Seguidores

terça-feira, 13 de agosto de 2024

V Projeto de Publicação Premiada II



[12/08, 19:07] José Do Carmo ES: V Projeto de Publicação Premiada 
Texto 13
Do dia de hoje: 03
Autora: Maria Pinto da Silva 
Autorizo publicação.
Concordo com as regras do evento.

SOMENTE OS CEGOS 

Fazendo minha caminhada pela manhã 
Parei para ver o sol que surgia
E encantada com tanta beleza 
Daquele arrebol tirei fotografias

E a tarde mais uma vez 
Outra caminhada eu fazia.
Tive que parar denovo para ver 
O sol que dessa vez se escondia.

Voltei para casa com a lua
Prateando a minha estrada 
E me acompanhou até a porta...
Comigo ela fez caminhada.

Não tem como não amar a natureza 
Por ela sou completamente apaixonada.
É impossível não notar tanta riqueza 
Obra divina que pelo Pai nos foi dada!

Riqueza imensa feita pelo Criador 
Coralíneas são as cortinas do infinito.
O sol e a lua cada um com seu papel 
Fazem pra gente um mundo bom e bonito!

Somente os cegos não podem ver a grandeza
É pena que o ser humano é finito!
Ninguém fica nesse mundo para sempre 
Mas que seria muito bom eu acredito!
           Maria Pinto da Silva: 17/06/2024
[12/08, 21:06] José Do Carmo ES: V Projeto de Publicação Premiada 
Texto 14
Do dia de hoje: 04
Autora: Maria Pinto da Silva 
Autorizo publicação.
Concordo com as regras do evento.

SORRIR É UM REMÉDIO SANTO 

Sorrir é um remédio santo 
Afasta os males e limpa a alma.
Cura mal olhado, dor e desencanto 
Trás paz de espírito e acalma.

Expulsa as coisas ruins 
Deixa feliz o coração.
Manda tudo para os confins
E enche o peito de emoção.

Eita, como é bom sorrir
Derrubar inveja e mal agouro.
Fazer o malvado desistir 
De querer nos arrancar o choro.

Não há demônio que fique 
Ao lado de alguém à sorrir
Dá mal estar, piniqueira e chilique 
Se de perto não sair!
            Maria Pinto da Silva: 01/08/2024
[13/08, 05:31] marceloescritor: V Projeto de Publicação Premiada 
Texto 15
Do dia de hoje: 05
Autora: Maria Pinto da Silva 
Autorizo publicação.
Concordo com as regras do evento.

NEM MESMO A ESPERANÇA 

A brisa fresca beijou meu rosto 
Quando devagar a porta eu abri 
Mas o sol me deu um abraço quente 
Quando para fora do rancho eu saí.

A brisa com um beijo refrescou minha face
O sol com um abraço me aqueceu inteiro.
Amei receber o carinho dos dois...
O vento chegou e entrou na brincadeira 

Lambeu meu corpo e assanhou meus cabelos 
E enquanto isso eu ouvia os passarinhos 
Que mesmo com o vento embalando os galhos 
Cantando audavam a vida, em seus ninhos.

Em meio a natureza eu sou tão feliz 
No que tem aqui não existe maldade.
Tenho medo mesmo é da selva de pedra 
Penso eu que lá não tem felicidade.

Sei que um dia eu terei que ir embora 
Minha serventia irá se acabar.
Na minha velhice eu serei descartado 
E o meu sertão terei que deixar.

Quando isso acontecer eu me tornarei triste 
Nada vai restar, nem mesmo a esperança 
Porque logo adiante estará meu final 
Só a invalidez eu terei como herança!
        Maria Pinto da Silva: 11/07/2024
[13/08, 06:04] José Do Carmo ES: V projeto de publicação premiada 
Texto num:11
Do dia de hoje : 01
Autor:*Egas Tembe*
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento.



*PERSEGUIÇÃO DO PASSADO* 

(À Vera Mondlane)

Apartado, escuto o eco de sua voz
Chamando meu nome pelo mundo
Nas entranhas do nosso submundo
Onde outrora estivemos, só nós...

Tenho pensamentos fora do eixo,
pois, sempre que olho para o espelho
Somente vislumbro o teu reflexo
E memórias d'um passado tão velho.

Esse insano flashback de memórias
Vem impelir-me às más práticas
Olhar pra o passado, nossas histórias
Intolerantes, talvez meio fantásticas.

Embriago-me das doses de inquietação
Que ao peito vem me destroçando
Fragmentando meu leviano coração
Com estas perseguições do passado.

Egas_Tembe 
12 de Fevereiro de 2024 in Porto de Maputo
[13/08, 06:04] José Do Carmo ES: V projeto de publicação premiada 
Texto num:13
Do dia de hoje : 03
Autor:*Egas Tembe*
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento.

*CARTA DE KHOBE I*

1-Minha querida e portentosa
Mãe, que me dera por empréstimo
Esta vida árdua e assombrosa,
Neste dia da semana, o sétimo,
Em que o Todo-poderoso descansou

2-Compilo esta e outras cartas
Que as considero "Últimos Suspiros"
Porque tenho as veias inundadas
Desde o frango do Khobe até os fios...
Ouvi que socimol também já afogou.

3-Escrevo-te este paupérrimo verso
Com o que sobrou das minhas entranhas
Liberdade também ficou submerso
Devido estas chuvas horríveis e estranhas

4-Se algum dia tive coração, a chuva o arrastou,
O que sobra é dor, frustração e lamento.
Pantagurado pelos adjacentes, próximos, estou.
Lamento por quem se encontra em fomento.

Egas Tembe in_CARTA DE KHOBE I
Machava Socimol 15 
24 de Março de 2024 19:37PM
[13/08, 06:04] José Do Carmo ES: V projeto de publicação premiada 
Texto num:12
Do dia de hoje : 02
Autor:*Egas Tembe*
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento.



MUVALINDA

 CÂNDIDA MUVALE

Estas Flores embrulhadas
num papel repleto de poesias
de verbos tão aromáticos...
      
        "São para ti"

Os seus lábios são
o gatilho para minha excitação
Esse olhar mágico
capaz de despir o meu coração...

           "Só para ti"

Para verdes o quão
sinto-me nú, quando
vejo-te vestida dessas flores
que vão cobrindo seu esbelto corpo.

             "É para mim"

Que miras o seu assassino olhar
como um felino perante a caça...
Machuca-me com o teu bailar
vem e mostre-me como é sua dança.

                  "Até o fim"

Venero-te, óh Muvalinda,
mulher dotade de imensuráveis saberes
Tão pura e tão linda
diga-me quais são os teus poderes?

Egas Tembe
31 de Março de 2024
Machava Socimol k15
[13/08, 06:04] José Do Carmo ES: V projeto de publicação premiada 
Texto num:14
Do dia de hoje : 04
Autor: *Egas Tembe*
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento.


*SAUDADE*

Quando não cabe no peito
Escorre pelos meus olhos
Vai seguindo no seu leito
E desaguar nos Sonhos...

A maldição do crescimento
É nossa constante ausência,
Quem dera eu ter a anuência
Que trás alforria ao sofrimento

Tornei-me pai precocemente 
Deixando a mocidade para trás
Parti de casa involuntariamente
E o tempo ainda não me é assaz 

Abominado por esta matilha
Que tem de guarnecer esta terra
Saudade de minha amada filha
E de sua mãe que tanto me espera.

Espero nalgum dia ser abonado
E desfrutar da vossa hombridade
Pois sei o quão por vós sou amado
Por isso que hoje sinto saudade.

Egas Tembe
Maputo Luís Cabral 19 de Março de 2024 10:15AM
[13/08, 06:06] José Do Carmo ES: V projeto de publicação premiada 
Texto num:15
Do dia de hoje : 05
Autor:*Egas Tembe*
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento.

*BRIGADA MONTADA, MULATA DESDENTADA*

Eu adoro estar na brigada
A vista é-me deslumbrante
Lá do alto, observo atentamente
A plateia repleta de mulherada...
Vejo uma linda Mulata
De vestido amarelo
Cabelos loiros
olhos azuis e,
Sapato vermelho,
Pena que ela é uma desdentada.

Aqui na brigada desmontada
Fico horas e horas
apreciando todas as idades 
Subindo e descendo as escadas
da Universidade Pedagógica,
esperando pela rendição 
que só chegará num incerto amanhã
pois, ainda pode haver punição.

Abandonar!!! Lógico que Não.
prefiro esta nostalgia
provida por sons dos caminhões
e desta linda gentania
Fatigada, mas com paz nos corações.

Egas Tembe
07 de Fevereiro de 2024
Maputo Luis Cabral 08:56PM
[13/08, 06:07] José Do Carmo ES: V Projeto de Publicação Premiada
Texto 05
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*ESTAMOS ESCREVENDO*
(José Carlos do Carmo)

Daqui eu não estou vendo
Mas tem gente escrevendo...

Não sei o que está dizendo
Só sei que estou querendo...

Desejando ficar sabendo
Sem ver eu não desvendo.

Então está devendo
Apresentar pra eu ir lendo.

Também estou me envolvendo
Uma escrita estou fazendo

Um alimento vou cozendo
Também uma roupa cosendo

Nada posso ir esquecendo
Pra que tudo vá se aquecendo

E mais pessoas venham tecendo
E assim possamos estar vivendo...

E cada vez mais aprendendo!
*(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 13 de agosto de 2024)*
[13/08, 06:28] marceloescritor: 🤔Lista dos Inscritos para o V Projeto de Publicação Premiada.

📌 só começaremos com 20 Inscrições *gratuitas* 
📌 Só iniciaremos a partir de vinte inscrições, chamem seus amigos.
📌placar ilustrativo, anote seus pontos individualmente.
Grupo marceloescritor
🙀Premiação: 🖐️livros publicados gratuitamente com textos selecionados do projeto.
📌🇲🇿🇦🇴🇵🇹Melhor estrangeiro e brasileiro 🖐️livros
🤔PLACAR:
📌inscrições gratuitas e abertas até 20 de maio.
📌 Final do evento 06/11
📞2a advertência será eliminado.

02.Arlete Medeiros RJ🇧🇷🎤✌️✌️✌️
03.Jose do Carmo ES🇧🇷🎤🖐️
05.Maria Pinto SP🇧🇷🎤🖐️🖐️🖐️🕰️
 12. Egas Tembé🇲🇿🎤🖐️🖐️🖐️
 19. Elvis Silenio 🇲🇿🎤✌️☝️
  
 

📌Não poderá por só ✌️palavras num verso
📌Máx de 🖐️ textos/dia

📌Não esqueçam de fazer suas anotações num caderno, se repetir texto ou numeração: *eliminado* !🖲️
📌📞Advertência: textos com várias palavras repetidas e com > 16 linhas.
📌Confiram seus textos no blog http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com 

Legendas:
🏵️ 50 textos
🏆100 textos
🖲️ Eliminado.
📞 Advertência
🚀Primeiro
✈️segundo
🛩️Terceiro
🎗️Melhor estrangeiro
🕰️Texto de ontem
🎤 Confirmado 

Marcelo de Oliveira SouzaIwA
Instagram/tiktok marceloescritor2

🤔Marcelo de Oliveira Soua,IwA

Nenhum comentário:

Postar um comentário