Seguidores

quarta-feira, 7 de julho de 2021

II Projeto de Publicação Premiada LXXXV


 


II Projeto Poesia premiada
Autora: Fátima. Gomes
Texto n⁰ 34
Autorizo publicação 

PINOTAS ( o vírus )

De tanto me preocupar
Com esse vírus ferrenho 
Resolvi me ocupar
Fazendo coisas serenas

Mas precisei viajar
Para relaxar a mente
Passei dias acolá 
Andando e vendo poentes

Foi uma longa viagem
De dois meses consequentes
Fui conhecer Olivença 
Uma praia bem amena

Para as bandas da Bahia
Aonde tinha boa convivência 
Com uma amiga secular
Era como alma gêmea 

E no dia de voltar
Saudosa que dava pena
Resolvi foi escutar
Minhas músicas malaguenhas

O ônibus tava lotado 
Todos com máscaras pequenas
Algumas cobriam a boca
Mas o nariz tava em cena

Então lá no meu lugar
Quieta peguei da pena
E para me concentrar
A música era " Madalena "
Com o fone no ouvido 
A escutar " Madalena "
Dormi e acordei ao chegar
Com dor de cabeça pequena

Aumentou lá no meu lar
Mas tinha que gravar na Tenda
Fui depressa pro lugar
A dor aumentava que cena...

Gravei e um erro ao falar
_ O viro PINOTAS 
Quando o certo falar era
_ O vírus pinotas 
Pra lá e pra cá 
E foi pegar onde
No Jardim de Alá...

Isso ficou engraçado 
Esse ilário solfejar
Nomeando de PINOTAS 
Esse vírus milenar...

|| Projeto Publicação Premiada.
Texto 179
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

O QUE ME DEIXA FELIZ

São tantas as maravilhas nesta vida
Que fazem de mim um ser feliz!
Acordar pela manhã e ver que a vida continua
É um motivo sublime.
Abrir a porta e perceber que tenho um lar
E uma família pra amar e me amar
Um privilégio que nem todos têm!
Poder enxergar o brilho do sol
A prata da lua e o infinito azul.
Ouvir o canto dos pássaros
Sentir o cheiro das flores.
Saborear o pão que alimenta
E o gosto indecifrável da água que mata a sede.
Levantar e poder andar
Tocar e poder sentir
Ver um idoso sorrir.
Uma criança correr e pular alegremente.
São coisas simples que enchem meu espírito de paz.
Meu coração de alegria 
[20:34, 05/07/2021] Maria Pinto SP: E encharca minh'alma de nobres sentimentos.
É na simplicidade que vejo expandir o amor
E isso me deixa feliz!
                  Maria Pinto da Silva: 05/07/2021
[19:10, 06/07/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada
Texto 180
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

FERIDAS VIVAS

Será que eu nada fiz
Para merecer o que não tenho
Ou será que ultrapassei meus limites
Fazendo muito por quem
Não merecia tanto de mim
E esqueci de lutar pelo que sonhei conquistar?
São perguntas que me faço
E me decepciono comigo mesma
Ao descobrir as respostas
Que vêm de dentro de mim!
Então percebo que nem percebi
Que o tempo passou, o relógio não parou
E eu me deixei pra depois
Enquanto me ocupei com coisas fúteis
Quase sempre sem retorno
E sem reconhecimento.
Foi um terrível erro que cometi
Vivi para os outros e esqueci de mim
Que nem mesmo senti que doía tanto
As pancadas que levei da vida.
Só agora vejo os sinais do tempo

[19:10, 06/07/2021] Maria Pinto SP: Que marcaram-me por inteira
E deixaram em minha alma
Algumas feridas vivas
E nem sei se ainda me resta tempo suficiente
Para tentar cicatrizá-las.
                    Maria Pinto da Silva: 05/11/2016
[19:32, 06/07/2021] marceloescritor: II Projeto de Publicação Premiada
Texto 4
Autora: Élica Gonçalves
Autorizo Publicação
Título: Alma de poeta

Alma de poeta tenho
Mas o mesmo valor obtenho
Naquilo que me quis a verdade 
Sem máscara e com muita vontade.

Alma de poeta trago no peito
Sou ainda meio sem jeito
Contudo, aprecio a beleza da vida
E aplaudo a quimera vivida.

Alma de poeta que poetisa
Em tudo, em todos os lugares e com todas as coisas
Pois não há outra beleza mais nobre 
Que brincar com as palavras para alegrar almas singelas e vivazes.

Alma de poeta é minha alma
Que gera com calma
Que acalenta e acalma
A mais nobre alma.

A alma de um poeta 
É longa e fugaz.
Gera em si a nobreza
Em saber ser longa e voraz.

A alma de um poeta é sedenta,
É ardente e voluptuosa.
[19:32, 06/07/2021] marceloescritor: E no instante do sonho fomenta 
Que su’alma seja ainda mais impetuosa.

Alma de poeta, gentil tu partiste
De longe acenou para a saudade
Toda cheia de caridade
Em uma quimera de bondade
Que em sua volta subsiste
O que ainda não encontraste
Em uma vida cheia de contraste.

A alma de um poeta diz tudo
Nem sempre tem estudo
Mas tem o letramento da vida
E a vivência vivida
Da saudade esquecida
Em algum lugar de marcas.
Marcas que ficam para lembrar
Que na alma do poeta
Há um rio a correr para o mar
Em uma missão secreta.
[19:35, 06/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#011
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

QUERIA O SABER
By Silvio Fergon 

Queria o saber, se possível, de tudo
Jamais o terei, estudo sobre estudo.
Tantos sábios de verdade
De toda a humanidade,
Fizeram, fazem, busca sem fim -
O que sobrou para mim !?
Sei que todo mundo pode rir,
Mas saberei Tudo no porvir,
O que a humanidade sabe, aprendi,
Nem é sabedoria, mesmo, em si,
E tudo que tenho há muito estudado,
É só para me manter ocupado,
Sim senhora, sim senhor,
Ocupação, pra gerar o suor,
E o suor é aquilo que trás o pão,
E tem sido assim, desde há um tempão.
A gente estuda tudo que tem complexidade,
Depois saímos, loucos, caçando simplicidade,
Quem se deixa prender por esta sina,
[19:35, 06/07/2021] marceloescritor: Correndo atrás da própria cauda termina,
Ouroboros - cobra " auto-canibal "
Devora a si mesma, nunca há um final,
Não sei se vou decepcionar, ou não, os ateus,
Mas o Único Que sabe Tudo, é Deus,
Só Ele mostrará Tudo num Futuro Amanhecer;
Ele é o Tudo que eu queria saber.

17h28 - sexta
21/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[19:35, 06/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#012

Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

UM COSMONAUTA DE LINHA TEM LAR?
By Silvio Fergon 

Um Cosmonauta de Linha tem lar?
É como um caminhoneiro, um marujo, mas não do mar:
É boléia e estrada, ainda que tenha um endereço,
Um pedaço de chão pelo qual tenha apreço...
Nave vagando na imensidão do espaço 
Mas nada que se compare ao Lar, Café e um terno Abraço...
Longe de casa a gente não passa de um ET 
Somos os mais notórios estranhos 
Os vazios são gigantescos, tamanhos!
Na metáfora ou nos rios de asfalto 
Solidão e outros  bandidos nos tomam de assalto...
E a prece mais ouvida nos Céus, que todos fazem alçar 
É: " Deus! Permita que eu volte seguro ao Lar!...

17h38 – segunda 
05/jul/2025

Em Duas Linhas :

II Projeto Publicação Premiada
Texto#013
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

BONITO SORRISÃO!
By Silvio Fergon 

Bonito Sorrisão! Cada dente é um Sol individual 
Juntos são uma Confederação do Brilho Total 
Se não perdi de vez o meu juízo 
Tua Alma se traduz neste teu Olhar e teu Sorriso 
Cada dente por si só tem voz e fala!
Conversam entre si quando cada lábio se cala 
Por trás destes teus lábios, ainda que num sorriso discreto 
Guardam pra si um palavreado, um código secreto 
Que num Brilho Misterioso de mulher se traduz 
Tua boca é o Lar, é a Morada, um Condomínio de Luz!
Se o dia amanhecer tenebroso, o Sol nos negar Seu Brilho 
Mostra teus dentes e Sorriso, do Sol, cada dente teu é um filho!...
Mais do que poucos meros versos e estrofes tenho  precisão 
Pra descrever a plenitude deste Sorrisão!

17h56 – segunda 
06/jul/2021

Em Duas Linhas :

Num Sorrisão, toda Luz se expõe para fora;
Num Sorrisão, discretamente alguém nos devora...

Glória ao Deus de Toda a Criação!
II Projeto Publicação Premiada
Texto#016
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

TEU NOME PELO AR

Quando vem me atormentar
O teu nome pelo ar
Como brisa em minha roda,
Um perfume, que incomoda,
Entra pelo nariz, intoxica,
Desce para a alma, e fica :
Já dá para deduzir
Que de mim não vai mais sair ;
Vem fazer parte de mim,
Até bem p'ra lá do fim do fim...
Esse nome-brisa e cheiro
Se misturam por inteiro,
E eu só acho em mim o que é teu :
Cadê o espaço que era meu !?
E, do chão até o teto,
Se esparrama de um modo completo :
O guarda-roupas é dividido,
( Pra não dizer invadido... ),
O teu cheiro fica maior,
Vem com todo pormenor :
Teus sons, tua forma, tua textura,
Sabores, calor, tudo em fartura...
E, a cada despedida diária,
Onde eu estiver, uma brisa, uma ária,
Vem a mim para me refrescar
E espalha o teu nome pelo ar.

13h27 - terça
05/fev/2019
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[06:41, 07/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#017
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

O ESPIÃO X O CONTADOR DE HISTÓRIAS...
© By Silvio Fergon

Espionagem: profissão das mais glamourosas e inglórias
( E eu querendo ser apenas um contador de historias... )
A coisa não é só pelas mulheres, smokings e cassinos
Há que se enfrentar Impérios insanos e seus assassinos;
Às vezes te bancam como um playboy sedutor
Outras, você é designado pra comunidade popular, um morador
Andando à pé nas vielas que formam um labirinto
( Os Contratantes, às vezes, no Orçamento apertam o cinto ! );
A informante é daquelas que não depila absolutamente nada 
Mas, em prol da Missão, o herói terá que dar uma "chamegada"...
Espionar: espiar, observar formar um quadro informativo
E cuidar de cumprir a Missão, e ainda sair disso – vivo !
Os Contratantes querem ouvir a sua história no final
O Contador de Historias é quase um espião, não tão igual:
É sem aquele lance de pilotagens, sabotagens, tiroteios;
Muitas vezes é só o  lutar por um assento nos transportes cheios
Pra entreter os ouvintes, a audiência gulosa e atenta
Um pouco, o agente vivencia, outro tanto, inventa:
Põe o herói fugindo por vielas e telhados, semi-nu e à pé
Ou lá no Espaço Distante, cheio de tecnologia e ET até...
Eu ouço o que dizem nos ônibus e nos terminais
Minha Imaginação transforma tudo em Cenários Espaciais...
Namorar informante traíra, que não se depila
Pouco importa se existiu, ou acabei de constuí-la!...
Um momento na vida, alguma história a gente conta
Deixa a audiência com sono, ou suspirando de tonta
A gente aborrece, entretém; faz rir ou comove
Espiona a vida, sem com isso ser um mero X-9...

22h26 – segunda
31/mai/2021

Em Duas Linhas :

Tem espiões de Deus; tem espiões do capeta
Desde criança a gente é meio xereta...

Glória ao Deus de Toda a Criação !
[06:41, 07/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#019
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

PAPEL EM BRANCO

Papel em branco, papel em branco,
Idéias nem sempre vem no tranco,
As vezes, há começo, meio, fim,
Mas as idéias, se recusam, mesmo assim,
Fazendo doce, dando calote,
Tipo última bolachinha do pacote...
Papel em branco, seu tirano,
És papel, mas, sejas humano !
Se houvesse compromisso com editora - 
Que situação constrangedora !
Nem caneta, nem teclado,
Projeto todo parado,
Corrida de um esforço manco,
Papel em branco, papel em branco !...

18h28 - terça
11/dez/2018
Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[06:41, 07/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#020
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

LUA SECRETA

Há uma Lua Secreta,
Que em seu brilho coleta
Os corações  amantes,
E os faz viajantes
A um lugar de aventuras,
Na luz ou às escuras,
Ao coro de suspiros e gemidos,
Aos toques sempre mais atrevidos,
Sem medo de se darem às descobertas
Por cima ou por baixo das cobertas,
Respeitando cada vontade desvendada
No corpo da pessoa amada,
Enquanto um ao outro se completa
Sob o Manto da Lua Secreta.

04h34 – sábado
15/jun/2019

Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon
[06:41, 07/07/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto#018
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

CHOVE...

Chove tanto - e o que tem de errado !?
Porque reclama tanto o que tem telhado !?...
Todos reclamam um tanto da inflação;
E o sem agasalho E o sem refeição ?...
Saúde perfeita? 
Cama aquecida na qual se deita?
Trabalho pra obter o sustento 
A oportunidade de vencer cada mau momento 
É bênção sobre bênção que sobre todos cai 
Partindo das Santas Mãos do Soberano Pai 
Verdade: todos temos algumas tempestades 
Tormentos nos campos e nas cidades...
Chove o tanto quanto tem chovido :
E o que cada um tem agradecido ?...

22h14 – terça
20/ago/2019

Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon

Graças a Deus, aqui tem teto !...

II Projeto Publicação Premiada
Texto#018
Autor: Silvio Fergon  
Autorizo Publicação.

CHOVE...

Chove tanto - e o que tem de errado !?
Porque reclama tanto o que tem telhado !?...
Todos reclamam um tanto da inflação;
E o sem agasalho E o sem refeição ?...
Saúde perfeita? 
Cama aquecida na qual se deita?
Trabalho pra obter o sustento 
A oportunidade de vencer cada mau momento 
É bênção sobre bênção que sobre todos cai 
Partindo das Santas Mãos do Soberano Pai 
Verdade: todos temos algumas tempestades 
Tormentos nos campos e nas cidades...
Chove o tanto quanto tem chovido :
E o que cada um tem agradecido ?...

22h14 – terça
20/ago/2019

Glória ao Deus de Toda a Criação !

Silvio C Fergon

Graças a Deus, aqui tem teto !...

Placar do II Projeto de Publicação Premiada
📌inscrições abertas!Gratuitas📌Crie uma lista com seus textos para não repetí-los.
🤔Participantes 

01. José do Carmo   🏵️🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️☝️🇧🇷
02. Jonas Muchanga 🖐️☝️✌️🇲🇿
03. Ieda Thomé 🖐️🖐️🖐️✌️🇧🇷
04. Maria Pinto 🏵️🏵️🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🚀🇧🇷
05. Sanjo Muchanga 🖐️🖐️✌️🇲🇿
06. Clara Elaine ✌️☝️🇧🇷
07. Admilson Queiroz ✌️🇧🇷
08. Paulo Roberto ✌️✌️🇧🇷
10. Luciano Soemakib ☝️✌️🇧🇷
11. Amandinha Simpatia☝️🇧🇷
12. Whashington Lanfredi 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷
13. Albino Chairo 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🇲🇿
14. Fátima Gomes 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️🇧🇷
15. Hugo Pedro 🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷
16. Paulo Lopes 🇦🇴🖐️🖐️✌️✌️
17. Élica Gonçalves ✌️✌️🇧🇷
18. Silvio Fergon🖐️🖐️🖐️🖐️🇧🇷

🤔Premiações:
Primeiro Lugar : Livro de Antologia Falarj  + Camisa Oficial do Olodum tam G + Medalha de Honra+ imã Literário Dai-vos Luz  + Certificado 
Segundo Lugar : Livro de Poesias Selectas + imã Literário Dai-vos Luz + Certificado+ medalha de honra
🤔Final da publicação 06/11 18h.📌
🤔Não pode repetir texto com outra numeração .
🤔Resultado 07/11
📌Acompanhem e guardem seus textos .
📌Se não tiver computado seu texto, avisem.
📌 Mínimo três estrofes com quatro versos .
📌Não pode ser texto já postado no grupo.
🌹A lista atualizada é essa quem não está com pontuação / nome , terá que republicar .

🤔Legendas :
🏵️= 50 textos 
🏆 = 100 textos 
🚀 = Primeiro Lugar
✈️ = Segundo Lugar
🛩️ = Terceiro Lugar

🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA


Nenhum comentário:

Postar um comentário