Seguidores

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Iv projeto premiação premiada XXII

[9/5 06:02] +55 71 9251-0196: Projeto de publicação premiada 
Texto 88
Do dia de hoje 3
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento do evento 

Tempos de outrora

Os tempos de outrora não voltam mais
Agora é o presente que conta
Os tempos de outrora eram legais
Hoje tudo é diferente 
Viva o seu presente e espere pelo seu futuro
Busque o seu futuro 
Busque os seus sonhos
Quanto tudo aquilo que você já viveu
Já foi embora 
O que passou, passou
Você já viveu tudo aquilo e já acabou
O presente agora te chama e você reclama
Não brigue com seu presente
É seu presente, que tudo lhe oferece
Você não dá valor
Os tempos de outrora já passou
Coloque os pés no chão 
Alivie o seu coração 
Ouça a voz do seu coração 
Quando o presente te chama
Não tem como fugir 
É a sua vida agora
Não se apavora
Essa é a sua vida 
Viva a sua realidade que tanto te chama
Você muito se engana
Sacode a poeira e dê a volta por cima
        Que clima
Aquilo que sobrou dos tempos de outrora
Foram somente lembranças 
Tu sabes disso
Não és mais criança 
Tenha em si mesmo 
Muita confiança 
Aqueles tempos não voltam mais
O seu tempo é o agora

Arlete Medeiros
[9/5 06:02] +55 71 9251-0196: Projeto de publicação premiada 
Texto 90
Do dia de hoje  5
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Fazendo de conta

A vida muitas das vezes é um faz de conta
Muitos fazem de conta que está tudo bem
Faz de conta que algo conseguiu
Faz de conta quase com tudo 
    Que absurdo
É ou não é 
Ser ou não ser
Na vida deve pensar positivo
Fazer de conta não é certo
Ser o que é e não o inverso 
Um dia tudo é descoberto
Sem você por perto
É preciso enfrentar a realidade
Tens que lutar
A realidade enfrentar
Sendo ao contrário não dá 
Nunca se envergonhe da sua verdade
É a sua realidade
Realidade de vida que não se pode esconder
Todo mundo vê 
Não se vive num faz de conta 
Que não seja realmente você 
Todos vão descobrir o porquê 
Por mais que a realidade te assusta
Não deixe uma sombra de dúvida para ninguém 
A realidade é sua e tens que encarar
Fazer de conta não dá 
É somente não ser vive mesmo 
É somente a vontade de ter algo
É copiar alguém para que seja igual
Assuma você 
Mostre quem ê realmente
Viverás mais contente
Nunca engane a si mesmo
Ser alguém que não é Você 
Não viva no faz de conta

Arlete Medeiros
[9/5 06:02] +55 71 9251-0196: Projeto de publicação premiada 
Texto 89
Do dia de hoje  4
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento do evento 


A saudade pede passagem para o presente

Muitas das vezes
A saudade pede passagem para o presente
A saudade chega atropelando a gente
Você por educação a convida para entrar
Quando a saudade entra
Você pede para ela se sentar
Fecha os olhos e viaja em seus pensamentos 
O presente revoltado procura saber quais são os seus pensamentos
Você nada diz e nem esquenta
Continua abraçando a sua saudade
     Que felicidade 
Enquanto o presente tudo assiste
Você continua viajando 
De nada desiste
O presente com muito  ciúme 
Tudo tenta ignorar
Mais vê que não dá 
O presente inquieto
Vê você sonhar 
A saudade te coloca no mesmo lugar
Você muito luta
Mais convida a saudade quando quer
Seu presente nada aceita
     Quanta besteira
A saudade já chega com um papo reto
A mente e seu coração descute 
você se confunde
Com passagem ou sem passagem
A saudade chega sem olhar  quem
O presente se aflige com alguém 
Você não conta nada para ninguém 
Nem para você também 
Mesmo que seja uma viagem no passado
São lembranças que ninguém sabe
Somente você 
Quem mais poderia saber
Ninguém nem vê 
Porque parar a vida somente por uma saudade 
Quem pode responder
É somente você 

Arlete Medeiros
[9/5 06:41] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 39
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

AO EXEMPLO DAS AVES
(José Carlos do Carmo)

Hoje amanheceu com cerração
E com as aves em algazarra
São muitas aves em ação
Todas fazendo farra.

Como sempre o galo e o bem-te-vi
Meu, do Júnior e de todo mundo,
Não faltam por aqui:
Acho que cantam e espantam tudo que é imundo.

Como as aves são
Assim sejamos nós
Cantemos nossa canção
Soltemos nossa voz...

Não importa como o dia
Nos tenha amanhecido
Façamos nossa poesia
E sejamos decididos!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 09 de maio de 2023)
[9/5 12:40] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 191.( De hoje 01)
Autor Júnior Fioroni.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.

Por esse dia.
 lindo que nos .
fez levantar de.
 suas cama para .
olhar dia amanhacer .
por todo lugar.
 por onde vida .
abençoar por onde.
 deus nos permitiu.
 levar por esse.
 dia lindo quero.
 abraçar meus amigos.
 por onde encontrar.
 por ver passarinho .
voar voar em.
 cada olhar vamos .
encantar com lindo .
poemas levar por.
 onde gente chegar.

              Júnior Fioroni.
[9/5 12:41] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 192( de hoje 2).
Autor Júnior Fioroni.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.


  Se vida lhe.
 dar ar da.
 graça para viver.
 dar a ela.
 alegria de conter.
 esse momento em.
 dizer essa vida.
 em ter essa.
 felicidade dizer.
 essa alegria de.
 viver essa carinho .
de ver esse.
 coração dizer esse.
 amor a levar .
por onde você .
passar dar a .
sua ✋ parar próximo.
 desejar coisa linda.
 mostrar coração bondoso.
 desejar luzes no .
olhar para ver .
lindo desejo passar.

            Júnior Fioroni.
[9/5 12:41] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 193.( De hoje 3)
Autor Júnior Fioroni.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.

 Lágrimas em vida.
 choro pelo seu.
 amor chegar por.
 onde lágrimas mudará.
 destino da tristeza.
 por ver alegria.
 chegar por onde.
 vivo encontrar seu .
carinho levar com.
 abraço encontrar por.
 onde sinto seu.
 carinho em meu.
 pensamento falar com.
 desejo de nós.
 amar por onde .
vejo luz desejar .
uma ao outro.
 por todo lugar.

             Júnior Fioroni.
[9/5 12:41] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 194.( De hoje 4)
Autor Júnior Fioroni.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.

 Viva levar pela .
saudade lembrar momento.
 de dor carregar .
por onde vejo .
meu amor passar .
com carinho desejar.
 por toda vida.
 quero encontrar pelo.
 seu coração ❤️ desejar .
por onde vejo.
 meu olhar seguir.
 não consigo imaginar.
 lugar que vejo.
 meu amor chamar .
por onde espero.
 levar meu carinho.
 meu respeito por.
    todo lugar chegar.


            Júnior Fioroni .
[9/5 12:42] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:38
Texto de hoje: 01(09/05/23)
Autor: Teresa Nogueira 
Autorizo Publicação
Concordo com as do Evento


Construir um Mundo Melhor

Como construir um Mundo melhor?
Plante mais árvores 
Cuide dos idosos
Eduque as crianças 
Não polua os rios
Faça reciclagem 
Não jogue papel na rua 
Não desmate a floresta. 
Não desperdice água potável
Doe o que não usa.
Não acumule coisas...

Como construir um mundo melhor?
Respeite o ciclista
Pare no sinal
Obedeça a faixa de pedestres 
Deixe o carro na garagem 
Ande mais tempo a pé 
Pratique ações solidárias 
Visite aquele amigo doente 
Leve palavras se consolo e conforto
Respeite as regras 
Crie um ambiente agradável...

Como construir um mundo melhor?
A paz é a gente que faz...
Se você tem atitudes boas
Se você é honesto consigo mesmo
Se você se ama e se respeita
Se você faz ao outro
Aquilo que gostaria que fizessem a você. 
Você estará construindo 
Um mundo melhor
Onde a paz será possível. 
Não espere que outros façam..
Faça você a sua parte...
Pois o mundo não faz guerra
Com quem planta a paz...
Até insistem....mas como
Encontram resistência
Logo desistem....
PAZ É A GENTE QUE FAZ.
[9/5 13:00] +55 27 99619-1363: IV projeto de publicação premiada.
Texto 195.( De hoje 5)
Autor Júnior Fioroni.
Autorizo publicação premiada.
Concordo plenamente com regras do grupo.

 
 Pelo seu amor.
 que sempre lhe .
dou flores para.
 alegrar meu amor .
para lhe completar.
 por todos momento .
de nossa harmonia.
 levar com carinho.
 desejar com felicidades.
 para sempre seguir.
 com amor por .
onde vamos nos.
 unir por essa.
 carinho passar um.
 ao outro por.
 onde vamos sorrir .
pela vida toda.
 passar lindo lugar .
ao seu lado .
quero estar por.
 onde vamos ver .
dois desejos se .
falar dois coração .
se entregar por.
 todos tempo que .
fez de nosso .
olhar um grande .
       amor a dois.


  Júnior Fioroni.

  
           Júnior Fioroni.
[9/5 16:51] +55 71 9251-0196: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 151
Texto de hoje 1
Autora: Keila Rackel Tavares - Keckel.
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.


Poesia: Descaminhos.

Procurei a resposta
para sair dessa
vida torta, fui exposta,
tive muita pressa,
mas, caí nessa.

Tudo que foi prometido,
o passado, corrompido
nada daquilo tinha sentido, foi um desperdício, tudo perdi.

Sempre muitas as
lágrimas pelo caminho
derramei, os meus
cabelos eu arranquei.

Mas, eu bem sei
que há sempre um
caminho correto neste mundo incerto e insano,
o difícil é a porta certa
acertar.
[9/5 16:51] +55 71 9251-0196: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 152
Texto de hoje 2
Autora: Keila Rackel Tavares - Keckel.
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.


Poesia: Despedida.

Me despeço hoje,
da rainha da noite,
do rock e do pop,
a eterna Rita Lee,
você nunca vai sumir.

Muitas vezes, as 
suas músicas cantei,
eu sempre chorei,
pois a Ovelha negra,
sei que sempre serei.

Porém, agora não
tem mais volta,
em um caixão
seus restos estão.

Contudo, as suas
 letras belas eternas,
 estão em meu coração.
[9/5 18:44] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:39
Texto de hoje: 02(09/05/23)
Autor: Teresa Nogueira 
Autorizo Publicação
Concordo com as do Evento


QUANDO

Quando as vozes que amamos se calam
Faz-se um silêncio profundo em nós
 E um vazio enorme no fundo do peito.
A alma cala. Tudo em volta emudece.
O dia hoje está assim.Até os pássaros calaram.

Quando as vozes que amamos se calam
O mundo grita: e agora?O que fazer?
Quem preencherá este lugar?
Ninguém é insubstituível, ouço dizer
Mais não concordo, existem vazios
E silêncios profundos em nós
Pela falta causada por certas pessoas.

Quem substitui uma mãe?Ou um pai?
Quem substitui um filho amado?
Quem substitui aquele irmão 
Ou aquele amigo mais chegado?
 
Quem substituiu Elis Regina?
Quem substituiu Maysa?
Quem substituiu Elvis Presley?
Ou  Maycon  Jackson,Lady Diana??
Jessé/Evaldo Braga,/Gonzaguinha?
Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce?
Essas pessoas são substituíveis?Dúvido.

E mais recente quem cantará como Gal?
Quem pilotou melhor que Ayrton Sena?
E hoje cala- se mais uma voz...
Amada por muitos, odiada por alguns...
Faz parte do show de todo ser humano não ser unanimidade
Nem Jesus Cristo foi.
Cantar e não ter a vergonha de ser feliz
Não se vender a troco de nada...
Ser irreverente, debochada, e ser ela mesma
Num ambiente onde muitos se tornam 
Seres estranhos...
Ela que cantou abertamente com sua voz rasgada
Que mulher é bicho esquisito e todo mês sangra
Que era a ovelha negra da família só porque dizia
 Nada melhor do que não fazer nada 
Só pra deitar e rolar com você...
Daquela que se desculpava pelo auê...
Que fazia greve de fome, perdia a cabeça
E que depois de tudo dizia que nosso amor valia tanto
Que ela ate roubaria os anéis de saturno...

Daquela que foi capaz de dizer a José
Que ele poderia se casar com Débora ou com Sara...
Mais ele preferiu ser feliz com sua Maria.
Daquela que "zombou" da música popular brasileira
Perguntando a Deus o que tinha acontecido...
Ela que sabia que sua saúde não era de ferro
E em seus nervos não eram de aço
 Que um dia poderia  virar semente e
 Ficar contente quando a chuva molhasse o jardim...
Que convidada para bailar na tribo...
Antes  que morresse bem velha,lá no seu esconderijo.

E ela tombou. Tombou como muitos já tombaram
Vencido pelo traiçoeiro e maldito câncer...
Mais deixa pra nós a alegria registrada em suas canções.
Estas que nos embalaram durante a vida...
Quem nunca se viu cantarolando uma frase de suas músicas...
"foi quando meu pai me disse filha você é a ovelha negra da família.."
 "baila comigo, ô baila comigo"
"meu bem você me dá água na boca"..
"me desculpe  o auê, eu não queria magoar você"...
"mais um dia desses vou fugir de casa e não volto"...
"eu e meu gato, ele na cama,eu no telhado
Ele sem as botas e eu sem grana",ah ah...
"ou então: é cor de rosa choque, não provoque"...
"não quero luxo, nem lixo... lança,lança perfume"...
Ela que um belo dia resolveu mudar e fez tudo o 
Que queria fazer, que sabia que a vida tem disso.
No fim tudo faz sentido.
E assim é: a estrela se apaga na Terra
 Para fazer parte da constelação do céu
E tocar harpa e ensinar os anjos a bailarem com ela
 numa festa de arromba ao som de muito rock and roll.
Siga seu caminho de luz,doce Rita Lee...(Teresa Nogueira)
[9/5 21:16] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto:40
Texto de hoje: 03(09/05/23)
Autor: Teresa Nogueira 
Autorizo Publicação
Concordo com as do Evento

As coisas mudam

Nasci numa época 
Em que tudo era diferente 
Mais a gente não ligava 
E vivia feliz....
Nem tudo era permitido 
Ainda mais por ser menina
Meu pai era muito bravo
E não tinha muita conversa
Ele mandava e pronto.

Era a época do proibido 
Não se falava palavrão 
Não se desobedecia
Os mais velhos sempre tinha razao
E ai de quem desobedecesse.

Mais era até engraçado 
Eu era muito medrosa 
Chorona e bem manhosa
E vivia assustada pois
Tudo me amedrontava

Me disseram que São Jorge
Morava com seu cavalo na lua
E que quando ela ficava cheia
Lá de cima ele me via
E eu acreditava e achava que um dia
Ele iria me buscar e eu nunca mais ia voltar. 
E hoje ainda em noite de lua cheia
Fico aqui de longe procurando o santo...

Quando o homem fez o foguete 
E rumou de encontro a lua
Eu vivia assustada pois achava
Que la de cima qualquer hora
Ele despencava e minha cabeça rachava.
E ia descer montado no cavalo e deixar
São Jorge sozinho pra enfrentar o dragão.

E as senhoras bem velhinhas 
Aquelas bem baixinhas e gordinhas 
Eu pensava que eram bruxas
Ainda mais quando usavam
Aquelas saias compridas e imensos lenços pretos
E traziam sempre nas mãos 
Uma vassoura feita de capim.
E um balde de latão 
Me falaram que elas pegavam
Criança pra fazer sabão...

E assim eu fui crescendo
Numa época de ilusão 
Onde tudo era reprimido 
E ate ler era proibido 
Um dia eu lia um livro 
O Crime do Padre  Amaro
Inocente eu não sabia
Que ele era "pecado ".  

Na minha casa chegou
Uma senhora antiga 
E se assustou ao ver o livro que eu lia
E chamou a minha mãe, num canto da cozinha 
E disse que o tal livro era uma heresia
E que na época dela mocinha,
ela lia escondido..
E minha mãe assustada,
meio sem entender nada.
Me tomou o livro e só me deixava ler 
No quarto bem trancada...

Apesar de toda repressão 
E pouca liberdade quem viveu 
Essa época, hoje é forte
De verdade.
Dançou, cantou, estudou 
Lutou,brigou pra se firmar 
Fez greve,mudou leis,
Namorou,casou e até se divorciou
Quebrou paradigmas...
E chegamos ao ano 2000...
E vinte tres....
Onde tudo tá estranho...
Muita liberdade,descumprimento de leis
E pouca felicidade... ( Teresa Nogueira Oliveira )...09/05/2023
[9/5 21:36] +55 27 99619-1363: Projeto de publicação premiada 
Texto 91
Do dia de hoje 1
Autora Arlete Medeiros
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Vida sem sentido

Muitos dizem que suas vidas não tem mais sentido 
Isso não é verdade
Sempre tem um sentido na vida de alguém 
Não existe vida sem sentido
Existem muitos que sentem vontade para fazer aquilo que queira
A vida sem sentido é quando tudo se acaba
Quando se morre
Todos tem sua vontade própria 
Todos gostam de fazer algo que os agrada
Muitos pensam que nada mais tem graça 
Não é verdade 
Que cada um faça a sua parte
Sempre há de ter algo que a pessoa goste
Mantenha a mente ocupada
Toda vida tem um sentido
Basta cada um procurar o seu sentido 
Há sempre o que fazer 
Basta querer
Verás que conseguirás um sentido para sua vida

Arlete Medeiros
[9/5 22:00] +55 27 99619-1363: Projeto de publicação premiada 
Texto 92
Do dia de hoje 2
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento 

Todo os obstáculo tem que ser removido

Não deixe que nenhum obstáculo pare você 
Se encontrar pedras em seu caminho 
Tire as pedras em silêncio e continue sua caminhada 
Se encontrares espinhos 
Não deixe que os espinhos possa te ferir
Nada pode atrapalhar a sua caminhada
Os obstáculos existem
Você é forte e tem sabedoria o bastante para remover
Mente aberta e fé para prosseguir
A vida não é composta somente de rosas
Existem também os espinhos para ferir
Que tiremos os espinhos e que possamos deixar as rosas
Que tiremos as pedras  para seguir em frente
Todo obstáculo tem que ser removido
Nenhum obstáculo pode impedir a sua caminhada
Precisamos vencer na vida
Precisamos dá a volta por cima
Não se pode deixar nada atrapalhar
A terapia é o amor
Quanto mais se vive mais se aprende 
Quanto mais se cai
Com mais força se levanta 
Deus no coração e pé na estrada
Pensamento positivo e continuar a jornada 
Lá na frente está a sua Vitória 
Com muita fé e paciência se chega em qualquer lugar
Todo obstáculo tem que ser removido 

Arlete Medeiros
[9/5 22:08] +55 27 99619-1363: Projeto de publicação premiada 
Texto 93
Do dia de hoje 3
Autora Arlete Medeiros 
Autorizo publicação 
Concordo com as regras do evento do evento 

Problema com o meu eu

Tenho problema com o.meu eu
Quase não me sinto mais eu mesma
Eu já fui eu sem problema
Hoje tenho problema com o meu eu
Fui rosa em flor quando tudo começou 
Fui doce amor quando tudo conheci
Eu sabia quem eu era sem problema
Feliz e radiante colorindo o mundo
Tinha certeza de tudo
Não achava nada um absurdo
Tinha certeza de tudo
Com um brilho no olhar
Eu via ao longe a beza do mundo
Com um sorriso radiante eu enfeitava tudo
Feliz eu vivia a vida
Eu era eu
        Hoje...
Com um olhar perdido no nada 
Eu tento recomeçar 
Com lágrimas amargas
Procuro não me desesperar
Nem tudo colorido eu vejo mais
Quem sou eu agora
Diferente dos tempos de outrora
Rosa em flor que se despedaçou 
Tenho problema com o meu eu
Tenro ser eu mais não consigo
Olho ao longe mais não vejo nenhum porto seguro
Sigo a caminhada calada
Tentando encontrar algo que me satisfaça 
Quem sou eu
Talvez esperança que balança 
Ou um futuro distante
Lá vou eu
Tendo problema com o meu eu

Arlete Medeiros
[9/5 22:24] +55 27 99619-1363: Projeto de publicação premiada 
Texto 94
Do dia de hoje 4
Autora Arlete Medeiros 
Concordo com as regras do evento 

Uma pedra em meu caminho

Em cada caminho que  encontro uma.pedra
Passo.por cima olho e ignoro
Essa pedra não me fará parar
Nem cair ou fraquejar
Nada vai me atrapalhar
Poderei até mesmo parar para essa pedra pegar
Talvez possa até mesmo colecionar 
E sem me desesperar
Pegarei pedra por pedra
E como sou muito esperta
Algo com essas mesmas pedras
Poderei algo construir
Não vou desistir e sim persistir
Talvez eu possa até me divertir
Mais em nenhum momento vou deixar de em frente seguir
Continuarei meu caminho
Com pedras ou sem pedras
Vou prosseguir
Talvez eu possa chorar
Ou quem sabe sorrir
Vai depender de mim
A vida ê assim
Quantas pedras eu encontrar
Nada vai me fazer parar
Poderei machucar meus pés ao caminhar
Mais as pedras no caminho
Não me fará mais chorar

Arlete Medeiros
[9/5 22:36] +55 27 99619-1363: Projeto de publicação premiada 
Texto 95
Do dia de hoje 5
Autora Arlete Medeiros 
Concordo com as regras do evento 

A verdade pede passagem

A verdade pede passagem para onde existe a mentira
A verdade não aguenta ficar em meio a tanta confusão 
Onde existe tanta mentira 
A verdade não pode suportar
Pede passagem para ir embora
Quando a mentira vai embora
A verdade fica só 
Sua vida já deu um nó 
A mentira vai embora sorrindo
Conseguiu tudo que queria
Não suportava viver com a verdade
A mentira é vingativa e não tem piedade
Porém então pede passagem
Quer ir embora
 Pobre verdade
Não aguenta ver tanta maldade
Já sofreu demais 
Agora ela não suporta mais
Cabisbaixa ela pisa na mentira
Abre a porta e vê a mentira ainda
Entre a verdade e a mentira
A mente dá um nó 
   Que dó 
Fechando a porta da mentira
A verdade prevalece

Arlete Medeiros
[10/5 06:09] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 40
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

POESIA INDO À PADARIA
(José Carlos do Carmo)

Outro dia saí normalmente
E num beco eu seguia...
De repente a minha frente 
Doutro beco surgiu a poesia
Que foi calmamente
Enquanto eu lia...

Chegamos na rua
Mais uns passos, ela
Sempre na sua...
Simples e bela
Entrou numa padaria
Com sua roupa
Que não era pouca.

Depois eu escreveria...

Tentei sim escrever
Mas não soube dizer

Lembrei que na padaria tem sonhos
E fiquei risonho...

Poesia pode ser o que pensar...
Por exemplo, pão de mel.
Tudo que vai compensar
Até o amargo do fel.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 10 de maio de 2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário