Seguidores

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Lançamento de livro - Rendas Artesanais de diversos países.

Na França um pesquisador de nome Michel Bouvot lançou um livro com o título "1001 Dentellières". Com trabalhos de rendeiras de 15 países
a renda que faço cujo nome é Renda Turca (Arte manual antiga e rara – Considerada Patrimônio Cultural Imaterial) foi inserida no referido livro.
Essa publicação é motivo de muito orgulho por dois motivos: O primeiro é o reconhecimento pelo meu trabalho e o segundo é que sou a única brasileira
a figurar nessa publicação.
 
1) Aqui no Brasil, mas precisamente em Belo Horizonte a arquiteta Helga Maria Costa Freitas Pompeu (Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável)
    da Universidade Federal de Minas Gerais (Escola de Arquitetura) esta apresentando uma "dissertação" sobre rendas e os meus trabalhos farão parte dessa apresentação
    na referida universidade.
 
2) No Rio Grande do Sul, a designer Têxtil Vera Felippi (www.verafelippi.com) esta com trabalhos de "mestrado" sobre rendas feitas aqui no Brasil
     e os meus trabalhos também fazem parte desse mestrado. A referida designer, esta montando um museu virtual sobre essas rendas e muito
     em breve os meus trabalhos estarão fazendo parte desse museu.
 
3) A designer de superfícies Luciana Haddad criou uma echarpe com borboletas e rendas dos meus trabalhos.
 
4) Na Itália, mais precisamente na cidade de Latronico em Potenza, existe um grupo de rendeiras que confeccionam o "Puntino Ad Ago" (Ponto de Agulha)
    que é similar as rendas feitas aqui no Brasil e tem o nome de Renda Turca, Renda Turca de Bicos ou Renda Singeleza
    (Aqui no Brasil em cada estado essa renda recebe um nome). Naquele país, foi feito um dossiê e enviado a UNESCO reivindicando o reconhecimento
    do "Puntino Ad Ago" como Patrimônio da Humanidade. Nesse documento, o meu trabalho é citado como divulgadora dessa técnica aqui no Brasil.
 
5) Na França uma blogueira fez uma extensa matéria sobre o meu trabalho feito no Brasil.
 
 
Atenciosamente,
 
Solange Oliveira
Bauru – São Paulo – Brasil
         
 
 



Avast logo

Este email foi escaneado pelo Avast antivírus.
www.avast.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário