Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2022

III Projeto de Publicação Premiada XVII



[27/5 11:44] marceloescritor: III Projeto Publicação Premiada
Texto 08
Autor: Rafael Machado Kluwe
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

Sou o Todo no Nada. 

Se penso não quero existir
Se penso desisto
Não insisto
Não me permito lutar com algo que não acredito.

Em que acredito?
Acredito no impensado
No imprevisto
Naquilo que é inesperado
Que arrebata meu corpo e alma e é invasivo
Não teme a Nada e Ninguém, 
só ao que Penso.

Me embriago na fuga
Na ruptura do que me satura
Me entorpeço
Me entrego nas águas profundas, 
em meio a insensatez
que ruge como minha alma.

Alma, acalma minhas queixas!
Não quero ser estranho
Quero somente me esvair
no nada, 
para afinal ser tudo 
Tudo que somente o Nada alcança,
quando no Todo, descansa.

Rafael Machado Kluwe
[27/5 16:06] marceloescritor: ||| Projeto Publicação Premiada
Texto 21
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação
Concordo com as normas do evento

SÓ APRENDI AMAR

Sou formada na escola da vida
Em poucas aulas faltei
Mas estou arrependida
Pelas aulas que matei.

Nelas sou analfabeta
Nada delas aprendi.
Não aprendi enganar
Mentir e nem fingir.

Só não devia ter faltado
Nas aulas de esquecimento
Mas não sabia que o amor
Traria tanto sofrimento.

Nas aulas de amor não faltei
E agora vivo à sofrer
Pois só aprendi amar
E não sei como esquecer!
      Maria Pinto da Silva: 08/01/1992
[27/5 22:01] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 112
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

ESCREVENDO NA CAMA

Eu estou com muito sono
Na cama da qual sou dono,
Mas me sinto na obrigação
De "compôr uma canção".

Não se deve escrever na cama,
Pois tão logo ela te chama:
Faças tua oração
E te desligue do mundão.

Quem sabe tão logo eu durma
E sonhe com a minha turma
E tenha uma inspiração
De tocar cada coração?

Enquanto não acontece
Eu não vou fazer a prece:
Depois junto uma mão na outra mão
E peço aos santos e anjos, intercessão.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 27 de maio de 2022)
[28/5 09:45] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 113
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

AVES MORREM EM VIDRAÇAS

É sempre muitíssimo triste
Quando quem come alpiste
"Fala" o bico na vidraça
Que chega a sair fumaça.

Toda ave talvez corra o risco
Ao voar que nem corisco...
Sai voando desembestada,
Achando que ali não tem nada...

Às vezes bate é o peito
Mas morre do mesmo jeito.
Já cai no chão seca
Quente mas logo está fresca.

Seja grande ou seja pequena,
A gente fica com muita pena.
A cena é triste de ver...
Serena, o que se pode fazer?

Ou, diga-me, Açucena!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 28 de maio de 2022)
[28/5 15:39] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 74
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Victória*

Vitorioso. Quem será?
Desta tremendo duelo
Dentre eles, quem vencerá
O maior de todos troféus?

A liga dos campeões
A maior de todo mundo
Que brota nos corações
Um amor tão profundo

Ela chama-se UEFA
A famosa liga milionária
Tem tantos anos de idade
Que é quase centenária

Os homens podem chorar
Pelas suas esposas
Somente o futebol pode alegrar
E roubar emoções nossas

A cada canto do planeta 
Tem um punhado de mulher
Que também é adepta
E sabe sentir a emoção de vencer

Ser adepto não apenas torcer
Pelas equipes que vão duelar
Ser adepto é necessariamente vencer
Mesmo quando é o adversário a celebrar

É difícil definir 
Mas acredite em mim irmão
Se o futebol deixar de existir
Não haverá amor no Mundão.

Mas hoje que será o campeão
Deste grandioso duelo 
Serão os Gigantes madrilenos
Ou o comboio inglês vermelho?

No último confronto
Os merengues saíram na melhor
Mas hoje talvez seja diferente
Eu cá deste lado sou indiferente

Mas estou ansioso para ver Mané
Nosso diamante africano
Brilhando com Salah também,
Mui talentoso este muçulmano.

Que vença o melhor em campo
E juíz que se comporte no relvado.

Egas Tembe
28 de Maio de 2022
19:27
[28/5 15:39] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 75
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Lembranças*

O tempo passou
Rápido demais para nós
Como um raio de luz,
Ficaram lembranças
Dos teus lábios
Beijando os meus,
Dos nossos sabores 
Que são os melhores
Da tua boca 
Beijando a minha
E dos teus olhos azuis 
Mirando o amor
Que tem sua moradia
Na avenida da paixão
Onde o peão
É o meu coração
E às vezes,
Nesse incidente de memórias
Minhas e suas
Me vem as vitórias
Das batalhas 
Que juntos enfrentamos
E no final de todos dias
A linda lua olhavamos
E as estrelas, brilhavam
Como brilham os olhos seus.
O teu cheiro 
Lembra-me a floricultura
E o glamour do floricultor
Demostrando fascínio
As flores tão belas
Mas no final de tudo
Todos sabemos que tu
És a mais linda
E a mais cheirosa do que elas.

Egas Tembe
28 de Maio 2022
18:35
[28/5 16:34] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*
Número de texto:01
Autor: Miriam Beatriz
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

"BUSCAME Y ME ENCONTRARÁS "

Búscame y me encontrará, en el sendero de la felicidad, 
búscame en las estrellas de la noche, 
que alumbran con la luna de la noche,
porqué mi corazón y mi alma está  solitaria,
Buscameen el horizonte y en las caracolas,
que están  en la mar,
no me juzgues con la mirada ni tampoco no me busques en la soledad del amor,
sólo mírame con alegría y felicidad, 
hoy mi vida no hay rencores ni  odio,
solo búscame sin piedad porque el Alma y el corazón está  vacío,
como la niebla del amanecer,
y el rocío de la noche,
no me busques en la noche,
sin preguntar qué el dolor,
que el corazón se sentirá vacío.
Miriam Beatriz Sanchez D.A.R 
2022
[28/5 18:02] marceloescritor: III Projeto Publicação Premiada
Texto 10
Autor: *Jonas Francisco Muchanga* 
Autorizo a publicação
Concordo com as regras do evento


III Projeto Publicação Premiada

*Vendedores de almas*

... saqueando o estômago do povo 
deliciam - se das suas lágrimas 
e fingem jejum frequente... 
... correm para negar o vazio nas panelas alheias
e furam a todo custo a panela do seu filho 
... dançam a belo prazer o som do grito de socorro desse povo pacato
e sem escrúpulos
 aumentam o volume e fingem também cantar
... são feitos de corações metálicos
não conhecem a dor e nem o peso da lágrima
... são consumidos pela cegueira
e penetrados pela ganância
embucham a morte e engravidam a pobreza das suas almas
... e no final
contemplam o vazio quando o tudo 
transformar-se em nada em tempos 
onde o tempo deixa de ser passageiro para cobrador. 


Autor : *Jonas Francisco Muchanga*
[28/5 19:07] marceloescritor: III Projeto Publicação Premiada
Texto 11
Autor: *Jonas Francisco Muchanga* 
Autorizo a publicação
Concordo com as regras do evento


III Projeto Publicação Premiada

*Um outro olhar*

saia dessa prisão
ofereço-te o mundo que os pássaros te negaram
enquanto pousavam em cada árvore
verrumando novas flores
ofereço - te o meu ninho
venha acolher seus medos
e toma consigo as asas
pois pretendo te fazer voar na esperança
arrancando de ti as lembranças
que te suspendiam o voo
dando espaço á quedas
e servindo lágrimas aos teus dias
não tarde o tempo
mesmo o céu conhece as minhas intenções
quero transvazar o espaço
e somente as nuvens terão conhecimento dos seus dias
quando junto a lua
relatares o adeus de outras emoções.

Autor :*Jonas Francisco Muchanga*
[29/5 10:35] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:01
Autor: Erick Muguliua
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.


Erick Muguliua

Não por sim

Se não quiser me dar um beijo
Ao calor apertado da boca
Me dê um abraço em desculpa
Por não ter que dizer sim

Se dissesse sim ao pedido
Ao invés do não que transforma seu ente em colérico,
Fazer de mim um sim
Em cada passo que vaga 

Não, diga sim por pena
Nem diga não para me castigar
Diga o que o coração acreditar
Se for uma paixão pode ser que aceito

E os raios que brilham
Como disse se sim, brilharem! 
Aos seus lábios uma vez para sempre
Sim o amor que completa o meu ente.
[29/5 16:07] marceloescritor: III Projecto Publicação Premiada
Número de texto:02
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.



Erick Muguliua

Nascer para ver e viver

Então, uma flor aguarda
No seu substancial aroma alado
Na pele cega de um pivo
Descansar as lágrimas secas no rosto

Quando paro de nascer 
Não, se vejo cada horizonte
Que apaga a cada por do sol
Quando nasce a escuridão

Nas lentes do passado
O mágico olhou para ver
O futuro de uma flor que nasce 
Em cada coração que se tem

Mente que se fita melancolia ingénua
Nasce para ver de tristeza o mundo andar
A gente que se passa com um olhar para ver as imagens da vida 
Que se prefere nascer para ver e viver
[29/5 16:07] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:03
Autor: Erick Muguliua
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.


Erick Muguliua

Como vai o teu dia?

Uma manhã risonha
Ao ar fresco soprante
Um grande farol auxiliar
Do dia, novos desafios em manga


A sopa no fogo de restos do ontem
Os intestinos lisos de correr um rio de ar
A mesa apenas uma esperança
Do estômago cheio de ilustração

É um novo dia, o dia promete!
Quando o velho para o futuro,
Acena o presente, e no decote da maldade
Um corvo à cruz, na vida que se leva

Na cidade uma criança canta
Lá no campo um adulto embala uma missaga
Deve ser assim a cada dia, 
Até os ventos roncarem novas mudanças
[30/5 06:58] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 114
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

DIÁRIA LUTA LITERÁRIA

Marcelo não é de Ponto Belo
E nem mesmo de Castelo,
Nasceu foi no Rio de Janeiro
Esse tão grande guerreiro...

Guerreiro em sua luta diária!

A cidade atual do Marcelo...
Do grande Marcelo Escritor,
Não é a cidade de Curvelo:
É a cidade de Salvador,

Na qual trava luta literária!

Por sua espiritualidade,
Tem grande facilidade
De sempre ir em frente,
Acompanhado de gente...

E assim compõe a literatura!

Com turismo ao nosso dispor
E com literatura principalmente:
Parece até que tem um motor
E vai seguindo aceleradamente...

E alcança a maior altura!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 29 de maio de 2021)
[30/5 06:59] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 115
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

NOSSO GRUPO TEM RAINHA

Nosso grupo é tão importante
Que até tem uma Rainha:
Por isso ele é constante...
Constantemente ele caminha...

O nome do grupo é marceloescritor
E o da Rainha é Neiva Regina
Que trabalha com muito amor
E assim muito nós ensina!

Rainha Neiva é brilhante
Nas artes e no que escreve!
E ela é tão cativante
Que até nas merendas que serve
Na creche aonde trabalha,
Sua alegria espalha!

Tem grande sensibilidade
E muita disponibilidade
De estar participando
Sempre nos incentivando!

Por isso que ela vai longe...
E a gente "toca o bonde"...
Pois com a sua empolgação
Ela nos dá motivação!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 29 de maio de 2022)
[30/5 07:00] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 116
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

JANDIRA INSPIRA

Com Jandira que inspira
Esse grupo nunca expira.
Ela sempre tem uma prosa
Que tem perfume de rosa.
Sempre tem uma fala
Que faz a gente se animar,
Até quando está na escala
Quando está a trabalhar...

De bombeira em alguma festa.

Ela não fica ausente
Em nenhuma ocasião
E sempre manda presente
Que é sempre um bolão
Sempre acompanhado de mensagem
Que faz aumentar a coragem
De permanecer no salão
E nunca desistir não...

Pois ficar de bobeira não presta.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 29 de maio de 2022)
[30/5 07:00] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 117
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

VIVA IEDA THOMÉ

No pé de amora, um bicho de seda
Fez-me lembrar de Ieda...
Ieda da "Feliz Vida"
Bem lá na Guaratiba.
Que faz com muita precisão
O jornal Guarazão!
E ela sempre aparece
Com algumas dessas preces.
E a gente agradece.
Ela nunca da gente se esquece
E a gente dela se lembra bem
Para dizer ao menos um amém.
Viva a Ieda Thomé
Que está sempre na luta:
Que nunca perca a fé
Essa pessoa tão culta!

Vamos que vamos Ieda!!!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 29 de maio de 2022)
[30/5 07:01] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 118
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

ARLETE REFLETE

Arlete que muitas vezes reflete,
Ao analisar todos os textos,
Quase sempre encontra pretexto
Para criar o próprio texto dela.

"Talvez prepara um omelete"
E vem logo marcar presença
Demonstrando sua crença,
"Depois é que lava a panela".

Viva a Arlete Medeiros, viva!
Que ela sempre seja criativa
E sempre esteja na ativa
Com suas ações festivas!

Continue nesse bom clima
Seguindo sempre pra cima!
Não é necessário ter rima...

Mas siga em frente, "menina"!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 30 de maio de 2022)
[30/5 19:04] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número de texto:09
Autor: Rafael Machado Kluwe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

Encontrem a Cobra do "Paraíso"

Por que a cobra convenceu Eva a morder a maçã?
Imaginaram  o mundo sem o pecado?
Onde estaria a paixão?
Pura ilusão, ou alimento para a  emoção?

Não se pode amar sem um dia conhecer o verbo odiar.
Amo, por um dia ter odiado.
Amas, por quem sabe fostes abandonado.
Ama, por que conheces a dor.
Amamos, amamos sim!! 
Cansamos do ódio.

Amais...
Amam...e se apaixonam, pois assim temos a emoção, a paixão...e também Amor, por que não.

O mundo pode até ser feio, as vezes...
A beleza, só existe porque maltratamos o feio para  reverenciar o belo.

Eu gosto do feio, do autêntico,
aquilo que foge ao padrão, para só assim então "Ser".
Aquele que ama o belo, o padrão, a convenção, esquece a "Verdade".

Vive na ilusão e morre sem Amar a Realidade.
Triste verdade do 'Mundo 'Tik Tok", onde um "like" é pura Alegria e "Amigos", somente fantasia da Rede Virtual.
[30/5 19:06] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 76
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.


*Meu Amor Por Ti Vive*

Meu peito bate fortemente
Quase que explode feito granada
E atrai imagens a minha mente
Que me lembram minha amada

Como a brasa do Carvão,
Os meus olhos ardem
E os compartimentos do coração
Aos bocados se partem

Só tu me podes concertar
E conglutinar os estilhaços
Que a mim e a ti vão conectar
Entre beijos, núpcias e amassos

Sabes quantas batidas
De meu peito, são necessárias
Para compensar noites perdidas.

Corre um rio de lágrima em mim
Inundando a beleza de meu rosto
Uma vontade de ter-te sem fim

Mas ninguém é para sempre
Nem mesmo o lendário tempo
Corre sem parar, para frente,

Leva consigo toda gente
E as histórias por nós vividas
Ficam vivas eternamente.

Egas Tembe
30 de Maio 2022
22:47
[30/5 19:06] marceloescritor: *III Projecto Publicação Premiada*
Número do texto: 77
Autor: Egas Tembe
Autorização de Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Princesa*
(Lesyna Tembe)

Para aprender a andar
Tens que aprender a cair
E antes de aprender a falar
Tens que aprender a sorrir

Pois, sorriso como teu
Não há menina que detém
Lembra-me um, o meu.
Que é impecável também

Adoro quando está no colo da vovó
E quando tentas dar um bá
Te borras nas fraldas de cocó
Mas não aborreces o papá

Aprenda a sorrir princesa
Porque sorrir é viver
Mesmo quando a tristeza
Vem nos enfraquecer

A vida na terra é um mistério
Mas essa lição deixo para depois
Porque hoje tudo que eu quero
É ver o sorriso de nós dois

Prole de um nobre Rei
Herdeira da beleza infindável
Meus versos para ti preparei
Neste dia especial, inigualável.

Seus olhos de boneca
Estampados nesse rostinho
Tão belo, na neneca,
Me fazes sentir seu carinho.

Cresça hoje e cresça amanhã
Sorria sem motivos para todos
Quando o sol nascer de manhã
Cresça e corra atrás de seus sonhos.

De: Egas Tembe
Pra: Lesyna Tembe
30 de Maio de 2022
23:30
[31/5 08:37] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 119
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

...PARA EU EVOLUIR

Ainda que eu não peça,
Dê-me licença poética
E se uma ou outra peça
Minha for fora de ética...

Queiram me perdoar,
E não me tirem do ar!

Se minha mania for essa,
Serei uma figura patética?
Qu'em cada uma remessa
Encontre-se poesia épica!

Queiram me aplaudir
Para eu poder evoluir.

Vai ter quem dirá "eca,
Ele nem usa a métrica!
Como esse humano peça!
Ele não conhece a mística...

Exata da forma da cria
Da mais genuína Poesia..."
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa,ES- Brasil, 31 de maio de 2022)
[31/5 09:04] marceloescritor: ||| Projeto Publicação Premiada
Texto 22
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação
Concordo com as normas do evento

SÓ E VAZIA

Às vezes, na madrugada, sem sono 
Me levanto e saio
Caminhando entre o verde e as flores
Sinto-me só e vazia.
Visto-me de luar
E bordo-me de estrelas.
Cheiro uma flor
Que me lembra teu cheiro
Então, sorrio para as lembranças
Que vem sem eu perceber
E enche meu coração de alegria
Depois choro triste de tanta saudade
Ao sentir falta do nosso amor
Quando a realidade
Me traz de volta para mim
E percebo que estou sem você.
A solidão afasta de mim
As lembranças boas que guardei de nós.
Sinto-me despida novamente
A lua perde o seu brilho
E as estrelas já não são tão radiantes.
Volto para meu leito frio
Abraço meu travesseiro
E tento esquecer
Que um dia fomos um do outro
Acreditando que o que nos unia
Era o amor, que na verdade
Em teu peito, nunca existiu!
             Maria Pinto da Silva: 22/04/1988
[31/5 10:24] marceloescritor: 🤔 III  Projeto de Publicação Premiada
Inscrições gratuitas

📌Placar:
01. José do CarmoES🇧🇷 🏆🖐️🖐️🖐️✌️✌️🚀
02. Maria Pinto SP🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️✌️
03. Sanjo Muchanga🇲🇿✌️
04. Jonas Muchanga 🇲🇿🖐️🖐️☝️
05. Leonardo HolderbaumRS🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️
06. Olinda Máina🇲🇿🏵️🖐️🖐️✌️✌️
07. Egas Tembe🇲🇿🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️
08. Taido Alcidio TAV🇲🇿🖐️
09. Rafael Machado RS🇧🇷🖐️✌️✌️
10. Kataleco Chalado🇦🇴☝️
11. Wilton Zicas🇲🇿☝️
12. Mirian Beatriz🇨🇿☝️
13. Erick Muguliua🇲🇿☝️✌️








📌Máx de até 🖐️ textos/dia
📌Prêmio extra ao melhor estrangeiro se chegar até o final do evento.🇦🇴🇲🇿
📌Não esqueçam de fazer suas anotações num caderno, se repetir texto ou numeração: *eliminado* !
📌Confiram seus textos no blog:http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

Premiação para o  1° lugar: um certificado + troféu em forma de azulejo +  livro Espantos & Esperanças.

Legendas: 🏵️ 50 textos ; 100 textos 🏆
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Instagram:marceloescritor


Nenhum comentário:

Postar um comentário