Seguidores

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Iv publicação premiada LII

[16/8 18:28] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:49
Texto de hoje: 04
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*LIRICISMO*

Minha escrita é pouco apreciável
Porque estou fugindo as regras
Que fariam dela mais ainda admirável
Mas infelizmente perdi as rédeas
Por isso que estou mesmo imparável.

Estou voando no comando do vento
Que me embala nas mais diferentes
Situações do literário movimento
De poemas frios e outros ardentes

Na velocidade de um raio sem luz
Apanho minha boleia invisível
Para trazer vos minha poesia que reluz
Poesia d'outra era, de outro nível.

Tenciono iluminar pensamentos
Que foram abrangidos pelo abismo
Quero transmitir meus sentimentos
Através do meu e vosso liricismo.

Egas Tembe 
16 de Agosto de 2023
Machava Socimol k15   22:53PM
[16/8 18:28] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:50
Texto de hoje: 05
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*IMPARÁVEL I*

Não há doença que me pare
Outrora vim determinado...
Não há vírus que nos separe
Mesmo que o campo seja minado
Ou que alguém então dispare
Para que eu seja Assassinado

Travei inimagináveis confrontos
Desde a minha tenra idade
Alguns ofereceram me pontos
E roubaram me a felicidade

Mas aprendi que o mais valioso
É valorizar cada momento na vida
E o tempo nem sempre é generoso
Trás uma angústia a cada despedida

Que nem todos têm o privilégio
De saborear o melhor momento
O pão colorido, os amigos do colégio
Que se vão com a vontade do tempo.

Egas Tembe
16 de agosto de 2023
Machava Socimol k15  22:40PM
[16/8 18:28] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:48
Texto de hoje: 03
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*Venha Comigo*

Venha ver comigo
O azul oceano dos céus
Que nas nuvens tem abrigo 
Uns e outros troféus...
Este lindo pôr do sol
Quer fazer-me acreditar
Que não há algo mais belo
Senão a terra e vasto mar
Cheio de segredos infinitos
Até às entranhas que o pertencem
Mas nele há um segredo escondido
Renunciando ser encontrado
Então deixê-mo-lo em paz
Para continuemos felizes 
Com os golfinhos amigáveis
As baleias do alto mar
As ondas que nos permitem surfar
Venha ver comigo o mar
E as espécies nele viventes.

Egas Tembe
16 de Agosto 2023
Machava Socimol k15   23:07PM
[17/8 16:20] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 139
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

JUNTANDO AS LETRAS...
(José Carlos do Carmo)

Passaram umas borboletas
Voando pelo céu
E deixaram cair umas letras
Sobre o meu papel.

Estou trabalhando nisso
Para ver no que dá
Não está difícil o serviço 
Estou chegando lá.

Formando palavras no caderno:
Nomes pronomes advérbios verbos...
Para registrar de inverno a inverno
Um texto em formato de versos.

Eis aqui o resultado
Das letras caídas em mim
Direito do céu azulado
Terminei de escrever. Fim.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 17 de agosto de 2023)
[17/8 19:30] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:51
Texto de hoje: 01
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*CICATRIZES QUE NÃO SARAM*

Pensei que viveríamos 
juntos para todo sempre,
Infelizmente não sabia
que o sempre chegaria 
mais cedo do que o previsto
E que perderia tudo de ti
Os teus olhos
Os teus lábios
Os teus cabelos...

Quando finalmente me atrevi
Ganhei coragem e fui á bilheteria
para comprar uma passagem
E viajar pelo mundo afora
Tentar esquecer as mágoas 
Das cicatrizes que não saram.

O coração bate mais forte
e anuncia a chegada do sofrimento
que já não sabe onde pode caber
onde deixar suas marcas
Seus maiores terrores 
Seus gritos lancinantes.

Egas Tembe
17 de Agosto 2033
Machava Socimol k15.  21:33PM
[17/8 19:30] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:52
Texto de hoje: 02
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*TEU LAR*

Estava tudo à mil maravilhas
Conectados mesmo a distancia
Tu aí eu aqui nestas ilhas
Contendo a saudade e a ânsia 
De tê-la em meus braços,
Para beijá-la e fortificar os laços,
Estes cujo tempo decidiu romper
Sem questionar-me se o podia fazer.

Navego em meu pensamento
Procurando pelo erro que cometi,
Presumo que haja um argumento
Que justifique esta distância de ti
Estou naufragando nas memórias
Deixando para trás nossas estórias
As marcas do nosso passado 
São como chuvas batendo o telhado

Vais continuar fingindo demência?
Fazer-me acreditar que é possível
Viver sem ti, é o cúmulo, eloquência.
O teu rosto deixou de ser visível
Mas ainda amo-te na minha imaginação
Busco e encontro-te em meu coração
Onde sempre existirá para ti um lugar
Porque em mim é o teu verdadeiro lar.

Egas Tembe
17 de Agosto 2023
Machava Socimol k15 20:26PM
[18/8 06:01] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 140
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

...FOI UM GALO QUE CANTOU...
(José Carlos do Carmo)

O que foi que me despertou?
Foi um galo que cantou
Simplesmente.

Desativei o despertador
Para ele não sentir dor
Desnecessariamente.

Levantei-me e rezei até
E preparei meu café
Animadamente.

Já já vou para o cafezal
Que fica do meu quintal
Distantemente.

Certamente vou escutar
Pássaro que vai cantar
Alegremente.

Eu vou cantar também
Embora não cante bem,
Lamentavelmente.

Não irei atrapalhar
Vou só trabalhar
Rapidamente.

Para depois voltar
Para me descansar
Sossegadamente.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 18 de agosto de 2023)
[18/8 06:02] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 139
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

Confiança perdida

Dizem que a "confiança é uma virtude".
Então eu arrisquei o que tinha de importante em mim.
Dei te o meu coração de bandeja.
Para ter em troca a alegria de ser amado 
Mas tu como és boa na cozinha, preferiste esquartejalo.


"Águas passadas não movem moinhos".
Mas o seu "ex"tem me provado o contrário
Nessas ligações e encontros,que vos levam para o passado.
E eu doutro lado da cama num sono disfarçado. 


Quando falei que daria te o mundo. Era para mostrar -te o quão longe eu estava desposto a ir para tornar o nós uma realidade 

Quando fores para as suas diversões na calada da noite, porfavor 
Não avisa mais...
Porque depois de alguns copos é com ele que tu te deitas 
Aproveita nessa ligação da madrugada.
 A visa para ele, que demito-me.
"Eu prefiro viver feliz sozinho.
que viver morto contigo.

TAV
[18/8 06:02] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 140
Texto do dia 02
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


Se te perguntarem 

Se te perguntarem 
Onde estou 
Diga-lhes que fui em bora 
Para bem longe, para onde o conceito de família espelha-se na união de seres humanos.
Não nessa competição de quem fala bem, veste ou quem tem o melhor emprego.


Diga a eles que o meu conceito de superioridade transcende os bens materias
Sendo rico ou pobre se for maior de idade comprimento com todo o respeito

Se te perguntarem
Diga-lhes que o que mim mantia aqui era a irmandade, mas a idade tem me mostrado que com idade perdemos a irmandade

Vou para lá onde família 
Não fala nas costas 
Onde ainda luta-se para ver o outro a prosperar
Mesmo quando esse alguém vira as costas 

TAV
[19/8 09:34] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 141
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

 CANTIGO DO AMIGO
(José Carlos do Carmo)

Agora eu ligo
Do meu abrigo
E te digo:
Bom dia, amigo!
Tú vais comigo
Pra colheita de figo?
Não correrei perigo
Indo nessa contigo!

Se não puderes não brigo
Nem te castigo
Ou te maldigo,
Ao contrário, te bendigo.
Apenas sem ti não sigo
Pois não consigo...
Quando fores colher trigo
"Eu te obrigo"
A contar quem nunca será teu inimigo.

Eu conto contigo
E tú contas comigo!

Nem têm as plantações mas não desdigo,
Pois escrevi para fazer esse "cantigo"!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 19 de agosto de 2023)
[19/8 10:20] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 141
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo



Seja feliz 

Esquece os conceitos
Do mundo que no final viram preconceitos 
Seja feliz consigo mesmo 

Tira um dia ou um mês 
Para cuidar de si
Beber um copo e conversar consigo
Deita fora as críticas sociais seja feliz 

Dizem que ninguém é feliz sozinho
Mas estamos todos dias com outros e não atingimos a tal felicidade
Que o mundo nos vende 
Talvez a sua felicidade está em estar sozinho 
Não siga regras sejas só feliz  

Vá a Marte, vá a lua 
Liberte-se dos conceitos de felicidade, viva intensamente 
Sejas tu como quiser ninguém vai te julgar 
Estarei aqui para travar essa guerras dos que vão achar te louco até que tu sejas feliz de verdade 

TAV
[19/8 12:34] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 142
Texto do dia 02
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


Viemos te buscar

A muito que andamos a procura de ti oh justiça
Nos entretanto da vida 
As vezes alguém da nos uma gota de compaixão 
Isso alimenta-nos a expiracão

Ver outros a fazerem o bem 
Ajudou-nos a sermos melhor 
Dar a mão o outro abre o coração dos escurecidos

Viemos te buscar 
Falo de ti justiça 
Será que não ouves o gritar desse povo que clama por te senhor...
Os bairros gritam "queremos justiça, queremos justiça"

Não vieste quando o mundo entrou em caus
Fomos batidos e tratados como cães
Gritamos socorros, mandamos cartas mas não ouviste oh justiça

Dizem que moras no caração dos reis 
Mas eu tenho te encontrado mais com os sem tectos que esses reis 

Viemos te buscar 
Vamos para casa o povo precisa de ti 
As crianças e adulto rogam para voltares para  comunidade 
Todos precisamos de ti 


TAV
[19/8 20:36] +55 27 99619-1363: Projeto de publicação premiada 
Texto 381
Do dia de hoje 1
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Aceite somente o amor em sua vida

Muitos tem vários problemas
Não se deve acomodar e tudo aceitar
Aceite somente o amor em sua vida
Não aceite humilhações e nem traições 
Não se deixe ser enganado
Nem tão pouco mal amado 
Não se deve abaixar a cabeça para tudo
O pensamento positivo ajuda a seguir em frente
Problemas todo mundo tem
Todos são capazes de resolver passo a passo cada um deles
Não aceite a derrota e nem o fracasso
Aceite somente coisas boas em sua vida
Todos merecem serem amados
Serem felizes e vitoriosos 
Não se entregue totalmente aos problemas
Tenha fé em Deus e esperança 
Não complique tudo e nem pense em vingança 
Todos nasceram para que possam serem felizes
Erga a cabeça e os males esqueça 
Serás feliz com certeza

Arlete Medeiros
[19/8 20:36] +55 27 99619-1363: IV Projeto de publicação premiada 
Texto 383
Do dia de hoje 3
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

    Ser  guerreiro 

Ser guerreiro não é desistir
É sempre na vida persistir
Aconteça o que acontecer
Ainda tem tudo de bom para vim

Na vida tudo acontece
Tudo depende de você 
Basta ter fé em Deus
Só depende do seu querer

A caminhada é longa
Entre espinhos e rosas
Se você persistir
Contará ainda muita prosa

Viverás num mar de rosas

Com pensamento positivo
Se chega em qualquer lugar
Não importa onde seja
Tudo terás que enfrentar

Você não pode parar

Seguindo sempre em frente 
Não é preciso olhar para trás 
Se tu queres ser guerreiro
Não será para sofrer mais

Não existe Vitória sem luta
É preciso muito batalhar
Não fique se remoendo
A Vitória vai chegar

Nunca pense em no meio do caminho parar 

Arlete Medeiros
[19/8 20:36] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada 
Texto 382
Do dia de hoje 2
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Sem pensar em mim

Sem pensar em mim
Eu caminhei sem parar
Para todos tudo eu resolvi
Sem pensar no que ia dá 

Cantei chorei e sorri
Tudo muito forçado 
Mais em muitos corações 
Com certeza fui apagado 

Com o passar do tempo 
Tudo eu fui percebendo
Que um dia eu teria
Um susto muito tremendo 

Deus esteve comigo
Ainda está ao meu lado
Sem pensar em mim
Eu fui sofrendo calado

Ao despertar para a vida
Foi onde eu percebi
Tudo eu fiz para todos
Eu não pensei em mim

Mais ainda não é o fim

Erguendo a minha cabeça 
Foi onde eu decidi
Não vou parar no tempo
Eu vou pensar em mim

Antes que chegue o meu fim

Arlete Medeiros
[19/8 21:03] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada 
Texto 385
Do dia de hoje 5
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

  Coração abusivo

Seu coração abusa 
Sempre me causando dor
Sendo que por você 
Sinto um imenso amor

Seu coração muito abusa
De um coração amoroso
Eu falo de meu coração 
Que ficou muito dengoso

Essa vida é complicada
Que haja muita paciência 
Tudo é tão inesperado
Com toda a sua ausência 

O destino não escolhe
Quem é para sofrer
Ou quem seja para ser feliz
Não sei se sou eu ou você 

Em cada coração 
Algo fica carimbado
No meu eu sei o que 
Nele ficou marcado 

Ele foi muitoabusado
[19/8 21:03] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada 
Texto 384
Do dia de hoje 4
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

   Não se canse

Na jornada da vida
Não se pode cansar
Se deve seguir em frente
Para ver no que vai dar

Uma caneta não se cansa
De num papel escrever
Você é capaz e consegue
Faças por merecer

Não se canse de batalhar
Para tudo você é capaz
Procure vencer na vida
Para que não sofra mais

Na caminhada da vida
É o frio conforme o cobertor
Deus não permite que você 
Seja eternamente um sofredor 

A vida sempre foi dura
Para quem sempre foi mole
A poeira com certeza abaixa
Confesso que você se sacode

Não se canse de amar
Ame sempre sem cansar
Um dia você conseguirá 
À todos de verdade amar

Tens que para a vida despertar 

Arlete Medeiros
[20/8 13:26] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 143
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


O céu chora 

Nessas minhas andanças
Da vida como escritor
Tenho abraçado vários metáforas, repetição e outras figuras do estilo


No verão agente viaja 
Coloca papos em dia 
Praia, "faras" união e muitas outras coisas boas que o verão nos proporciona 

No inverno e na primavera
Sentimos o cheiro das flores
O vento trocando carícias com os tempos
Nessas polizações que nos trazem flores. 

Mas quando chega o tempo do céu, todos ficamos em casa 
É tempo do céu afogar as mágoas dos tempos que se dobram na velhice das nossas imaginações 
Que não voam até ao décimo segundo  sentido da chuva
Quando o céu chora 

TAV
[20/8 14:51] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 142
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

GRATIDÃO SENHOR DA MESSE
(José Carlos do Carmo)

Hoje é dia de Missão
Aqui na comunidade,
Os missionários estão
Semeando a verdade
De Nosso Senhor Jesus;
Sua bondade e Sua luz!

Quando a Missão terminar
Nós teremos a Santa Missa
Para muito mais nos animar
E não nos deixar preguiça
De espalhar pelo mundo
O amor de Deus, profundo!

A Missão só acontece
Porque a Missa é envio...
Gratidão Senhor da Messe
Por me buscares no desvio;
E gratidão aos missionários,
Por nos serem tão solidários!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 20 de agosto de 2023)
[20/8 19:28] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:51
Texto de hoje: 01
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*ANÓNIMO*

Depois de tanto sofrimento
Tanto tempo sem você,
Quase causou-me falecimento
A angústia que ninguém vê

Sou o teu amor anónimo
Escrevo cartas sem endereço
Odiar-te é meu antónimo
Por isso a Xikwembo agradeço

Sou grato por tê-la em minha vida
Por fazeres parte desta jornada
Comido ela será bem percorrida
Não importa qual for a estrada

Receba esta carta invisível
Que contém dizeres importantes
Guarde-a se isso for possível
E leia por alguns instantes.

Egas Tembe 
20 de Agosto 2023
Machava Socimol k15 23:13PM
[20/8 19:28] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:52
Texto de hoje: 02
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*DOENÇAS*

Quem vai me curar 
Se os médicos do meu país
Não estão a trabalhar
Estão de greve muitos deles
E não há nenhum juiz
Quem dê sentença aos doentes

Quis dizer "ás doenças"
Que estão matando inocentes
Que perderam suas crenças
Nas ladainhas dos dirigentes

Quem me vai curar
Desta doença mental 
Que aos bocados vai me matar
Eu aqui no meu quintal
Que é uma mina de ouro
Brutalmente explorado
Um verdadeiro tesouro
Que muitos o tem desvalorizado

E meu povo no norte chora
Por um pedaço de tranquilidade
Um pingo de paz, implora,
Mas estão dizimando a comunidade
Rostos pintados da morte
São vistos no chão do norte
Onde o sangue é disperdiçado
No lugar de ser protegido e guardado.

Quem me vai curar
Das doenças que eu sinto?
Quando meu povo começa a chorar
Por um pedaço de pão ou de trigo.

Egas Tembe 
20 de Agosto 2023
Machava Socimol k15 23:06PM
[20/8 19:28] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:53
Texto de hoje: 03
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*INSPIRAÇÃO POÉTICA*

Não sei de onde vem tanta
Inspiração poética
Há quem escreve e canta
De forma tão ética
Combinamos a poesia 
Com a mais bela melodia

Das canções naturais
Do mar, do imbondeiro,
De várias coisas culturais
Provas do amor verdadeiro
Pela arte de viver 
O que não posso compreender

Que não mora minha inspiração
Mas que dê vida quem perdeu
Motivos de aprender uma lição
Com um poema que se escreveu
Sobre as linhas azuis do papel
Que é mais leve e doce como mel.

Egas Tembe 
20 de Agosto 2023
Machava Socimol k15 22:49PM
[20/8 19:28] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:54
Texto de hoje: 04
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*FURACÃO*

Meu corpo encontrou
Morada nestas ruelas
Por onde o furacão passou
E destruiu todas vielas

Está tudo bagunçado
Sem alguém para gerir
E o que está separado
Ninguém poderá unir

Tenho dor no coração
Plantada pelos desastres
Deste maldito furacão
Que levou algumas partes

Pertencentes a natureza
Que está cada vez mais triste
Porque o sinônimo beleza
Nela infelizmente já não existe.

Egas Tembe
20 de Agosto de 2023
Machava Socimol k15 22:38PM
[20/8 19:28] Marcelo escritor: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:55
Texto de hoje: 05
Autor: *EGAS TEMBE*
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

*EM SEUS BRAÇOS*
           (ESB)

Estou em seus braços
Então não me deixes cair
Ainda quebro em pedaços
impossível me reconstruir...

Cuidai de mim como um ovo
Sou um bebê recém nascido
Ainda nem sei abrir os olhos 
Para ver o teu rosto bonito 

Sou frágil, às vezes inerte
Guardai-me no ponto seguro
Meu coração agora verte
Umas gotículas de amor puro

Então não me deixes capotar
Eu confio somente em vós
os outros me querem sabotar
Orquestrando um final atroz.

Egas Tembe
20 de Agosto de 2023
Machava Socimol k15   22:26PM
[20/8 20:46] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada 
Texto 387
Do dia de hoje 2
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

     Assim não dá 

Cansei de tudo inventar
Acho que assim não dá 
Gosto da minha caneta
Para não poder me atrapalhar 

Vivo inventando coisas
As vezes nem me conheço 
Chego até mesmo me esquecer
Que não me viro pelo avesso

Sigo sempre em frente
Sem medo de.nada
Acho que é por isso
Que sofro em disparada

Assim não dá 
Deve ter um jeito
Se me virar pelo avesso
Eu ficarei com defeito 

Rindo para Nao chorar
Sem asas para voar
Com certeza desse jeito
Assim não dá 

Não sei onde vou parar

Para tudo tem um jeito
Com qualidade ou defeito 
Meu coração bate forte 
Ninguém no mundo é perfeito 

Existem reações de todo jeito

A vida é uma roda gigante 
Se vai para lá e para cá 
Resta saber ao certo
Se assim dá ou não dá 

Você daí e eu de cá 

Arlete Medeiros
[20/8 20:46] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada 
Texto 386
Do dia de hoje 1
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Um doce de mamão 

Eu vou tentar digitar 
Na caneta não dá para pegar 
Não consigo escrever
Um doce de mamão eu fui inventar

Descascando muito mamão 
Eu cortei a minha mão 
Não foi uma foi as duas
Vejam só a confusão 

Com uma faca afiada
Cortando como navalha
Eu queria fazer o meu doce
E a faca me atrapalha

Mesmo assim eu consegui
Prosseguir até o fim
Eu não desisto de nada
Tudo depende de mim

As mãos estão queimando
Estão doendo pra valer
Nunca mais invento esse doce
Nem quero mais o doce comer

Um doce de mamão 
Fui teimosa fui fazer
Vou agora sentir dor
Até ao amanhecer

Doce de mamão nem quero mais fazer

Arlete Medeiros
[21/8 06:02] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 143
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

CHOVEU DEVAGARINHO...
(José Carlos do Carmo)

Caíram muitos pingos
De chuva por este chão,
Começou no domingo
A tocar tal bela canção!

Caiu como uma luva,
Pois é tão bom dormir
Com o canto da chuva,
Música boa de ouvir!

Pela noite se estendeu
E cortou a madrugada,
Noite escura como breu,
E a terra encharcada!

Foi uma chuva bem calma...
No céu só um barulhinho...
Deu para lavar minh'alma, 
Pois choveu devagarinho...

De mansinho caíram os pingos!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 21 de agosto de 2023)
[21/8 06:04] +55 27 99619-1363: José Carlos 143👍🏿
Matano Mentalista 07
Dulce Maria 35
Paixão Adonai 134
Teresa Nogueira t98
Jonas Muchanga 09
Pedro Malaquias 15
Júnior Fioroni 363
Genildo Mateus 01
Wilka Florberta 01 
Keila Rackel 279
João Antônio 05
Serafim Bernardo 05
Lélia Salles 56 
Valdirene Silva 10
Geraldo Antônio 03
Arlete Medeiros 387👍🏿
TAV 143
Victor Oliveira 01
Egas Tembe 55
[21/8 16:53] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 144
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


Janelas 

O céu azul espira me a ser um anjo 
No meio das turbulências 
Da humanidade que não tem arranjo
O céu tem me abraçado na naquela canção Hosana nas alturas 


Quando fecharam-me as portas 
Esquecerem se que o quem colocou-me na terra 
É o criador do céu e da terra 
Hoje espreito-vos pela janela da misericórdia
Nessas nuvens que a terra me recorda

Enquanto o nosso rei cheira a coca 
E ordena esses ataques 
Nas comunidades em troca de ouro 
Eu tenho orado para
Que nossas narinas não inalem mais  a pólvora

Nessas vossas trocas de tiro.
Jesus bateu a minha porta.
E deixou comigo uma boa nova.
"Ele a de voltar
Para ressuscitar os vivos e os mortos" 
E tem nos vistos pela janela da reconciliação 

TAV
[21/8 17:34] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 145
Texto do dia 02
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

Maria Joana 

Mulher corajosa
Que mudou a nossa comunidade.
Lutava por todos, e falava da igualdade.
Entre raças seria mentir se alguém dissecesse que estou a mentir.


Juntou jovens e crianças. 
Quando a alfabetização era uma pulga atrás da orelha na nossa nação.
Criou esperança em nós 
E deu novos sonho nas nossas  crianças.

Outro diziam que vinha do Brasil.
Outros dizem que vinha das terras distantes sei lá onde nascem pessoas que tem muitos corações 
Mas eu acredito que vinha de um lugar que só a Deus pertence

Uma mulher que amava tanto ajudar 
Que até parecia que tinha vários corações no peitos
De todos que passaram pela terra 
Ela sim merece o paraíso
Obrigado Maria Joana 
Por mim e por todos nós agradecemos 

TAV
[21/8 17:34] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 146
Texto do dia 03
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


Mãos de fada

Lembro-me como se fosse ontem 
Das mãos da minha avó 
Da machamba trazia-nos 
Alimentos 
Que deixava as barriguinhas inpantoradas

De vez enquanto ia pra o céu 
E trazia consigo as historias do menino jesus 
Que inspirava os nossos pequeninos corações


Tem noites que saia para salvar vidas 
Dentro da comunidade
Em pessoas que padeciam de grandes infermidades como a colera e a febre amarela 
Aquelas mãos de fada salvaram vidas 

Suas palavras sábias 
Nunca tinha visto ninguém com 5 classe 
Esquartejando metáforas   como profissionais que criaram as grandes classes das metáforas 

Aquelas mãos de fadas 
Faziam milagres nas panelas, na hora de preparar as refeições
E alegrava todos os nossos corações

TAV
[21/8 18:33] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 147
Texto do dia 04
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


Ruas das cidades 

Nas ruas ruas das cidades 
Tem mais gente doente que nos hospitais
Dessas mesmas cidades
Desde crianças até pessoas de idade 


Alguns dizem que sentem medo do medo 
Outros sentem fome 
Mais muitos deles
Estão com dores nas imaginações
Alguns até chegam a entrarem em conflitos ( ele e ele)
Por outras doenças 


Alguém disse me que o celular também vem com doença
Como a psico-dependecia,a falta de humildade e outras como o anti-socialismo

Nessas ruas da cidade 
As vezes temos nos passados sem nos a percebermos  todos estámos concertados nos  comentários das nossas páginas de memes 

As buzinas tem soado muito alto
As pessoas estão doentes cabeças viradas para os smartphones 
Ouvidos vedados pelo airphod's  

Libertem os doentes dos hospitais
E internem nós todos 
Precisamos curar esse nosso novo câncer das redes anti sociais que perambulam pelas ruas das cidades 

TAV
[21/8 18:33] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 148
Texto do dia 05
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

Luzes 


A escuridão tem nos acompanhado
Nessas lutas inter pessoais 
Que nos coloca frente a frente com os nosso problemas pessoais


Aquele medo de não ser ninguém na vida 
Aquela questão que não sai  da cabeça
Serei eu um bom pai para os meus filhos ?

As vezes também a idade
Tem nos criados ansiedades 
Aqueles cálculos da vida que se fazem com dedos até ano x estarei a construir a casa dos meus sonhos ...

Doutro lado a faculdade aperta 
Mais um ano no cronograma o coração aperta 
E as faculdades mentais as vezes abraçam a realidade
"Deixa o tempo ditar as regras"


Mas as vezes aquela porta se abri 
E uma luz nos abraça e gritamos obrigado senhor 
E continuamos com os nossos sonhos

E colocamos o fim a escuridão
A luz é que reina 
Sorriso para lá pra ca é tudo brilha quando se consegue algo. mesmo que não signifique muito para alguns mais para quem alcança a luz a escuridão não é o caminho 

TAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário