Seguidores

quarta-feira, 3 de março de 2021

II Projeto de Publicação Premiada IV


 


[11:43, 02/03/2021] marceloescritor: Obheto: ll - Projeto publicação premiada.

Texto: 39 de 02.03.2021.

Autor:  Henrique Lucas.

Obs.: Autorizado para publicação. 


Folhas e letras


Nas árvores da floresta és pétala e seiva

Nas páginas de papel és letras  e magia 

A seiva faz-se fotossíntese em aquarela

A magia explode em cachos de poesias 


Na flora as folhas protegem a natureza em clorofila

Na literatura  as letras perpetuam a inspiração

A clorofila pigmenta os galhos e ninhos da vida

A inspiração equaliza os amantes e corações


A tez das folhas  e letras encantam o sonhador

Vivem numa rua ladeada de semente e cor

As árvores e as pessoas  sofrem a mesma dor

 


Seguem as florestas com suas folhas de proteção 

Caminham os artistas com suas letras de emoção 

Esta metáfora urge florescer  em cada plantel e coração

[11:43, 02/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada.

Autor: Henrique Lucas.

Texto: 40  de  02. 03. 2021.

Obs.: Autorizado para publicação.



O livro nosso de cada dia



O livro é nosso fiel e verdadeiro amigo

É rio corrente de sonhos livres e vivos

Precisa ser lembrado, lido e  interpretado

O livro precisa de carinho e ser amado


Nas páginas dos enredos e  bibliotecas 

O livro faz-se canção  e  fala de poesias 

De ciências, sabor, justiça  e naturezas 

De semântica, matemática e filosofia 


O livro blinda a alma e fala ao coração

É espinhoso e amargo nas estações

E doce na evolução dos cidadãos  


O livro nosso de cada dia é presente 

Para as cidades adultas e inocentes

É um professor que alimenta a gente.


[12:46, 02/03/2021] marceloescritor: Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada.

Autor: Henrique Lucas.

Texto: 40  de  02. 03. 2021.

Obs.: Autorizado para publicação.



O livro nosso de cada dia



O livro é nosso fiel e verdadeiro amigo

É rio corrente de sonhos livres e vivos

Precisa ser lembrado, lido e  interpretado

O livro precisa de carinho e ser amado


Nas páginas dos enredos e  bibliotecas 

O livro faz-se canção  e  fala de poesias 

De ciências, sabor, justiça  e naturezas 

De semântica, matemática e filosofia 


O livro blinda a alma e fala ao coração

É espinhoso e amargo nas estações

E doce na evolução dos cidadãos  


O livro nosso de cada dia é presente 

Para as cidades adultas e inocentes

É um professor que alimenta a gente

[12:46, 02/03/2021] marceloescritor: Obheto: ll - Projeto publicação premiada.

Texto: 39 de 02.03.2021.

Autor:  Henrique Lucas.

Obs.: Autorizado para publicação. 


Folhas e letras


Nas árvores da floresta és pétala e seiva

Nas páginas de papel és letras  e magia 

A seiva faz-se fotossíntese em aquarela

A magia explode em cachos de poesias 


Na flora as folhas protegem a natureza em clorofila

Na literatura  as letras perpetuam a inspiração

A clorofila pigmenta os galhos e ninhos da vida

A inspiração equaliza os amantes e corações


A tez das folhas  e letras encantam o sonhador

Vivem numa rua ladeada de semente e cor

As árvores e as pessoas  sofrem a mesma dor

 


Seguem as florestas com suas folhas de proteção 

Caminham os artistas com suas letras de emoção 

Esta metáfora urge florescer  em cada plantel e coração.


Objeto: lI - Projeto Publicação Premiada

Autor: Henrique Lucas

Texto:  41 de 02. 03. 2021

Obs.: Autorizado para publicação



A floresta



A floresta desperta em lamento, exaurida. Entre derrubadas, fumaça e fogo os caboclos e a natureza, resistem em manter-se de pé, na luta pela sobrevivência e permanência neste habitat, pois a vida na Amazonia é um eterno desafio.

Seu João, com seu paneiro farto, já está a caminho da roça, observando as folhas queimadas pelo chão, e os pássaros que cantam e revoam arredios; ao longe houve-se os alaridos dos cachorros, acuando uma onça pintada, empoleirada em uma árvore, fugindo do fogo. O desafio de viver na floresta é a sina de seu João.

O tempo aqui é mesmo plácido, as atividades estão divididas entre cultivar a terra, pescar, caçar, banhar e remar no leito dos rios. Ao final do dia em meio as cortinas de fumaças as casas de palha e esperança, reservam noites estreladas. Este lugar é rico de sonhos e seres que fazem prosas nas folhas verdes. 

Já é noite e a floresta dorme. Os besouros, as mariposas e vaga-lumes ofuscam-se sob a luz elétrica, que agora chegou neste lugar, e sob o brilho da lua o silêncio impera... A floresta está com suas casas fechadas. Seu João com seu “porronca”, fica observando de sua janela a imensidão da copa das árvores.

Do coração da floresta uma nuvem branca rasga a noite, na íris de seu João. E ouve-se gritos de desespero:

- Fogo! Estão incendiando a mata, socorro! Tão queimando tudo!

O susto, o medo, o aroma de fumaça apavoram os filhos do Norte. O Desespero invade a comunidade que sonhava no meio do verde. As janelas todas apostas, mas agora toda a flora e as plantações viraram cinzas. E sobre as muitas fibras pelos ares, um gemido de dor e pavor…

— Meu Deus! Devastaram o nosso verde...

Houve-se a aurora chegando, e nos olhos de seu João vê-se um lamento final. Os pés deixam sobre o rescaldo seus rastros de cataclismo, seu João, agora levanta, olha e contemplo, a floresta, despida no chão.



|| Projeto Publicação Premiada.

Texto 42

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


MEU SOL MINHA LUA


Fiquei olhando a lua

No vazio da rua

Era madrugada.

Alí, só eu e ela

Prateada e bela

Clareando a calçada.


Eu alí sentada

Com alma apaixonda

Pela linda lua.

Tanto à admirei

Que até me apaixonei

Por sua beleza nua.


Vi que me sorria

E fiz até poesia

Em sua homenagem.

Rainha da noite

Se eu, o sol fosse

Criaria coragem.


Chegava pertinho

Lhe dava um beijinho

E falava de amor.

Daria de presente

A ela, um raio quente

Cheio de esplendor.


E admirando a lua

Clareando minha rua

E me fazendo companhia

Penso absurdos assim

Ela até ri de mim

E da minha fantasia


Mas aos poucos ela desce

O ouro então aparece

Vem chegando o arrebol

E a noite inteirinha

Eu fiquei sozinha

Querendo unir lua e sol.


Esse amor que brilha

Em diferentes trilhas

É mistério de Deus.

É que meus devaneios

Vêm sempre sem freios

Com os sonhos meus.


Meu sol, minha lua

Moram na minha rua.

De noite e de dia

Tenho ouro e prata.

Serei sempre grata

E lhes farei poesia.

         Maria Pinto da Silva: 18/01/1988


|| Projeto Publicação Premiada.

Texto 43

Autora: Maria Pinto da Silva

Autorizo Publicação.


SOLIDÃO


Solidão chegou

E me jogou no chão.

Meu peito surrou

Rasgou meu coração.


Fui desiludida

Por uma paixão.

Fiquei assim, perdida

Nessa solidão.


O meu pranto cai

Ao lembrar você

Que de mim não sai

E não posso esquecer


E na solidão

Que me faz sofrer

Me afogo na paixão

De tanto te querer.


Nesse peito surrado

Mora um coração

Ferido e magoado

Pela ingratidão


Que fizestes à mim

Sem ter compaixão

Me deixando assim

Só e na solidão.

         Maria Pinto da Silva:01/12/1981


[06:56, 03/03/2021] marceloescritor: Projeto publicação premiada  texto 14   

Autora: Arlete Medeiros 

Autorizo publicação 


   Eu  Fui


A cada instante, no duvidoso mar do cuidado, sente-se, as vezes, o vento que leva esperanças errantes

A mais mimisa flor é chamada de amor

Posso não ter sido em sua vida, o que você esperava

Mais na verdade, eu fui bem mais, do que você merecia

Eu fui saudade em flor, quando tudo se acabou

Eu fui aquela flor, enquanto tudo durou

Mais a paciência é a chave de todas as portas 

A paciência rege as nossas vidas

Os sonhos pertubam os nossos sentidos, mais a realidade nos acorda para um novo amanhecer

Eu fui tudo de bom em sua vida

Mais você me surpreendeu em cada dia

O amor, deve ser transparente como a água cristalina

Se ama, pronto e um Ponto

Mais baseado na verdade

E não na mentira


Arlete Medeiros

[06:56, 03/03/2021] marceloescritor: Projeto publicação premiada  texto 12

Autora: Arlete Medeiros 

Autorizo publicação 


      Justiça 


A justiça se defende com a razão e não com armas

Não se perde nada com a paz

Mais perde-se, tudo com a guerra

Não somos responsáveis  apenas pelo que fazemos

Mais também, por tudo que deixamos de fazer

O amor nos fortalese, nos reanimae nos insentiva nos preparando para qualquer problema

O amor, é o tema central da vida

A vida, deveria girar em torno do amor

Mais não gira 

Queremos justiça 

O amor, deve estar presente em qualquer circunstância da vida

     É quaze dificil isso

Cadê a justiça do coração? 

Coração espera ser defendido na paz

Mais muitas das vezes é na guerra

E a justiça fica oculta, onde ninguém vê 

Mais vale á pena, viver


Arlete Medeiros

[06:56, 03/03/2021] marceloescritor: Projeto publicação premiada  texto: 13  

Autora: Arlete Medeiros  

Autorizo publicação 


Tempo para o coração 

O tempo é companheiro para todas as lembranças 

É amigi, não conta nada

O tempo,é  o remedio para os corações e para curar todas as feridas

Calado e compreensivo, fica somente á observar, tudo ao  seu redor

Façamos o nosso próprio tempo

Existe o amor passageiro e o amor duradouro 

Haja coração 

O bem demonstrado e o mal tratado

Que confusão 

O certo e o errado

Pobre coração 

Tudo é amor, e o tempo não tem nada haver

Passado, presente e futuro

Tudo é amor, que habita nos corações nos deixando confusos 

Existe o tempo para falar e se calar

Deoende de cada coração 


Arlete Medeiros


Placar do II Projeto de Publicação Premiada


🤔Participantes 


01. José do Carmo  🖐️🖐️☝️✌️🇧🇷

02. Jonas Muchanga 🖐️☝️✌️🇲🇿

03. Ieda Thomé 🖐️🇧🇷

04. Maria Pinto 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷

05. Henrique Lucas 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️☝️🇧🇷

06. Clara Elaine ✌️☝️🇧🇷

07. Admilson Queiroz ☝️🇧🇷

08. Paulo Roberto ✌️✌️🇧🇷

09. Arlete Medeiros 🖐️🖐️✌️✌️🇧🇷

10. Luciano Soemakib ☝️🇧🇷

11. Amandinha Simpatia☝️🇧🇷

12. Whashington Lanfredi 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷

13. Albino Chairo ☝️✌️🇲🇿


🤔Premiações:

Primeiro Lugar : Livro de Antologia Falarj  + Camisa Oficial do Olodum tam G + Medalha de Honra+ imã Literário Dai-vos Luz  + Certificado 

Segundo Lugar : Livro de Poesias Selectas + imã Literário Dai-vos Luz + Certificado

🤔Final da publicação 06/11 18h.📌

🤔Não pode repetir texto .

🤔Resultado 07/11

📌Acompanhem e guardem seus textos .

📌Se não tiver computado seu texto, avisem.

📌 Mínimo três estrofes com quatro versos .

📌Não pode ser texto já postado no grupo.

🌹A lista atualizada é essa quem não está com pontuação / nome , terá que republicar .


🤔Legendas :

🏵️= 50 textos 

🏆 = 100 textos 

🚀 = Primeiro Lugar

✈️ = Segundo Lugar

🛩️ = Terceiro Lugar


🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA

🤔Instagram:marceloescritor

🤔Confiram seus textos no blog:

http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário