Seguidores

sexta-feira, 5 de março de 2021

II Projeto de Publicação Premiada V

 



[08:09, 03/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  42 de  03. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação 




Aflato




Sob a poesia das constelações ao luar

Sonhei com teu seio/paz, feliz a versar

O teu canto de celestes em procissão

Dissipou as amarguras de meu coração


No expelir de meu paladar o teu fulgor

Fez-se nuvens de algodão e bioaçaflor

A minha saturação primava o teu olhar

E na tua poesia a terra beija o azul-mar


E entre os vales do Profeta e alquimia

O teu Lenho fez-se as luzes das cidades

E os brotos que choravam sem atenção

Foram aquecidos em teu colo e proteção


Nesta estrada que singra as terras infinitas

Fervilha minhas veias com teu soro de vida

Apressa o sol dos teus dogmas incessantes

Batiza-me no teu ventre de céu pulsantes 


Vem Aflato que arpeja os pulmões abertos

Dê-me teu vítreo oxigênio do colibri liberto

Flerta-me com derriço, aguça-me em fulgor

Na canção de exício imergir-me em teu amor

[08:09, 03/03/2021] marceloescritor: Placar do II Projeto de Publicação Premiada


🤔Participantes 


01. José do Carmo  🖐️🖐️☝️✌️🇧🇷

02. Jonas Muchanga 🖐️☝️✌️🇲🇿

03. Ieda Thomé 🖐️🇧🇷

04. Maria Pinto 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷

05. Henrique Lucas 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️🇧🇷

06. Clara Elaine ✌️☝️🇧🇷

07. Admilson Queiroz ☝️🇧🇷

08. Paulo Roberto ✌️✌️🇧🇷

09. Arlete Medeiros 🖐️🖐️✌️✌️🇧🇷

10. Luciano Soemakib ☝️🇧🇷

11. Amandinha Simpatia☝️🇧🇷

12. Whashington Lanfredi 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷

13. Albino Chairo ☝️✌️🇲🇿


🤔Premiações:

Primeiro Lugar : Livro de Antologia Falarj  + Camisa Oficial do Olodum tam G + Medalha de Honra+ imã Literário Dai-vos Luz  + Certificado 

Segundo Lugar : Livro de Poesias Selectas + imã Literário Dai-vos Luz + Certificado

🤔Final da publicação 06/11 18h.📌

🤔Não…

[08:26, 03/03/2021] marceloescritor: Projeto amanhecer poético:

Extraído de meu livro "Infinito Contido" o poema "Minha Canção".

Um bom, maravilhoso e próspero dia a todo(a)s.

[10:49, 03/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 44

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


Depois De Tanto Tempo


Depois de tanto tempo

Escrevi uma canção

Em homenagem à nós dois

Que desprezamos o amor

Pra seguirmos outros caminhos

Não pensamos no depois.


Nosso amor era tão lindo

Cheio de sonhos e planos.

Caminhamos lado à lado

E que era pra sempre juramos.


Depois de tanto tempo

Ainda me lembro de você

Por isso fiz essa canção

Para nela te dizer

Que o meu amor ainda está vivo

Dentro do meu coração.

          Maria Pinto da Silva: 07/04/1986

[10:49, 03/03/2021] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada

Texto 15

Autor: José Carlos do Carmo

Autorizo Publicação.


VOTAÇÃO LITERÁRIA


Os melhores já vão vencer

Os menos bom já vão perder

Então, no meu entender,

Alguém tem que perceber

A existência dos menos bom

E reconhecer que eles têm dom

E dar-lhes votos de confiança

Incluindo-os mais na dança.


Os melhores não estariam no salão

Se os menos bom não estivessem não

E no final todos são vencedores

Vivas a todos os escritores!

(03 de março de 2021)

[10:49, 03/03/2021] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada

Texto 14

Autor: José Carlos do Carmo

Autorizo Publicação.


CRUZ CHEIA DE LUZ


"Tinha uma cruz cheia de trevas"

E vieram serpentes matar gente

Deus mandou Moisés modificá-la

Com imagem de serpente de bronze

Como prefiguração do Redentor

Para que as pessoas parassem de morrer.


Mas após continara a cruz cheia de trevas

Até que pregaram nela o Servo Sofredor

("O meu Senhor e meu Deus"-

"O meu Deus e meu Senhor")

Foi então que a cruz se iluminou

Ficando até agora cheia de luz

Pois é instrumento de salvação!

(02 de março de 2021)

[10:49, 03/03/2021] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada

Texto 04

Autor: Albino Chairo

Autorizo Publicação.



MARGARIDA


Margarida,

Bem me quer,

Deixa que eu ti diga...


Tão simples é o teu amor,

Virgem e esmeralda,

que enche me de calor.


Tão simples são teus lábios,

Banhadas de maquilhagem,

Beijo doce e malhado.


Minha bela flor,

Sinto por dentro o encanto,

Por olhar o seu bem querer,


Como a rosa sobre à mesa,

Cheirosa de natureza,

Com a sua beleza sabes fazer.


Eu sinto,

Sinto a sua glória,

O sentido que fazes na vida.


Sinto o amor,

A melomania da sua poesia,

Banhas me de amor,

Simples e complexa alegria.


03/03/2021


[19:51, 03/03/2021] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada

Texto 05

Autor: Albino Chairo

Autorizo Publicação.



PELA MANHÃ


O céu nasce levemente,

Limpo como a branca liberdade,

O sol brinda no convento,

O seu raio fundido, rico de vitamina.


O vento levanta poeira,

Nas Altezas da montanha;

Onde a onda que a banha,

Agita as aguas da praia.


O mar enrola na areia, 

nas nuvens da palmeira;

Pela manhã, rompe o aurora,

E ouve-se o ruído das rolas.


O lírico dos mexericos, 

Aves agrupados no pomar;

E das folhas secas espalhadas no quintal.


03/03/2021

[19:51, 03/03/2021] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 

Texto:2

Autor:Luciano Soemakib

Autorizo a publicação  


  

SORRINDO NO AMANHECER 


Sorrir ao amanhecer   

Inspirado ao levantar 

Abraçar te,me despedindo  


A saudade 

Sinto só do seu Amor 

Quase enamorei 

Procurando minha metade

E minha eterna amada


Lá no alto,olho o céu 

A cor de extrema beleza 

Insistindo o meu amor 

Só quero o teu abraços 

O mundo vira as voltas 

De encher o coração

Cada hora que se vai

Vira os minutos 


A braveza do vento   

O meu encontro com minha amada

Acalma meus os sentimentos

Na hora de ti deixar


D. R. À autor 

Luciano Soemakib

[19:51, 03/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 45

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


QUE BOM SERIA



Que bom seria se o mundo fosse um jardim

Todo coberto de flor!

Seria lindo se todo povo cantasse

Uma canção de amor.


Que bom seria se não existisse a dor

Nem a lágrima pra chorar!

Que bom seria se não existisse o vício!

Assim não seria difícil esse mundo concertar.


Que bom seria se a prisão não existisse

E o bandido fosse santo!

Como eu queria ver brilhar em cada rosto

Sorriso em lugar de pranto!


Que bom seria se não existissem armas

E ninguém tivesse fim!

Se a paz reinasse na terra e se fossem feitas as guerras

Só com balas de festim.


Que bom seria se a vida fosse eterna

Para humanos e animais!

Que bom seria se a fera fosse mansa

E o humano amasse mais!


Que bom seria se a tristeza não existisse

E felizes todos vivessem!

Só existisse alegria. Na verdade o que eu queria

Era que a morte morresse.

     Maria Pinto da Silva: 01/01/2002


[06:55, 04/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 46

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


Nada Poderá Mudar



Tentaram matar nosso amor

Mas e forte e não morreu.

A brasa não se apagou

E das cinzas renasceu.


Passei tantas madrugadas

Acordada em você pensando

E apesar do que passamos

Eu continuo te amando.


Quando o amor é de verdade

Vem com a felicidade...

Nosso amor ressuscitou.


O que tem que ser será

Nada poderá mudar

O que Deus abençoou.

          Maria Pinto da Silva: 10/12/2016

[06:55, 04/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 47

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


É Impossível Te Esquecer



Eu me enganei quando falei

Que não iria lembrar de você.

Eu juro que até tentei

Mas é Impossível te esquecer.


Das lembranças eu tentei fugir

A saudade me atropelou.

Meu coração que bate por você

Na solidão se acidentou.


Não dá mais pra juntar os cacos

De um coração despedaçado

Dentro de um peito sofredor

Que por você foi desprezado.


Jurei que te esqueceria

Meu juramento foi em vão.

É bem mais forte do que eu

O que sinto no coração.


Vem a madrugada, o sono não chega

E eu não te esqueço.

Amanheço o dia pensando em você

Que não tá nem aí pro meu sofrimento.

       Maria Pinto da Silva: 05/03/1987


Projeto Publicação Premiada

Texto 16

Autor: José Carlos do Carmo

Autorizo Publicação.


A POESIA ACONTECE


Quando amanheceu o dia

E caminhou até a tarde...

Foi bom dia, Poesia!


Quando o dia entardeceu

E seguiu até a noite...

Boa tarde, povo meu!


Agora o dia anoiteceu

E ninguém se esqueceu

De dizer que a noite é boa...


Ninguém está aqui á-toa

Cada um é boa pessoa

Que tem sua asa e voa...


Amanhece, entardece, anoitece...

A gente faz prece

E a poesia acontece!


Que não tenha fim:

Que seja sempre assim

Para vocês e para mim!

(03 de março de 2021)


[18:56, 04/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 48

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


GALO NA TESTA


Lembrando os tempos do calo

Que a gente chamava de galo

Que na testa cantava

Sorri ao lembrar meu grito

Num desabafo esquisito

Quando por mamãe chamava


E quando o galo cantava

Na testa que apanhava

Ao provocar uma briga

Ia pra casa correndo

E mentia pra mãe, dizendo

Que era dor de barriga.


Com medo da correção

Não falava a verdade não

E logo voltava a brincar.

Tudo voltava ao normal

Já não estava mais de mal...

Como é gostoso lembrar!


Com tanta lembrança boa

Estou aqui, rindo atoa

Me lembrando do tal galo

Quando na testa crescia.

Oh, meu Deus, como doía!

É com saudade que eu falo.

        Maria Pinto da Silva: 24/02/2021

[18:56, 04/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto: 44  de  04. 03 .2021

Obs.: Autorizado para publicação 



Um sonho



Nas cortinas geladas da solidão 

A noite aspirava teu aroma de estrelas

Eu anjo esvaído num mar de desejo

Fulgava tua pele com sabor de queijo


Meus braços verdes te esperavam

Na simplicidade de nossa cama

Entre o beijo/oculto/cálido  de sabor

Venha logo e  estirpe este temor


No cair das horas meu peito sofre

Você não veio e estou a chorar

E na madrugada eu vou te chamar 


Nossa noite é um planeta em erupção 

É poesia do delírio e constelação 

A cópula de um sonho feito de paixão

[18:56, 04/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 49

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


A Felicidade Existe


Quando o sol disser bom dia

Estarás em meu pensamento.

Quando a lua disser boa noite

Ainda vai estar em mim.


Depois então dormirei

E sonharei com você.

Meus dias e minhas noites

Eternamente serão em assim.


A felicidade existe

Eu encontrei nos seus braços.

O maior sonho de amor

Com você quero viver.


Quero estar sempre ao seu lado

E muito felizes seremos.

Me amarás para sempre

E eu sempre vou te querer.

Maria Pinto da Silva: 13/05/1983

[18:56, 04/03/2021] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada

Texto 17

Autor: José Carlos do Carmo

Autorizo Publicação.


BORBOLETAS SÃO FLORES QUE BAILAM


Borboletas são flores que bailam

Voando de flor em flor!

E até os beija-flores pairam

Pois sentem por elas amor!


Quem não tem admiração

Por esses seres tão lindos?

Todo mundo estende a mão

E lhes diz: sejam bem vindos!


Elas vêm de toda parte

Quando flores a gente planta:

E é tão bela a obra de arte

Que qualquer um se espanta!

(04 de março de 2021)

[18:56, 04/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto: 44  de  04. 03 .2021

Obs.: Autorizado para publicação 



Um sonho



Nas cortinas geladas da solidão 

A noite aspirava teu aroma de estrelas

Eu anjo esvaído num mar de desejo

Fulgava tua pele com sabor de queijo


Meus braços verdes te esperavam

Na simplicidade de nossa cama

Entre o beijo/oculto/cálido  de sabor

Venha logo e  estirpe este temor


No cair das horas meu peito sofre

Você não veio e estou a chorar

E na madrugada eu vou te chamar 


Nossa noite é um planeta em erupção 

É poesia do delírio e constelação 

A cópula de um sonho feito de paixão

[18:56, 04/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 50

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


Não Perdôo Não



Jurou amor, mentiu

Porque se foi, partiu.

Covardiou, fingiu

Acreditei, me iludiu.

Disse adeus e saiu

Meu coração feriu.


Sei que não me amou

Apenas me usou

E me abandonou.

Quando de mim cansou

Partiu e me deixou

Não fui o que sonhou.


Fiquei na solidão

Sofrendo de paixão.

Essa decepção

Partiu meu coração.

Não me peça perdão

Pois não perdôo não.

          Maria Pinto da Silva: 06/04/1985


Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  43 de  03. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação


A ponte


Debaixo da ponte de engenharia 

A água e seres sobem e desapeiam 

Esculpindo sonhos com maestria


A natureza, os lares e faces sociais

Aninham-se as colunas e mirantes

Partejando cardumes e gozo geniais


Debaixo da ponte, ali entre gemidos 

Eclodem as dores, lamentos e cores

De pescadores, plácidos e doutores


Este adverbio é efêmero é horizonte

Ainda que tudo se convizinhe distante

Debaixo da ponte é possível sonhar


Debaixo da ponte há corações e magia

Que flertam o cais, ruas, redes e mesas

Debaixo da ponte há enfim vida e poesia


[07:07, 05/03/2021] marceloescritor: Projeto publicação premiada Texto: 15

Autora: Arlete Medeiros 

Autorizo publicação 


     SONHO


O meu sonho de amor me acompanha

Desamparada e só, eu me sinto em meu recanto

Onde o silêncio povoa a saudade em meu coração 

Vendo que num futuro, Algo algo acontecerá baseado num passado que foi cheio de sonhos 

Onde esses sonhos serão realizados e baseados no que foi o meu passado vivido

Não penses que por uma ausência tudo fica esquecido

Quanto mais longe tudo está, mais fica lembrado

E quando chega a saudade decorrida pelas lembranças, maistudo fica presente e deixa de ficar ausente


Arlete Medeiros

[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Projeto publicação premiada  texto 16

Autora: Arlete Medeiros 

Autorizo publicação 


           O SILÊNCIO 


Todo silêncio faz sofrer

Mais tem o silêncio que só faz viver

Existe o silêncio do querer

E o silêncio do esquecer

O silêncio di viver e o silêncio do morrer 

Tem o silêncio que cura e o silêncio das enfermidades, por não querer desabafar com ninguém 

O silêncio é algo que ninguém vê , e ninguém descobre aquilo que se passa com você 

E chega o esquecer de tudo 

E naquele silêncio sombrio e ofusco, por não dividir o que se passa com voce, no interior do labirinto da alma, ninguém vai saber

Onde um coração escreve vagamente, sentimentos ocultos, no lembrar de suas forças 

Silêncio que nos derruba e nos levanta

Que aquece e que desaparece

Com recordações de toda uma vida, que lutou com todas as suas forcas, para que pudesse ser feliz

Silêncio que não deixa você compartilhar com ninguém, tudo aquilo que te sufoca

Mais tudo depende do seu querer

Ninguém vai adivinhar o que pode fazer por você 

Porque no silêncio da vida, só depende do seu querer

Para alguém ajudar você 


Arlete Medeiros


[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 51

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


ATÉ CHOREI


Uma lágrima caiu

Quando de um sonho acordei.

De repente a paz sumiu

À realidade voltei.


Sonhei que o povo sorria

E se abraçava alegremente.

Não tinha mais pandemia

E ninguém ficava doente


Mas ao acordar notei

Que tudo ainda estava igual

Fiquei triste, até chorei.


Ah, como eu queria ver

O meu sonho realizado

E o sorriso florescer!

      Maria Pinto da Silva: 02/03/2021

[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  45 de  04. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação


Filha do sol


Poeta: Henrique Lucas em 14.01.2021


Soberana na leveza, mestra de astucia e poder

Símbolo de fé, és a resistência a do meu viver


Silvestre rainha coroada de garras e gravidade

Deixa-me sonhar em teu voo de paz e liberdade


Desejo obter teu astuto equilíbrio e determinação

Ser teu ninho burgau eclodido em versos e razão


Vem com tua magia, arauta, magna, ensinamentos

Rapina maravilha petrifica meu coração ao firmamento


Leva-me nas alturas onde dança a alva atmosfera

Instrui-me de coragem sobre os perigos da terra


Oh filha do sol revela tuas retrizes de flexibilidades

Leve luz de espirito traga a ternura e solidariedade


Impávida majestade que não se esconde do calor e frio

Ensina-me a ser caçador de mim e a superar os desafios


Ser que resiste a força das turbulentas tempestades

Transmite-me confiança na rede das adversidades


Não deixa a essência da poesia padecer ao teu levitar

Extrai meu medo, faz-me selvagem, ensina-me a voar

[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  46 de  04. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação


A flor do tempo


Poeta: Henrique Lucas.


Eras do seio da terra que alimenta o mundo

Colorida e atraente em seu eflúvio de fulgor

Fiz-me colibri seduzido em teu polem profundo

E embriaguei-me em tua poesia de amor.



Meus sonhos de noites estreladas reluzentes

Fitam-se agora no orvalho doce ao amanhecer

No beijo que alimenta os desejos ardentes

Dê-me tua seiva de salvação ao meu viver.



Teu tesouro cresce entre pétalas e raízes

Hoje vou podar teu jardim no cio da aurora

E em teus vasos de esperanças ser feliz.


Primo a estação em teus galhos e espinhos

Em tuas borboletas da metamorfose da vida

És a flor do tempo, a luz de meu caminho.

[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  47 de 04. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação


Redenção

Onde repousam meus sonhos

Que hoje padecem na solidão

Diga-me onde o rio e você estão?


Para onde foram seus enredos

À tua dor não pude curá-la

Desejo teu sorriso onde estás?


O teu olhar e voz rouca

Levaram o meu destino

Diga-me se ainda voltarás?


Na angustia chora meus olhos

Meu peito sente teu afeto e calor

Onde você foi morar meu anjo?


A canção do rádio e dos galos

Despertam o um amanhecer

O mais perigoso são as noites?


Nas flores ainda a desabrochar

Vejo tua esperança a caminhar

Teu abraço quimera conquista?


Hoje o tempo perdeu a razão

Eu tua fotografia sinto a emoção

Espero nesta terra a tua Redenção!

[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  49 de 04. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação


Eu 


Feito uma massa sem fermento

Que ao meio sol dissipa-se ao vento

Sou Eu rastejando, sonhando, voando

Primando o calor do fogo e da ciência 

Minha cama em convulsão desperta

Feito pescado em metal e capital

Neste rio de espumas e lembranças

Eu perdido no DNA da consciência.


Eu sou feito a semente espalhada pelo ar

Em algum canteiro serei lembrado

Quem sabe serei broto, flores e frutos

E para outro meio sol de estomago vazio

Poderei falar de ratos, galos e poesias

Feito um a maré de garganta de prata

Neste papel oculto da semântica humana

Eu sou o sonho das estrelas insanas.

[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  48 de 04. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação


Folhas da Redenção 



Vem da poesia do azul celeste do céu

O teu poder de Pai e amor

Suplico-te na Terra

Redenção!


Redenção

Em prece e oração

Pelas folhas caídas pelo vento

Por todos os olhos que se murcham na aurora



Pai que conhece minhas entranhas e caminhos

Não me deixe sozinho no vazio

Dê-me tuas mãos 

Redenção


Redenção

 A todos nós irmãos

Pela luta, moradia, respeito e pão

Poeta Divino volva sobre nós a tua face e expiação

[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  50 de 04. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação


O poema


Poeta: Henrique Lucas em 07.01.2021


Nas concepções, íntimos e mãos

Pela sensibilidade, alma e firmamento

Entre raízes da terra no eflúvio do vento

Nos úteros, bibliotecas e pensamentos

O poema mora num presídio sedento

E fala a linguagem dos palácios e palafitas 

Ele nasce nas esquinas, templos e escolas

Não há tempo, há sol, advérbios e janelas

Vem da inspiração do estrato social

Dos rios barrentos, negros e verdes

Do teatro com sabor de favo e sal

Está no pensar, no falar e libertar

É a voz, é louvor que não se traduz

O poema é a palavra, é dor, é luz!

[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  52 de 04. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação


Sou Mura


Sou filho do seio da terra, da história milenar

No rito por uma vida livre por ti irei sempre lutar

Minha pele tem a cor de jenipapo do coara coraci

Sou Mura das flores e rios da linguagem tupi


A terra é minha mãe, é o espirito de minha gente

Em seu coração brota o dabacuri, a bio, a semente

Nos conselhos dos arautos do Madeira ao Solimões

Sou Mura altaneiro a flecha, os ninhos das estações


Aqui em Careiro e no vale do Autazes vivo a cantar

Ser nativo é bravar forte feito um ferino ao luar

Na resistência contemporânea é preciso aprender

Sou Mura sou guerreiro nasci para lutar e vencer

[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: A minha cultura é a Itacoatiara de paz-açú a florir
Lutarei pela a sobrevivência da aldeia a parir
Das tabas de Borba, Manicoré, Alvarães, Uarini
Sou Mura e diante do desafio jamais irei desistir
[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada
Autor: Henrique Lucas
Texto:  51 de 04. 03. 2021
Obs.: Autorizado para publicação

Seguir com Fé

A vida é uma flecha lançada ao horizonte
As vezes é alvo, outras é falha frustrante
Que faz a dor superar as coroas da vitória
É preciso seguir com fé as turvas trajetórias 

Em cada esquina matizada pelo amanhecer
Deve-se cultivar os lírios e ninhos do viver
A tempestade vem com seu poder de certeza
É preciso seguir com fé vencendo a tristeza 

E quando todos partem e a companhia é a solidão
Manter-se firme em caráter, humildade e oração
Pois é preciso seguir com fé a humana missão

No tropeço e nos valores despidos em cada cair 
Levante-se, olhe, replaneje a mira, fita no partir
Pois é preciso seguir com fé, ser feliz e sorrir
[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada
Autor: Henrique Lucas
Texto:  55 de 04. 03. 2021
Obs.: Autorizado para publicação

Folhas ao Vento



Ao alvorecer das tardes, revoam as libélulas
E vão emergir suas peles nos segredos do sol
Em nossas veredas estáveis de folhas ao vento
A sua entidade era meu júbilo, farto alimento

As palmeiras e ipês flertavam-se
E o ser-beija-flor-doce, camuflava-se
Em nosso aconchego de folhas ao vento
Eclodiam os desejos molhados ao tempo

No éolo que sopra na Atlântida verde
Sou pássaro, sou rio, sou a sede
Que aspira respirar-te feito folhas ao vento
O teu amor, teu sorriso e, o teu pensamento

Pelo euro seu DNA esvanece a poesia
Em teu fluido coração, refúgio de fantasia
Agomará nossos lírios de folhas ao vento
Para perpetuar nosso eterno firmamento
[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada
Autor: Henrique Lucas
Texto:  53 de 04. 03. 2021
Obs.: Autorizado para publicação

Balcedo do Mundo

Atlântida flora dos sonhos e planetas
Amazônia o casulo globo das borboletas
Tua clorofila equilibra o eflúvio e as cores
Ceifa o carbono no ósculo dos beija-flores

És bendita tua floresta que emana água na atmosfera
Amazônia folhas de nuvens que sacia a sede da Terra
Tu és minha insônia, meus braços Norte, és meu Brasil
Defender-te o teu vapor em poesia és nosso maior desafio

Num efeito de “rios voadores”, molha e fertiliza as plantações
Alimenta a nossa existência, cobiça e ignorância e pulmões
Floresta Amazônica vou defender-te das pragas e devastações
 
[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: E que brotem nas mãos, no solo e veias, as natas das maravilhas
O poema de Chico Mendes em defesa do látex verde vai triunfar
Salva a Amazônia o “Pulmão do Mundo”, um balcedo para amar
[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada
Autor: Henrique Lucas
Texto:  54 de 04. 03. 2021
Obs.: Autorizado para publicação

Agradecer

Que tenhamos o fulgor do sol
E a placidade da lua de prata
Para dobrar no alta os joelhos 
E em oração e prece agradecer

Agradecer ao Pai Criador, nosso Redentor
Pelos sofrimentos, tristezas, perdas e dores 
Pela frágil e exaurida fé que ainda restou 
Pelas vitórias, alegrias, lares e amores

É tempo de ser gente com a alma de gente
De semear a paz e a bonança nos corações 
Para colher os frutos de uma nação contente

Vamos refletir o Horizonte ao entardecer
Vamos caminhar nas ruas ao amanhecer 
Vamos nesta poesia a Deus agradecer!
[07:09, 05/03/2021] marceloescritor: Projeto publicação premiada  texto 16
Autora: Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 

           O SILÊNCIO 

Todo silêncio faz sofrer
Mais tem o silêncio que só faz viver
Existe o silêncio do querer
E o silêncio do esquecer
O silêncio di viver e o silêncio do morrer 
Tem o silêncio que cura e o silêncio das enfermidades, por não querer desabafar com ninguém 
O silêncio é algo que ninguém vê , e ninguém descobre aquilo que se passa com você 
E chega o esquecer de tudo 
E naquele silêncio sombrio e ofusco, por não dividir o que se passa com você, no interior do labirinto da alma, ninguém vai saber
Onde um coração escreve vagamente, sentimentos ocultos, no lembrar de suas forças 
Silêncio que nos derruba e nos levanta
Que aquece e que desaparece
Com recordações de toda uma vida, que lutou com todas as suas forcas, para que pudesse ser feliz
Silêncio que não deixa você compartilhar com ninguém, tudo aquilo que te sufoca
Mais tudo depende do seu querer
Ninguém vai adivinhar o que pode fazer por você 
Porque no silêncio da vida, só depende do seu querer
Para alguém ajudar você 

Arlete Medeiros


Projeto Publicação Premiada
Texto 18
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

HOJE ESTOU FELIZ, SEM DOR

Eu estava no momento
Sob um belo firmamento
A abóbada do céu
Vida amarga feito fel.

O tempo estava parado
Quando então soprou o vento
Tudo ficou arejado
Até o meu pensamento.

E eu mudei minha atitude
E fiz tudo que eu pude
E alí naquele asfalto
Elevei meu olhar ao alto.

Falei com Nosso Senhor
Pra entender o Seu amor
Ele comigo falou,
Me tocou, me consolou.

Hoje estou feliz, sem dor!
(05 de março de 2021)



Placar do II Projeto de Publicação Premiada

🤔Participantes 

01. José do Carmo  🖐️🖐️✌️🖐️☝️🇧🇷
02. Jonas Muchanga 🖐️☝️✌️🇲🇿
03. Ieda Thomé 🖐️🇧🇷
04. Maria Pinto 🏵️☝️🇧🇷
05. Henrique Lucas 🏵️🖐️🇧🇷
06. Clara Elaine ✌️☝️🇧🇷
07. Admilson Queiroz ☝️🇧🇷
08. Paulo Roberto ✌️✌️🇧🇷
09. Arlete Medeiros 🖐️🖐️🖐️☝️🇧🇷
10. Luciano Soemakib ✌️🇧🇷
11. Amandinha Simpatia☝️🇧🇷
12. Whashington Lanfredi 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷
13. Albino Chairo 🖐️🇲🇿

🤔Premiações:
Primeiro Lugar : Livro de Antologia Falarj  + Camisa Oficial do Olodum tam G + Medalha de Honra+ imã Literário Dai-vos Luz  + Certificado 
Segundo Lugar : Livro de Poesias Selectas + imã Literário Dai-vos Luz + Certificado
🤔Final da publicação 06/11 18h.📌
🤔Não pode repetir texto .
🤔Resultado 07/11
📌Acompanhem e guardem seus textos .
📌Se não tiver computado seu texto, avisem.
📌 Mínimo três estrofes com quatro versos .
📌Não pode ser texto já postado no grupo.
🌹A lista atualizada é essa quem não está com pontuação / nome , terá que republicar .

🤔Legendas :
🏵️= 50 textos 
🏆 = 100 textos 
🚀 = Primeiro Lugar
✈️ = Segundo Lugar
🛩️ = Terceiro Lugar

🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA
🤔Instagram:marceloescritor
🤔Confiram seus textos no blog:
http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário