Seguidores

sábado, 18 de junho de 2022

III Projeto de Publicação Premiada XXII


[16/6 09:41] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 136
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicacão
Concordo com as regras do evento.

TEM QUE GIRAR O CARRETEL

Ninguém haverá soltar a mão de ninguém
Ninguém poderá "meter o pé"
Todos devemos continuar no "Paz e Bem"...
Permaneçamos no amor e fé.

Vamos fazer aquilo que tem que ser feito
E depois teremos que arregaçar as mangas
Corrigindo assim o que ficou tão imperfeito
E de coisas boas abarrotar nossas capangas.

Todos têm que ter direito de comer e beber,
E entre outras, de se vestir e de se divertir:
Não poucos viver plenamente e tudo ter
Enquanto a maioria do povo está a sucumbir.

Até o direito que se tinha
De cumprir o dever da casa...
Sem novelo sem linha...
Portanto, sem asa.

Tem que girar o carretel
Para costurar a liberdade...
Enquanto isso no papel
Tentemos ter palavras de sobriedade.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 16 de junho de 2022)
[16/6 15:38] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*
Número de texto:5
Autor: Queta Bandula
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.

RUAS DA VIDA



As ruas correm bem às pressas com o zumbido sino das viaturas...
As ruas correm para uma vítima de luta contra a morte da minha resistência...

As ruas correm para o bem da inflação penetrante... será que você sabe que as nossas tradições africanas estão sendo vendidas nas ruas.

As ruas correm para a nudez da mulher frutuosa carregando    a desforra de suprimir o pesado fardo atirado para além da puberdade...

As ruas correm para a liberdade quando o fiscal atrai a sua atividade profissional numa reunião passional mal ou bem já o trânsito parou...

As ruas correm  como sei correr o lado oposto será operacional...
[16/6 15:38] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:4
Autor: Queta Bandula
Autorização de publicação concordo com as regras do evento


KANDENGUE DENGUE


Acorda meu kandengue aqui a dengue não nos pica porque os trópicos voltaram aquecer...

Aqui em África a dengue passa da sua inocência
Sua lastima penetra nas medicinas alternativas do tipo Caribe.

O kandengue (Criança) aqui não fica se ficar vai picar até pipocar o ndengue( é o diminuitivo de kandengue) e a dengue (doença) vai  atingir os trópicos.

Acorda meu kandengue aqui não fica...
Aqui pica porque a dengue vêm com o kandengue daqui.

Vamos kandengue aqui os trópicos voltaram aquecer

Será que o tropicalismo tropical viu os trópicos câncer... Será o capricórnio o demónio da dengue mortal

Acorda meu kandengue aqui isto não é um problema parental

Se fosse pessoal o dilema dos meridianos já cá os indianos brotavam shalina

A medina carreira de freira acobertava a missa da mulher com a porta do parto normal e a dengue foi preciso a parteira voltar á quinta-feira com a cloroquina...

Acordem a luandina e trazem Maura
Laura e Aurora acorda alvorada que o kandengue aqui está mesmo a picar.

Acorda meu kandengue aqui está a dengue ficar a picar até pipocar o ndengue...

Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[16/6 15:53] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:6
Autor: Tomás Queta Bandula
Autorização de publicação concordo com as regras do evento

O SOL VIRÁ SUNGUILAR

Um dia o senhor sol virá para sunguilar (noitear) com a gente toda do mato.

Um senhor sol que já não brilha ao amanhecer só porque vocês da cidade se solidificaram com as micro-costelaçoes...

Como os jargões são agora reluzentes e daí o sol virou cacimbo até que a terra de carimbados certificados invernou os corações...

O sol virou cachimbo solicitado no cacimbo que faz no mato...

Já não há sol nascente não haverá compaixão da corrente fotovoltaica... 

O sol virou para lá do Paraná e de lá para cá na rua Caná vamos fazer aquele Maracanã aquecer o resplandecer o sol que o nosso povo sabe...

O sol que já não brilha levou a temperatura da vida.

O sol virou cacimbo até levou a sombra da mulher que ginga como kitembo(vento forte) nas frondosas árvores do nosso glorioso mato.

O sol que já não brilha levou a soltura da cosmovisão cristã... não farei sermões fanáticos por mais que a cintura da mulher cubra-nos da quentura.

Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[16/6 15:53] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:7
Autor:Queta Bandula
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.

NÃO ACEITO CALAR

Já não sou eu mesmo que me mandam calar e não aceito calar nem um ruído.

Já não me calo mesmo com a demência fêmea do Pentágono.

O grisono calou-se em França por arrastão das preciosas promessas do dia dos amantes... Já não se esqueça do diamante.

Já não tenho como calar nesta Quinta-feira sem tempo para ti e para outros irmãos do Iemem do Afeganistão e daqui no Saraui Democrático.

Já... não sei se calo camarada chefe o tempo tudo espancou com os nacos da NATO não é que me mato de falar consigo.

Agora bem...
Já não estou a falar...
Libertem a língua do povo quer vitória do homem e não do carbono que às vésperas do conflito vão a mesa da assembleia geral...

Já não tenho como fazer um discurso para falar o ozono.

Sei lá se os átomos são homens de negros pertinhos do zénite.

Disseram agora estar calado
Porque a viagem para o horizonte deixará contente o demente senador apeado e acomodado até inventar uma outra fala... uma outra oportunidade de falar consigo.
Já não aceitamos calar na hora que mundo desaba com os deprimidos calados... já não.

Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[16/6 15:53] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:9
Autor: Queta Bandula
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.


SEMBA DA BANDULA


Hoje vou bailar o semba de semblante arrogante na banda... Com as damas picantes da minha bandula.

Na hora da verdade na minha banda a bunda da garina ( mulher) tem curvas de tangas...

Tem makas meu bailarino durante show no salão do mizangala (juventude) toda conversa do par transbordou em bassulas (queda de arte de lutar) até às passadas era colado aço acrobático...

O meu semba está no momento da entrega dos corpos em delírios tango retubante aonde o samba vai invadir

Depois do pagode vibrar com o bigode pode a malta sambar até acampar o mar.


Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[16/6 15:53] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:8
Autor: Queta Bandula
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.

SEXTA-FEIRA 13 NA BANDA


Nesta Sexta-feira 13 de junho juntos a áurea da vida e muitas vezes descabida de soluções... Será que faremos como os camarões quando anfitriões viram -se campeões e dali atacantes viraram, "leões indomáveis".

Nesta Sexta-feira sejamos amáveis.
A cadeira que bukula mhiongo (que parte a coluna vertebral) está á espera do bacangó o próprio madié (a pessoa indicada) que nos safa da ressaca da sexta-feira 13 tá a caminho.

Não custa nada parente.
Não vale a pena ter sulusso o Maculusso não sei se se mede com compasso.

De soluções os patrões não sei se gostam
Até só gostam de resultados... mais todos, sim, eles andam de comoções, por serem valentões...

Deixa só! O mês passado já gamei (roubar) milhões e vou para o Dubai passar férias..

Ainda assim, a miséria não é humana é uma prática dos homens, compram a misericórdia, 
Vestem-se de concórdia.
Amanhã de manhã de sexta-feira também, amam a melodia sentimental, demais, porque, são mortal.

Sexta-feira 13 de junho juntos nessa pedonal quase circunda a vida do cidadão.

Sexta-feira agosto com adoço tarde dos kunangas...uaué éh 24horas para rebolar se a revolução já foi feita.

Sexta-feira 13 na banda com a banda larga da zap zahara já era tarde demais, 

Agora nos mata já de cena a semana tá bazar 
E os mambos só nos corredores 
 veja os trabalhadores na indústria á Sexta-feira birra na cara dele é na feira do popular
Já não é no popular nem no kubanza é no Kilamba.

Sexta-feira 13 é só vir buscar e já está no balcão tipo Petro de Luanda Angola campeão é vencedor
Então já está...aposto que na sexta-feira vais gostar bué kamba...

Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[16/6 16:39] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 137
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicacão
Concordo com as regras do evento.

DESCANSEMOS E OREMOS

Hoje é um dos dias santos que temos
E que às vezes só os temos por feriados.
Descansemos,pois, e também oremos
Para sermos cada vez mais fortificados.

E o feriado de hoje é prolongado...
É mais um verdadeiro feriadão...
Não se fique demais empolgado
Ao ponto de esquecer da oração.

Que a gente enfeite a gente
E enfeite também o irmão,
Mais que o tapete em frente
Da gente na procissão.

Assim aqui fica o convite:
Vamos todos celebrar
A festa de Corpus Christi,
E com tapete O homenagear!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 16 de junho de 2022)
[16/6 17:51] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:10
Autor: Queta Bandula
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.


VOU DAR BANDEIRA

Vou marchar o mundo com a bandeira do Haiti sabendo que não cometi...

Vou esperar o ardor do calor amargo na ferida para sentir a dor da minha vingança...

Vou colocar aqui e nos alpendres da vida humana a bandeira do porto-rico não para a riqueza

Mais uma vez a certeza que reza a confissão da casa aonde a nossa alteza real já está em temporal.

Vou começar a plantar tabaco aqui para ir ao Canadá de nada fará a parada dos fumadores com odores de leitores 

Agitadores...

eleitores... erguemos a bandeira da Jamaica que fica a maconha numa nota musical já lhe digo sobre a laica.

Vou esperar o coroar do magistrado culpado que será cobrado juros

Confesso que será condenado a morar como moro morto eu na cadeia da ceia se a dulcineia meia hora está com a bandeira do progresso até lá o meu regresso.


Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[17/6 06:12] marceloescritor: III  Projeto Publicação Premiada
Texto 24
Autora: Maria Pinto da Silva
Autorizo Publicação
Concordo com as normas do evento

JURA-ME

Jura-me que você não me esqueceu
Que ainda estou aí dentro de você!
Jura-me que o seu amor é meu
Que sente saudade querendo me ver!

Jura-me que ainda pensa em mim
Que o tempo não matou seu sentimento!
Jura-me que o amor não teve fim
E ponha fim no meu sofrimento!

Jura-me que sou em sua vida
A pessoa que vai sempre amar!
Jura-me que aquela despedida
Não foi para sempre e que vai voltar!

Jura-me que vai ser diferente
Que ainda me tem guardada na memória!
Juro-te cuidar melhor da gente
E nada vai mudar a nossa história!
              Maria Pinto da Silva: 09/02/2011
[17/6 11:06] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto: 12
Autor: queta Bandula 🇦🇴.
Autorização de Publicação concordo com as regras do evento.

CHICOLIRIO

O Chicolirio vestiu-se de lírio quando ainda o porfírio e o demétrio eram do ministério público.

Chico era também um grande lírio do vale da corte
quanto ao passaporte só os do norte iam ao pólo norte.

Chico era um lírio sírio...
chico não sabia do corsário que habitava em si sendo sério...

Chico não se cansava de sonhar com demétrio que apoquentavam o relatório do ministério público.

Chico era brilhante como os lírios brancos dos territórios ora ocupados por sinédrio...

Chico era um lírio do cemitério...
estava habituado de ver a versão final da vida humana todas as manhãs e tardes de corolário...

Chico não consegue a brancura dos santos campos de lírios...veste-se às manhãs como os sírios que a caminho vão peregrinar a fertilidade dos magisterios...

Chico era um lírio que não temia o vocabulário do alcorão sagrado.

Chico já consumia álcool desbravado do velho barreiro aí onde o sorriso do sapateiro esbarra -se como zumbi dos zumbidos até lá os cupidos são despedidos e perseguidos...

Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[17/6 11:06] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:13
Autor:Queta Bandula 🇦🇴.
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.

AINDA COMPANHEIRO

Ainda tu estás aí meu companheiro meu querido destemido sombreiro...

Ainda tu estás aí contigo mesmo solteiro... O meu endereço é a solidão de um passado solteiro.

Ainda tu estás aí no banheiro...
Ainda assim vives os melhores dias como cozinheiro que guardava os sonhos no celeiro do barbeiro...

Ainda tu estás aí meu companheiro de luta contra a fome
Quis assim o telefone...trazer consigo a voz cozinhar o amor e a dor do terror.

Ainda tu estás aí meu companheiro assumido por tudo quanto sinto a falta do dinheiro que o parceiro marimbou durante a viagem no veleiro...

Ainda tu estás comigo companheiro.

Rasga hoje a saia a vista do mar sou tua vida assim como o roupeiro das femininas certeiro na acomodação senão o primeiro será o enfermeiro...

Vai ter que massagiar a minha virilha...
E tu estás aí meu companheiro...o sombreiro floriu a vistosa partitura do meu agreste corpo que cai sobre as ondas do mar e de lá a saudade lambendo como um docil marinheiro.

Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[17/6 11:06] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:14
Autor:Queta Bandula 🇦🇴.
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.

MASMORRAS DO TEMPO

Meu amor partiu as masmorras do tempo para viver com Marco...

Hoje estou com o arco e almejo uma moeda de marco...

Agora que a vida é um parco recurso vou já de barco...

Vou esperar naufragar o coração ao só musical de David Guetta no Ibiza...

Meu amor partiu com o Marco as amarras de um arcabouço cabeçudo...

Meu amor partiu ferido assim as amostras das águas do mar no sul do Ibiza...

Meu amor preferiu Ibiza já que o barco carregava riqueza para a nobreza... aí o luar simbolizava o caroço cartão que visitava como viúva.

Meu amor partiu mais não fugiu até serviu o café ao Hipólito Santos quando este rezava á Marco que seguia para Notre-dame lá estava a madame que gingava a festa das masmorras...
Das amarras...
Das amostras...

Que ficava com o caroço malandro quando o Pedro frequentava o quarto da viúva.

Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[17/6 11:06] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:15
Autor: Queta Bandula 🇦🇴.
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.

DOÇURA DA KIANDA

O sol da kianda banha a doçura corporal das miúdas da ilha de Luanda...

Cada corpo tem suas etiquetas
O sol em Luanda é só para malhar e curtir...

O sol da kianda trás até a ilha a família toda
A comida na barraca está quase quente e bronzeada parece a mulher melancia.

O sol da kianda trás a garota do Ipanema aqui em Luanda... seios de maboque da funda e bunda de duas vezes de melão.

O sol da kianda é amarelo de manhã vermelho a tarde e o infinito desejo sensual a noite alegra-se de Alexandre o namorado da tarraxinha...

vibra o baile a sombra do eclipse lunar...vai sondar a beira glucose do vagido aviso atlético.

O sol da kianda é de manhã os implicados fazem do mergulho seus apetites acrobáticos...ora simpáticos senão românticos.

O sol da kianda é doçura na maravilha filha da ilha carregando um invejável corpo que nenhum miserável despida via o eclipse solar...

O sol da kianda banha as donzelas da banda todas comandadas no sortilégio refugio do mar marítimo sentimento de culpa.

Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[17/6 11:30] marceloescritor: *III Projeto Publicação Premiada*

Número de texto:11
Autor: Queta Bandula 🇦🇴.
Autorização de publicação concordo com as regras do evento.

CONCERTO

Hoje estou certo que o concerto de Roberto Carlos vai sair bem... haverá popuzudas e as batidas.

Os assertos estão de perto percebem de concretos com às variações de sonoridades.

Hoje estou coberto de calor...aonde o humor de batinas em palco são batidas batizadas

As minhas musas vão saltar sobre os camarotes do belo horizonte...

Hoje estou atento a ouvir trilhas sonoras de Djavan porque ele canta para Jeová...

Hoje estou contente por saber que o presidente demitiu e assumiu a posse que conferiu em Paris quando o Assis mentiu da viagem a Guiné- Bissau.

Hoje estou em busca de mim para sentir a nostalgia melódicas das canções de Tabaka djazz... ai que saudade mana bela.

Autor: Tomás Queta Bandula 🇦🇴.
[17/6 12:46] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 138
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicacão
Concordo com as regras do evento.

POESIA, SONHO..., PÃO DE MEL...

Enquanto escrevo poesia-
Enquanto eu componho,
Você vai lá na padaria
E me compra um sonho...

E outras coisas de lá.

Vou ter mais alegria-
Ficarei mais risonho!
O que é que comparia
Pra você? Proponho...

Comprar pão de mel,
E também, maravilha.
Nem pense em pastel,
Pois você "já brilha".

Deixemos amargar o fel
Lá por dentro da ilha:
Olharemos para o céu
Ao andarmos na trilha...

Que temos por cá.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 17 de junho de 2022)
[18/6 13:13] José Do Carmo ES: III Projeto Publicação Premiada
Texto 139
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicacão
Concordo com as regras do evento.

PULANDO TAL QUAL ESQUILO

Chegou o nobre poeta...
Poeta Queta Badula
Que não se aquieta!
Por todo lado pula!

Chegou com determinação
Dando exemplo de bravura:
Aprendamos com sua lição,
Com o seu jogo de cintura!

Que ele permaneça assim,
E que possamos segui-lo:
Plantando flores no jardim
E pulando tal qual esquilo!

Se continuar assim vai longe...
E com ele, longe nós vamos...
Se Clementine, Cherry, Orange
Ele leva, também nós levamos!!!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 18 de junho de 2022)
[18/6 13:15] marceloescritor: 🤔 III  Projeto de Publicação Premiada
Inscrições gratuitas

📌Placar:
01. José do CarmoES🇧🇷 🏆🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️🚀
02. Maria Pinto SP🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️
03. Sanjo Muchanga🇲🇿✌️
04. Jonas Muchanga 🇲🇿🖐️🖐️✌️✌️
05. Leonardo HolderbaumRS🇧🇷🖐️🖐️🖐️🖐️✌️✌️
06. Olinda Máina🇲🇿🏵️🖐️🖐️🖐️
07. Egas Tembe🇲🇿🏵️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️🖐️
08. Taido Alcidio TAV🇲🇿🖐️
09. Rafael Machado RS🇧🇷🖐️🖐️
10. Kataleco Chalado🇦🇴✌️✌️✌️☝️
11. Wilton Zicas🇲🇿☝️
12. Mirian Beatriz🇨🇿☝️
13. Erick Muguliua🇲🇿🖐️✌️
14. João Nhama🇲🇿✌️
15. Alberto Holin🇻🇪🖐️✌️
16. Vitor Cabinda🇦🇴🖐️
17. Queta Bandula 🇦🇴🖐️🖐️🖐️







📌Não poderá por só ✌️palavras num verso
📌Máx de até 🖐️ textos/dia
📌Prêmio extra ao melhor estrangeiro se chegar até o final do evento.🇦🇴🇲🇿
📌Não esqueçam de fazer suas anotações num caderno, se repetir texto ou numeração: *eliminado* !
📌Confiram seus textos no blog:http://poesiassemfronteiras2.blogspot.com

Premiação para o  1° lugar: um certificado + troféu em forma de azulejo +  livro Espantos & Esperanças.

Legendas: 🏵️ 50 textos ; 100 textos 🏆 ; 🖲️Eliminado;
Marcelo de Oliveira Souza,IwA
Instagram:marceloescritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário