Seguidores

sábado, 18 de julho de 2020

Projeto Publicação Premiada

[17/7 7:08 PM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 04
Autora: jandira Ribeiro Leite 
Autorizo Publicação

O Dia 

O dia começa pela graça de Deus 
Quão grande alegria em meu interior 
Pensamentos voam e pairam no adeus 
Neste infinito do meu eu inferior.

Com a ausência dos carinhos teus
Instalam-se as tristezas corroendo os meus,
dias de vida, invadidos pela saudade. 

Esta, enriquece as minhas lágrimas
mostrando algumas realidades ínfimas 
E num breve instante amadureço meu ser.

Apesar de tanto medo e tanta tristeza
Na ausência dos teus carinhos...
Ai! a saudade instalou-se, dia virou prisão!

Tenho de colher o melhor de nós
para trazer dias felizes em nossas vidas
Um dia assim, vale a pena viver
Deus voltou para me convencer

Jandira Ribeiro Leite
09/07/2020
[17/7 7:30 PM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada.
Texto  03
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo publicação

QUEM DERA

Quem dera um sonho sonhado
Tornasse realizado
Na vida de toda gente!
Quem dera ninguém sofresse
E todo amanhecesse
Bem feliz e sorridente!

Quem dera o adulto fosse
Igual criança, meiga e doce
Sem malícia no olhar!
Quem dera a felicidade
Fosse pura realidade
E morasse em todo lar!

Quem dera que o ser humano
Não fosse tão leviano
E não causasse tanta dor!
Quem dera se por um segundo
Fosse reinado o mundo
Pelo sentimento amor!

Será o suficiente
Para salvar muita gente
Que morre em um segundo
Se por um milagre for
Reinada pelo amor
A terra chamada mundo.
Maria Pinto da Silva:21/09/2016
[17/7 7:56 PM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada
Texto 03
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação.

O Quê Mais

Deixes-me pôr em teu dedo
O anel de Saturno
Que para ti eu busquei.

Escolhas do arco-íris um arco
Para prender teus cabelos,
Que eu o trarei.

E, caso escolhas a todos,
Com todo carinho,
A todos, buscar-te-hei.

Deixes-me cobrir os teus ombros
Com o manto azulado
Que é o céu do Brasil.

Peças-me um branco véu,
Que eu buscarei o do céu... 
E o céu voltará a ser cor de anil.

Peças-me para enfeites,
Estrelas cadentes,
Que eu trarei mais de mil.

E por brincos eu trarei _ estrelas;
Por cinto _ cometa
E o sol _ por troféu.

Por cachecol _ espirais
E, não sei o quê mais
Buscarei para ti lá no céu.

II
Tu tens em teus dedos
Anéis de Saturno
E, o arco-íris é o arco
Que prende teus cabelos.

O que cobre teus ombros
É o céu azulado,
Que é o céu do Brasil _ 
Céu-azul-anil.

O teu branco véu
É o do céu _ 
Que novamente é descoberto,
Para ser manto azulado.

Tens por brincos _ estrelas;
Por cinto _ comêta
E o sol _ por troféu.

E uns dos teus enfeites
São estrelas cadentes.

Tens por cachecol _ espirais
E, o quê mais,
Eu nem sei...
(Setembro de 2000)
[18/7 7:15 AM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada
Texto 04
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo publicação.

A GENTE NÃO ESQUECE

Coração aflito
Chora de saudade
De quem nos deixou
E foi pra eternidade.

O amargo choro
Que escorre na face
Não há quem segure
Não há quem disfarce.

A gente não esquece
Apenas se conforma
Com a separação

Mas Deus nos fortalece
E a dor transforma
Em paz pro coração.
       Maria Pinto da Silva: 14/05/2015
[18/7 7:19 AM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 04
Autor: Mafala Ya Mbumba 
Autorizo Publicação. 


O SUOR DESTILADO


Retumbavam as explosões!!!
Bahia destroçada pelos canhões!!!


Ouvia-se os brados...
Bombásticos!!!
Baianos feridos
e enforcados!!!
Na Praça da Piedade!!!
Devia abundar maviosidade!!!


Ah, Povo oprimido!!!
Maria Quitéria, 
abarrotada de bravura!!!
Destilou seu suor em combate!!!
Maria, 
Mulher Militar brasileira,
heroína!!!
Da abjugação!!!
Baiana.


Na terra 
e no alto mar...
Povo baiano, destilou...
O seu suor!!!
Pela alacridade que hoje paira!!!
no ar...


Ah, Maria Felipa, 
Líder das mulheres!!!
Fizeste inebriar, 
tundar e tombar!!!
Os soldados portugueses. 


Maria Felipa, enroupada de Homem,
Imolando sua vida!!!
Por uma Bahia livre e adubada!!!
De paz e harmonia!!!


Vila de Cachoeira, 
tu rompeste...
Com a coroa portuguesa 
e te tornaste...
Quartel General 
daqueles que amam a paz!!!
Povo que não vive de tanto faz...


Bahia, teu sol
raia a cada dois de Julho!!!
E será sempre amarelado como girassol...


Brilhe, cante...
Oh, baiano.
Desfrute...
Da doce liberdade!!!


Os pássaros
Cantarolam...
A alacridade invade,
a alma.
Sinta o sabor
da liberdade!!!


Feliz dia da Independência da Bahia 


                Mafala Ya Mbumba 

Maputo, 30/06/20
[18/7 10:38 AM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada.
Texto 3
Autora: Ieda Thomé
Autorizo publicação

Ele pode ser...
 
Eu vim aqui só acender uma vela
Colocar em ordem meus pensamentos,
Talvez você não entenda,
Mas, eu precisava neste momento
Com Deus conversar...

Ele pode ser o caminho,
Uma janela que se abre
Quando aquela porta se fechou

Ele pode ser o amparo,
Uma asa que cresce
À beira do abismo.

Ele pode ser a chave,
Que abre toda a mente e
A porta do tesouro...

Ele pode ser...
[18/7 11:08 AM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada.
Texto 2 
Autora: Lindaiá Campos 
Autorizo publicação


 Você faz planos nos quais nunca irão se realizar


Afinal você não é forte o suficiente para apostar

É difícil dizer adeus, eu sei

Embarcar rumo a novas aventuras

Mas as vezes tudo que precisamos fazer para ser feliz


É dar adeus ao velho e se propor a assumir os riscos do novo
[18/7 11:09 AM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada
Texto 1
Autor: Nilton Azevedo 
Autorizo a publicação 

*USE MÁSCARA!*

Um defeito nosso, os seres humanos,
É não gostar de ouvir a verdade. 
Parece nunca estar em nossos planos.
Escutar algo que nos desagrade.

Por isso, às vezes, causa muitos danos
A inocência da sinceridade
Em troca taxam-nos de puritanos 
E, muitas vezes, finda a amizade.

Uma máscara de cobrir franqueza
Nem sempre implica sinal de fraqueza
E ajuda no ato de ficar calado.

Use essa máscara! - É uma boa dica.
Pois não fazê-lo, às vezes, qualifica
O bom amigo pra ser odiado.
[18/7 11:15 AM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 06 
Autor: Mafala Ya Mbumba 
Autorizo Publicação. 


PAIXÃO SENSÍVEL 


Aos teus maus tratos!!! 
Aos teus comportamentos desumanos
e nefastos!!! 
Sensível fico!!! 

Vivo duvidoso a qualquer alergia!!! 
Que de ti provenha...

Sou invisível ao teu olhar vil!!! 
E de poucos carinhos!!! 
Ah, que paixão sensível!!! 

Poucas vezes jubiloso!!! 
Muitas vezes ressentido!!! 
Um pouco abalado!!! 

Tu me deixas alquebrado!!!
Nessa paixão que tornou-me
agridoce!!! 
E sinto-me 
escusado!!!

                    

          Mafala Ya Mbumba 


Maputo, 17/07/20
[18/7 11:15 AM] marceloescritor: Projeto Publicação Premiada 
Texto: 05
Autor: Mafala Ya Mbumba 
Autorizo Publicação.


À PORTA DA MATERNIDADE


As 21:40h, do dia 05 de Julho de 2019
Estreiamos-nos, à porta da Maternidade. 
Chegamos a aceitação
Tua Mãe, entrou
E fiquei contemplando aquela Porta,
Com esperanças de te conhecer

Imaginei… Teu rosto e perguntei-me:
 -Será que já sou Pai???
Meus pensamentos ficaram baralhados!!!
Àquela Porta, 
Engoliu toda esperança cultivada 
Durante os 9 meses da sua gestação.

Junto à Porta, podia ver gente enfileirada
E no flanco esquerdo à Porta, 
Ouvia gritos!!!
Gemidos em varias línguas de Moçambique, 
 - Então Pensei… 
Questionei-me…
 - será que estão ali as Mães de todo o MOZ???

Fiquei congregado aos gritos!!!
E aquela Porta não se abria.
Barganteei naquele corredor…
Pude ouvir gritos 
E lamentações de barbaridades!!!
Fiquei banzado e não tardou p'ra pensar:
- Baquearam a vida dela???

E pelo corredor ecoava:
Nhandayeyoooo…
Ndithandizeeeeny… 
Mamãweeee…
Nifileeee!!!

Farto de ouvir aqueles gritos!!! 
Bati à Porta!!!
Ansioso em perceber o que se passava
Por detrás daquela Porta
E fui atendido por uma Parteira
Sem boas maneiras de se dirigir 
Aos familiares das pacientes!!!
Era uma Parteira muito bera 
Que até meu corpo horipilava!!! 

Minha esperança havia sido ressuscitada, 
Mas morreu de novo junto aos berros.
Senti...
Senti até as últimas reservas de esperança sendo sugadas,
Meu cérebro ficou encharcado de nuvens, 
Ouvia-se gemidos pelo todo o corredor.

À porta não se abria
Minha fé ficou escura!!!
Mas a aurora rutilou outro dia…
E minha Benjamim,
saiu daquela Porta de murmúrios.
Minha esperança ressuscitou mais uma vez
E o meu corpo horripilou...


                                   

              Mafala Ya Mbumba 

Maputo, 06/07/20


Pequeno glossário de termos das gírias típicas usadas em Moçambique.

Nhandayeyo: é um termo usado na Região Sul de Moçambique, que significa "Grito de socorro".

Ndithandizeeeeny: é um termo usado na língua Nhungue, que é falada na Província de Tete, que significa "Ajude-me", "Socorro".

Mamãweeee: é um termo usado nas línguas locais de Moçambique, "Geralmente quando alguém pranteia".

MOZ: é um acrônimo, que significa "Moçambique".

Nifileeee: é um termo usado na Região Sul de Moçambique, que significa "Estou a morrer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário