Seguidores

terça-feira, 16 de março de 2021

II Projeto de Publicação Premiada IX




|| Projeto Publicação Premiada.

Texto 91

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


A POESIA NÃO MORREU


Sei que ela não morreu

Pois está dentro de mim.

Apenas adoeceu

Mas nunca chegou ao fim.


Basta apenas lembrar

Que ela ainda existe

E tem o poder de alegrar

Corações que vivem tristes.


Ela está em cada ser

Reinando entre os amores.

Na brisa do amanhecer

E no perfume das flores.


No nascente e no poente

Nas noites enluaradas

E até nas flores ausentes

Das encostas das estradas.


Nos trêmulos verdes galhos

Que com o vento embalam os ninhos.

Na chuva e no orvalho

Na melodia dos passarinhos.


Na estrela cintilante

No infinito azul do céu.

Está na noite flamante

E na noite de escuro véu.


No amor do adolescente

No sorriso da criança.

No calor do sol ardente

E no frio da esperança.


Está nos rios e nos mares

Nos campos e verdes matas.

Vive em todos os lugares

Se derrama nas cascatas.


Está no velho e no novo

É só olhar para ver.

Vive na boca do povo

Tentando sobreviver.


Sinal que ela não morreu

Só pede pra ser lembrada.

Apenas adoeceu

E precisa ser curada.


Pois viva está nos corações

E viverá eternamente.

Causando sempre emoções

No amado e no carente.


No coração de um poeta

Foi que ela nasceu um dia

E estou com certeza certa

Não morrerá a poesia.

          Maria Pinto da Silva: 01/09/2011


[10:02, 15/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 91

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


A POESIA NÃO MORREU


Sei que ela não morreu

Pois está dentro de mim.

Apenas adoeceu

Mas nunca chegou ao fim.


Basta apenas lembrar

Que ela ainda existe

E tem o poder de alegrar

Corações que vivem tristes.


Ela está em cada ser

Reinando entre os amores.

Na brisa do amanhecer

E no perfume das flores.


No nascente e no poente

Nas noites enluaradas

E até nas flores ausentes

Das encostas das estradas.


Nos trêmulos verdes galhos

Que com o vento embalam os ninhos.

Na chuva e no orvalho

Na melodia dos passarinhos.


Na estrela cintilante

No infinito azul do céu.

Está na noite flamante

E na noite de escuro véu.


No amor do adolescente

No sorriso da criança.

No calor do sol ardente

E no frio da esperança.


Está nos rios e nos mares

Nos campos e verdes matas.

Vive em todos os lugares

Se derrama nas cascatas.


Está no velho e no novo

É só olhar para ver.

Vive na boca do povo

Tentando sobreviver.


Sinal que ela não morreu

Só pede pra ser lembrada.

Apenas adoeceu

E precisa ser curada.


Pois viva está nos corações

E viverá eternamente.

Causando sempre emoções

No amado e no carente.


No coração de um poeta

Foi que ela nasceu um dia

E estou com certeza certa

Não morrerá a poesia.

          Maria Pinto da Silva: 01/09/2011

[10:02, 15/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 92

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


RELUZ


Eu sempre agradeço à Deus

Pelo dom da poesia

E pela felicidade

Que ela traz de companhia.


Ela nunca vem sozinha

Na inspiração reluz

Me iluminando a mente

Como um foco de luz.


Assim as palavras fluem

E eu vou construindo versos

Pois a poesia aflora.


Foi o que aconteceu

Nesse exato momento...

O tema escolho na hora.

        Maria Pinto da Silva: 14/03/2021

[10:02, 15/03/2021] marceloescritor: || projeto publicação premiada texto:29

Aitora: Arlete Medeiros 

Autorizo publicação 


Além da realidade


A realidade é viver, sofrer e sonhar

Se alegrar e muito amar

Mais além da realidade não se sabe no que vai dar

Além da realidade tudo pode acontecer 

Mais não depende só de você 

Lá bem longe muito além 

Muitas cousas tem para ver

Temos que esperar acontecer 

Do contrário, ninguém poderá ver e nem saber

Na realidade tudo acontece 

Mais além da realidade nada, nada aparece 

Porém então, espera

O que será que tem mais além?

Sonhos, pesadelos,o quê? 

Tem que pagar para ver

Além da realidade é mistério 

Mais ê o agora que eu quero

Encaro a realidade de todas as formas 

Não posso ir mais além 

Na realidade, me encontro com todos

Além da realidade, não se sabe…

[10:02, 15/03/2021] marceloescritor: Mais além da realidade não se sabe no que vai dar

Além da realidade tudo pode acontecer 

Mais não depende só de você 

Lá bem longe muito além 

Muitas cousas tem para ver

Temos que esperar acontecer 

Do contrário, ninguém poderá ver e nem saber

Na realidade tudo acontece 

Mais além da realidade nada, nada aparece 

Porém então, espera

O que será que tem mais além?

Sonhos, pesadelos,o quê? 

Tem que pagar para ver

Além da realidade é mistério 

Mais ê o agora que eu quero

Encaro a realidade de todas as formas 

Não posso ir mais além 

Na realidade, me encontro com todos

Além da realidade, não se sabe se encontrara com alguém, ou com ninguém 

    Não sei.....



Arlete Medeiros

[10:02, 15/03/2021] marceloescritor: || projeto publicação premiada Texto: 30

Autora: Arlete Medeiros 

Autorizo publicação 


         O inverno


Todos nós mudamos com o tempo 

E o tempo muda também 

Mais ê no inverno que se vê mais sofrimento 

Todos deveriam abraçar mesmo, a campanha do agasalho

Não somente agasalhos

Como cestas básicas também 

Inverno, que deixa todos com muito frio

Enquanto muitos tem suas camas quentinhas para dormir 

Muitos dormem nas calçadas da vida

Enquanto muitos se fartam em suas mesas

Muitos passam fome

Inverno que esfria muito mais a mente, os ossos 

Somos como o tempo

A vida é assim 

Somos a imagem refletida no espelho da vida

Ciclo de vida que se fecha, ou nos sacode quando olhamos para o próximo 

Muitos passam o inverno bem vestidos, bem aquecidos....

E muitos não tem amor ao próximo 

Muitos não sabem, que o alicerce da vida, é o amor

Muitos sabem, mais não olham para trás 

E aqueles que estão bem lá atrás, pede socorro com um olhar 

E muitos não sabem....

Que qualquer gesto faz a diferença 


Arlete Medeiros


[18:05, 15/03/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada

Texto 34

Autor: José Carlos do Carmo

Autorizo Publicação.


NÓS SOMOS UMA INSPIRAÇÃO


Eu amo o meu amor

E o meu amor me ama

Ela é a minha flor

Que assim me chama:

Diz que seu cravo sou.

Nós dois no jardim-cama!


Ele é o meu tesouro

E diz que sou o seu diamante

Ela vale mais que ouro

E diz que eu mais que brilhante

Nosso amor é duradouro

Seguirá sempre adiante...


Nós somos uma inspiração

Para quem é compositor:

Alguém fez uma bela canção

Para cantar um bom cantor!

Só não sentiu muita emoção

Aquele que não escutou.

(15 de março de 2021)

[18:05, 15/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 93

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


PAREI NO TEMPO


Ocupada pensando em você

Não vi o tempo passar.

Não notei meu rosto envelhecer

Nem percebi meu corpo fraquejar.


Viajo na estrada do passado

Procurando um pouco de você.

Pois somente lá eu te tenho ao meu lado

Porque nunca consegui te esquecer.


Somente lá encontro teu sorriso

Sorriso aquele que nunca mais vi.

É lá que está o meu paraíso

Na realidade não te tenho aqui.


Relembrar você é o que me faz feliz

Outra pessoa jamais amarei.

Vou te amar pra sempre, pois sempre te quis

E sei que de você jamais esquecerei.


Parei no tempo e deixei de viver

E na tentativa de te esquecer

Cada dia mais eu penso em você

A lembrança doce de você me acalma

[18:05, 15/03/2021] marceloescritor: E assim a vida vai chegando ao fim

Enquanto o passado traz você pra mim

Vou continuar te amando assim

Pois tu és um calo preso em minha alma.

                        Maria Pinto da Silva: 23/05/2014

[18:05, 15/03/2021] marceloescritor: || Projeto Publicação Premiada.

Texto 94

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


LEMBREI


Hoje me veio a lembrança

As estradas e os becos

Que percorri pela vida.

De muitas senti saudades

Outras, tristezas me trouxeram

Pois, eram becos sem saída.

Por muitos lugares passei

Nas encruzilhadas do amor

Ou em trilhas estreitas de mais.

O tempo passou tão de pressa

Não consegui atravessá-lo

Tudo ficou para trás.

Os meus pais envelheceram

Meu rosto também mudou

Mas ainda bem que me lembro!

Nem tudo eu quero esquecer

E o que tento vem à tona

Em vinte e seis de dezembro.

Lembrei o tempo da infância

Os amiguinhos que eu tinha

E as brincadeiras ao luar.

Lembrei o caminho da roça

No qual passei muitas vezes

Com papai pra trabalhar.

Lembrei minha mãe chamando

Menina cate uns gravetos

Pra acender o fogão.

Preciso fazer a janta

Daqui à pouco seu pai chega

Anda logo, não pisa em ovo, não.

Essas lembranças bonitas

Que hoje me levou de volta

Pelas estradas que andei.

Me fez sorrir de verdade

Até me trazer de volta.

Parece até que sonhei.

Ninguém seria feliz

Sem histórias pra contar.

É gostoso relembrar o que foi bom.

Ao lembrar as coisas boas

Esqueci tudo de ruim

E alegrou o meu coração.

É como sonhar acordado

E escolher o final do sonho

Num despertar de criança.

É ser outra vez feliz

Pois, nas estradas que sigo

A tristeza não me alcança.

      Maria Pinto da Silva: 26/12/2019


(26/ 12- Dia Da Lembrança)


|| Projeto Publicação Premiada.

Texto 93

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


PAREI NO TEMPO


Ocupada pensando em você

Não vi o tempo passar.

Não notei meu rosto envelhecer

Nem percebi meu corpo fraquejar.


Viajo na estrada do passado

Procurando um pouco de você.

Pois somente lá eu te tenho ao meu lado

Porque nunca consegui te esquecer.


Somente lá encontro teu sorriso

Sorriso aquele que nunca mais vi.

É lá que está o meu paraíso

Na realidade não te tenho aqui.


Relembrar você é o que me faz feliz

Outra pessoa jamais amarei.

Vou te amar pra sempre, pois sempre te quis

E sei que de você jamais esquecerei.


Parei no tempo e deixei de viver

E na tentativa de te esquecer

Cada dia mais eu penso em você

A lembrança doce de você me acalma


|| projeto publicação premiada texto: 31

Autora: Arlete Medeiros 

Autorizo publicação 


       COBRANÇA 


Muitas das vezes, muitos  só sabem cobrar

Mais não olham para si mesmos 

Todos devem algo para alguém 

Mais estão mais preocupados, em cobrar tudo do outro

Rindo dos problemas alheios

       Que desperdício 

Não se olham no espelho  para verem seus próprios  reflexos

Reflexos de vingança e maldade

Reflexos ruis que se encontram com os reflexos bons, onde não se sabe mais, qual é o reflexo verdadeiro

Vidas que se enrroscam, e se complicam com cada pessoa e com cada destino 

Mais as cobranças não param

E nessa mistura de reflexos que o espelho da vida reflete

Se acaba co as esperancas, com uma convivência e tudo mais

Porém então, em meio de tantas cobranças a luz da vida se apaga

E os cobradores um dia se arrependem

Mais aí já vai ser tarde o arrependimento 

Porque onde havia a luz da vida....

Deram lugar para extrema escuridão 



Arlete Medeiros


[06:59, 16/03/2021] marceloescritor: || projeto publicação premiada texto: 32

Autora:Arlete Medeiros 

 Autorizo publicação 


        CORAÇÃO 


Quando tudo se acabou

Jurei nunca mais amar

Mais meu coração foi teimoso

E fez meu juramento quebrar

Assim conheci outro alguém 

Que também me fez vibrar

Me enganou também 

Me fazendo á tudo odiar

O meu coração enfraqueceu

Não tinha mais forças para amar

Me senti como uma concha

Não querendo acreditar 

     Até que um dia

Outro coração me encontrou

E mais uma vez me fez amar

E de coração em coração 

Consegui me reencontrar 


Arlete Medeiros

[06:59, 16/03/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada

Texto 35

Autor: José Carlos do Carmo

Autorizo Publicação.


LUTA PELA VIDA


Eu desarmei uma arapuca

Na bela floresta da Tijuca

Para impedir aprisionamento.


Não pus no travesseiro a nuca

Nem me espaireci na Praia da Urca

Pois eu estava para salvamento. 


Se eu achar quebra-cabeça,

Eu o desarmei também

Para que sempre prevaleça

A vida, a liberdade, o bem!


Eu nunca fiz uma armadilha

Nem também arma comprei

Podia ter dançado quadrilha,

Pois dançar faz bem, eu sei.

(15 de março de 2021)


Placar do II Projeto de Publicação Premiada

📌inscrições abertas!

🤔Participantes 


01. José do Carmo  🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️ ✈️🇧🇷

02. Jonas Muchanga 🖐️☝️✌️🇲🇿

03. Ieda Thomé 🖐️☝️🇧🇷

04. Maria Pinto 🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️ 🚀🇧🇷

05.Eliminado:  ☝️Texto com ✌️numerações.

06. Clara Elaine ✌️☝️🇧🇷

07. Admilson Queiroz ✌️🇧🇷

08. Paulo Roberto ✌️✌️🇧🇷

09. Arlete Medeiros 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️🇧🇷

10. Luciano Soemakib ☝️✌️🇧🇷

11. Amandinha Simpatia☝️🇧🇷

12. Whashington Lanfredi 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷

13. Albino Chairo 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🇲🇿


🤔Premiações:

Primeiro Lugar : Livro de Antologia Falarj  + Camisa Oficial do Olodum tam G + Medalha de Honra+ imã Literário Dai-vos Luz  + Certificado 

Segundo Lugar : Livro de Poesias Selectas + imã Literário Dai-vos Luz + Certificado

🤔Final da publicação 06/11 18h.📌

🤔Não pode repetir texto com outra numeração .

🤔Resultado 07/11

📌Acompanhem e guardem seus textos .

📌Se não tiver computado seu texto, avisem.

📌 Mínimo três estrofes com quatro versos .

📌Não pode ser texto já postado no grupo.

🌹A lista atualizada é essa quem não está com pontuação / nome , terá que republicar .


🤔Legendas :

🏵️= 50 textos 

🏆 = 100 textos 

🚀 = Primeiro Lugar

✈️ = Segundo Lugar

🛩️ = Terceiro Lugar


🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA

🤔Instagram:marceloescritor

🤔Confiram seus textos no blog:

http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário