Seguidores

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Iv publicação premiada XLII

[14/9 20:25] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 238
Texto do dia 02
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

A visem que voltámos

Como já havia dito antes 
Quando os copos se partirem 
E nada nos unirem 
Lembre-se do tempo que elas 
Não existiam 

Quando éramos apenas eu e tu 
Contado as estrelas 
Nas estradas do amor 
Nas margens das praias
Colocando os nossos sorrisos 

Avisem a eles que estamos juntos denovo
Sei que prometi seguir enfrente 
Mas para mim não existe afrente quando deixo a mulher que amo para trás

Vou seguir em frente 
A cabeça quer ir mas o coração
Me pede para ficar 
Não sei oque fazer 

Mas uma coisa tenho certeza
É dela que o meu coração
Sente falta 

Prefiro viver feliz
Com a mulher que amo 
Que viver infeliz com a que vocês amam 

TAV
[14/9 20:25] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 237
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


Voltarei amar-te 

Quando céu brilhar de novo 
E o meu coração se curar de novo 
A minha vista olhar te como alguém novo 


Voltarei amar-te
Quando a lua clarear as nossas metáforas 
Que escureceram com as nuvens da solidão

Quando as flores 
Voltarem a ganhar vida 
Por que desde que tu foste 
Elas também murcharam iguais a seiva da minha fonte 

Voltarei amar-te
Como antes 
Quando eras mais linda nos meus olhos 
Antes do mundo saber oque é amor eu já te amava 
Mesmo sem te conhece 

Volta amor 
Eu voltarei amar-te
Como ninguém já amou no mundo 
Acredita meu bem darei novo conceito ao mundo 
Só para ver você feliz 

TAV
[15/9 08:12] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 168
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

PENA, PÉTALA, FOLHA...
(José Carlos do Carmo)

1-
De que ave é esta pena?
Não é de ave pequena.
Pode ser de seriema.

É uma pena encontrada
Na beirada de uma estrada 
Pouco após a madrugada.

2-
E esta pétala colorida
No chão desprovida
Não é de margarida.

Uma pétala carregada
E pelo vento jogada
Está sendo analisada.

3-
E esta folha amarela
Será que é daquela
Árvore tão bela?

Uma folha amarelada
Foi no solo largada
E pelo sol, queimada.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 15 de setembro de 2023)
[15/9 16:26] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 239
Texto do dia 03
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


E se

E se eu dissesse que além dessa vida 
Há uma outra que a bíblia promete 
Onde há paz vinho e igualdade para a raça humana?

Será que acreditarias em mim 
Ou me lembraria do quao
Doloroso foi ver gente como nós
A serem tratados como porcos?

E se eu disse que os homens
Mentiram nos várias décadas 
Quando disseram que vinham pregar envagelho
Não foi Deus quem os mandou 

Será que acreditarias em mim?
Ou lembraria-me que o homem já nos usou como mercadorias por sermos preto até chamaram nos de escravos 

E se e se 
Que disser que o preto está mais acordado 
Que antes e anda ocupado a escrever a sua própria história

Será que acreditarias em mim 
Ou pensarias que não passa de uma bela narrativa ?

TAV
[16/9 14:26] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 169
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

CHEGOU O TEMPO DA CIGARRA
(José Carlos do Carmo)

Chegou o tempo da cigarra
Com a sua cantoria...
Com seu canto ela esbarra,
Com a minha poesia.

Por enquanto ainda são poucas,
E poucos cantos têm ,
Mas com suas vozes tão roucas,
Elas cantam muito bem.

Eu também cantava mais,
Agora não canto muito:
Certamente aumenta a paz,
Quando se canta junto.

Quero voltar a cantar,
Como era antigamente;
Como canta o sabiá,
E como a cigarra, pra gente.

Se o canto é de oração,
A gente reza dobrado;
Porém, se é de paixão,
Fica mais apaixonado.

Mas é melhor cantar simplesmente,
O canto da alegria...
Cantar por estar contente,
Para uma melhor poesia!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 16 de setembro de 2023)
[16/9 17:59] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 240
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


Janelas de esperança

Estou sentado na janela 
Da minha esperança
Olhando fixamente aos que a muito nos fecham portas 


Alguns nos abrem portas e nos colocam cortas 
Vivemos em dividas 
Não estou a falar de contas
São coisas que outros não contam 

Eu abri a minha janela de esperança
Para dar oportunidades aos que lhes faltam esperança
Independentemente da raça

Creio que um dia abrirei
Também a minha porta 
E darei a cada um dos meus 
Oportunidade de criar oportunidade e abrir portas 

Dizem que homens já não se ajudam 
Então eu sou divino 
Porque na minha vida 
Só dei ajuda 

TAV
[16/9 18:01] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 241
Texto do dia 02
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

Somos iguais

Ontem caminhado pelo jardim da infância 
Encontrei aqueles amigos da minha infância

Um abraço conjunto 
E umas lembranças da infância 

Um é polícia, outro como bem eu e ele sonhávamos tornou se num médico 
Curando feridas e salvando vidas 
"Venci na vida e tu"?

O polícia que é também 
É um grande amigo  
Disse me que também 
Venceu na vida se tornado o protetor das ruas 

Lamentaram por mim 
Me dando forças

Mas eu fui franco com eles 
Eu me tornei poeta 
Não dá dinheiro como eu pensava mas encontrei a paz que o dinheiro não paga


Eu sou mais que  um médico 
Porque além das feridas do corpos que eu sonhava em curar 
Estou a curar feridas da alma
E sarando as cicatrizes dos corações
No meio de tantas decepções

Então eu também venci na vida 
Somos todos iguais

TAV
[17/9 12:01] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 242
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

*Vida*

A vida é como filme que longa metragem que não permite ensaios 
E nem da nos momentos de maquiagem 

Quem por ela passa 
Sabe bem que vale apena por cá passar 

As vezes 
Viver é como tomar chá sem açúcar doe mas nos torna mais gente 
E passamos a valorizar as doçuras da vida 

Outros dizem que o homem 
Só começa a viver de verdade quando se apaixona por uma mulher 
E vice versa 
 
O amor é a mistura de teatro e poesia ninguém quer perder nem se quer um minuto na vida 

Eu presumo que vida e o  amor são palavras sinônimas  

Só que o amor agente encontra com ávida 
E ávida nós encontramos por intermédio do amor 
Entre os Homens 


TAV
[17/9 16:28] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 170
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

PERDOAR DO JEITO DE DEUS
(José Carlos do Carmo)

Simão Pedro perguntou:
Quantas vezes devo perdoar
Se meu irmão me "estorvar"?
Até sete vezes, Senhor?

E Jesus lhe respondeu:
Não te digo que só,
Tem que perdoar maior 
Bem do jeito de Deus.

Quatrocentos e noventa...
Vá e perdoe, não inventa
De ficar contando não,
E alcançará teu perdão.

Não faças como o empregado
Que uma vez perdoado,
Ao encontrar não poupou
Seu companheiro devedor.

Quando alguém suplica,
O Pai sente compaixão
E estende a Sua mao
E sua vida descomplica.

Mas assim como Ele faz,
Quando alguém lhe suplicar,
Você deve o abraçar
E deixá-lo seguir em paz!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 17 de setembro de 2023)
[18/9 18:01] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 243
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


Se for para voltares

Não peça perdão a mim 
E muito menos aos nossos filhos 

Falamos muito bem 
Que não devia tomar decisão de cabeça quente
Tu colocaste gelo por cima 
Mas não derreteu a sua raiva 

Gritaste que estavas farta 
De mim e do Júnior 
Nos deixaste e foste embora 
Abraçar novas oportunidades
Porque tinhas uma boa idade 

Disseste a todos de voz 
Alta que eu não era homem para te 
Que tu buscavas prazer além da cama 

Querias carros que eu não podia dar 
Agora que tudo acabou implora por perdão?

Não peça perdão a mim 
Peça a todos com tu falaste mal de mim quando foste embora 
Eles sim merecem ouvir você arrependida

Eu e o Júnior triofamos na vida aprendemos a viver sem você 

TAV
[18/9 21:08] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 171
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

VENTO, TOALHA E NÓS
(José Carlos do Carmo)

O vento soprou
E levantou poeira,
E assim amarelou
A toalha inteira
Que estava no varal
Do nosso quintal.

Fui lá e peguei
A toalha nossa,
De novo lavei
Para que possa
Nela se enxugar
Pós se banhar.

O sol colaborou
Com o seu calor,
A água evaporou
E o pano secou:
Ao você precisar,
É só pegar e usar...

E o vento pode soprar!
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 18 de setembro de 2023)
[19/9 08:04] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 282
Texto de hoje: 01
Autora: Keila Rackel Tavares/ Keckel
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

Poesia: Se trata de encontrar uma forma...

Se trata de encontrar 
uma forma de deixar 
o coração falar,
botar pra fora...
Por cada vez que eu sorri, 
agradeço por demais...
Só que estou reclusa, 
estou em frangalhos,
e sempre há alguém
em algum lugar
para o dedo apontar
e fazer ao silêncio retornar.
Não retiram a manha
tamanha da mulher
em forma de menina
Que sempre quer
Abrir a cortina
Para seguir com fé...
E é por essa teimosia,
Que faz poesia!
[19/9 08:04] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 244
Texto do dia 01
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

*Acho que somos loucos* 

Eu e o vento temos andado tão opostos
Que as vezes me vem aquela questão será que estou eu louco ou ele deve estar louco 

Mas bem bem ele quém o vento ?
Que nem se quer vem do ventre ?
Como ele pode estar louco 
Ou eu é que estou beijando a loucura 
Aiii mais uma vez eu devo estar nos amassos com a loucura 


As vezes crítico o vento pelas atitudes nesse setembro
Coisas que aprendi com a minha mãe
Que as vezes entrava em discussão com o vento 
De agosto a setembro

As vezes reclamamos do sol
Que queima tanto lá p'ra  meio dia, mas ele nos entendem em casa somos assim 

Discutimos com chuva 
Com sol e com frio 
Mas eles as vezes nos entendem vão embora 

E nós conversamos no tronco dos cajueiros
Sobre o novembro do verão
E repetimos saudades da chuva e do frio 
Enquanto contemplamos as ondas da praia 


TAV
[19/9 15:36] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Texto 172
Texto de hoje: 01
Autor: José Carlos do Carmo
Autorizo Publicação
Concordo com as regras do evento.

MAIS UM RODEIO
(José Carlos do Carmo)

Já estou sobre a sela
Do meu alazão,
Pode abrir a cancela
Que não caio não,
Antes de ultrapassar
A todos que participar.

Todo mundo é pato
Sobre o seu animal,
Já eu sou carrapato
E não vou passar mal,
Eu só vou largar o lombo
Ao ser necessário o tombo.

Esse é mais um rodeio
Em que saio vencedor,
Valeu a pena o passeio,
No próximo também vou
De novo, se Deus quiser,
Para o que der e vier.
(José Carlos do Carmo, Santa Teresa, ES- Brasil, 19 de setembro de 2023)
[19/9 18:23] +55 27 99619-1363: IV Projeto Publicação Premiada
Aurora:Keila Rackel Tavares/ Keckel
Texto:281/
 texto de hoje (1)
Concordo com as regras do evento
Poesia:Estou fora de órbita.

Amigo, amiga, a todos
peço permissão para retornar ao palco,
pois, estava eu doente.

Fiquei sem poetizar,
sem cantar e até sem 
as piadas sobre chocolate, contar,
mas agora, só nos resta
o esperanto usar 
e pedir a Deus
todos os dias.
Paz, saúde, força
Tudo o que acontece 
Vai me dando mais certeza de que,
Estou lutando o bom combate,
preciso do manto para me dar
Mais um pouco 
de aconchego e carinho 
só mais um pouquinho 
Eu por favor, peço!

Pois quero retornar ao meu lugar,
Com flores no cabelo, perfume, colar...
[19/9 19:00] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 246
Texto do dia 03
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


*Terapia no alto mar*

Estou no alto mar 
Olhando as ondas surfantes os remos não tem me importado muito 
A minha paz está no mar 


Os golfinhos me ensinam o conceito da Liberdade
Nesses sorrisos que só me transmitem uma nova esperança

Meus versos no alto mar 
Minha cabeça nas ondas 
Ah... que paz em minha alma 


Os golfinhos tem me ouvido
A declamar os poemas 
Que me vem da minha alma ah que bonito 
Histórias sobre minha vida que só lhes deixa de boquiaberta


Essa é a minha terapia
Água da praia lavando as  mágoas em meus versos
Minhas estrofes salvando vidas no alto mar 
O tão profundo que o poema pode ser 

 
TAV
[19/9 19:00] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 245
Texto do dia 2
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

*De novo na solitária*

Outrora andei gozando demasiado da minha liberdade 
Nos versos mergulhara sem limites de profundidade sem me importar com a minha idade 

Diziam eles na carta da minha  apreensão 
Numa das alínea alguém refere-se a mim como ditador juvenil e que na minha mão direita faltava o medo de perda-la 

Minha vida entre canais de notícia "um poeta acaricia as grades da solitária com os poemas que ele mesmo escreve"


Mas com orgulho 
Poço até ver o sol aos retângulos
Mas enquanto eu viver vão encontram poemas de liberdade juvenil em cada canto desses retângulos que chamam de solitária 

Quem tem poesia na alma 
Nenhuma grade lhe tira a Liberdade
Essa solitária só me traz mais liberdade de me expressar  

TAV
[19/9 19:37] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 248
Texto do dia 05
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo


*Dem nos uma chance*

Ontem pela manhã
Dois gatos saiam de um quintal
Abraçados um ferido
E outro com coração partido


Tirei um minuto para acompanhar aquela história
Me ensinou a compaixão com os outros 
Coisas que humanos perderam faz tempo


O gato de coração ferrido 
Lambia chorando a ferida do gato ferrido no corpo 

Aproximei e o gato
perdeu-me ajuda 
Salve o meu irmão 
Ele está com muita dor 

A tia queimou-lhe com água 

Coloquei a seiva da aloe vera  
Com o curativo e eles pediram me carinhosamente
"Tio de nos uma chance "

TAV
[19/9 19:37] +55 27 99619-1363: IV projecto de publicação premiada
Texto número 247
Texto do dia 04
Nome: Taido Alcídio Vilanculos 🇲🇿
Autorizo a publicação
Concordo com as normas do grupo

*Perdido*

Estou perdido nesses versos 
Não acho o caminho de volta 
Os meus versos tem me dado muitas votas 

Estou me afogando nessas estrofes
Onde a nascente veio de mim 
Achei que fosse apenas águas que vam 

Deixei o rio crescer 
Indiquei o caminho e apenas deixei a poesia fluir 
Mas nunca foi em vão
Mas olha lá onde as águas vão 

Bem perto do labirinto
Que me mantém perdido 
Mas olha oque aqui tenho aprendido

Versos com triplos sentidos
Até os duplos fazem mais sentido 
Talvez eu não esteja apenas perdido 
Mas sim dando passos 
Em passos despercebidos
Com versos que cá tenho aprendido 


TAV

Nenhum comentário:

Postar um comentário