Seguidores

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Iv publicação premiada L

[3/8 15:08] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 125
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

CÉU AZUL, ABELHA URUÇU...
(José Carlos do Carmo)

Não tem lugar no meu céu
Que não está azul,
Nas brancas flores tem mel
Para abelha uruçu.

Lá em cima é bonito
Como o meu cafezal,
Em Deus eu acredito
Contra forças do mal.

No céu não há nuvem,
Não vai chover,
Nas flores tem pólen
Pra abelha colher.

Se escurecer deste jeito,
Terá muitas estrelas,
Deitados em nosso leito
Nós não vamos vê-las.

Às vezes vemos antes de deitar
E depois que levantamos
Pois estamos sempre a espreitar
O lindo céu que amamos!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 03 de agosto de 2023)
[4/8 08:13] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 126
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

SEREMOS NOBRES!
(José Carlos do Carmo)

Obrigado Deus, por mais
Um dia de paz
Que nos apresentais;
Que eu Vos renda louvores
Ao vivo e a cores
Entre espinhos ou flores!

A Vós, Senhor da messe,
Eu faço prece
Por todo aquele que padece;
Não lhe falte não
A saúde, o pão,
A moradia, a salvação...

Mas que, mesmo sem nada,
Sigamos na estrada
Rumo à Vossa morada;
Pois se aqui somos pobres,
Longe "dos cobres",
Aí nós seremos nobres!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 04 de agosto de 2023)
[4/8 12:55] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 134
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo



Fiquem com Deus 

Eu vou embora 
Mais uma vez 
Embora isso não seja importante para muitos 
Mas eu digo-vos adeus irmãos
Até mais um dia 

Eu não sou como os outros,
eu no escrevo como marionete
Ninguém segura a minha mão quando me espresso
Muito menos o meu cérebro quando penso 

Se nas escolas ensinaram-vos 
a ler para melhor responder 
Porquê me julgam sem antes me conhecerem?
Onde fica a expressão não jugar o livro pela capa?


Minha vida é um livro aberto 
com várias páginas de histórias 
Não estou atrás de nenhuma fama 
Eu coloco a minha vida em cada poema meu 
Para que um dia 
Sirvam de inspiração para as gerações vindoras

TAV
[5/8 08:19] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 135
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

Fé em ti

Hoo senhor,será que se esqueceu de nós?
Será que estamos perdendo fé em ti 
Ou tu é que perdeste fé em nós?
Estamos largados a própria sorte 
Igrejas viraram centros comerciais
Afinal oqué fizemos nós?


Já ajoelhei-me tanto, senhor 
Olha as feridas nos meus joelhos 
Isso não é sinônimo de fé?
Larguei bebidas e vendi tudo 
Afinal oque falta mais ?


As vezes têm nos faltado pão
Nessas crises onde o espírito pede unção
Pastores estão subornando ovelhas para depois exigirem dízimos em troca do reinos do céu

Ouvi falar sobre os milagres a venda 
Que coloca nossas almas a venda 
Não ajoelharei-me a nenhum ser,em troca de milagres 
Pós eu sei de onde vem os  verdadeiros milagres 

TAV
[5/8 14:46] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 127
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

POMBAS BRANCAS NO CÉU
(José Carlos do Carmo)

Hoje desenharam pombas brancas
No céu azul anil:
Algumas delas são mancas.

Elas não estão voando...
Estão sobre o fio
Que estamos imaginando.

É tudo em nosso imaginário...
Olhamos para o céu
E anotamos "no formulário".

Dizemos que alguém
Pegou um pincel
E pintou muito bem...

Pombas grandes e pequenas
Que estão untando
Várias das suas penas.

Enquanto fico escrevendo
Eu vou perguntando:
"Vocês também estão vendo?
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 05 de agosto de 2023)
[6/8 11:33] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 128
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

O SENHOR SE TRANSFIGUROU
(José Carlos do Carmo)

O Senhor subiu ao Tabor
Com Pedro, Tiago e João
E lá Ele Se transfigurou.

Como o sol ficaram suas faces,
Contra toda escuridão,
E como a luz, as suas vestes.

Para conversarem com Jesus,
Apareceram Moisés e Elias,
E falaram sobre a pesada cruz.

Pedro então logo quis fazer,
Para não perder as alegrias,
Três tendas para Os acolher.

Mas ouviram da luminosa nuvem,
O Pai dizendo que eles tinham
Que ouvir o Filho e ir fazer o bem.

Jesus mostrou nesta "história",
Que os males sempre espinham,
Mas não poderão tirar a vitória...

Daqueles que têm amor!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 06 de agosto de 2023)
[6/8 16:31] Marcelo escritor: IV Projeto de publicação premiada 
Texto 351
Do dia de hoje 1
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Jogo  invertido

Muitos jogam para dar certo 
Muitos na verdade não sabem nem mesmo jogar
Existe também, aqueles que erram em tudo
Até quando chega um certo tempo, invertem o jogo
 E ficando um jogo invertido, em tudo você corre um risco
Tudo pode voltar a tona
  O jogo da vida é assim
Quando está tudo certo, não se contentam com a vida que leva, começam fazer tudo errado outra vez
Se divertem com os erros e não querem parar
Quando cai por si querem consertar
Chegando o arrependimento, pedem para perdoar
E obtendo o perdão, começam tudo outra vez
 Fica difícil conviver entre tantos erros
Sem que queiram fazer os acertos
 E assim a vida segue
Nos erros e nos acertos, envolvendo tantas pessoas
      Se sofre a toa 
Nem sempre vale a pena ajudar
Poucos querem mudar
Sendo que o seu objetivo é somente amar

Arlete Medeiros
[6/8 16:31] Marcelo escritor: IV projeto de publicação premiada 
Texto 354
Do dia de hoje  4
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Quando eu nasci

Quando eu nasci
Eu não sabia de nada
Nem sequer imaginava
Que enfrentaria toda parada

Eu nasci e muito chorei 
Do mundo não sabia nada
Fui crescendo e aprendi
O que era ser magoada

Conhecendo o mundo
Eu queria ser um exemplo
Tudo de bom ensinei
Mais só conheci o tormento

O tempo passou depressa
Tudo eu fui sabendo
Eu só não imaginava
Que eu já estava sofrendo

Eu continuava a chorar
Nem mesmo sabia o porquê 
Me perguntava sobre tudo
Nem sabia o quê 

Consegui ser um exemplo
Tudo de bom eu fiz
Em minha vida ficou
Somente a cicatriz

Hoje eu conheço tudo
Tudo de bom eu sou
Muitos não me seguiram
Somente bons exemplos eu dou 

Nunca para ninguém, faltou o amor

Arlete Medeiros
[6/8 16:31] Marcelo escritor: IV projeto de publicação premiada 
Texto 352
Do dia de hoje 2
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

    Falta de juízo 

Viver tendo juízo 
Já é muito difícil 
Com a falta de juízo 
É viver em sacrifício 

A falta de juízo é 
Complicado de aceitar
É até mesmo difícil 
Desse assunto falar

Na vida é preciso 
Pensar e repensar
Também colocar na balança 
Aquilo que pode ou não falar

Muitos não entendem
Um conselho que é dado
Depois se arrependem
Pelo fato consumado

Tudo que é preciso
A gente faz por alguém 
Muitos nem agradecem
E nos chama de ninguém 

Cada um tem a sua vida
Nada podemos falar
Talvez possamos somente
Aquele alguém ajudar

E muito aquele alguém amar

Arlete Medeiros
[6/8 16:31] Marcelo escritor: IV projeto de publicação premiada 
Texto  353
Do dia de hoje 3
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

A imensidão do céu 

Na imensidão do céu 
Deus olha por todos nós 
Se tivermos muita fé 
Se ouve até mesmo a sua voz

Deus não nos desampara
Nosso Deus nunca dorme
Ele olha por toda a humanidade
Saiba que tudo ele pode

O céu é infinito
Nós somos mortais 
Eu confesso que Deus 
Ele olha por todos nós 

Na imensidão do céu 
Um dia eu vou morar
Olhar por todos na terra
E Deus eu vou ajudar

A humanidade precisa
De muito amor ao próximo 
Quanto mais puder ajudar
Será tudo muito mais lógico 

O céu é um paraíso 
Todos vão passar por lá 
De lá ninguém voltou
Para nada nos falar

Todos um dia irão, para com Deus morar

Arlete Medeiros
[6/8 16:32] Marcelo escritor: IV projeto de publicação premiada 
Texto 355
Do dia de hoje  5
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Saindo da fossa

Quando se está na fossa
Nada mais tem graça 
Pensa que sua vida
Já caiu na desgraça 

O tempo é o remédio 
Cura todas as feridas
Se ninguém sabe disso
Acabará pedindo guarida

Nem tudo está perdido
Nesse mundo de meu Deus
Com muita força e garra
Realiza os sonhos seus

A vida só acaba
Depois que a pessoa morre
Enquanto se é vivo
Tudo se constrói 

Com pensamento positivo 
Tudo se resolve
Nunca pare no tempo
Porque muito o tempo corre

Sejas alto astral
Em todo o momento
Mesmo estando triste
Diga, eu aguento

Mesmo não tendo alegria
Viva cada momento
Não deixe que prejudique 
Na sua vida, o tormento

Todo mundo pode 
Todo mundo é capaz
Pensamento positivo
Ajuda também demais

Arlete Medeiros
[7/8 08:31] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 136
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo



Pressão social

Na escuridão que assola a minha vida. 
Vejo o demônio espreitando constantemente da janela da minha alma.
Para ver o quão resistente sou, para aguentar as turbulências da minha vida.

De um lado, esta a sociedade julgadora.
No meio a falta de oportunidades.
E de outro lado esta a minha juventude, que se compara com aos demais.
A idade e a sociedade pregaram-me na inferioridade.

TAV afinal oque ganhas com esses poemas ?
Não sabe que o mundo  não valoriza o escritor?
Arruma emprego, deixa de se disfarçar nesses versos.
Ou escrever porque é fácil 
"É só iniciar com uma letra maiúscula e no meio uma ideia depois ponto final".
Não vês que o mundo está cego estão todos no tikTok ?

Não sei se ignoro 
Ou choro.
Mas acreditem irmãos.
Um dia eu irei vos orgulhar.
Um dia vão apontar na tela da TV.
E dirão aquele escritor é TAV.
O rapaz que veio da minha aldeia,
Enquanto assino contratos com editoras internacionais.

TAV
[7/8 14:31] +55 27 99619-1363: IV Projeto de publicação premiada 
Texto 356
Do dia de hoje  1
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

 Sempre  na  linha

Sempre na linha muitos estão 
Bem certinhos até demais
Seguem sempre em frente
Sem nunca olharem para trás 

Aqueles que seguem em frente
Levam a vida conscientes
Outros param no meio do caminho
Talvez por serem inconsequentes 

Andar sempre na linha 
Se deve ter cuidado
Prestar bastante atenção 
Para não serem atropelados 

Sempre na linha tem também 
Aqueles que são muito certinhos
Aqueles que também ficam
Na sua muito quietinhos

Tem vários tipos de linha
Existe a linha de carretel
Também a linha do tempo
Tem a linha do trem
Tem também a linha da vida de alguém 

Estando sempre na linha
Não importa a linha que tem
Caminhe sempre em sua linha
Esqueça a linha que os outros tem

Já basta a linha do trem

Arlete Medeiros
[7/8 14:31] +55 27 99619-1363: IV Projeto de publicação premiada 
Texto 357
Do dia de hoje 2
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

O endereço da vida

O endereço da vida
Envolve todas as vidas
Desde as vidas alegres
Até mesmo as vidas sofridas

Cada um tem a sua vida
Cada qual com o seu endereço 
O endereço da minha vida
Eu nunca me esqueço 

Vidas com outras vidas
Envolvidas ou esquecidas
Vidas que são vidas agora
Vidas que já foram vidas

Qual é o seu endereço 
Me informe por favor
Quero mostrar para você 
Como é um verdadeiro amor

Meu endereço é o amor
Fica na rua da saudade
Porque o presente me trouxe
Para viver em castidade

No futuro pode ser
Que eu mude de endereço 
O bem não se esquece
Eu nunca me esqueço 

São endereços diferentes
Cada vida em um lugar
Quietinha em meu canto
Tudo de bom eu fico a esperar

Ainda terei asas para voar

Arlete Medeiros
[7/8 14:34] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 129
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

AMOR SENTIMENTAL E ESPIRITUAL
(José Carlos do Carmo)

Amar você me faz
Ser pessoa do bem
E viver em paz.

Tecendo esse amor
Outra coisa não vem
Para haver desamor.

Nunca foi proibido
E todo mundo sabe
E tem permitido.

Dentro do meu peito,
Outra coisa não cabe,
Mesmo com defeitos.

Não é não amor carnal
É sentimental uma parte
E outra parte é espiritual.

Dizem que está escrito
Bem além de Marte,
Por dentro do infinito.

É preciso amar toda pessoa,
Assim como eu amo você,
Não com sentimento a toa.

Enquanto estou lhe amando
Não sobra tempo pra viver
Por aí aprontando e odiando.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 07 de agosto de 2023)
[7/8 20:42] +55 11 96132-8729: IV Projeto de publicação premiada 
Texto 358
Do dia de hoje  3
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Quem é você 

Quem é você que persegue
Todos os passos meus
Vê agora se esquece
Tudo de ruim que me deu

Quem bate sempre esquece
Quem apanha não esquece não 
Você ainda não percebeu
Que machucou tanto o meu coração 

Quem você pensa que é 
Sempre fazendo tanta maldade
Quem é você eu pergunto agora
Que nunca fez uma caridade

A lei do retorno existe
Ninguém pode negar
Já causou tanto mal
Para aqueles que só sabem te amar

Num belo dia chegou de repente
Pedindo tanto perdão 
Nem sequer se lembrou
Que machucou tanto coração 

Acho que posso dizer quem você é 
Apronta some e reaparece
Depois de causar tanto mal
Pensa que todos esquece

Vivemos fazendo uma prece

Arlete Medeiros
[7/8 20:51] +55 11 96132-8729: IV Projeto de publicação premiada 
Texto 359
Do dia de hoje  4
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

A mentira tem limite

Mal se sabe quando
Está dizendo a verdade
A mentira tem limite
Você vive com falcidade

Tudo tem limite na vida
Você ainda não aprendeu
Porque falar tanta mentira
Se o mal não esqueceu

Viver na verdade é justo
Mentira não tá com nada
Se passa como injusto
Faz da vida uma marmelada

Continua mentindo em disparada

Muitos se passa por santo
Para que todos sintam pena
Chegam com cara de anjo
Na vida faz suas cenas

Em certos casos na vida
Um limite tem que colocar
Parece que não entende nada
Só sabe com todos aprontar

Vê se consegue se regenerar

Arlete Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário