Seguidores

quarta-feira, 14 de julho de 2021

II Projeto de Publicação Premiada LXXXVIII




[18:37, 11/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#43
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

HISTÓRIA 
By Silvio Fergon 

Pra idéia boba, na cabeça, não fazer baderna 
Saí de casa, fui à rua, pra andar, pra bater perna 
Um anónimo no meio da multidão invadindo de gente estranha a solidão:
Quem sabe nessa "peregrinação inglória"
Volto pra casa com alguma nova história:
Verídica ou não, é de segunda relevância 
Caçar e ser histórias é de maior importância...
Somos histórias, famosas ou engavetadas
Somos histórias, esquecidas ou mui contadas 
Ao ouvido de grandes audiências 
Nas rodas de botecos, churrascos das nossas descendências
Somos histórias, pois alegre ou triste 
A gente, querendo ou não, existe!
Existir: de fato ou no pensamento 
É o que gera uma história a todo momento...
Na mente e alma de outro alguém nossa história é reeditada 
O esquecimento é o monstro que a tudo e todos transforma em "nada" 
O esquecimento é um  monstro não muito sabido 
Pois ele próprio há de ser esquecido!...
O Amor é o Sopro que aviva tudo que é Memória 
E o que lembramos continua vivo e gerando História...

17h44 - domingo 
11/jul/2021

Em Duas Linhas:

Por isso nossa história nunca chega ao fim:
Enquanto eu lembrar de você, e você de mim...

Glória ao Deus de Toda a Criação!...
[22:50, 11/07/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada.
Texto 186
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

A DURA REALIDADE

Na rotina costumeira
Na labuta rotineira
Segue o pobre lavrador
Levando nas mãos a dor.

Num ombro a enxada afiada
No outro a moringa pesada
E um embornal pendurado
No corpo velho cansado.

Um homem sem ambição
Só pensa em ganhar o pão
Pra manter sua palhoça
Assim é o homem da roça.

Enfrenta um trabalho duro
E espera que no futuro
Consiga se aposentar
Para poder descansar.

Porém não servirá mais
Para os donos dos cafezais
E a dura realidade
Ter que morar na cidade.

Aluguel ter que pagar
Com o pouco que ganhar.
Ter que pagar água e luz
Aumenta o peso da cruz.

Pobre coitado até chora
Sente saudade de outrora.
Ele não tinha noção
Da real situação

[22:50, 11/07/2021] Maria Pinto SP: Que se encontra no momento
Aumentou seu sofrimento
Pois tudo tem que comprar
Aqui não pode plantar.

Do seu pequeno ordenado
Sobra pouco pro mercado.
Vem a tristeza e consome
Com o sonho do pobre homem.

Percebe que no passado
Estava muito enganado.
Pensou que se aposentaria
E a vida resolveria

Mas não podia ficar
Na roça sem trabalhar.
Morada ninguém daria
À um homem sem serventia.

Agora sem esperança
Ele vive de lembranças
Dos tempos da mocidade
Quando tinha validade.
         Maria Pinto da Silva: 25/05/2002
[06:31, 12/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto: 1
Violão e Poesia
Autora: Luana Santos
Autorizo Publicação.

Estou com a mente aberta
Firme com os pés no chão
Estou vibrante a vitória é certa.

O destino reserva coisa bela
Alguns são segredos transparente
E os anônimos que também se revela.

Se for preciso farei uma melodia
Escritos extraídos do meu coração
Minha inspiração é a sua moradia.

Versos acústico em forma de poesias
O violão é o meu fiel companheiro 
No ritimo do amor com as cantorias.
[06:31, 12/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto: 2
Poeta Abandonado
Autora: Luana Santos
Autorizo Publicação.

Poeta abandonado

Por causa do teu amor acordei
Estava sentado e tão sozinho
Com meus devaneios silenciosos.

É um coração vazio de amor
Que  foi golpeado com o tempo 
Ao ponto de fazer repousar o poeta.

Que nevoeiros frios sinto em teu braço
Ao olhar em teus olhos vejo os cacos
De uma vida de segredos e mistérios.

Esvazeou seu coração e ficou estéril
Cheio de mágoas e sentimento de dor
Que faz gritar o poeta que o tempo abandonou.

[14:49, 12/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
12/07/2021
Texto: 3 Canção
Autora: Luana Santos
Autorizo Publicação

Olhar em teus olhos inspira-me canção
Do céu da tua boca, favo doce de mel
Sentir teu corpo, faz-me delirar perco a razão.

Sinto que é meu teu sentimento
Fico feliz e completamente realizada 
Ao saber que sou o motivo do seu pensamento.

Como uma curva em direção ao destino
Corro léguas para teus braços
Para proteger-me como um diamantino.

Brilhante e intenso são meus olhos
Refletindo no espelho do teu coração
Irei ao fundo em um único mergulho.
[15:52, 12/07/2021] Maria Pinto SP: II Projeto Publicação Premiada
Texto 149
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

SONHINHO E SONHAÇO

Eu me sentei com um sonhinho
De fazer alguns verdinhos
Veio vindo um passarinho
Voando bem devagarinho
O passarinho era um sanhaço
E o meu sonhinho virou sonhaço.

Ele ficou ali assobiando
E comendo uma banana
E eu fiquei só espiando
Achando aquilo bacana
Quando ele estufou o peito
Foi embora do mesmo jeito.

Mas meu sonhinho só voltou
Porque com tempo não estou
Quando eu estiver desocupado
Eu volto a sonhar dobrado
Se eu não tiver sanhaço do lado
Eu mesmo hei de ser alado.
(12 de julho de 2021)
[16:54, 12/07/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada.
Texto 187
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

PRA VIDA INTEIRA

Na penumbra da noite
Sem sono, em meu leito
Senti uma tristeza
Uma dor no peito.

Me veio a memória
Uma história antiga
De uma linda amizade
Uma grande amiga

Que assim como outros
Seguiu outra estrada
E a gente se perde
Nas encruzilhadas.

Cada um pra um lado
Levando a saudade.
Deixando pra trás
As boas amizades.

Uns vão, outros vêm
Assim é a vida
Mas ninguém se conforma
Com a despedida.

As doces lembranças
Sempre vêm a tona
E a saudade bate
Nos levando a lona

Porque uma amizade
Quando é verdadeira
É como um amor puro
É pra vida inteira.
         Maria Pinto da Silva: 28/04/2010

[20:28, 12/07/2021] Maria Pinto SP: II Projeto Publicação Premiada
Texto 150
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

PRECE PARA AMANHÃ

Amanhã, quando amanhecer,
Eu haverei de bem vivo estar
Para poder a Deus agradecer
Mesmo antes de me levantar!

Amanhã, quando anoitecer
Para casa haverei de voltar
E assim antes de adormecer
Ao Senhor nosso Deus exaltar!

Amanhã quando eu dormindo
Estiver, haverei de estar sob
A dulcíssima proteção divina;

Como eu estaria sentindo
(Como sempre me coube)
O dia todo, desde a matina!
(12 de julho de 2021)
[21:45, 12/07/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada.
Texto 188
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

PASSARINHO ENCANTADOR

Hoje vi um beija-flor
Beijando uma linda flor.
Uma imagem de esplendor
Onde pude ver o amor.

Passarinho encantador
Me encanta com sua cor.
Busca na flor o licor
E alegra-se com o sabor.

Beija-flor, meu colibri
Volte outra vez aqui
Fazer feliz o meu dia.

Volte pra beijar a flor
Quero outra vez ver o amor
Que me enche de alegria.
         Maria Pinto da Silva: 11/07/2021
[23:40, 12/07/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada.
Texto 189
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

UM MAL QUE NÃO TEM CURA

Está havendo em minha mente
Uma guerra de sentimentos.
Invadiram meu pensamento
Que brigou com meu coração.

De repente tudo mudou
Numa questão de momentos.
Mergulhei no sofrimento
E me atirei na solidão.

Está uma confusão
A saudade está batendo
Em meu peito, e está doendo...
Eu estou indo à loucura.

É uma dor que machuca
A minh'alma está sofrendo.
O que está me correndo
É um mal que não tem cura.
           Maria Pinto da Silva: 09/04/1984

[11:07, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
13/07/2021
Texto: 4 Grito na alma 
Autora: Luana Santos
Autorizo Publicação

Grito na alma

No escuro da cidade silenciosa
Uma lágrima em meu rosto rola
Um grito que soa como soluço.

Não sai palavras fico como mudo
Meu coração é templo da saudade
Minha visão vai além encarar a realidade.

Meus pés pisão o chão do santuário
Daquele que se foram visita anuário
Voltar de cabisbaixo e mãos vazias.

Um grito na alma é uma imensa agonia
Sentir o vazio e não poder preencher
É assim que me sinto nesse quarto sozinha.
[11:07, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
13/07/2021
Texto: 5 Camuflados
Autora: Luana Santos
Autorizo públicar

Camuflados

Tenho camuflado os meus sentimentos
Tentado seguir em frente, sem ti
Você não saberá dos meus pensamentos.

Lembranças viram dos nossos momentos
Das brincadeiras, dos beijos marcados em mim
Não esquecerei nenhum dos acontecimentos.

Do primeiro abraço, não há arrependimento
Minha única duvida foi ao olhar no teu âmago
E percebi que entre nós existia um impedimento.

Entre nós é impossível e não precisa discernimento
Duas vidas completamente diferentes
Um amor proibido... É manteremos afastamento.
[11:07, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
13/07/2021
Texto: 6 Missão Cumprida
Autora: Luana Santos
Autorizo públicar


Missão cumprida

Mesmo pálida e o coração quase parando
Blindei meu amor para você e não abro mão
Mesmo as veias do corpo sem está pulsando.

Tudo que gostaria ao teu coração falar
Se o som da minha voz não sair mais
Expressarei com meu meigo olhar.

E se os meus olhos se fecharem 
Não faz mal, expressarei com carícias.
Permita minhas mãos te tocarem.

Em um ultimo suspiro de vida
Eu apenas te tocarei, não pare.
Levar-te-ei, minha missão foi cumprida.

[18:08, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto poesia premiada
Autora: Fátima Gomes
Texto n⁰35
Autorizo Publicação 

Jeito sertão 

Não se assuste meu irmão 
Eu sou apenas sertao6
Homem do povo a labutar

Não se assuste meu irmão 
Esse meu jeito dirão 
É apenas no falar 

Sou cabra macho
Peleja do assanhado 
Acabrunhado atrapaiado 
Mas não entrego os pontos não 

Conheço moço 
Muito lido muito fino
Mas na hora do gemido
Não dá conta do refrão 

Por isso moço 
Vê se deixa o ler o ler o
Sua prosa fantasia
Não capa meu boio não 

Meu bicho é brabo
E pra começo de conveesa
É de estima e é da terra
E não tem medo de patrão 

Por onde passo
Sou da paz sou da harmonia
Sou poeta e fantasia
Sabiá é minha paixão 

Sou da coragem da fé 
Sou da alegria 
Respeito quem dá bom dia
Sou apenas cidadão
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#052
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

VIRANDO POESIA 
By Silvio Fergon 

Eu me viro em Poesia, a Poesia se vira em mim 
Ela vira o poeta na hora em que eu nem estou a fim :
Vem na hora que estou respirando, fazendo amor 
Na hora das refeições,  ou seja lá o que for :
Você olha pra mim, vê somente mais um  sujeito 
Mas, aí, a caneta solta a Poesia do Peito:
O que no papel por vocês foi lido 
Estava aqui, nesse caboclo esmilinguido:
Há quem até se questione como versos tão lindos, assim 
Tiveram seu berço em alguém, com um tipo igual a mim...
Ainda bem que a Poesia escolhe, e não as pessoas !
Umas se acham por demais muito boas 
Pra "perderem" seu tempo fazendo algum tipo de Arte 

[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: Veem Artistas como seres da Lua ou de Marte:
A Artre, pra mim, vem de Deus; de onde mais viria?
De Onde mais o Universo, diariamente, estaria virando poesia???...

19h35 – quinta-feira 
18/jun/2021

Em Duas Linhas :

Eu viro poesia, faço luxo do lixo 
Se falar muito abusada, de repente, viro o bicho!...

Glória ao Deus de Toda a Criação !
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#051
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

 NEBLINA !...
É Só Mais Uma Cisma De Rotina...

Às vezes tenho a cisma que essa tal Neblina
Algumas coisas traz, a outras elimina,
Cismo que, bem no meio de uma Cerração, 
Faz-se troca, entre uma e outra dimensão,
De astros, casas, coisas e até pessoas :
Às vezes trocas más, às vezes trocas boas,
Como se cada Cosmo vivesse a escolher
O que lhe cai melhor : cada coisa, cada ser...
Às vezes tenho a cisma que essa tal Cerração,
Viesse remodelar a nossa dimensão,
Trazer os frutos de tudo o que se faz e diz,
Deixar a gente alegre, ou, quiçá, infeliz,
Levando coisas boas, e também coisas más :
Se a Neblina leva, não volta mais para trás...
O mundo presenteia ; o mundo é ladrão,

[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: Pode trazer Ventura, levar em Abdução,
Se algo ou alguém volta, qual antes não será,
Pois tudo e todos mudam ; melhor deixar pra lá :
" Filosofice " tola minh'Alma, aqui, rumina,
Rumina e cisma sobre essa tal Neblina...

12h06 – terça
30/jun/2020

Glória ao Deus de Toda a Criação !

© By Silvio Fergon

Em Duas Linhas :

O mundo vira ninja oculto pela Cortina,
Envolto em Mistérios providos pela Neblina...
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#053
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

QUANDO A LUA ESTÁ CHEIA

Quando a Lua está cheia
Flui algo na alma e na veia,
A gente não uiva feito os lobos,
Mas alguns choram, feito bobos.
Tem gente que só suspira,
Há quem a cabeça pira,
Uma coisa " de dentro para fora " os ataca,
E um, ao outro, se atraca !
( Assim a coisa vai mal;
Só está saindo rima verbal... )
Não sei se algum segredo denuncio,
Mas creio que estão todos no cio...
A humanidade, doida varrida por vassoura,
Torna-se espécie mágica, voadora,
Sempre, ou volta e meia,
Quando a Lua está cheia.

23h32 - segunda
24/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#054
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

SEM COMPROMISSO COM A " REALIDADE "

Sem compromisso com a " realidade "
É o " artista de raiz ", na verdade.
Lunáticos de nascença,
A gente mais sente, do que pensa,
Vive um esforço descomunal
Para fazer parte da " massa normal ",
Mas disfarça muito pouco, quase nada,
Que prefere ser " massa diferenciada ".
Massa heróica, tanto quanto bandida,
Portais da morte e da vida,
Vivendo e morrendo
Vendo o que não estamos vendo,
Chorando e rindo
O que não estamos sentindo.
Uma descrição disso, muito boa,
Foi feita por Fernando Pessoa...
E o artista segue visto pela sociedade
Como alguém sem compromisso com a " realidade "

02h13 - terça
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#056
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

A PRÓPRIA " GOSTOSURA "

A pessoas que enfrentam a tarefa dura
De lidar com a própria " gostosura ".
Alguns se acham de mais, em exagero;
Outros se acham de menos, em desespero...
Desde que nasce, até que morra,
Parte de nós vive numa gangorra,
Às vezes estamos em alta,
Às vezes a auto-estima nos falta :
E quando ataca a oportunista depressão,
Falhamos em nos dar a devida atenção.
O pessoal so redor não é obrigado
A nos paparicar, se tivemos falhado,
Caso tenhamos lido,
Ou simplesmente ouvido,
O trecho de versículo " como a ti mesmo ";
Aí, todo amor será esforço a esmo,
Se a gente nem mesmo se atura,
Se não valoriza a própria " gostosura ".

02h44 - terça
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#055
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

PRIMEIRO PRESENTE 

Ame ao primeiro presente
Dado pelo Deus Onipotente,
Uma dádiva muito boa :
A sua própria pessoa !
Tudo bem, as dúvidas grudam na gente,
No coração e na mente,
Como se fossem fuligem,
Pra gente rejeitar nossa origem,
Fuligem que veio na fumaça
Soprada pelo rei da trapaça,
Também o mundo e sua sujeira,
E o tempo, que tudo transforma em poeira.
Aí, Deus, em forma de Filho se ofereceu,
Para resgatar você e eu, 
E o que foi levado pelo ladrão indecente,
Principalmente, o primeiro presente.

02h42 - terça 
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#057
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

POESIA NÃO É COMO FRITAR UM OVO

Poesia não é como fritar um ovo,
As vezes a gente escreve, e reedcreve, de novo;
Às vezes a inspiração nos toca,
Os versos pulam, feito pipoca,
Palavra é tema, é matéria-prima,
A gente acerta bem em cima,
Acerta até mesmo de primeira, 
Quando vem uma frase, ou linha inteira !
Assim como o ovo, em seu processo de fritura,
Na poesia ocorre falha, algo fura :
O poeta cai de herói a bandido
Se produzir algum mal entendido
Por algo que tenha escrito,
Assim como o ovo, acaba frito !
Ainda que no texto um erro não aconteça,
O leitor vê erro no coração, na cabeça,
Não dá pra agradar todo um povo,
Poesia não é como fritar um ovo.

02h52 - terça
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#059
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

CALADO EU PASSEI O DIA

Calado eu passei o dia;
Teria calado a Poesia !?
Resposta : sim ! - digo eu,
Daí, algo estranho aconteceu,
E, ora, vejam vocês,
Surgiu mais de uma poesia, de uma vez !
Se no horário prestar atenção, 
Verá uma estranha aproximação.
Uma coisa, porém, eu não duvido :
O silêncio precisava ser... ouvido !
A gente corre para a multidão, 
Põe fone de ouvido, aumenta a televisão,
A gente inventa um monte de trapaça,
Para no silêncio, colocar uma mordaça.
Mas isso tudo acaba dando errado,
Pois o silêncio faz o seu discurso calado,
" O Som do Silêncio ", a dupla famosa cantaria;
Para ouvir o silêncio, calado passei o dia.

03h19 - terça
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#058
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

UM BOM ANO

Um Bom Ano, pra mim,
É quando ele chega ao fim,
E, aquele bebê gigante, grandalhão,
Termina como um velhote baixinho, um anão,
E a gente, abaixo ou acima dos vinte,
Continua no ano seguinte.
Minha maior espectativa para o ano que vem,
Não só para mim, mas para você, também,
É que a gente chegue ao dezembro, trinta e um,
Com o coração batendo - tuntuntum,
Se chegarmos, nada haverá de errado,
Ainda que fora do que havíamos planejado.
Um Bom Ano, de meta atingida,
É quando o máximo de gente querida
Chega ao Fim de Ano, também,
Embora sempre possa faltar alguém...
Aos que se forem, saudade,
Alegria ! bebês se juntarão à humanidade !

[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: A todos que continuarmos aqui, neste plano,
A esperança de mais Um Bom Ano !

03h00 terça
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#060
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

OLHA NO ESPELHO, POR FAVOR !

Olha no espelho, por favor !
Não o da parede, mas o interior,
Olha sem medo e acredita, 
Há coisa feia, há coisa bonita.
No meio de tudo que o seu olhar vê,
Isso aí é você !
Cada " feiúra ", defeito, ou limite
É para que a gente não acredite
Demais em nossas próprias qualidades,
Ficando reféns das nossas vaidades.
Também não dá para ter uma vida de receios,
Ficando, agora, refém dos aspectos " feios ".
Equilíbrio e maturidade, equilíbrio é maturidade,
Ainda que, ao longo do caminho,
Nosso equilíbrio pareça um tanto... maluquinho !
Faça como a Alice, sem medo ou temor :
Olna no espelho, por favor !

03h35 - terça 
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#049
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

DORME

Dorme, sem temores ou suspeitas,
Para isso as noites foram feitas.
A menos que a vigília valha a pena,
Fazer correr sobre o papel a pena,
Sim : a primeira " pena " é esforço e sacrifício,
A segunda, é fazer da caneta um ofício.
Ainda que do hospício eu pareça merecedor,
Por alguma leitora, ou leitor,
Inspiração a gente não repele,
Brota na alma, vaza na pele,
Faz brotar tema por tudo quanto é lado,
Faz um monte de mundo ser inventado,
Até um sopro de brisa um tema nos traz :
A inspiração bate, a gente faz.
Isso, talvez, seja um esforço enorme,
A inspiração voa, o sono vem, e a gente... dorme !

04h04 - terça
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:10, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#048
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

PARECE QUE...

Parece que, se o medo se realiza,
O sonho ou milagre não se materializa.
Se Jó, um homem tremendamente justo,
Passou perdas e terrível susto -
Então - ai de mim !
Que não sou lá tão justo, assim...
E nada parecido como Abraão na fé,
Quem sabe, nenhum de nós é...
Mas, aí, se prestar beeeeem atenção,
Cada um tem sua própria provação,
O desafio de afiar a própria sensibilidade
E evoluir na própria maturidade,
Apesar de qualquer circunstância presente,
E, por mais saída que a gente invente,
No tempo certo, uma hora, a gente vê,
Se não ficar presa ao " parece que "

03h52 - terça
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:32, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#059
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

CALADO EU PASSEI O DIA

Calado eu passei o dia;
Teria calado a Poesia !?
Resposta : sim ! - digo eu,
Daí, algo estranho aconteceu,
E, ora, vejam vocês,
Surgiu mais de uma poesia, de uma vez !
Se no horário prestar atenção, 
Verá uma estranha aproximação.
Uma coisa, porém, eu não duvido :
O silêncio precisava ser... ouvido !
A gente corre para a multidão, 
Põe fone de ouvido, aumenta a televisão,
A gente inventa um monte de trapaça,
Para no silêncio, colocar uma mordaça.
Mas isso tudo acaba dando errado,
Pois o silêncio faz o seu discurso calado,
" O Som do Silêncio ", a dupla famosa cantaria;
Para ouvir o silêncio, calado passei o dia.

03h19 - terça
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[18:32, 13/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#060
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

OLHA NO ESPELHO, POR FAVOR !

Olha no espelho, por favor !
Não o da parede, mas o interior,
Olha sem medo e acredita, 
Há coisa feia, há coisa bonita.
No meio de tudo que o seu olhar vê,
Isso aí é você !
Cada " feiúra ", defeito, ou limite
É para que a gente não acredite
Demais em nossas próprias qualidades,
Ficando reféns das nossas vaidades.
Também não dá para ter uma vida de receios,
Ficando, agora, refém dos aspectos " feios ".
Equilíbrio e maturidade, equilíbrio é maturidade,
Ainda que, ao longo do caminho,
Nosso equilíbrio pareça um tanto... maluquinho !
Faça como a Alice, sem medo ou temor :
Olna no espelho, por favor !

03h35 - terça 
25/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon

[22:16, 13/07/2021] Maria Pinto SP: II Projeto Publicação Premiada
Texto 151
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

AGRADECI AO NOSSO SENHOR

Hoje quando o céu chorou,
Suas lágrimas me molhou.
Mas logo com o seu calor
O sol veio e me secou.
E o céu se clareou
Num sorriso de amor!

Então eu me disse "não vou"
"Vou ficar aonde estou,
Já que o tempo melhorou
E eu não estou sentindo dor".
Agradeçi ao Nosso Senhor
Digno de toda glória e louvor!

Onde há Deus não há desamor!!!
(13 de julho de 2021)
[00:11, 14/07/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada.
Texto 190
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

O VÍRUS DA MORTE

À muito tempo não ouço mais
O sino da igreja a badalar.
É que não se pode mais
Ir a missa rezar.

O domingo ficou entristecido
Não vejo ninguém na rua passar
Nem ouço mais o louvor tão bonito
No alto falante da igreja tocar.

As luzes da igreja estão sempre apagadas
As portas fechadas, ninguém pode entrar.
O Padre não pode, os fiéis também não
É preciso longe um do outro ficar.

O vírus da morte nos mantém distantes
Não podemos mais um ao outro saudar.
Ficando em casa não estamos livres
Mas é menor o risco de se contaminar.
                     Maria Pinto da Silva: 13/07/2021

Placar do II Projeto de Publicação Premiada
📌inscrições abertas!Gratuitas📌Crie uma lista com seus textos para não repetí-los.
🤔Participantes 

01. José do Carmo   🏵️🏵️🏵️☝️🇧🇷
02. Jonas Muchanga 🖐️☝️✌️🇲🇿
03. Ieda Thomé 🖐️🖐️🖐️✌️🇧🇷
04. Maria Pinto 🏵️🏵️🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🚀🇧🇷
05. Sanjo Muchanga 🖐️🖐️✌️🇲🇿
06.Silvio Fergon🏵️🖐️🖐️🇧🇷
07. Admilson Queiroz ✌️🇧🇷
08. Paulo Roberto ✌️✌️🇧🇷
10. Luciano Soemakib ☝️✌️🇧🇷
11. Amandinha Simpatia☝️🇧🇷
12. Whashington Lanfredi 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷
13. Albino Chairo 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🇲🇿
14. Fátima Gomes 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🇧🇷
15. Hugo Pedro 🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷
16. Paulo Lopes 🇦🇴🖐️🖐️✌️✌️
17. Élica Gonçalves ✌️✌️🇧🇷
18. Clara Elaine ☝️✌️🇧🇷
19.Luana Santos 🖐️☝️🇧🇷

🤔Premiações:
Primeiro Lugar : Livro de Antologia Falarj  + Camisa Oficial do Olodum tam G + Medalha de Honra+ imã Literário Dai-vos Luz  + Certificado 
Segundo Lugar : Livro de Poesias Selectas + imã Literário Dai-vos Luz + Certificado+ medalha de honra
🤔Final da publicação 06/11 18h.📌
🤔Não pode repetir texto com outra numeração .
🤔Resultado 07/11
📌Acompanhem e guardem seus textos .
📌Se não tiver computado seu texto, avisem.
📌 Mínimo três estrofes com quatro versos .
📌Não pode ser texto já postado no grupo.
🌹A lista atualizada é essa quem não está com pontuação / nome , terá que republicar .

🤔Legendas :
🏵️= 50 textos 
🏆 = 100 textos 
🚀 = Primeiro Lugar
✈️ = Segundo Lugar
🛩️ = Terceiro Lugar

🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário