Seguidores

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

V Projeto de Publicação Premiada IV

[


14/8 11:02] Valdirene Silva: V projeto publicação premiada.
Texto 1
Autora:Valdirene Silva
Autorizo publicação e concordo com as regras do grupo.

       Empatia 
A empatia com o próximo no nosso dia a dia é essencial.
Afinal, somos todos
Iguais apenas diferentes na forma de ser, de agir e de pensar.
Não é nosso o direito de julgar o outro,somos seres humanos imperfeitos e em algum momento da vida vamos errar. É 
Preciso compreensão,
expressar os bons
sentimentos que habitam dentro do nosso coração.
Viver de bem com a vida sem guardar rancor, faz um bem
danado, para você e
para quem está ão seu lado.
Distribui o amor por 
onde passar, é o
sentimento mais nobre
e perfeito que devemos
nutrir e expressar.

    Valdirene Silva
[14/8 16:22] +55 11 96132-8729: V projeto de publicação premiada 
Texto num:17
Do dia de hoje : 02
Autor: Egas Tembe
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento.


*PRONTIDÃO*

Nesta minha ínfima declaração
Venho à todos, bem informar,
Que eu, já estou em prontidão
Para convosco escrever e voar.

Através das asas da poesia!
Que é tão linda no meu papel
Voarei pelos ares até o céu
Para espalhar minha alegria.

Tivemos um tardio início
Mas nada irá me desmotivar
Escreverei, esse é o sacrifício
Para minha meta alcançar

Neste livro de poetas inéditos
Minhas páginas venho escrever
Ao Marcelo dou todos créditos
Pelo convite que veio nos fazer

Egas Tembe
14 de Agosto de 2024
Machava Socimol k15 6:33PM
[14/8 16:22] +55 11 96132-8729: V projeto de publicação premiada 
Texto num:16
Do dia de hoje : 01
Autor:Egas Tembe
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento


*EU & TU*

Vamos viver sempre juntos
Seja neste ou noutro mundo
Até que a morte um dia,
venha nos separar...

E se porventura
esta viagem eterna
 vier precocemente,
Prometo lhe subornar

Só para voltar a viver
e meu amor inteiro
a ti, 
hoje...amanhã e sempre
doar.

Não me importo se for
Ao banco dos réus
Desde que tu!
venhas testemunhar
com os olhos seus.

Somos tão compatíveis
igual a lua e as estrelas
igual o céu e o mar
Igual o espelho e seu reflexo.

Egas Tembe
14 de Agosto de 2024
Machava socimol 15
[14/8 16:22] +55 11 96132-8729: V projeto de publicação premiada 
Texto num:18
Do dia de hoje : 03
Autor: Egas Tembe
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento.

*MEU SARGENTO*

À Adérito Manhiça

Meu estimado Sargento
Receba a minha Carta.
Contendo o sentimento
e memórias desta farda.

Pude erguer-me jubiloso
Contemplando o nascimento
Do teu ser que é-me bondoso
Desde o primórdio momento

Ilustrou-me sua humildade
Incrivelmente contagiosa
indispensável para sociedade
igual a poesia em minha prosa.

Escutai, fidalgo, meu irmão
Oriundo d'outro ventre.
Sei que habita em seu coração
Um amor para sempre...

Desejo-lhe paz e infinita bênção
Os sonhos teus, Deus irá concretizar,
Desfrute do amor e sua imensidão
Como as praias em água do mar.

Sucessos no seu pronto caminhar
Nestas diárias e duríssimas guerras,
Muito amor no seu seio familiar
Abraço, deste irmão de outras terras.

Egas Tembe
13 de Agosto de 2024
Machava Socimol k15    21:00pm
[14/8 16:22] +55 11 96132-8729: V projeto de publicação premiada 
Texto num:19
Do dia de hoje : 04
Autor: Egas Tembe
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento.

*NGAT!*

Há muito sangue nas estradas,
E escassa oferta nos centros médicos
Deste líquido que é preciosíssimo
Derramado nestas estradas nacionais.

Ó, ilustre automobilista!!
Vá com prudência, vagarosamente
Senão o automóvel despista
Causando mortes num só acidente.

Salvaguardai as vidas preciosas,
Vejo tanto preto por conta do luto
Nestas estradas, hoje perigosas,
Correndo do Rovuma ao Maputo.

Sempre que estiverdes ao volante 
prestai atenção em vós e outros.
Irmão, é importante ser vigilante
Para subtrair o número de mortos


Egas Tembe
13 de Agosto de 2024
Machava Socimol 15
[14/8 17:26] Marcelo escritor: V projeto de publicação premiada 
Texto num:20
Do dia de hoje : 05
Autor: Egas Tembe
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento.

*SOL NAS ILHAS*

Num encontro sinistro
Reagrupei com um fidalgo
Que é filho do ministro,
Fizemos do bar, mero palco,
Nada que fora previsto.

Nas falcatruas do sol
Emboldreguei minh'alma
À terra da boa gente
Entrilinhado nas verdilhas 
De Bazaruto, às outras ilhas...

Das palavras tornei-me eslavo
Desde o tempo da expulsão
Das entranhas de minha mãe
Para morar em seu coração...

E percorrer o mundo inteiro
demonstrando entre linhas
Um encanto, amor, verdadeiro.
Nestas escrituras minhas.

Egas Tembe
July 27, 2024
Machava Socimol 15
[14/8 21:19] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto 21
De hoje: 01
Autora: Maria Pinto da Silva 
Autorizo publicação.
Concordo com as regras do evento.

APROVEITE ESSA PASSAGEM

Não corra tanto na vida 
Tentando ajuntar tesouros.
Caixão não possui gavetas
Para transportar seus ouros.

Para o céu só vai o espírito 
Todo o resto fica na terra.
Nada mais tem serventia 
Quando a vida para a gente encerra.

É bobagem perder tempo 
Com ganância para enriquecer.
Não nascemos para semente 
Um dia iremos morrer.

Tirar o que o outro usa é pecado 
Até porque ele não tem nada.
Você também nunca terá 
Sua matéria um dia será enterrada.

A vida finda para todos 
Ninguém veio para ficar.
Aproveite essa passagem por aqui
Lembrando que daqui, nada poderá levar!
           Maria Pinto da Silva: 22/01/1980
[14/8 22:23] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto 23
De hoje: 03
Autora: Maria Pinto da Silva 
Autorizo publicação.
Concordo com as regras do evento.

PARECE CASTIGO 

Até quando e onde vai a dor que sinto 
No peito que chora a saudade de ti?
Será que é pra sempre ou será que passa?
Estou precisando de você aqui!

Distante dos olhos que acariciam
O meu coração por apenas me olhar.
Eu sofro demais, parece castigo 
Tenho medo que nunca mais queiras voltar.

Seu silêncio é um punhal que me cravas no peito 
Me virastes as costas feito um inimigo.
Quando me encontras finge  não me ver
E não abre a boca para falar comigo!

Me diga onde errei para que eu peça perdão 
Pois não tenho culpa do que aconteceu.
Eu sei que me julgas, mas não quis me ouvir 
Matando o sonho que era seu e meu.

Talvez seja tarde pra você e pra mim 
Mas o amor que sinto me faz te esperar.
Aqueles caminhos que sozinhos seguimos 
Um dia, quem sabe, possam se cruzar!
       Maria Pinto da Silva: 02/08/1996
[14/8 22:23] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto 22
De hoje: 02
Autora: Maria Pinto da Silva 
Autorizo publicação.
Concordo com as regras do evento.

AINDA ESPERO O DEPOIS 

Foi tão curta a minha infância 
E tão longa é a distância 
Que dela me separou.
Lá no seu jardim ficou
Com meus sonhos coloridos 
E dos anos por mim percorridos
Eu trouxe comigo a saudade.

Eu me guardei na lembrança 
E o tempo em que fui criança 
Hoje me deixa feliz 
Ao lembrar tudo que fiz.
Volto lá pro meu jardim 
De infância que foi para mim 
Um mundo de felicidade!

Mas quando volto ao presente 
Que rouba da minha mente 
O filme do meu passado 
Que mesmo sendo reprisado
Queria outra vez revê-lo
Meu peito faz um apelo 
Pedindo para não voltar.

É inútil, pois na verdade 
Estou de volta à realidade 
E outra vez volto à sofrer
Que pena que eu fui crescer!
Lamenta e chora o meu peito 
Pois já não tenho mais direito 
De ser criança e sonhar.

Preciso muito me conformar 
Também tenho que aceitar 
Que o tempo passou para mim 
A vida é mesmo assim...
Ela passa de repente 
Faz do futuro presente 
Que se faz passado ligeiro.

Mas a esperança não se foi
Ainda espero o depois
E espero que lá, eu seja feliz!
É isso o que eu sempre quis
Uma vida de muita alegria 
Para viver a cada dia 
Como se fosse o primeiro!
        Maria Pinto da Silva: 18/06/2006
[14/8 22:36] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto 24
De hoje: 04
Autora: Maria Pinto da Silva 
Autorizo publicação.
Concordo com as regras do evento.

OUTRA MARIA 

Quanto tempo faz que estamos juntos?
Já faz muito tempo, ou talvez nem tanto!
Só sei que contigo sofri como louca 
Perdi meu sorriso e adotei o pranto.

Já nem me lembro mais o que é ser feliz 
Amargou-me a vida o fel da tristeza.
Me olho no espelho e já não me vejo
Meu olhar sem brilho, rosto sem beleza.

Os traços da face retratam momentos
De infelicidade, de ilusão perdida.
Quanto tempo faz que deixei de viver?
Eu já nem me lembro se já tive vida!

Eu amei-te tanto e me amaste tão pouco 
E me culpastes por não ter o que queria.
Mas tu ainda vives e tem livre arbítrio 
Segue o teu caminho e busque outra Maria!
     Maria Pinto da Silva: 01/01/2015
[15/8 04:08] +55 27 99619-1363: V projeto de publicação premiada 
Texto 25
De hoje: 05
Autora: Maria Pinto da Silva 
Autorizo publicação.
Concordo com as regras do evento.

AMOR DE POETA

A noite chegou tão bonita 
A lua me olhou sorridente.
As estrelas felizes me saudaram 
Meu coração ficou contente.

Senti um frescor na pele 
Quando o sereno me beijou.
Eu me senti tão amada 
Até o vento me acariciou.

É assim que a gente fica 
Quando o amor acontece.
O peito faz uma festa 
O corpo todo amolece.

Em tudo vemos beleza 
Paz, pureza e alegria.
Assim é o amor de poeta
E ele o transforma em poesia!
      Maria Pinto da Silva: 04/01/2011
[15/8 04:37] +55 27 99619-1363: V Projeto de Publicação Premiada
Texto 07
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*VAMOS FAZER SEMPRE PRECE*
(José Carlos do Carmo)

Eu peço ao Salvador
Pra tirar a nossa dor:
Para nos carregar no colo
Nos levando para um solo
Onde "corre leite e mel"
Parecendo um pouco o Céu!

Vamos fazer sempre prece
Pra que aquele que padece
Saia do seu sofrimento 
Pois Deus fez um jardim
Pra você e pra mim,
Enfim, pra "todo elemento"!

Deus que está lá em cima
E também cá no clima
Onde nos colocou;
Não vai se esconder
Vai é nos socorrer
Demonstrando eterno amor!
*(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 15 de agosto de 2024)*

Nenhum comentário:

Postar um comentário