Seguidores

sábado, 21 de agosto de 2021

II Projeto de Publicação Premiada CI







[17:30, 12/08/2021] Maria Pinto SP: II Projeto Publicação Premiada
Texto 186
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

UMA CANÇÃO DIFERENTE

Meus pés de café já estão
Abrindo umas flores poucas 
Logo logo terá um montão
Dessas belas flores brancas...
E as abelhas se achegarão
E de polém encherão
As suas doces mãos...

E eu vou cantar uma canção
Diferente da que existe.
Vou falar qu'eu "não sou não
Alegre nem sou triste
Sou poeta" sentado no chão
Que insiste que persiste...
Que espera o céu...
Que espera o mel...

Que as abelhas fabricação!
(12 de agosto de 2021)
[11:49, 13/08/2021] marceloescritor: II Projeto publicação premiada
Autora: Fátima Gomes
Autorizo publicar
Texto n⁰ 40

Paulo Gustavo

Foi-se um grande humorista
Do nosso Brasil união 
Um gênio do bom humor
Paulo Gustavo irmão 

Nos trouxe tanta alegria
Com sua arte gratidão 
Paulo Gustavo nos  dava
Sorriso e diversão 

Ele veio com o dom
De fazer humor na ação 
Afastava a tristeza
Do nosso bom cidadão 

Sem falar na gentileza
Deste que amou com paixão 
Fez feliz seu companheiro
E seus dois filhos que estão 

Seguros com o seu pai
Um viúvo bonitão 
Que viveu feliz com o Paulo
Seu amor do coração 

Hoje na grande luz
Paulo Gustavo irmão 
Está na grande harmonia
Crescendo em percepção
[20:27, 13/08/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada.
Texto 217
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

A ARTE

Como explicar a arte?
Afinal, o que é, e o que não é arte?
Penso que arte é algo muito importante
Que vive desde que o mundo é mundo, porém,
Nunca envelheceu, pois todo dia ela nasce, de alguma forma ou de alguém!
Arte é aquilo que não sei o quê
Mas que faz sempre uma festa nos olhos
E uma folia no coração da gente.
Que transmite alegria e calma ao ser.
Que traz paz para a alma e nos enche de desejo de tê-la, pendurada na parede, no pescoço.
Estampada na roupa, no sapato, e aí por diante.
Creio que arte é tudo aquilo que se faz com amor, desejo e verdade...
Mas enfim, a arte é o que existe de mais belo.
Que sempre existiu, e existirá para sempre!

[20:27, 13/08/2021] Maria Pinto SP: Quem nunca ouviu falar do primeiro artista e de sua  imensa e mais perfeita obra de arte?
Artista: Deus.
Obra: Mundo.
Ele construiu, coloriu, e nos colocou sobre ela.

É tão fácil falar da arte!
Mas como explicá-la? Eu não me atreveria, pois;
"A arte de fazer arte é uma arte inexplicável!".
                                Maria Pinto da Silva: 13/08/2021
[21:57, 13/08/2021] Maria Pinto SP: II Projeto Publicação Premiada
Texto 187
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

AS ARTES SÃO INCONTÁVEIS

Muita gente faz parte
Da equipe que faz arte!

Há artista por toda parte...
Talvez até lá em Marte.

Existem muitos artistas
Com artes úteis, bonitas!

Eu queria ser um pintor
E pintar quadro de flor

E de outras coisas mais
Que inspirascem a paz!

As artes são incontáveis...
Das mais simples às mais notáveis!

Parabéns para os que fazem
As artes que nos comprazem!
(13 de agosto de 2021)
[21:23, 14/08/2021] Maria Pinto SP: II Projeto Publicação Premiada
Texto 188
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

LUA E ESTRELAS

Hoje vindo do "mato",
Quase chegando na rua,
Achei um barato
Ao olhar e avistar a lua.

Logo mais adiante olhei
E vi apenas uma estrela
E aí depois de vê-la
Mais algumas encontrei
Porque eu procurei.

Mas não há quem "procura",
Na noite clara ou escura,
Por outra lua pura...
A não ser por loucura.

Podia ter só aquela
Estrela descoberta,
Mas haviam mais...
Mas a lua bela
Que não estava coberta
Já era demais!

As outras estrelas eram
Menores e brilhavam
Menos que a primeira,
Fazendo-me lembrar que é
Maior que todas as outras
Tanto em tamanho quanto em brilho
A amada minha guerreira!
(14 de agosto de 2021)

[10:28, 15/08/2021] Maria Pinto SP:  Projeto Publicação Premiada
Texto 189
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

CANTANDO ORAÇÃO

Que cantando uma canção,
Eu faça uma oração
Pedindo alimentação
Para a grande multidão
Que passa fome na Nação!!!

E que eu mesmo abra a mão
E também o coração,
Para que a distribuição
De pão, paz, amor, perdão...,
Tenha maior proporção!!!

Que ninguém seja sem noção,
Mas todos tenham participação
Para que haja comunhão
E acabe a concentração
Neste chão de Deus, de irmãos!!!

Vamos todos dar as mãos!!!
(15 de agosto de 2021)
[17:10, 15/08/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
14/08/2021
Texto: 50 minha paz
Autora: Luana Santos
Autorizo públicar
Minha paz

Estava pensando em você
Como é bom ouvir tua voz
Acalma Minh'alma e traz paz
Quando penso desistir de ti, quero-te mais.

Sei que teus sonhos são comigo
Em cada lugar do paraíso estou
Lentamente vai ao meu encontro
E acorda para nos teus sonhos não perder-me.

Sabe minha estrela reluzente
Céu do meu mundo de amor
Te dei o nome de querido sol 
Para aquecer me com teu calor.

Se fecho os olhos imagino-te me Acariciando
Ouço sussurros de tua voz, sinto calafrio
Sinto a doçura dos teus beijos
Até mesmo estando tão longe, 
sinto-te, quero-te,vem estou te esperando.
[17:10, 15/08/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
14/08/2021
Texto: 51 sobrevivência
Autora: Luana Santos
Autorizo públicar
Sobrevivência

Minha mente quase morrendo
E o meu coração pulsando forte
É uma guerra de sobrevivência
Um querendo amar-te e outro esquecer-te.

Meus sentimentos sofrem
Desculpa por não tê-lo comigo
A única coisa que queria no momento
Era esquecer que existe o impossível.

Sou como furacão puxando-te 
Querendo-te perto de mim
Estou como deserto sedento por chuva
E um sol louco para sentir a lua.

Desculpe-me não poder tê-lo aqui
Tenho que afastar-me, deixar-te-ei
A pulsação do meu coração é o teu sangue.
Impeça-me não quero dizer adeus.
[17:10, 15/08/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
1508/2021
Texto: 49 Deusa
Autora: Luana Santos
Autorizo públicar

Deusa

Possuiu-me  como uma Deusa em meu interior.
Fez abstração ao meu sentimento
E, como Zeus com que seus raios atigisem meu coração
De maneira amorosa e sedutora.

Na divindade de suas curvas humanas
Pude sentir ciúmes das suas paixões
Desejei, pois, sentir seus abraços e beijos
Conhecer seus defeitos e qualidades.

Tive inspiração ao olhar naquele olhar
Como Homero uma poesia fui escrever
Coloquei no papel o que menos queria
E, guardei no peito o sentimento que brotou.

Minha vida sem você era os caos
Existiam lacunas misturadas com dores
Inexplicávelmente desorganizado
Sem você era assim que sentia-me
Até você chegar minha cósmica de alegria

[20:55, 15/08/2021] Maria Pinto SP: II Projeto Publicação Premiada
Texto 190
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

PALMAS PRA TODOS

Tocantins tem Palmas,
Mas todo estado têm:
Tranquilas e calmas
E serenas também...

Nós campos e cidades
Balançam aos ventos...
Vejo as simplicidades
Nós seus argumentos...

Gosto da palmeira
Gosto do coqueiro
Gosto da bandeira
De todo brasileiro!

Palmas para todos!!!
Não só para alguns
"Nadando nos lodos"
"Pra trás guaiamuns".

Eu não tinha intenção
De chegar aqui,
Mas foi a inspiração
Que me fez vir.

Palmas Tocantins!
Palmas meu País!
Que cada um dos jardins
Seja mais feliz!
(15 de agosto de 2021)
[19:47, 17/08/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada.
Texto 218
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

MANJERICÃO ROSAS VERMELHAS

Meu pé de rosas vermelhas
Meu pé de manjericão
Muitas vezes me aconselham
Mudam minha opinião.

Fazem até minhas mágoas
Rolarem com o meu pranto
Nas frias gotas amargas
Que roubam dos olhos o encanto.

A solidão bate e dói
Me surra tal feito açoite
Minha alegria destrói.

Meu pé de manjericão
Meu pé de rosas vermelhas
Acalmam meu coração.
               Maria Pinto da Silva: 17/08/2021

II Projeto Publicação Premiada
Texto 191
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

HISTÓRIA DE UM ANIMAL

Eu estava sentado numa sombra,
Por demais aconchegante,
De uma nuvem feito tromba
De um grande elefante.

Quando veio um animal
Mamífero e frutífero faminto
Que estava se sentindo mal...
Tive pena, eu não minto.

Com uma mão peguei um mamão:
Com a outra não.
Coloquei a fruta no chão,
Ele veio então e comeu seu pão.

Naquela hora
Depois que comeu
Ele foi embora
Pelo mesmo lado que apareceu...

E acabou a história.
(19 de agosto de 2021)

[17:55, 20/08/2021] marceloescritor: II Projeto Publicação Premiada
Texto 192
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

PASSARINHO CONSTRUINDO NINHO FOFINHO

Eu estava sentado a beira de um caminho...
Veio voando bem devagarinho
Um lindo passarinho...
E aí percebi que tinha um ninho
Que ele construia com carinho.

Então eu fiquei bem quietinho
Para ele continuar mansinho
Fazendo o seu ninho ajeitadinho
Para logo botar seus ovinhos
E um dia ter seus filhotinhos.

Assim ele não ficou assustadinho
E continuou com aquele jeitinho
Fazendo o seu trabalhinho
De construtor de um ninho fofinho...
E o terminou bem terminadinho...

Mas na verdade, quem pôs os ovinhos foi a passarinha
Que como ele, também era lindinha!
(20 de agosto de 2021)
[00:08, 21/08/2021] Maria Pinto SP: || Projeto Publicação Premiada.
Texto 219
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação.

PARABÉNS A CORA CORALINA

Nasceu em mil, oitocentos e oitenta e nove
Aqui na terra viveu durante noventa e cinco anos.
Deixou aqui sua linda história de vida
Para viver eternamente em outro plano.

Hoje ela está fazendo aniversário
Com certeza está havendo festa no céu.
Daqui da terra envio-lhe os parabéns
E com orgulho, pra ela tiro o chapéu.

Estou aqui imaginando a mesa farta
E a alegria nos sorrisos dos anjinhos
Batendo palmas e dizendo um ao outro
Que bom que a Cora fez um monte de docinhos!

E ela vestida em traje de gala
Recitando poesias no universo.
Uma pitada de amor em cada palavra
E um sabor adocicado em cada verso.

Posso ver na festa os grandes poetas
Mario Quintana, Winícius, Manoel Bandeira.
Cecília Meireles, Raquel de Queiroz, Cabral
E o Drummond ocupando a segunda cadeira.

Na primeira cadeira eu vejo ela
Com um sorriso dizendo: muito obrigada!
Minha querida linda Cora Coralina
Tu fostes, és, e serás pra sempre amada!

Placar do II Projeto de Publicação Premiada
📌inscrições abertas!Gratuitas📌Crie uma lista com seus textos para não repeti-los.
🤔Participantes 

01. José do Carmo   🏆🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✈️🇧🇷
02. Jonas Muchanga 🖐️☝️✌️🇲🇿
03. Ieda Thomé 🖐️🖐️🖐️✌️🇧🇷
04. Maria Pinto 🏆🏆🖐️🖐️🖐️✌️✌️🚀🇧🇷
05. Sanjo Muchanga 🖐️🖐️✌️✌️🇲🇿
07. Admilson Queiroz ✌️🇧🇷
08. Paulo Roberto ✌️✌️🇧🇷
10. Luciano Soemakib ☝️✌️🇧🇷
11. Amandinha Simpatia☝️🇧🇷
12. Whashington Lanfredi 🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷
13. Albino Chairo 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🇲🇿
14. Fátima Gomes 🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️☝️🇧🇷
15. Hugo Pedro 🖐️🖐️🖐️🖐️✌️☝️🇧🇷
16. Paulo Lopes 🇦🇴🖐️🖐️✌️✌️
17. Élica Gonçalves ✌️✌️🇧🇷
18. Clara Elaine ☝️✌️🇧🇷
19.Luana Santos 🏵️☝️🇧🇷

🤔Premiações:
Primeiro Lugar : Livro de Antologia Falarj  + Camisa Oficial do Olodum tam G + Medalha de Honra+ imã Literário Dai-vos Luz  + Certificado 
Segundo Lugar : Livro de Poesias Selectas + imã Literário Dai-vos Luz + Certificado+ medalha de honra
🤔Final da publicação 06/11 18h.📌
🤔Não pode repetir texto com outra numeração .
🤔Resultado 07/11
📌Acompanhem e guardem seus textos .
📌Se não tiver computado seu texto, avisem.
📌 Mínimo três estrofes com quatro versos .
📌Não pode ser texto já postado no grupo; nem  repetido  com número diferente se fizer será eliminado📌
🌹A lista atualizada é essa quem não está com pontuação / nome , terá que republicar .

🤔Legendas :
🏵️= 50 textos 
🏆 = 100 textos 
🚀 = Primeiro Lugar
✈️ = Segundo Lugar
🛩️ = Terceiro Lugar

🤔Marcelo de Oliveira Souza,IwA 📌instagram: marceloescritor
🤔Contribua para a manutenção dos nossos projetos, doando qualquer valor pelo pix: marceloescritor2@outlook.com📌


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário