existo sem motivos
Numa trilha percorrida 
Com doação de luto aos vivos.
Esse sou o eu verdadeiro,
Filho de um dado homem
Nascido a onze de fevereiro
Na terra de uma gente boa.

No período de oito anos
Tornei-me apenas alguém
Sem objetivos sem planos 
Devo ser um mero ninguém,
O tempo até que passa
Mas o passado me atormenta
Porque trás a lembrança
E minha dor no peito aumenta

Ao lembrar do meu pai
Uma lágrima em mim cai
E trás lembranças amargas
De momentos tão doces
Mas assim é esta vida
Muito trágica e suicida
Injustamente ela roubou
O homem que me gerou.

Egas Tembe
22 de Maio 2022
20:43
(Maputo)
[23/5 16:32] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 71
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*IMPOSSÍVEL*

Ainda que o mundo 
Seja terrível
Cheio de descontentamento
Após a pandemia,
Que a todos causou tormento
E roubou a alegria...
Ainda assim eu vos digo
Nesta humilde poesia,
Nada na vida é impossível.

Por mais que pareça
Em momentos angustiantes
O coração destroçado
E a mente em brasa
A crestar suas carnes 

Acredite! Nada é impossível

Há sempre uma luz
Em qualquer túnel fundo
Que incandesce o mundo
Por inteiro, seduz
As beldades da natureza
E reconquista a esperança
Pois nada é impossível
É só ter perseverança.

Egas Tembe
22 de Maio 2022 
16:34
[23/5 17:37] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 72
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Leonardo Holdebaum*

Hoje nasceu o menino Léu
Num parto paradoxal
Para brilhar como sol no céu
Trazendo poesia sem igual

Poetas como Léu poucos são
Que nos trazem versos únicos
Recheados de muita alegria
A isso chamo poesia do coração

Que venham mais anos
Acompanhados de inspiração
E que de todos seus planos
Esteja lá patente a emoção

Bem aventurado seja o Léu
Entre vários outros poetas
O dom da vida Deus nos deu
Então façamos dele uma dádiva.

Que a vida sorria para si
Como um pássaro 
Que cantarola nas manhãs
Alegremente sem fim.

Egas Tembe
22 de Maio de 2022
21:39
[23/5 17:37] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 73
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Ser Criança*

Como é bom ser criança
Brincar, sorrir e dançar
Ter rosto de esperança
Que um dia tudo irá mudar

Ser criança trás alegria
Incalculável, nem imaginas
A inigualável supremacia 
Deste livro chamado infância

As brincadeiras e os amiguinhos
Que por muitas vezes
Nos meteram em sarilhos
E mesmo assim agradeçemos ser crianças

Ser criança é um privilégio
E cada um pode tê-lo
É de todos o apanágio
De ser criança e sorrir incansavelmente

Todo mundo pode ser criança
Não importa a idade
Até quem estiver na terceira
Pode voltar a infantilidade

Não existe velhice
Que impeça alguém de ser criança
Prefiro optar por pieguice
O não rememorar a infância

Ser criança é viver com alegria
Esquecer os aborrecimentos
Tratar a gente com cortesia
E elevar seus sentimentos.

Egas Tembe
22 de Maio 2022
21:48
[23/5 20:13] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 108
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

ESTEJAMOS JUNTOS NA LIDA

Quais seriam as dicas,
Oh poeta Wilson Zicas,
Que vós daríeis para nós
Sermos semelhantes vós?

Estejamos juntos na lida...

Que o tempo vá passando
E vós sempre apresentando
Com a vossa desenvoltura
Toda a vossa "escultura"...

Em belos versos traduzida.

Se não pudermos ir embalados,
Ao menos não sigamos calados:
Pois assim compondo a história,
Estaremos rumo a grande vitória...

Em uma estrada bem colorida.

Nos falando da África estais,
Com vossos versos de paz:
Nós somos todos ouvidos
Dos vossos versos coloridos...

Que não haja uma despedida!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES, Brasil, 23 de maio de 2022)
[24/5 21:40] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 109
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

LEMBREI-ME DE FALAR ESTA VERDADE

Agora eu quero me pronunciar
Sobre aqueles textos literários
Bem carregados de emoções,
Que alguém ao nos apresentar
Mexe com nossos imaginários
E até nos faz compôr canções.

Vendo foto de João Neiva cidade
Com palmeira esbarrando no céu
Bem diante da matriz de São José,
Lembrei-me de falar está verdade:
A Rainha Neiva merece um troféu,
Pois não deixa se apagar nossa fé.

E além do mais enfeita tudo nas palavras
E como eu disse, as emoções são demais
Por ser sua forma de falar é tão agradável,
Parece até que ela tira pérolas de Lavras,
Mas ela simplesmente mostra qu'é capaz
Em cada ação sua, que é tanto louvável!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 24 de maio de 2022)
[25/5 23:53] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 110
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

NOSSA SENHORA DO BOM PARTO

Hoje foi bom para trabalhar
Sem o sol para me queimar.
Estava bem frio e molhado
Mas eu estava agasalhado.
Foi pra frente o meu serviço
E eu gostei muito disso.

Só depois que escureceu
Foi que eu voltei pra casa.
A lanterna acendi eu.
Parecia que uma brasa.
Eu levava em minha mão
Para ir clareando o chão.

Mas eu cheguei a tempo
De ir ainda ao templo.
É que tem muita oração
Nesses dias de preparação
Para a festa da padroeira
Nossa Senhora do Bom Parto...

Está semana inteira...
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 15 de maio de 2022)
[26/5 09:22] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:63
Autor: Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

JOANA

Eu estava no trabalho
Quando de repente
O celular tocou
Era a sua mensagem.

Ansiosamente abri
O texto era longo
Matou-me de desgosto
Não quis ler.

Continuei trabalhando
Voltou a insistir
Eu ali sem me preocupar
Pois de trabalhar, não queria parar.

Depois de algumas horas
Abri o seu texto
Eram choros
Você clamou pela vida.

Os bandidos entraram na nossa casa
Levaram tudo
Abusaram de si
Eu sem noção, ignorei
Arrancaram o seu coração
Tiraram você da minha vida, Joana.
[26/5 09:22] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:64
Autor:Olinda Vilanculos
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

MARIA

Vou à sala
Pego uma garrafa de álcool
Aquela que julgam ser a mais pesada.

Nem quis o copo
Saí com a cabeça fervendo
Bati na porta agressivamente
Chamando o seu nome "Maria".

Entrei no carro
Pus-me ao volante
Comecei a beber.

Não preciso falar da velocidade
Não queria música
Só queria silêncio e a sua voz.

O álcool estava tomando conta de mim
Mas eu não parava de chamar por si
"Maria, Maria"

Depois de alguns minutos
O carro despenhou-se
Era o meu fim
Mas Deus não havia desistido de mim
Levantei gritando "Maria, Maria"
Por quê você me traiu?
[26/5 14:10] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 111
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

A MARIPOSA

Ela chegou bem aqui.
Veio beijar uma flor.
Ela parecia um colibri,
Com o mesmo motor!

Estava já quase escurão.
Tudo se aconchegando.
Parecia também avião:
Um caça sobrevoando.

Como existe a raposa
Que só se parece cão,
Essa era uma mariposa.
Era o que parecia não.

Não só essa vez que vi
E pensei ser beija-flor
Que voa pra lá e pra qui.
Pra qui e pra lá voou...

Voou e seguiu voando...
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 26 de maio de 2022)
[26/5 15:33] marceloescritor: 🤔 III  Projeto de Publicação Premiada
Inscrições gratuitas

📌Placar:
01. José do CarmoES🇧🇷 🏆🖐️🖐️☝️🚀
02. Maria Pinto SP🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️
03. Sanjo Muchanga🇲🇿✌️
04. Jonas Muchanga 🇲🇿🖐️✌️✌️
05. Leonardo HolderbaumRS🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️
06. Olinda Máina🇲🇿🏵️🖐️🖐️✌️✌️
07. Egas Tembe🇲🇿🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️
08. Taido Alcidio TAV🇲🇿🖐️
09. Rafael Machado RS🇧🇷🖐️✌️
10. Kataleco Chalado🇦🇴☝️
11. Wilton Zicas🇲🇿☝️








📌Máx de até 🖐️ textos/dia
📌Prêmio extra ao melhor estrangeiro se chegar até o final do evento.🇦🇴🇲🇿
📌Não esqueçam de fazer suas anotações num caderno, se repetir texto ou numeração: *eliminado* !
📌Confiram seus textos no blog:http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

Premiação para o  1° lugar: um certificado + troféu em forma de azulejo +  livro Espantos & Esperanças.

Legendas: 🏵️ 50 textos ; 100 textos 🏆
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Instagram:marceloescritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário